[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Olá. Comprei um processador ryzen 5700X para dar um upgrade no 2600 aqui e vou usar o mesmo cooler porque é o mesmo tdp. Por conta disto, pesquisei bastante sobre algumas pastas térmicas e a minha opção, por segurança, será uma MX-4 de 8g por 48,90 no ali. Vi também as ZF-12 e a MTG10, as quais relatam que tem uma boa performance, mas que não vi testes delas em sites de maior porte. vou compartilhar uma imagem com testes de desempenho de pastas feito pela tomshardware +
Eu botaria a imagem em Spoiler se possível pra não comer tanto espaço da página, exemplo:

Abx3n6d.png

MX-4 é boa, fora ela recomendaria também as MasterGel Pro V2/MasterGel Maker, NT-H2 e vão ter várias outras mas no geral a diferença de performance é bem pequena, com testes indicando vantagem pra uma ou outra então nada que pareça 100% consistente entre várias fontes diferentes, Kryonaut também é ótima mas o "tempo de vida" parece ser um pouco menor no geral

Pessoal, tenho uma arctic silver 5, fiz um up recentemente de processador, e limpei a pasta que veio no cooler e coloquei essa arctic silver 5. Meu processador está batendo 80º em alguns jogos e no stress do cpuz, em idle fica na casa dos 45º ~ 50º, é um ryzen 5 5500 com cooler box.

Se eu comprar uma Kryonaut, vai fazer muita diferença?

Ou seria melhor partir para troca do cooler? se sim, qual air cooler com melhor custo beneficio hoje em dia? Não penso em water cooler por que não vou fazer over, acho que se eu optasse seria mais por estética. Mas nada que um air cooler bonito não resolva (Sim eu prezo pela estética também). Mas enfim. Qual cooler seria uma boa opção até uns 300 reais?

O airflow do gabinete (Aero 500) está bom, uso 4 Cooler master Halo 120mm, dois em cima puxando ar de dentro pra fora, um atrás também puxando ar pra fora, e um na frontal puxando ar pra dentro. Antes com esse mesmo sistema de air flow o ryzen 5 1400 não passava de 60º também com cooler box.

Pessoal, tenho uma arctic silver 5, fiz um up recentemente de processador, e limpei a pasta que veio no cooler e coloquei essa arctic silver 5. Meu processador está batendo 80º em alguns jogos e no stress do cpuz, em idle fica na casa dos 45º ~ 50º, é um ryzen 5 5500 com cooler box.

Ou seria melhor partir para troca do cooler? se sim, qual air cooler com melhor custo beneficio hoje em dia? Não penso em water cooler por que não vou fazer over, acho que se eu optasse seria mais por estética. Mas nada que um air cooler bonito não resolva (Sim eu prezo pela estética também). Mas enfim. Qual cooler seria uma boa opção até uns 300 reais?

O airflow do gabinete (Aero 500) está bom, uso 4 Cooler master Halo 120mm, dois em cima puxando ar de dentro pra fora, um atrás também puxando ar pra fora, e um na frontal puxando ar pra dentro. Antes com esse mesmo sistema de air flow o ryzen 5 1400 não passava de 60º também com cooler box.
Eu trocaria seu box que vai melhorar bem a temperatura usanbdo outro AC, tem o AG400 com ótimo cxb!

Ou seria melhor partir para troca do cooler?
Pode ajudar sim mas a troca de cooler na minha opinião é bem mais vantajoso, investimento um pouco maior mas vai reduzir MUITO mais a temperatura e é um troço que vai te acompanhar por muitos anos, o 400 v2 por 100-110 provavelmente é o melhor CxB, mas talvez o AG400 agrade mais na estética e aparece por volta de 120-160, a depender se é a versão padrão, LED fixo, ARGB, heatsink/fan preto ou branco etc, ou também o AK400 que tem o heatsink cover

Airflow do gabinete bom? Com 3 fans tirando ar e apenas 1 puxando ar de fora? Então tá né. :que:

Cooler box é isso mesmo, melhorar só trocando.

