[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

É foda mesmo. Tem pasta que é boa, mas que simplesmente não serve pra die de GPU. Uma outra que descobri isso recentemente: Noctua NT-H1. Após 2~3 meses o hotspot voltou a subir bastante. Estou com a 7950 aqui também. Esse fds ou no próximo eu aplico e faço o relato inicial aqui.
Me recomendaram a Shin Etsu x23 7921 ou a Dow Corning TC-5026 (ou TC-5622 se precisar mais performance).

Mas quero experimentar a PTM7950, pois o modelo FE é um saco desmontar. É cheio de parafusos e tem thermal pad em quase tudo.

@Pictus muito feras seus posts, e sempre cheio de link referências.

Eu fui na indicação da Thermalright TFX, e lendo eu vi que o tempo de cura é de 7 dias, e menos de 75°.

Eu posso deixar esse tempo de cura, sem ligar o pc?
Aplicar a pasta, e esperar os 7 dias com ele desligado.

Obrigado
Obrigado, tento postar informação pertinente.

Até onde eu sei o calor do funcionamento faz parte do tempo de cura, é só não passar o limite de temperatura.

Voltando aqui pra reportar que, após 5 meses, precisei trocar a pasta térmica (CM Mastergel Maker) da RTX 2070 Super FE... Só sobrou óleo sobre o die, o composto cinza foi tudo pra borda hahaha

Dessa vez apliquei a Shin Etsu 7921... O negócio está mais pra massinha do que pasta rsrs

Mais pra frente vou aplicar a PTM7950, só falta chegar da China.

É assim mesmo, mais para massinha do que pasta. :)

É foda mesmo. Tem pasta que é boa, mas que simplesmente não serve pra die de GPU. Uma outra que descobri isso recentemente: Noctua NT-H1. Após 2~3 meses o hotspot voltou a subir bastante. Estou com a 7950 aqui também. Esse fds ou no próximo eu aplico e faço o relato inicial aqui.

Foi por isto que a Noctua fez a NT-H2, mas para GPU a PTM7950 é a melhor opção.

Me recomendaram a Shin Etsu x23 7921 ou a Dow Corning TC-5026 (ou TC-5622 se precisar mais performance).

Mas quero experimentar a PTM7950, pois o modelo FE é um saco desmontar. É cheio de parafusos e tem thermal pad em quase tudo.

Vejo a galera usando a Dow TC-5888, mas para GPU a PTM7950 é superior.
Melhor(durabilidade em alta temperatura) do que PTM7950 só outra PCM ou metal líquido.

Vejo a galera usando a Dow TC-5888, mas para GPU a PTM7950 é superior.
Melhor(durabilidade em alta temperatura) do que PTM7950 só outra PCM ou metal líquido.
Esse composto deve ser mais recente, o colega que me recomendou as pastas que citei se baseou neste artigo (meio antigo, de 2017): https://souzouno--yakata-com.transl...uto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

A tradução do google não é perfeita, mas acho que dá pra entender...

Seria muito bom se existissem mais experimentos como esse sobre pasta térmica voltados ao público leigo/hobbysta.

Instalei a PTM7950 no notebook (Thinkpad x1 Carbon Gen 6)

Com a Mastergel Maker fazia 3730 pts no Cinebench R23:

CtgwjgU.png

Com a PTM7950 a pontuação passou para 3947 pts (no primeiro teste a temperatura continuava alta, mas depois de um tempo abaixou bem):

Qpy5j7R.png

Em ambos os casos a temperatura ambiente estava em torno de 22ºC. Abaixando um pouco o power limit a ventoinha raramente liga, ficou muito bom.

Complementando o post do colega acima, vou dar meu relato também, no caso usei na placa.

Não sou bom em fazer análises detalhadas, então vou resumir minha opinião até o momento: não uso mais pasta térmica em GPU.

O hotspot do GPU costumava ficar uns 20 graus acima do core, mesmo com boas pastas. No stress test percebi que agora a diferença fica sempre em 10 15 graus.

Achei um pouco trabalhoso aplicar, o pedaço que vai no die precisa ser pequeno e o pad é bem fino, recorri a uma pinça pra conseguir colocar.

Mesmo com uma aplicação generosa e homogênea, isso é o que um die muito quente faz com uma NT-H1 (e inúmeras outras pastas) após poucos meses, basicamente evapora uma grande parte:

Com o pad (aplicação poderia ter sido melhor, mas eu já tava perdendo a paciência e com receio de danificar o pad por causa da pinça)

E por fim achei curioso o vendedor ter enviado até uma chave de fenda e um pincel :haha:

Última edição:
Alguém sabe qual pasta térmica vem naquele sache do Deepcool Gammaxx 400 V2 ?

Quando montei o cooler usei ThermalGrizzly, então o sache ficou de lado e agora a pouco tempo eu precisei vender uma VGA e para vender eu abri a vga, limpei, fiz reposição de fans e troquei a pasta térmica, como só tinha esta pasta térmica sobrando, usei ela na GPU, porém que pasta boa !!! Rodando Furmark a Vga nã passou de 70 graus.

Então fiquei afim de comprar mais, porém não achei a referencia da pasta.

por esse preco e sendo dessa marca creio que nao tem.
Comprei uma, 29,90 + 9,00 de frete ficou muito bom, não estou aguentando a minha VGA entrando em modo secador de cabelo e isto iniciou tem alguns dias.

Nunca mais compro Gigabyte, mas não por conta da qualidade, até que são boas, mas por conta da politica deles de anular a garantia caso a vga seja aberta.

4 anos de garantia, mas é a segunda vez que vou trocar pasta termina da VGA em 3 anos, garantia já foi embora faz um bom tempo, então acaba que a garantia é meio fake pois chega a ser impossível manter a VGA por 4 anos sem abrir.

Comprei uma, 29,90 + 9,00 de frete ficou muito bom, não estou aguentando a minha VGA entrando em modo secador de cabelo e isto iniciou tem alguns dias.

Nunca mais compro Gigabyte, mas não por conta da qualidade, até que são boas, mas por conta da politica deles de anular a garantia caso a vga seja aberta.

4 anos de garantia, mas é a segunda vez que vou trocar pasta termina da VGA em 3 anos, garantia já foi embora faz um bom tempo, então acaba que a garantia é meio fake pois chega a ser impossível manter a VGA por 4 anos sem abrir.
Acho que a Galax é a única fabricante que deixa (ou deixava) abrir pra manutenção/troca de pasta sem perder a garantia, pela minha experiência aqui mesmo em >2 anos nunca senti problema de perda de performance por causa disso e mesmo que as temps tenham subido sempre passou longe de throttle (quando muito uma GPU chegava nos 70c com 31-32c ambiente e OC), de qualquer forma aí é escolha pessoal, se acontecesse isso eu enviaria ticket pra informar e ver o que falam antes e se não fizessem nada eu deixaria torrar e se desse pau ia pra garantia kkkk

Acho que a Galax é a única fabricante que deixa (ou deixava) abrir pra manutenção/troca de pasta sem perder a garantia, pela minha experiência aqui mesmo em >2 anos nunca senti problema de perda de performance por causa disso e mesmo que as temps tenham subido sempre passou longe de throttle (quando muito uma GPU chegava nos 70c com 31-32c ambiente e OC), de qualquer forma aí é escolha pessoal, se acontecesse isso eu enviaria ticket pra informar e ver o que falam antes e se não fizessem nada eu deixaria torrar e se desse pau ia pra garantia kkkk
De uma três dias pra cá a minha placa está passando de 85 graus e entrando no modo aspirador.

Deixando meu relato: minha Gigabyte RX580 Windforce nunca tinha trocado a pasta térmica desde que comprei em 2019...até porque o máximo que batia era 70 graus o que é bem safe para VGA....abri ela e conferi que a pasta ainda não estava ressecada...deve ter sido uma bem decente usada pela Gigabyte....troquei pela Master Maker e as temperaturas reduziram para 65 graus no máximo rodando 3Dmark e Furmark.

