[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Pior que aqui não acho em lugar algum, foda que comprar pela internet sai desvantajoso pra mim, pelo fato do frete pra minha cidade tá uma facada.

Vou ver se farmácia de manipulação faz, é a forma mais fácil de eu encontrar aqui, nem em distribuidora eu achei.
Farmácia certamente vai achar ou faz o pedido caso não tiverem a pronta entrega.
 
Pior que aqui não acho em lugar algum, foda que comprar pela internet sai desvantajoso pra mim, pelo fato do frete pra minha cidade tá uma facada.

Vou ver se farmácia de manipulação faz, é a forma mais fácil de eu encontrar aqui, nem em distribuidora eu achei.
Não tem em loja de informática? Moro em cidade pequena tbm e achei em loja de informática.
 
Valeu @Cata vou comprar agora mesmo, pois quero melhorar a temperatura do 1600af, estou usando uma pasta de rise mode nele, pasta bem ruim.

Queria até aproveitar e perguntar para vc ou os amigos que participam do tópico. Álcool 99% é o mesmo álcool isopropílico? Só achei o 99% para vender por aqui, até comprei 1l dele, custou 12 reais.
Pode usar etanol 92-99% normal pra limpar componentes eletrônicos, desde que seja de boa procedência.
 
Pode usar etanol 92-99% normal pra limpar componentes eletrônicos, desde que seja de boa procedência.
Entendi, obrigado pelo aviso, vou pesquisar se o que comprei tem um bom histórico 👍

Pessoal, vou comprar álcool isopropílico na amazon, pois tem o frete prime e como pago o prime video tenho direito a ele. Tem várias marcas de álcool isopropilico por lá, mas tem algumas com indicação álcool 70% e outra com marcação 99,8%. É a segunda que devo comprar, correto? Na embalagem dos modelos com inscrição 99,8% dizem isopropanol, então esse que devo comprar?
 
Última edição:
Recomendo a SnowDog, a pasta tem a viscosidade ideal, nada de concreto, fácil de espalhar, e segura muito bem as temperaturas =

20230116-202708.jpg



20230116-185644.jpg
 
Recomendo a SnowDog, a pasta tem a viscosidade ideal, nada de concreto, fácil de espalhar, e segura muito bem as temperaturas =

20230116-202708.jpg



20230116-185644.jpg
Estou de olho nessa pasta também, além da que o @Cata me passou, mas antes de adquirir uma vou comprar logo um paquímetro digital, quero ter as medidas certas dos termal pads da 2060, pois caso danifiquem durante a abertura dela eu tenha substitutos para eles.

Aí quando for fazer a limpeza dela troco pasta térmica e termal pads novos, espero que com isso ela tenha uma melhora na temperatura. Vendo alguns vídeos de pessoas que fizeram preventiva nela obtiveram bons ganhos nas temperaturas, estou torcendo por isso.
 
Amigos, vi há uma spáginas atrás alguns falando dessa Thermagic ZF-12, mas queria saber se alguém aqui já usou mesmo e recomenda.

Pesquisei e tem um vídeo de um canal de um montador de PCs no youtube recomendando, e no ML e no chinês todo mundo está elogiando muito, com alto índice de satisfação,

Ela promete 12W/mk, o que é bem alto para uma pasta que não é metal líquido, meio difícil de acreditar, por isso a dúvida.
 
Última edição:
Amigos, vi há uma spáginas atrás alguns falando dessa Thermagic ZF-12, mas queria saber se alguém aqui já usou mesmo e recomenda.

Pesquisei e tem um vídeo de um canal de um montador de PCs no youtube recomendando, e no ML e no chinês todo mundo está elogiando muito, com alto índice de satisfação,

Ela promete 12W/mk, o que é bem alto para uma pasta que não é metal líquido, meio difícil de acreditar, por isso a dúvida.
eu comprei e usei, ela eh muito pastosa e ruim de espalhar, quanto a temperatura nao senti diferenca nem para mais nem para menos de outras no mesmo patamar que a especificacao diz. Quanto a durabilidade nao sei dizer pois acabei trocando depois de 1 mes por Noctua H2 e ficou a mesma coisa, note que a Noctua nao divulga o valor de transmissibilidade termica das suas pastas.

sobre metal liquido a transmissibilidade dela eh de 73W/mk
 
eu comprei e usei, ela eh muito pastosa e ruim de espalhar, quanto a temperatura nao senti diferenca nem para mais nem para menos de outras no mesmo patamar que a especificacao diz. Quanto a durabilidade nao sei dizer pois acabei trocando depois de 1 mes por Noctua H2 e ficou a mesma coisa, note que a Noctua nao divulga o valor de transmissibilidade termica das suas pastas.

sobre metal liquido a transmissibilidade dela eh de 73W/mk


Grato pela resposta, bem, a Noctua é considerada uma das tops, então se ficou no mesmo patamar, tá ótimo então.

