[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

alguém sabe se trocar pasta térmica de notebook novo por uma de melhor qualidade vale a pena ou besteira?

Meu samsung fica perto dos 88° em full depois de algum tempo de jogatina, ele é novinho mas tenho uma pasta prolimatech pk3 aqui que paguei caro, dizem ser de alta qualidade, o que acham?
Trocar uma pasta térmica ruim/mediana por uma de qualidade sempre vale a pena.

Mas de nada adianta se não houver um fluxo de ar adequado. No seu caso, a diferença pode ser boa se a pasta térmica de fábrica for de baixa/média qualidade, mas não espere uma redução grande na temperatura.

Trocar uma pasta térmica ruim/mediana por uma de qualidade sempre vale a pena.

Mas de nada adianta se não houver um fluxo de ar adequado. No seu caso, a diferença pode ser boa se a pasta térmica de fábrica for de baixa/média qualidade, mas não espere uma redução grande na temperatura.

quanto sera que diminui? realmente, o cooler da máquina é um único, achei pouco pra um notebook com GPU dedicada, a cpu e a gpu dividem o mesmo pipe e um unico cooler, mas ainda sim não fica tão quente quanto outros modelos

quanto sera que diminui? realmente, o cooler da máquina é um único, achei pouco pra um notebook com GPU dedicada, a cpu e a gpu dividem o mesmo pipe e um unico cooler, mas ainda sim não fica tão quente quanto outros modelos
Só dá pra saber quanto vai diminuir quando o processo for feito. Não tem como estimar porque depende de diversos fatores.

CPU e GPU dividindo um mesmo cooler... Me surpreende que jogando atingiu apenas 88ºC.

De qualquer forma, realiza a troca da pasta térmica.

Só dá pra saber quanto vai diminuir quando o processo for feito. Não tem como estimar porque depende de diversos fatores.

CPU e GPU dividindo um mesmo cooler... Me surpreende que jogando atingiu apenas 88ºC.

De qualquer forma, realiza a troca da pasta térmica.

Puxa, abri tudo aqui e na hora de abrir os parafusos da CPU e da GPU elas e somente elas usam parafusos diferentes :impossibru:

os buracos parecem mais fundos que o normal, tirei todos numa boa menos eles, alguém sabe o nome da ferramenta? nem as minhas menores foram páreas

Pessoal, minha mx4 ja está ativa a 5 anos, notei que as temps subiram bastante nos últimos meses, chegou a hora de renovar. Tava pensando, qual pego agora Gelid Extreme, outra MX4 ou existe alguma superior as duas?

Pessoal, minha mx4 ja está ativa a 5 anos, notei que as temps subiram bastante nos últimos meses, chegou a hora de renovar. Tava pensando, qual pego agora Gelid Extreme, outra MX4 ou existe alguma superior as duas?

Pelos preços que vi do Gelid, acho que não valeria apena caso você tenha o hábito de trocar a pasta com alguma frequência e tenha também outros equipamentos para aplicar.

Pelas reviews, a diferença de desempenho entre as pastas mais renomadas é mínima, considerando ainda a margem de erro.
Creio que a melhor pasta varia conforme opinião e experiência de cada um.

Pessoalmente recomendo escolher aquele agradar mais seja pelas reviews de preferência ou custo benefício.

Nessa loja aqui, o MX-4 e Noctua NH-T1 estão com bom custo benefício.

Os dois tem desempenho e qualidade similares.

A Cooler Master lançou recentemente o Master Gel Maker Nano com reviews mostrando desempenho similar ou até um pouco melhor do que o MX-4.
Ele acompanha inclusive um sachê para limpar a pasta térmica antiga.

Pelos preços que vi do Gelid, acho que não valeria apena caso você tenha o hábito de trocar a pasta com alguma frequência e tenha também outros equipamentos para aplicar.

Pelas reviews, a diferença de desempenho entre as pastas mais renomadas é mínima, considerando ainda a margem de erro.
Creio que a melhor pasta varia conforme opinião e experiência de cada um.

