[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Não acredito que tenha perdido consistência mesmo esse tempo lacrada, lembro que deixei uma AS5 mais de anos guardada e usei ela e tava funcionando bem sem perder eficiência e consistência, eu usaria!
Posso usar essa Artic Silver no meu Acer Nitro 5? tenho medo de escorrer e dar curto no notebook pois viajo muito com ele.
Se nao puder usar alguem tem uma dica de uma boa pasta? O Note ta pegando quase 95° de maxima

Posso usar essa Artic Silver no meu Acer Nitro 5? tenho medo de escorrer e dar curto no notebook pois viajo muito com ele.
Se nao puder usar alguem tem uma dica de uma boa pasta? O Note ta pegando quase 95° de maxima
A pasta é nova ? Mas da pra usar sim nao tem como ecorrer só aplicar certinho que não tem erro, qualquer coisa vai no YT que tem varios tutorial explicando!

Acabei montando o setup da assinatura há algumas semanas com o último gole de NT-H1 que tinha.
Achando que tinha sido pouco tratei de encomendar uma bisnaga de NT-H2 para reaplicar mas as temperaturas ficaram tão boas que vou empurrar mais um tempo pois preguiça :gabe:

No meio tempo vendi o kit anterior (i9-9900kf) para um amigo e estreamos a pasta nova, como esperado nada de muito diferente em termos de temperatura mas achei curiosa a diferença de consistência entre uma pasta e outra no momento da aplicação, talvez pela idade da pasta anterior (cerca de 4 anos), gostei.

Acabei montando o setup da assinatura há algumas semanas com o último gole de NT-H1 que tinha.
Achando que tinha sido pouco tratei de encomendar uma bisnaga de NT-H2 para reaplicar mas as temperaturas ficaram tão boas que vou empurrar mais um tempo pois preguiça :gabe:

No meio tempo vendi o kit anterior (i9-9900kf) para um amigo e estreamos a pasta nova, como esperado nada de muito diferente em termos de temperatura mas achei curiosa a diferença de consistência entre uma pasta e outra no momento da aplicação, talvez pela idade da pasta anterior (cerca de 4 anos), gostei.

Gostei da H1 também, usando no CPU há uns 6 meses e as temps não mudaram nada. Só que meu CPU mal consome uns 70 e poucos W. Já na GPU (~250W) a experiência não foi legal, com pouco tempo a pasta começou a se desintegrar. Acho que é um dos motivos de terem lançado a H2, devem ter reformulado pra aguentar cenários mais críticos, a consistência diferente geralmente tem a ver com isso.

Gostei da H1 também, usando no CPU há uns 6 meses e as temps não mudaram nada. Só que meu CPU mal consome uns 70 e poucos W.
Pois é, o 9900kf é bem beberrão e cheguei a usar por mais de ano sem abrir e nunca percebi discrepância nas temperaturas.

Em quase 4 anos só reapliquei umas 2x porque tive que testar outro processador na mobo então não teve jeito, as outras aplicações foram em trocas completas de plataforma.

Acho que é um dos motivos de terem lançado a H2, devem ter reformulado pra aguentar cenários mais críticos, a consistência diferente geralmente tem a ver com isso.
Com certeza, uma das diferenças entre elas é justamente essa.

H1:
1686169850841.png

H2:
1686169881799.png

A GD900 velha de guerra que usei nos últimos 2 anos acabou, e resolvi tentar a sorte na ts cold da implastec. Nunca tinha usado pasta muito viscosa na vida, todas as que peguei era bem de boa de passar na pazinha, dedo e tal. Essa, sem aquecer, é impossível. Eu sabia que era tensa, mas subestimei fortemente a bichinha. Por sorte, meu irmão tinha um soprador perdido. Alguns segundos usando e gg, porém ainda fico com o cagaço de usar soprador direto no die da GPU. Vai que solta um bagulhinho né, mas enfim.