As de metal realmente tem valores acima, mas é que mesmo 12w/mk é bem alto para uma pasta comum, mesmo pastas mais caras, daí fiquei meio ressabiado.
 
Amigos, vi há uma spáginas atrás alguns falando dessa Thermagic ZF-12, mas queria saber se alguém aqui já usou mesmo e recomenda.

Pesquisei e tem um vídeo de um canal de um montador de PCs no youtube recomendando, e no ML e no chinês todo mundo está elogiando muito, com alto índice de satisfação,

Ela promete 12W/mk, o que é bem alto para uma pasta que não é metal líquido, meio difícil de acreditar, por isso a dúvida.

Escolhi a ZF-12 com base nas boas recomendações e pelos rumores de ser do mesmo OEM da pasta da Thermalright.

Como faz pouco tempo que apliquei na cpu ainda não posso falar sobre durabilidade.
Fiquei com boa impressão dessa pasta, creio que manteve o mesmo desempenho do MX-4.
Quanto a aplicação usei o método do grão no centro e o pressionamento do próprio cooler.

Mais para frente pretendo aplicar também na gpu.
 
Última edição:
Pessoal coloquei o pingo de pasta térmica
pasta-termica.jpg
no meio do processador (tamanho de um grao de feijao) como recomendado por ai, mas ficou meio merda espalhamento depois que eu coloquei o air cooler (tirei pra ver como tinha ficado)

Posso usar assim?

Processador 12600k (sem OC)
MSI b660 m a
Aircooler ag500
bom air airflow
 
Pessoal coloquei o pingo de pasta térmica
pasta-termica.jpg
no meio do processador (tamanho de um grao de feijao) como recomendado por ai, mas ficou meio merda espalhamento depois que eu coloquei o air cooler (tirei pra ver como tinha ficado)

Posso usar assim?

Processador 12600k (sem OC)
MSI b660 m a
Aircooler ag500
bom air airflow
Pega um pedaçinho do cartão e vai espalhando na borda até ficar 100% tem muita pasta no meio do processador.
 
eu comprei e usei, ela eh muito pastosa e ruim de espalhar, quanto a temperatura nao senti diferenca nem para mais nem para menos de outras no mesmo patamar que a especificacao diz. Quanto a durabilidade nao sei dizer pois acabei trocando depois de 1 mes por Noctua H2 e ficou a mesma coisa, note que a Noctua nao divulga o valor de transmissibilidade termica das suas pastas.

sobre metal liquido a transmissibilidade dela eh de 73W/mk
bem bom zf-12 pasta ate q boa faz 12w /mk 6x melhor metal liquido
 
Pessoal coloquei o pingo de pasta térmica
pasta-termica.jpg
no meio do processador (tamanho de um grao de feijao) como recomendado por ai, mas ficou meio merda espalhamento depois que eu coloquei o air cooler (tirei pra ver como tinha ficado)

Posso usar assim?

Processador 12600k (sem OC)
MSI b660 m a
Aircooler ag500
bom air airflow
Sempre espalhe a pasta de forma uniforme em toda a área da cpu deixando uma camada fina.
Não faça o que esses youtubes de sucesso recomendam!
 
Pessoal coloquei o pingo de pasta térmica
pasta-termica.jpg
no meio do processador (tamanho de um grao de feijao) como recomendado por ai, mas ficou meio merda espalhamento depois que eu coloquei o air cooler (tirei pra ver como tinha ficado)

Posso usar assim?

Processador 12600k (sem OC)
MSI b660 m a
Aircooler ag500
bom air airflow

Nesse vídeo deu diferença de 5 graus devido à forma que a pasta é espalhada, muita coisa a meu ver:



A regra parece ser: espalhe como quiser, desde que a pasta cubra toda a área de contato entre o cooler e o processador, sem transbordar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No Brasil atual até uma mísera pasta térmica dá polêmica:



De qualquer forma, como a Snowdog é boa vou dar preferência para a marca pra apoiar a iniciativa dos caras.
 
