[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

JAGnORS.png

Achei a diferença MUITO significativa, mas pode ser questão de aplicação também. Como a Snowdog é beem mais facil de aplicar, talvez eu tenha aplicado melhor.
Resultado bom

Talvez seja a aplicação, não sei, mas só escuto elogios dessa Snowdog

Achei a diferença MUITO significativa, mas pode ser questão de aplicação também. Como a Snowdog é beem mais facil de aplicar, talvez eu tenha aplicado melhor.

Lembro de reclamações da dificuldade de aplicar essa da Mastergel Maker e também de gente que comprou e parece que ressecou dentro do tubo.
Para ter certeza é só refazendo a aplicação ou até mesmo adquirir outro tubo para comparar.

Lembro de um review que o autor tinha recebido da CM um air cooler e também uma nova pasta que tinham lançado na época o Extreme Fusion X1.
Ele comentou que teve problemas com o uso dessa pasta.

Mencionou que ele teve boas experiências com a pasta anterior da CM o Thermal Fusion.
Mas o X1 por ser bem espessa exige conhecimento para aplicar corretamente.
Disse que teve que refazer o teste por 4 vezes só para certificar que fez a aplicação corretamente e validar o resultado.

Por fim disse que o X1 tem bom desempenho, mas que fosse aplicada por quem tivesse experiência.

Troquei a MX-6 que havia aplicado há um mês na minha 3080Ti Gainward Phoenix por PTM7950.

Temperatura máxima (fan a 100%) rodando Port Royal abaixou 3 graus, de 66 pra 63, levando 10 segundos a mais pra chegar a 60 graus (20s com a MX-6; 30s com a PTM7950).

Considerando que foi só uma troca de "pasta" e que a MX-6 já é excelente, achei o resultado muito bom. Da stock pra MX-6 eu já havia ganhado 5 graus de redução, totalizando 8 agora.

Quais sao as 3x mais top hj em dia?

Para temperaturas acima de +- 75/80ºC e ter maior durabilidade eu iria com alguma pasta baseada em PCM(phase change material).
PCM é um polímero que derrete, mas sem pumpout porque as moléculas são uma cadeia longa, 100% recomendado para laptop e GPU(núcleo).
A galera gosta de usar Honeywell PTM7950 em versão "pad", mas não é um pad comum porque ele derrete!
O PCM requer uma temperatura mínima de +-+ 45ºC para derreter e transmitir o calor, requer também pressão adequada, sem calor ou pressão não rola!
No caso de GPU(núcleo) e laptop as superfícies são bem planas e funcionam bem com o PCM, mas CPU para desktop se as
superfícies não forem planas o suficiente a performance pode não ser boa, muitos dissipadores são um pouco convexos. :(
Aí recomendo lixar o dissipador para ficar mais plano, a não ser a a CPU seja côncava.
Existe versão em pasta Honeywell PTM7950SP, a pasta tem solvente e após a aplicação é recomendado esperar o solvente secar
antes de montar o dissipador, eu aplicaria de noite antes de dormir e montaria no dia seguinte.
O modo correto de aplicar a pasta é cobrir toda a CPU ou dissipador com uma camada usando uma espátula ou um cartão de banco vencido.

Se é para temperaturas abaixo de +- 75/80ºC(CPU desktop), minha pasta preferida é a Shin-Etsu 7921.
Ela é super ultra mega densa e na temperatura ambiente não dá para aplicar direito, mas
basta usar um secador de cabelo ou pistola de calor que fica beleza, pode também esquentar o
dissipador(sem a ventoinha) no fogão da cozinha, mas não é para ficar super quente e queimar o dedo não!
Com o dissipador quente fica fácil aplicar a pasta no dissipador usando um cartão de banco, recomendo
um camada fina por todo o dissipador e depois colocar uma pitada(meio grão de arroz) no meio.
O motivo da preferência é devido a alta performance(se aplicada corretamente) e durabilidade(não em altas temperaturas),
ela não contém nem óleo ou solvente e devido a sua alta viscosidade é bem resistente ao pumpout.
Antes de aparecer as pastas baseadas em PCM a galera dos laptops usava a Shin-Etsu 7921 direto, mas
para altas temperaturas e ter vida mais longa PCM é o caminho, como diria o Mandalorian, "this is the way". 😆

Alternativas a Shin-Etsu 7921 pode ser a Noctua NT-H2, Zezzio ZT-GXS, Thermalright TFX/TF9/TF3 e Thermal Grizzly Kryonaut Extreme.
Alternativa a Honeywell PTM7950SP tem a Halnziye HY-P16.

BTW, aqui na minha GPU(núcleo) usei uma mistura de Shin-Etsu 7921 + 20% de Krytox G0 para prolongar a vida da pasta, o ideal era ter
usado alguma PCM, mas era o que eu tinha a disposição e está funcionado bem faz uns 6 meses, mas ela mão passa de 80ºC nem em hotspot.

