To vendo alguns com avaliações muito boas, tipo... nota 4.8 em mais de 400 avaliações, e pasta de condutibilidade dizendo ser 15w/m (é possível que isso seja verdade?) com preços que não são absurdos. Eu sei, eu sei. Tem pasta "boa" no mercado nacional por 50 paus (+ frete) por 2g. O que eu queria é sair destas pastas medianas (não condutivas, claro) sem ser assaltado.
Fico na dúvida se os compradores são um bando de sem noção que sai dando 5 estrelas para qualquer meleca que recebem ou o produto é de fato bom.
Creio que seja difícil atestar os números especificados sem conhecer a reputação do fabricante.
O grau de confiabilidade de produtos voltados para o consumidor final é supostamente inferior aos feitos para uso industrial.
Tem um tópico mencionando um teste das especificações de algumas pastas feito por um laboratório independente
aqui.
As pastas que tiveram as especificações autênticas (ou dentro da margem de erro) foram a Dow Corning e Shinetsu.
Esses fabricantes já foram fornecedoras de empresas como a Intel, Corsair e EVGA.
Já AS5 teve sua especificação de condutividade contestada.
Mas independente desse teste, essa pasta sempre teve boa popularidade, apresentando bons resultados em reviews especializados.
Senhores, alguém tem dica de vendedor de pasta térmica no AliE que não é fake?
Tenho um tubo de MX-4 que comprei em 2018 no Ali.
Já apliquei em cpu e gpu, pelo tempo que passou e como as temperaturas se mantiveram boas, pressuponho que seja legitimo.
Comprei recentemente o Thermagic ZF-12 como recomendação aqui do fórum.
Fiquei com boa impressão dessa pasta, a qualidade e desempenho parece estar no mesmo patamar do MX-4.
Quanto a confiabilidade dos anúncios sei que é complicado, acho que só comparando as embalagens com o original e testando para saber.