Última edição:
Recomendo a SnowDog, a pasta tem a viscosidade ideal, nada de concreto, fácil de espalhar, e segura muito bem as temperaturas =

20230116-202708.jpg



20230116-185644.jpg

Valeu pela indicação, em falta da mastergel maker e pelo preço alto dela (E também a consistência de bosta que ela tem) acabei comprando ela na Amazon. Troquei uma ideia com o dono no Instagram e curti muito as respostas dele. Vamos ver se é boa.
Vi também que quase ganhou da Cryonaut no teste do teclab
 
Comprei e instalei a SnowDog (13600k + TUF Z690-PLUS D4 + AK620 branco + Montech X3 mesh com as fans dianteiras removidas). Preço tá longe de ser barato (quase R$100,00 por 3 g, menor que encontrei). Usei o método de espalhar usando a pazinha. Pasta dura, muito parecida com a que vem nos coolers da Intel. Achei um tanto difícil de espalhar, mas no final apesar do trabalho espalha bem.

Todos os limites removidos, ontem no dia que montei temp não passava de 85 graus nos testes mais pesados. Hoje, talvez pelo tempo de cura, não passou nenhuma vez de 76 graus (blender bmw, cinebench R20).

Não tenho parâmetro para avaliar a qualidade da pasta isoladamente, pois não usei esse conjuntou com outra pasta térmica. Porém, achei as temps excelentes para o conjunto. Fiquei com medo de pegar o 13700K e não conseguir segurar as temps, mas agora vejo que poderia ter pego tranquilamente (aliás, com o 7700X com o preço atual, certamente iria de AMD se fosse montar hoje, mas vida que segue).
 
Comprei e instalei a SnowDog (13600k + TUF Z690-PLUS D4 + AK620 branco + Montech X3 mesh com as fans dianteiras removidas). Preço tá longe de ser barato (quase R$100,00 por 3 g, menor que encontrei). Usei o método de espalhar usando a pazinha. Pasta dura, muito parecida com a que vem nos coolers da Intel. Achei um tanto difícil de espalhar, mas no final apesar do trabalho espalha bem.

Todos os limites removidos, ontem no dia que montei temp não passava de 85 graus nos testes mais pesados. Hoje, talvez pelo tempo de cura, não passou nenhuma vez de 76 graus (blender bmw, cinebench R20).

Não tenho parâmetro para avaliar a qualidade da pasta isoladamente, pois não usei esse conjuntou com outra pasta térmica. Porém, achei as temps excelentes para o conjunto. Fiquei com medo de pegar o 13700K e não conseguir segurar as temps, mas agora vejo que poderia ter pego tranquilamente (aliás, com o 7700X com o preço atual, certamente iria de AMD se fosse montar hoje, mas vida que segue).
Também uso a Snowdog no meu pc1. Não passa de 76°C usando um ak620 e com undervolt a 1,07v. Se eu liberar a voltagem de fabrica, passa dos 100°C.
 
Pessoal tenho um Nitro 5 7700 que quero trocar a pasta termica dele e um note velho aqui que vou trocar as tampas e dobradiças dele que estragou e aproveitar e trocar pasta também.

alguém recomenda essa maxtor ctg 8 ? ou essa thermagic que falaram aí em cima ?
a maxtor é essa: https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=0f304f6a-1367-41d9-8568-f0e95c772352

Aproveitando.. alguém indica um kit de ferramentas pra esse tipo de manutenção ? to procurando aqui mas parece só ter coisa xing ling no ML e shope da vida rsrs
 
Valeu pela indicação, em falta da mastergel maker e pelo preço alto dela (E também a consistência de bosta que ela tem) acabei comprando ela na Amazon. Troquei uma ideia com o dono no Instagram e curti muito as respostas dele. Vamos ver se é boa.
Vi também que quase ganhou da Cryonaut no teste do teclab

JAGnORS.png


Achei a diferença MUITO significativa, mas pode ser questão de aplicação também. Como a Snowdog é beem mais facil de aplicar, talvez eu tenha aplicado melhor.
 
Quais sao as 3x mais top hj em dia?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo