[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Nesse caso tu levou sorte porque ultimamente com essa pandemia ta demorando bem mais que isso, foi rápido mesmo!!
Eu moro no acre, to acostumado com a demora, queria comprar na ali por que posso comprar em grandes quantidades e fazer as trocas periódicas. queria saber se vale a pena mesmo comprar alguma dessas.

Eu moro no acre, to acostumado com a demora, queria comprar na ali por que posso comprar em grandes quantidades e fazer as trocas periódicas. queria saber se vale a pena mesmo comprar alguma dessas.
Pega essa aqui.

Ou essa.

Última edição:
tira uma duvida, entre OCX PCyes e Deepcool gd900, qual o melhor custo X benefício? Sei que a ocx é boa, não sei dessa gd900, falam que é boa mas....
A GD900 é uma pasta que supera as espectativas.
Pode comprar e usar sem medo.

Utilizo ela no ps4 e placa de video.
Os dois estão extremamente silêncios.
No ps4 já fazem alguns meses que pus, na placa de video só algumas semanas.
Mas nunca tive problemas com ela.

Comprei a Mastergel Maker nano para teste. (Na teoria é uma p*** pasta comparada a GD-900.)
A GD900 tem 4.8 de condutividade térmica;
A Mastergel Nano Maker tem 11 de condutividade térmica.

Estou ansioso para testar!

Está pra chegar amanhã, vamos ver se é tão boa quanto falam.

Nesse caso tu levou sorte porque ultimamente com essa pandemia ta demorando bem mais que isso, foi rápido mesmo!!

Então! Eu falei a mesma coisa quando falei o mesmo que você pra outro que falou que leva menos de um mês comprar na aliexpress
haha
Coincidencia ou não logo devo receber

A CoolerMaster MasterGel Maker é bem viscosa mesmo, mas não entenda isso como um ponto "necessariamente negativo". A aplicação vai ser mais trabalhosa mesmo, você vai precisar pré-aquecer a pasta e a superfície do processador pra conseguir espalhar mais facilmente, mas em compensação as pastas mais viscosas têm maior resistência ao "efeito Pump-out", ou seja, pela maior viscosidade ela tem uma menor tendência de ser expulsa do local (entre o processador e a placa fria do cooler), devido aos ciclos térmicos de dilatação e contração e sua aplicação tende a durar mais tempo.

É por isso que quando pegamos uma GPU nova, zerada, ou um notebook novo e vamos abrir pra olhar a pasta térmica, ela está "aparentemente seca" quase dura. Isso não é uma pasta estragada, são compostos que foram desenvolvidos desta forma, elas ficam dura mesmo de fábrica, pois desta forma vão fazer o trabalho por mais tempo sem saírem do lugar. O fabricante não quer ninguém abrindo o equipamento pra trocar pasta térmica. Mas o lado negativo é que estas pastas de fábrica tem uma performance ruim se comparada com as TOP do mercado, Thermal Grizzly, Gelid, Arctic, CM, etc... Uma boa pasta térmica pra overclock normalmente é menos viscosa, pra melhor preencher as micro imperfeições (Kryonaut, etc), até porque o fabricante destas pastas entende que não terão um uso prolongado ou serão trocada com maior frequência, então o fabricante foca na performance não na durabilidade da aplicação. Cabe aqui relembrar: TODA PASTA TÉRMICA SOFRE COM O PUMP-OUT EFFECT, exceto essas duras que mencionei, mas elas se degradam por outros motivos, ressecam e “trincam”.

Agora quando se trata de trocar a pasta de notebook, GPU, Consoles, que são dispositivos que não é uma boa ideia ficar abrindo sempre, pela fragilidade do silício do DIE, entre outros coisas (diferente de um CPU que tem um IHS protegendo o DIE) é mais vantajoso usar uma pasta mais viscosa como Gelid GC Extreme, CM Mastergel Maker, Thermal Grizzly Hydronaut, que podem ser até 1 ou 2 graus piores do que as TOP de overclock, mas vão durar mais tempo antes de necessitar de reposição. Tudo vai do que você está buscando com a pasta, se você quer "BRIGAR" por cada decimo de grau num overclock, vá de King Pin KPX, Kryonaut, etc, ciente de que a aplicação precisará ser refeita em poucos meses. Agora se você quer durabilidade, foque nas mais viscosas, como a MasterGel Maker, Gelid GC Extreme, etc, mesmo que isso te custe 1 ou 2 graus a mais.