GPU usada foi uma 6600M @6600 da 51riscos. Projeto simples no dissipador, somente 2 heatpipes que fazem contato com o die, mas não exatamente em todo ele, então a diferença entre edge e hotspot é grandinha. O heatsink é um pedaço de alumínio com alguns buraquinhos pra passar um ar, então já sabe que é bem marromeno. O core tava com oc/uv e usando 115w dos 120w (já com +20% de power limit), e boostando uns 200mhz acima do stock, ou seja, já é muita areia pro caminhãozinho desse dissipador. O teste foi deixar no menu inicial do Tiny Tina's wonderlands em 4k por 30-40m, e e a temperatura ambiente estava entre 23.5 e 24.5c . Em 1080p ou 1440p, nunca chegaria nos 115w e sim 100-105w no max.

Fotos do celular (não me pergunte pq não usei print screen):

oG3yfPo.jpg

eLu6jXl.jpg

-5c na edge temperature, e -4c no hotspot, e o melhor teste tá inclusive usando 4w menos (devido à temperatura geral, creio eu). Se fosse um coldplate de cobre, provavelmente teria tido resultados bem melhor. Essa aplicação da GD900 foi de ontem, então em teoria, teria até tido mais tempo pra curar e ter um pouco mais de vantagem.

A CPU devo trocar depois, mas como é só um 5600 com +200 PBO e -15 no curve optimizer, e ele fica no máximo a 70c durante dias quentes e com load avx em cima, tá de boa.

Valer até valeu, mas que trampo da porra na hora de espalhar no die, ainda mais pq é pequeno.

Última edição:
Fala meus nobres, peguei uma GPU da china e queria dar um talento pra deixar a bendita mais fria, nunca fiz esse rolê mas lendo pelo tópico vi recomendarem a Honeywell PTM7950, HT-N2 e as da Cooler Master, alguém sabe dizer qual a melhor ? (vou pegar no ali) Além disso tem os pads, manjam qual os brabos ?

Para os apreciadores de testes de pasta termica, olhem a lista que o TECLAB esta fazendo

Vao gostar bastante dos resultados, sabendo que agora a Implastec tem uma pasta térmica de verdade rsrsr Chega de Branquinha na vida de voces

Comprei a minha mx4 faz uns 7 anos e acabou por agora, testei da noctua não gostei nada, achei super viscosa. O problema da mx-4 aqui no brasil é o preço e a procedência da mesma.

TO pensando em pegar a mastergel maker 40g por ter um preço bom, e pasta para anos... Alguém sabe como é a aplicação dela? Ela seria bem similar a mx4? Ou vou ter que ir que atras de uma mx-4, se alguém tiver indicação de preço bom agradeço.

Comprei a minha mx4 faz uns 7 anos e acabou por agora, testei da noctua não gostei nada, achei super viscosa. O problema da mx-4 aqui no brasil é o preço e a procedência da mesma.

TO pensando em pegar a mastergel maker 40g por ter um preço bom, e pasta para anos... Alguém sabe como é a aplicação dela? Ela seria bem similar a mx4? Ou vou ter que ir que atras de uma mx-4, se alguém tiver indicação de preço bom agradeço.
A Mastergel Maker também é bem viscosa e ruim de aplicar....aliás toda pasta com w.mk geralmente é bem viscosa...tenho esse pote de 40g da Mastergel e para aplicar com maus facilidade coloco em cima da CPU, esquento ela com um secador de cabelo e depois fica fácil espalhar.

A MX-4 é fácil de aplicar porém o desempenho dela é um pouco inferior(cerca de 2-3 graus) a Mastergel além de ter durabilidade menor...a impressão que tenho é que quanto mais viscosa a pasta maior a durabilidade dela.

Dito tudo isso aqui no Brasil iria na Mastergel Maker de boa procedência ou pegava uma GD-2 do Aliexpress que é um ótimo custo benefício:

A Mastergel Maker também é bem viscosa e ruim de aplicar....aliás toda pasta com w.mk geralmente é bem viscosa...tenho esse pote de 40g da Mastergel e para aplicar com maus facilidade coloco em cima da CPU, esquento ela com um secador de cabelo e depois fica fácil espalhar.

A MX-4 é fácil de aplicar porém o desempenho dela é um pouco inferior(cerca de 2-3 graus) a Mastergel além de ter durabilidade menor...a impressão que tenho é que quanto mais viscosa a pasta maior a durabilidade dela.