Acho que ficou muito boa essa temeperatura pois mesmo quando a VGA estava nova as temperatutas batiam 67-68 graus.

Já peguei MX4 falsa no ML tbm.
Agora só pego nas lojas grandes e sem ser de MP.

Tomei um "prejuizo" ao usar a pasta térmica de metal liquido thermal grizzly conductonaut, IHS do processador está manchado e a base do block do cooler também... O block é o que está menos manchado, mas o processador está feio. Ambos são de niquel, pelos menos o block tenho certeza que é, e ele está manchado, mas bem menos que o IHS do processador. Mas tudo funcionando perfeitamente, não sei a longo prazo como vai ficar o processador.

Tomei um "prejuizo" ao usar a pasta térmica de metal liquido thermal grizzly conductonaut, IHS do processador está manchado e a base do block do cooler também... O block é o que está menos manchado, mas o processador está feio. Ambos são de niquel, pelos menos o block tenho certeza que é, e ele está manchado, mas bem menos que o IHS do processador. Mas tudo funcionando perfeitamente, não sei a longo prazo como vai ficar o processador.
Metal líquido se funde com outros metais ao longo do tempo, e por mais que uma base niquelada possua maior estabilidade química, aos poucos há reação entre os materiais. Por isso é necessário ficar "completando" a aplicação de tempos em tempos...

Segue um artigo da Gamers Nexus sobre o assunto: https://www.gamersnexus.net/guides/...cts-copper-nickel-and-aluminum-corrosion-test

Metal líquido se funde com outros metais ao longo do tempo, e por mais que uma base niquelada possua maior estabilidade química, aos poucos há reação entre os materiais. Por isso é necessário ficar "completando" a aplicação de tempos em tempos...

Segue um artigo da Gamers Nexus sobre o assunto: https://www.gamersnexus.net/guides/...cts-copper-nickel-and-aluminum-corrosion-test
Você diz completando a aplicação... seria remover a pasta antiga e reaplicar a nova? E qual o tempo? Eu li a matéria, fiquei um pouco mais tranquilo, pois diz que o niquel é o material que menos reage com o metal liquido e depois o cobre, apenas ficará manchado permanentemente e a longo prazo não causa danos e nem perde condutividade térmica. E lapidar o processador removeria o acabamento em niquel do IHS o que seria bem pior.
O "estrago" na estética está feito ou eu continuo a usar o metal liquido ou passo a usar a thermal grizzly kryounat.

Você diz completando a aplicação... seria remover a pasta antiga e reaplicar a nova? E qual o tempo? Eu li a matéria, fiquei um pouco mais tranquilo, pois diz que o niquel é o material que menos reage com o metal liquido e depois o cobre, apenas ficará manchado permanentemente e a longo prazo não causa danos e nem perde condutividade térmica. E lapidar o processador removeria o acabamento em niquel do IHS o que seria bem pior.
O "estrago" na estética está feito ou eu continuo a usar o metal liquido ou passo a usar a thermal grizzly kryounat.
É que normalmente é aplicada apenas uma camada bem fina, aí a migração do metal líquido à superfície do IHS e do cooler faz parecer que o metal líquido "evaporou". Eu apenas passava um pouco a mais quando percebia que a temperatura piorava um pouco (mas meu cooler era de cobre).

Vejam o "prejuizo".

20230426-121621.jpg

20230426-121626.jpg

• O de 1g já é suficiente para uma única aplicação em um único processador?
  • Qual é validade do seu produto (necessito somente aplicar uma vez por ano)?
Acredito que uma média de 8 a 10 anos. Peguei o tubo maior pois tenho 3 PCs e gostou de renovar a pasta anualmente. Como estava num bom preço, peguei logo o tubo maior.

Users who are viewing this thread

Voltar