Pessoalmente recomendo escolher aquele agradar mais seja pelas reviews de preferência ou custo benefício.

Nessa loja aqui, o MX-4 e Noctua NH-T1 estão com bom custo benefício.

Os dois tem desempenho e qualidade similares.

A Cooler Master lançou recentemente o Master Gel Maker Nano com reviews mostrando desempenho similar ou até um pouco melhor do que o MX-4.
Ele acompanha inclusive um sachê para limpar a pasta térmica antiga.

Entendi, bacana sua dica, mas acabei comprando a Gelid, 1g por R$35,00. Li em alguns testes que ela superando a mX4 por muito pouco, coisa de 1 grau.

Estou na mesma duvida da galera: tenho um H2o 920 e um i7 3770k @4.5ghz. Quero trocar a pasta termica (estou com a original do cooler a 3,5 anos).

Alguma sugestão? Tenho vontade de ir em uma sem condução eletrica, pq sou uma besta pra aplicar essas coisas....

Vou partir para um WC, então fui checar minha pasta térmica de Thermaltake e vi que ela é de 2011.
Sabem qual a validade destas pastas? Não tenho mais a embalagem. Ficou apenas a seringa.

Vou partir para um WC, então fui checar minha pasta térmica de Thermaltake e vi que ela é de 2011.
Sabem qual a validade destas pastas? Não tenho mais a embalagem. Ficou apenas a seringa.
Validade de pasta térmica é algo que não se sabe ao certo. Nunca vi nenhuma marcar na embalagem.

A validade dela depende muito da qualidade e da forma que é armazenada a mesma.

Desde que não haja separação de composto e ressecamento, ela está em perfeitas condições para ser usada.

Validade de pasta térmica é algo que não se sabe ao certo. Nunca vi nenhuma marcar na embalagem.

A validade dela depende muito da qualidade e da forma que é armazenada a mesma.

Desde que não haja separação de composto e ressecamento, ela está em perfeitas condições para ser usada.

Eu tampo bem a seringa e armazeno em lugar seco, bem protegido.
Acho que vou despejar um pouco em algum lugar antes de aplicar pra dar uma checada.
Valeu, Wintermute.

Galera.. de quanto em quanto tempo devemos trocar a pasta térmica Gelid Extreme..?

Montei meu T4 com a pasta térmica que veio junto, da própria CoolerMaster. Vale a pena trocar por uma MX-4? Tem uma diferença considerável?

Última edição:
Galera.. de quanto em quanto tempo devemos trocar a pasta térmica Gelid Extreme..?

Pastas de qualidade como a Gelid Extreme possuem boa durabilidade.
Enquanto o cooler não for retirado, não existiria um prazo de validade definido.

A necessidade de troca ficaria mais a critério pessoal.

Enquanto não notar que as temperaturas pioraram sugerindo degradação da pasta, pessoalmente não vejo necessidade de troca antes dos 2 ou 3 anos para as pastas renomadas.

Montei meu T4 com a pasta térmica que veio junto, da própria CoolerMaster. Vale a pena trocar por uma MX-4? Tem uma diferença considerável?

Como o processador vai ser usado sem over, acho que a diferença de desempenho não vai ser significativa.
Mas o MX-4 provavelmente é uma pasta de qualidade superior do que a que veio no sachê.

Como você já montou o cooler, pessoalmente deixaria assim por pelo menos 1 ano.
Daí você decide se é melhor trocar a pasta ou continuar usando por mais algum tempo.

Como o processador vai ser usado sem over, acho que a diferença de desempenho não vai ser significativa.
Mas o MX-4 provavelmente é uma pasta de qualidade superior do que a que veio no sachê.

Como você já montou o cooler, pessoalmente deixaria assim por pelo menos 1 ano.
Daí você decide se é melhor trocar a pasta ou continuar usando por mais algum tempo.
Obrigado.

As temperaturas não estão ruins, ficam entre 30~40º com uso normal. No dia que rodei o Prime95 por 15 minutos bateu no máximo 63º (temp. externa em torno de 30º). Joguei hoje Crysis com tudo no máx @FHD por um tempo, não passou de 50º (hoje deve estar em torno de 25º.
Acha então melhor deixar assim por um tempo mesmo?

Flws

Obrigado.

As temperaturas não estão ruins, ficam entre 30~40º com uso normal. No dia que rodei o Prime95 por 15 minutos bateu no máximo 63º (temp. externa em torno de 30º). Joguei hoje Crysis com tudo no máx @FHD por um tempo, não passou de 50º (hoje deve estar em torno de 25º.
Acha então melhor deixar assim por um tempo mesmo?

Flws

Recomendo evitar usar as versões mais recentes do Prime95 por estressarem os processadores haswell produzindo temperaturas mais altas e fora da realidade.
Fonte aqui.

Se quiser, acho melhor o Prime95 26.6 do link aqui ou o Intel Diagnostic do link aqui.

As temperaturas estão muito boas, mesmo usando o Prime95.

Pessoalmente não vejo razão para trocar a pasta, já que montou recentemente.
Não posso opinar da qualidade da pasta que veio com o sachê, mas acredito que não há necessidade nem vale o trabalho de trocá-la antes de um ano.

Recomendo evitar usar as versões mais recentes do Prime95 por estressarem os processadores haswell produzindo temperaturas mais altas e fora da realidade.
Fonte aqui.

Se quiser, acho melhor o Prime95 26.6 do link aqui ou o Intel Diagnostic do link aqui.

As temperaturas estão muito boas, mesmo usando o Prime95.

Pessoalmente não vejo razão para trocar a pasta, já que montou recentemente.
Não posso opinar da qualidade da pasta que veio com o sachê, mas acredito que não há necessidade nem vale o trabalho de trocá-la antes de um ano.
Interessante, não sabia desse detalhe. Mas é bom saber que mesmo com essa falha as temperaturas estão boas.

Depois testo de novo usando essa versão do Prime95 que você indicou. Sobre a pasta térmica, vou manter essa mesma.

Abraços!

Hoje tive tempo de trocar a pasta, aproveitei e limpei o radiador do H50 e os 2 fans excalibur, feito isso removi a pasta com um papel higiênico e apliquei uma gota da gelid extreme no centro do cpu, e tive excelente resultados, talvez até pelo graus no wc tb, minhas temps estavam 65/94 (Normal/Full) agora estão 44/70. Provavelmente minha mx4 estava bem zoada, pq ela conseguia excelentes temperaturas tb. Mas a Gelid está aprovada.

Última edição:
Galera, comprei um Hyper 212x pra colocar no i5... Vi o rapaz comentando que veio um sache de pasta térmica no T4, será que o 212x vem também??

Galera, comprei um Hyper 212x pra colocar no i5... Vi o rapaz comentando que veio um sache de pasta térmica no T4, será que o 212x vem também??

O 212X vem com um tubo de pasta com nome genérico Cooler Master igual ao dessa foto:
thermal-compound-review-test,3-F-396699-22.jpg

O 212X vem com um tubo de pasta com nome genérico Cooler Master igual ao dessa foto:
thermal-compound-review-test,3-F-396699-22.jpg
Blz... vou usar essa por enquanto, quando fizer um over troco a pasta por uma melhor.

Obrigado!

Galera eu uso a Arctic Silver 5 e a minha ultima aplicação no meu i7 foi a 3 anos atrás, voces acham que eu devo limpar e reaplicar ou isso nao existe?
Isso depende. Notou temperaturas mais elevadas? A região onde você vive é quente? Se não, pode manter assim mais um pouco.

Mas se for fazer uma manutenção/limpeza geral no PC, porque não fazer a troca?

tenho uma pasta térmica aqui que veio com o MasterAir Maker 8 da Cooler Master, se chama Thermal Fusion, o que acham dela?

Users who are viewing this thread

Voltar