Todo mundo deveria esbarrar nesse texto
Sempre tive um conhecimento especifico, que aprendi com meu dia a dia, tempo e pesquisas, e nesse texto encontrei coisas que ficavam vazia em meu conhecimento...
Comprei uma Gelid GC Extreme, jurei que tava estragada e até adquiri outra...
Mas aqui ja explicou duas coisas, eu deveria ter a aquecido, e também ter aceito o desempenho inferior a outra que havia usado ( ficou 3ºC mais quente ).
Agora pergunto, devido a durabilidade e temp maior, devo usar algo como a Gelid em GPU ou as menos viscosas ?

Peguei duas MX-4 4g no ML por R$ 99 com frete free, diferença mínima para Aliexpress, já peguei x2 por causa do frete free e já tive MX-4 e dura bastante, vou ficar um bom tempo fazendo a manutenção dos PC's sem se preocupar com pasta hue.

Peguei uma Gelid da última vez e não curti e voltei para a MX-4.

Peguei duas MX-4 4g no ML por R$ 99 com frete free, diferença mínima para Aliexpress, já peguei x2 por causa do frete free e já tive MX-4 e dura bastante, vou ficar um bom tempo fazendo a manutenção dos PC's sem se preocupar com pasta hue.

Peguei uma Gelid da última vez e não curti e voltei para a MX-4.
MX-4 é muito boa, antigamente usava apenas ela aqui na manutenção dos pcs, não curto muito importar pasta térmica pela demora prefiro pegar aqui e pagar praticamente o mesmo preço, eu gostei bastante da Gelid também, tu pegou a extreme ?

MX-4 é muito boa, antigamente usava apenas ela aqui na manutenção dos pcs, não curto muito importar pasta térmica pela demora prefiro pegar aqui e pagar praticamente o mesmo preço, eu gostei bastante da Gelid também, tu pegou a extreme ?

Não era a Extreme, era embalagem antiga e cinza a seringa. Queria uma Noctua, mas o preço atual está absurdo. MX-4 já da contado recado!

Não era a Extreme, era embalagem antiga e cinza a seringa. Queria uma Noctua, mas o preço atual está absurdo. MX-4 já da contado recado!
Entendi, essa modelo cinza nunca usei, a noctua também não usei a MX-4 usei várias vezes excelente pasta.

Bom dia, pessoal.
Voltando para mostrar algumas considerações sobre a GD-900.
Utilizei ela na minha XFX RX 580 8GB e passei o teste Superposition Benchmark e consegui um ganho de 5º graus a partir da pasta térmica padrão da placa.

Segue os testes:

PASTA TÉRMICA STOCK
rZhtm4p.png

PASTA TÉRMICA GD-900
ZpJ8Btt.png

Voltando para dividir os resultados obtidos com a Cooler Master Mastergel Maker.
Os resultados foram os mesmo obtidos com a GD-900, agora me pergunto se valeu a pena pagar 240 reais na CM sabendo que a GD-900 tem o desempenho idêntico em relação a temperaturas.

JjGTrRc.png

acredito que a diferença seja no tempo de apuração.
O chines provavelmente, por ser da china, é mais barata a pasta e tem uma duração menor, logo necessitará de mais trocas da pasta.
Já a Master gel, acredito que 1 ano de uso ela ainda esteja em condições...

Todo mundo deveria esbarrar nesse texto
Sempre tive um conhecimento especifico, que aprendi com meu dia a dia, tempo e pesquisas, e nesse texto encontrei coisas que ficavam vazia em meu conhecimento...
Comprei uma Gelid GC Extreme, jurei que tava estragada e até adquiri outra...
Mas aqui ja explicou duas coisas, eu deveria ter a aquecido, e também ter aceito o desempenho inferior a outra que havia usado ( ficou 3ºC mais quente ).
Agora pergunto, devido a durabilidade e temp maior, devo usar algo como a Gelid em GPU ou as menos viscosas ?

Não conheço essa pasta da Gelid ou Pcyes OCX, mas já usei outras que também tinham consistência mais seca.
Particularmente usando o método do grão não tive problemas com desempenho nem durabilidade.

A impressão que tenho é que pela reputação da marca e custo acaba se tendo expectativa maior do que o produto realmente oferece.
Mas caso a pasta esteja de fato apresentando problemas acho que o ideal seria notificar o vendedor ou a empresa.
Veja uma reclamação que foi resolvido, clique aqui.

Já vi também relatos de pump out com rápida deterioração da pasta sugerindo que não é adequada para uso em laptops e gpu.
Mas eram tópicos antigos e tive impressão de serem casos isolados.
Sei que outros que fazem uso dessas mesmas pastas e não notaram problema com deterioração em curto prazo.