Dito tudo isso aqui no Brasil iria na Mastergel Maker de boa procedência ou pegava uma GD-2 do Aliexpress que é um ótimo custo benefício:

Tô pensando na Mastegel maker msm, vai sair uns 160 reais por 40g, quanto tempo de validade útil tem uma pasta dessa? Tenho medo de estragar, 40g é bastante coisa kkkk mas pelo menos são anos sem se preocupar com pasta térmica, ia pegar na kabum msm.

Da pra aplicar só com espátula?

Perto de outras o preço dessa tá bem atraente por ser 40g

Tô pensando na Mastegel maker msm, vai sair uns 160 reais por 40g, quanto tempo de validade útil tem uma pasta dessa? Tenho medo de estragar, 40g é bastante coisa kkkk mas pelo menos são anos sem se preocupar com pasta térmica, ia pegar na kabum msm.

Eu tenho a Maker aqui e realmente ela é bem pastosa que dificulta um pouco na hora de passar mas da pra passar sim com a espátula, 40G é bastate pasta e dependendo do uso deve durar alguns anos.

Eu tenho a Maker aqui e realmente ela é bem pastosa que dificulta um pouco na hora de passar mas da pra passar sim com a espátula, 40G é bastate pasta e dependendo do uso deve durar alguns anos.

Recomenda? Vou trocar da mx-4 por ela,,, mas ela continua da mesma forma digamos 5 anos depois? Pagar caro por 1g/4g, não vira, melhor já ir de 40g rsrsrs

Recomenda? Vou trocar da mx-4 por ela,,, mas ela continua da mesma forma digamos 5 anos depois? Pagar caro por 1g/4g, não vira, melhor já ir de 40g rsrsrs
Recomendo sim, estou usando no laptop a mais de 6 meses, já pega de 40g e fica suave sem precisar upar!

Tá ótimo o preço...peguei no meio do ano passado por 140 reais...na época apliquei no meu Ryzen 5600 e essa semana troquei pelo 5700x após mais ou menos 1 ano...A pasta estava como nova...temperaturas iguais as de quando troquei a pasta.

Não sei te falar a validade mas acho que no mínimo 3-4 anos dentro do pote ela deve durar.

Quanto a viscosidade é só aquecer ela com um secador de cabelo...eu espalho com o dedo mesmo mas você pode usar uma espátula ou mesmo um cartão de crédito.

já pensou na coolermaster cryofuse? penso que ela é um pouco melhor que a master gel
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para os apreciadores de testes de pasta termica, olhem a lista que o TECLAB esta fazendo

Vao gostar bastante dos resultados, sabendo que agora a Implastec tem uma pasta térmica de verdade rsrsr Chega de Branquinha na vida de voces

ah o único lugar do mundo onde a galax se sai absurdamente melhor do que todas as outras tops, ah e olha só, o review é feito por contratados da galax, mas que coincidência

Aquela OCX da PCyes ou a Gelid GC- Extreme não são mais recomendadas atualmente?
Minha MastelGel Maker acabou e tô achando quer tá cara demais.
Aquela Husk é boa?

Vale a pena a Snowdog Husky 3g por R$ 82,00 ?

Estou usando a MX-4 mas não esta muito boa. Mas sei que a MX-4 fica molinha quando fica quente e fica fácil retirar o cooler (AG400) do 5700X. Esta pasta Snowdog Husky também é assim ? Pelo menos nesta pasta vem a pazinha o que ajuda bastante, já que com cartão e outras coisas não fica do jeito que deveria.

Estou usando a MX-4 mas não esta muito boa. Mas sei que a MX-4 fica molinha quando fica quente e fica fácil retirar o cooler (AG400) do 5700X. Esta pasta Snowdog Husky também é assim ? Pelo menos nesta pasta vem a pazinha o que ajuda bastante, já que com cartão e outras coisas não fica do jeito que deveria.
Snowdog é tão boa quanto a Kryonaut. Tenho as duas. São praticamente idênticas em performance.

Preço ta bom visto que os modelos de 3g estão custando mais, nunca usei mas vejo boa recomendação do pessoal que tem ou já usou.

Essa pasta não vira concreto como algumas que tem por aí né? O bom da MX-4 é que ela não vira, por isso é sempre bom saber como ela funciona.
Pelo review e videos dela não parece ser tão pastosa assim, a pasta que eu gosto que não fica assim é a Master Gel Maker, excelente pasta!

Users who are viewing this thread

Voltar