Airflow do gabinete bom? Com 3 fans tirando ar e apenas 1 puxando ar de fora? Então tá né. :que:
Bom pro uso que tinha, usei desde 2017 dessa forma no outro ryzen que eu tinha com cooler box e nunca passava de 70 graus. O fan frontal que falta jogando ar, no meu gabinete é mal projetado o lugar de colocar, fica de frente pras baias do hd. E tem uma coluna de metal na frente, não faz muita diferença quando coloco. O que faço é deixar o rpm desse fan único maior.

Mas pretendo comprar um fan novo com o cooler tambem e melhorar o airflow

Eu tenho uma pasta térmica Artic MX-4 2019 edition e queria saber se uso ela ou a que vem no cooler box do ryzen da AMD? eu pretendo futuramente comprar um Deepcool AG400.

Eu tenho uma pasta térmica Artic MX-4 2019 edition e queria saber se uso ela ou a que vem no cooler box do ryzen da AMD? eu pretendo futuramente comprar um Deepcool AG400.
Tbm tenho 1 mx-4. Aconselho a usar do cooler box msm. Guarde pra qnd tiver q trocar até dps q o do AG400 ressecar.

Pode usar que essa pasta pode durar 5 a 10 ano ou até mais se tiver bem conservada, esses tempos usei uma AS5 que tinha desde 2014 e funcionou.

Alguém que conhece essa pasta sabe dizer se ela é boa ou não? Comprei aqueles suporte pra processador LGA 1700 e ela veio junto, só o que eu sei é que ela é bem grossa, do tipo que dá pra fazer bolinhas e pegar na mão...

Alguém que conhece essa pasta sabe dizer se ela é boa ou não? Comprei aqueles suporte pra processador LGA 1700 e ela veio junto, só o que eu sei é que ela é bem grossa, do tipo que dá pra fazer bolinhas e pegar na mão...

Usei uma parecida que era bem viscosa da pra usar esse modelo sem problema.

Diz que ela é 12.7 de condutividade
eu usei aqui no cooler da thermalright e até agora ta de boa!

Pessoal, tenho um desktop com um 11400F. Eu fiz duas mudanças de casa já, nas quais transportei o gabinete. Na primeira vez notei que o cooler da CPU tinha se soltado. Apenas fixei e tudo certo. Dessa vez aconteceu a mesma coisa, fixei e achei que tava de boa. Mas monitorando a CPU tá batendo 100 graus, e quando está em baixo uso fica na casa do 70 graus. Acredito que a pasta térmica tenha ficado ressecada/zoada.

Dessa forma, vou trocar a pasta térmica, sempre usei as pastas que vieram com a CPU, então não tenho experiência de compra desse item. Gostaria de indicação. Vi que o pessoal gosta da Artic MX-4 e da CM Mastergel Maker. Eu vou ficar umas semanas sem usar o PC, então não tenho tanta pressa.

A Artic MX-4 4g fica por volta de 65 golpes no Mercadolivre.
A CM Mastergel Maker 4g fica por volta de 110 golpes.

Esses 4g darão para quantas aplicações?
E, por fim, a cada quanto tempo é aconselhável trocar a pasta? Ou seria mais o caso de monitorar a temperatura?

Pessoal, tenho um desktop com um 11400F. Eu fiz duas mudanças de casa já, nas quais transportei o gabinete. Na primeira vez notei que o cooler da CPU tinha se soltado. Apenas fixei e tudo certo. Dessa vez aconteceu a mesma coisa, fixei e achei que tava de boa. Mas monitorando a CPU tá batendo 100 graus, e quando está em baixo uso fica na casa do 70 graus. Acredito que a pasta térmica tenha ficado ressecada/zoada.

Dessa forma, vou trocar a pasta térmica, sempre usei as pastas que vieram com a CPU, então não tenho experiência de compra desse item. Gostaria de indicação. Vi que o pessoal gosta da Artic MX-4 e da CM Mastergel Maker. Eu vou ficar umas semanas sem usar o PC, então não tenho tanta pressa.