Particularmente desconheço a relação de durabilidade com a consistência da pasta.
Já vi estudo mostrando que a consistência da pasta seria um fator relevante somente se a condutividade térmica não for das melhores.
Acredito que não seria o caso da maioria das pastas conceituadas.

Última edição:
Não conheço essa pasta da Gelid ou Pcyes OCX, mas já usei outras que também tinham consistência mais seca.
Particularmente usando o método do grão não tive problemas com desempenho nem durabilidade.

A impressão que tenho é que pela reputação da marca e custo acaba se tendo expectativa maior do que o produto realmente oferece.
Mas caso a pasta esteja de fato apresentando problemas acho que o ideal seria notificar o vendedor ou a empresa.
Veja uma reclamação que foi resolvido, clique aqui.

Já vi também relatos de pump out com rápida deterioração da pasta sugerindo que não é adequada para uso em laptops e gpu.
Mas eram tópicos antigos e tive impressão de serem casos isolados.
Sei que outros que fazem uso dessas mesmas pastas e não notaram problema com deterioração em curto prazo.

Particularmente desconheço a relação de durabilidade com a consistência da pasta.
Já vi estudo mostrando que a consistência da pasta seria um fator relevante somente se a condutividade térmica não for das melhores.
Acredito que não seria o caso da maioria das pastas conceituadas.
Comprei uma gelid, o pior comprei um potinho gigante no ml sem NF recebi este igual durepox, toda lacradinha e bonitinha.

A primeira vista achei que era da pasta mesmo, depois comprei mastergel regular e não gostei.

Acho complicado estou muito afim de comprar a Thermal Grizzly no ML, mas como medo de ser falsa.

Hoje em dia está difícil arrumar pasta termica boa, quase todo local sério os estoques estão esgotados.

Comprei uma gelid, o pior comprei um potinho gigante no ml sem NF recebi este igual durepox, toda lacradinha e bonitinha.

A primeira vista achei que era da pasta mesmo, depois comprei mastergel regular e não gostei.

Acho complicado estou muito afim de comprar a Thermal Grizzly no ML, mas como medo de ser falsa.

Hoje em dia está difícil arrumar pasta termica boa, quase todo local sério os estoques estão esgotados.
Comprei a minha OCX da PCyes na pichau, 3.5g 90 pila

Creio que a gelid minha deva ser falsa, achei muito estranho a pasta, é como se fosse esfarelar quando voce tenta espalhar a pasta...
Acabei comprando uma pasta de uma marca que ja conheço no Aliexpress -> Pccooler GT-1
Meu processador roda a 4.0 ghz, e dificilmente em jogos atinjo a marca dos 65ºc, testes de estabilidade não me recordo a quanto chegou, porem, para meu uso estou bem mais satisfeito do que com a gelid que havia comprado

Pode ser que o pote da Gelid já tenha vindo vencido, veja tópico aqui.

A MX-4 por exemplo tem embalagens diferenciando o ano de fabricação com edições de 2019 e 2020.

Tem um review que mostra a consistência de diversas pastas e o Mastergel regular tem consistência mais seca veja aqui.
Esse Mastergel regular já vi sendo incluído em coolers da CM.

Os modelos mais antigos do Hyper TX3 e 212 vinham com uma bisnaga com nome genérico Cooler Master e sem especificações divulgadas:
thumb_Ventola_-_11.jpg
Imagino que o Mastergel seja uma pasta mais confiável.

Não tenho propriedade para falar do Thermal Grizzly, mas já vi opiniões de quem já usou mas não comprariam novamente pelo seu alto custo.

Última edição:
Pode ser que o pote da Gelid já tenha vindo vencido, veja tópico aqui.

A MX-4 por exemplo tem embalagens diferenciando o ano de fabricação com edições de 2019 e 2020.

Tem um review que mostra a consistência de diversas pastas e o Mastergel regular tem consistência mais seca veja aqui.
Esse Mastergel regular já vi sendo incluído em coolers da CM.

Os modelos mais antigos do Hyper TX3 e 212 vinham com uma bisnaga com nome genérico Cooler Master e sem especificações divulgadas:
thumb_Ventola_-_11.jpg
Imagino que o Mastergel seja uma pasta mais confiável.

Não tenho propriedade para falar do Thermal Grizzly, mas já vi opiniões de quem já usou mas não comprariam novamente pelo seu alto custo.
Pior que tem muita gente no YT relatando está questão da OCX parecendo durepox.

Eu não compraria novamente a Gelid da PCYES, estou usando a Mastergel regular e assim que fizer uma compra vou pegar o maker nano e colocar junto em um mesmo frente.

A Thermal Grizzly no ML sai por 79,90, preço bem tentador perto da Mastergel maker, questão é só se é verdadeira ou falsa, ML é difícil de confiar.

A Thermal Grizzly no ML sai por 79,90, preço bem tentador perto da Mastergel maker, questão é só se é verdadeira ou falsa, ML é difícil de confiar.
Mano como disse esses dias pra você, estou usando a Thermal Grizzly a 06 meses no Laptop e até o momento a máxima aqui em Fulload é 80º no CPU e 74º na GPU, antes de aplicar ficava na faixa de 88ºCPU e 82ºGPU comprei no ML naquele link que te passei.

Mano como disse esses dias pra você, estou usando a Thermal Grizzly a 06 meses no Laptop e até o momento a máxima aqui em Fulload é 80º no CPU e 74º na GPU, antes de aplicar ficava na faixa de 88ºCPU e 82ºGPU comprei no ML naquele link que te passei.
Aquele link não está mais disponível, até agradeço, entrei nele e o vendedor não tem mais.

Aquele link não está mais disponível, até agradeço, entrei nele e o vendedor não tem mais.
Tem esse aqui.

Galera,
Eu tenho um laptop da DELL Inspiron 15 modelo 7568, Core i7, sexta geração.
Temperatura usando o AIDA64 batia 86c no teste de stress..

Como nunca havia trocado a pasta térmica e o verão jaja está ae... resolvi comprar a ARCTIC MX-4 de 4 gramas.

Porém para minha surpresa agora a temperatura está batendo 93c no teste de stress ou seja... ao invés de diminuir a temperatura subiu.

Limpeza usei álcool isopropanol 99,8% e um pano limpo... limpei bastante... não deixei nenhum resíduo.

Eu já abri novamente o laptop umas 3 vezes.... ajeitei o dissipador e cooler imaginando que poderia estar desalinhado... mas não surte efeito... não tem mais o que alinhar...

Utilizei a quantidade recomendada, ou seja, uma gota.. nem muito nem pouco, o suficiente. ( a pasta original da DELL estava por todo o processador até quase a borda.... eu não lambuzei assim nao... coloquei conforme recomendação em vários videos que vejo no youtube)

E ae alguém tem alguma ideia?

Será a pasta térmica? Veio lacrado, bem embalado... para mim era original.

Devo lambuzar mais de pasta ?

Alguma luz ? rs....

( Se publiquei no local errado... me desculpem mas achei propício )

Última edição:
Galera,
Eu tenho um laptop da DELL Inspiron 15 modelo 7568, Core i7, sexta geração.
Temperatura usando o AIDA64 batia 86c no teste de stress..

Como nunca havia trocado a pasta térmica e o verão jaja está ae... resolvi comprar a ARCTIC MX-4 de 4 gramas.

Porém para minha surpresa agora a temperatura está batendo 93c no teste de stress ou seja... ao invés de diminuir a temperatura subiu.

Eu já abri novamente o laptop umas 3 vezes.... ajeitei o dissipador e cooler imaginando que poderia estar desalinhado... mas não surte efeito... não tem mais o que alinhar...

Utilizei a quantidade recomendada, ou seja, uma gota.. nem muito nem pouco, o suficiente. ( a pasta original da DELL estava por todo o processador até quase a borda.... eu não lambuzei assim nao... coloquei conforme recomendação em vários videos que vejo no youtube)

E ae alguém tem alguma ideia?

Será a pasta térmica? Veio lacrado, bem embalado... para mim era original.

Devo lambuzar mais de pasta ?

Alguma luz ? rs....
Recomendo tirar a pasta e reaplicar novamente, certifique-se de não apertar muito os parafusos do dissipador na hora de fechar, pra diminuir também a temperatura tu pode fazer o undervolt aliás, é recomendado no laptop.

Posso tentar reaplicar, ainda não tentei isso... mas utilizando a mesma quantidade o efeito não seria o mesmo?
Sobre os parafusos, estão apertados até o fim, até uma resistência normal.. sem forçar para não espanar....
Acho que para não poluir o tópico aqui eu vou criar outro exclusivo para este meu problema... valeu

Posso tentar reaplicar, ainda não tentei isso... mas utilizando a mesma quantidade o efeito não seria o mesmo?
Sobre os parafusos, estão apertados até o fim, até uma resistência normal.. sem forçar para não espanar....
Acho que para não poluir o tópico aqui eu vou criar outro exclusivo para este meu problema... valeu
Pode ser que tu colocou demais e vazou um pouco na superfície do processador porque não pode aumentar a temperatura.

Users who are viewing this thread

Voltar