A Artic MX-4 4g fica por volta de 65 golpes no Mercadolivre.
A CM Mastergel Maker 4g fica por volta de 110 golpes.

Esses 4g darão para quantas aplicações?
E, por fim, a cada quanto tempo é aconselhável trocar a pasta? Ou seria mais o caso de monitorar a temperatura?
Uso a maker faz mais de 08 meses e ta firme e forte, 4g é mais que suficiente tanto para CPU como GPU, geralmente a pasta é pra durar no mínimo 01 ano!

Uso a maker faz mais de 08 meses e ta firme e forte, 4g é mais que suficiente tanto para CPU como GPU, geralmente a pasta é pra durar no mínimo 01 ano!
Para falar a verdade, eu sempre deixei com a primeira aplicação por mais de um ano, bem mais, nunca tive problemas antes.

Vi que tem outra que parece ser boa, a Thermagic ZF-12.

Esqueci de outra coisa, para limpar a pasta antiga, álcool isopropílico é o suficiente?

Para falar a verdade, eu sempre deixei com a primeira aplicação por mais de um ano, bem mais, nunca tive problemas antes.

Vi que tem outra que parece ser boa, a Thermagic ZF-12.

Esqueci de outra coisa, para limpar a pasta antiga, álcool isopropílico é o suficiente?
Se a pasta for boa da pra deixar mais de anos, sim álcool isopropilico é suficiente.

Pessoal, boa noite, tenho duas dúvidas sobre pasta térmica.
Tenho um 3300x que esquenta muito. Eu comprei uma ZF12 Do Aliexpress, mas ainda não chegou e, por isso, acabei colocando a branquinha implastec no 3300x com o cooler box, e o processador tem esquentado bastante.
Essa zf é uma boa pasta, ou existem melhores no mercado? Ela chega essa semana, e irei trocar a implastec.
E minha segunda dúvida: eu notarei alguma diferença de temperatura ao trocar a pasta, ou não será uma grande diferença?

Tenho um 3300x que esquenta muito. Eu comprei uma ZF12 Do Aliexpress, mas ainda não chegou e, por isso, acabei colocando a branquinha implastec no 3300x com o cooler box, e o processador tem esquentado bastante.
Essa zf é uma boa pasta, ou existem melhores no mercado? Ela chega essa semana, e irei trocar a implastec.
E minha segunda dúvida: eu notarei alguma diferença de temperatura ao trocar a pasta, ou não será uma grande diferença?
Olha a ZF-12 é sim uma boa pasta porém com cooler box não tem pasta que faça milagre...no máximo vai baixar uns 5-7 graus e olhe lá.

O ideal é você trocar por um Gammax 400V2 ou AG400 que vai baixar na casa de 15 a 20 graus aí.

como o amigo postou nao adianta muito gastar em pasta cara sendo que o problema eh o cooler box, comprei um 3600 e veio esse cooler box safado soh pra falar que tem, sorte que eu tinha o cooler box original do 1600 que eh mais alto e tem vapor chamber de cobre no meio e taquei nele e esta aqui ate hoje.

+1 pra troca de cooler, é algo que tem durabilidade bem maior que pasta e se você usar um AC 120mm de 100 conto com pasta de dente vai ter resultado melhor que um cooler box fraco e metal líquido. Dito isso não use pasta de dente kkkk, mas com um Gammax/AG400 pode botar qualquer coisa que segura com folga

Olha a ZF-12 é sim uma boa pasta porém com cooler box não tem pasta que faça milagre...no máximo vai baixar uns 5-7 graus e olhe lá.

O ideal é você trocar por um Gammax 400V2 ou AG400 que vai baixar na casa de 15 a 20 graus aí.
Exatamente, mantendo o box não vai adiantar praticamente nada trocando somente a pasta térmica o ideal e trocar o cooler que vai melhorar bem as temperaturas.

Users who are viewing this thread

Voltar