Última edição:

GELID anuncia pasta térmica GC-4.

a Pasta Térmica GC-4, a solução definitiva para problemas de superaquecimento em seus dispositivos eletrônicos. Seja você um jogador, um designer gráfico ou apenas alguém que usa o computador por longas horas, você sabe como é frustrante quando seu dispositivo começa a ficar lento devido ao superaquecimento.

É aí que entra a Pasta Térmica GC-4. Nossa nova fórmula é projetada para fornecer condutividade térmica superior e desempenho de resfriamento, ajudando a reduzir temperaturas e evitar superaquecimento. A Pasta Térmica GC-4 oferece excelente condutividade térmica e estabilidade, garantindo que seu dispositivo permaneça frio mesmo sob cargas pesadas.

IhlIJcU.jpg

XHlftEU.jpg

4VybXsy.jpg

fTfDl2s.jpg

nosso produto foi rigorosamente testado para garantir que atenda aos mais altos padrões de qualidade e desempenho. Além disso, é fácil de aplicar, tornando-se uma ótima opção para profissionais e entusiastas de bricolage.

A Pasta Térmica GC-4 da Gelid Solutions está disponível em três tamanhos: seringas de 10 gramas, 1 grama e 3,5 gramas, adequadas para diferentes necessidades de aplicação.

Então, por que esperar?
Diga adeus aos problemas de superaquecimento e coloque as mãos na pasta térmica GC-4 hoje!

Especificações
  • Densidade (g/cm): 2,30
  • Viscosidade (Poise): 1000
  • Temperatura de Trabalho (°C): -30~150
  • Conteúdo líquido: 1 g, 3,5 g, 10 g
Fonte: Soluções GELID

GELID anuncia pasta térmica GC-4.

a Pasta Térmica GC-4, a solução definitiva para problemas de superaquecimento em seus dispositivos eletrônicos. Seja você um jogador, um designer gráfico ou apenas alguém que usa o computador por longas horas, você sabe como é frustrante quando seu dispositivo começa a ficar lento devido ao superaquecimento.

É aí que entra a Pasta Térmica GC-4. Nossa nova fórmula é projetada para fornecer condutividade térmica superior e desempenho de resfriamento, ajudando a reduzir temperaturas e evitar superaquecimento. A Pasta Térmica GC-4 oferece excelente condutividade térmica e estabilidade, garantindo que seu dispositivo permaneça frio mesmo sob cargas pesadas.

IhlIJcU.jpg

XHlftEU.jpg

4VybXsy.jpg

fTfDl2s.jpg

nosso produto foi rigorosamente testado para garantir que atenda aos mais altos padrões de qualidade e desempenho. Além disso, é fácil de aplicar, tornando-se uma ótima opção para profissionais e entusiastas de bricolage.

A Pasta Térmica GC-4 da Gelid Solutions está disponível em três tamanhos: seringas de 10 gramas, 1 grama e 3,5 gramas, adequadas para diferentes necessidades de aplicação.

Então, por que esperar?
Diga adeus aos problemas de superaquecimento e coloque as mãos na pasta térmica GC-4 hoje!

Especificações
  • Densidade (g/cm): 2,30
  • Viscosidade (Poise): 1000
  • Temperatura de Trabalho (°C): -30~150
  • Conteúdo líquido: 1 g, 3,5 g, 10 g
Fonte: Soluções GELID
o principal nao colocam nas especificacoes !!!

Até onde eu sei não existe um teste padronizado universal para esse tipo de medição, então muitos fabricantes optam por não divulgar, inclusive Arctic e Noctua. Tem muita pasta que diz ter 15W/mk, porém tem performance igual ou menor que outras com nem 10W/mk. Não é um dado técnico confiável para comparação entre pastas diferentes, por isso concordo com a decisão da Noctua e Arctic e agora aparentemente da Gelid também.

Até onde eu sei não existe um teste padronizado universal para esse tipo de medição, então muitos fabricantes optam por não divulgar, inclusive Arctic e Noctua. Tem muita pasta que diz ter 15W/mk, porém tem performance igual ou menor que outras com nem 10W/mk. Não é um dado técnico confiável para comparação entre pastas diferentes, por isso concordo com a decisão da Noctua e Arctic e agora aparentemente da Gelid também.
o ruim eh ficar cacando comparativo no youtube para ver isso... kkkk

Como já foi mencionado, não dá para confiar nas especificações...
A minha preferida Shin-Etsu 7921 tem somente 6 de condutividade térmica.

Mas nos testes ela sempre está entre as melhores.

galera, minha GPU tá ficando bem mais quente o normal ultimamente, ai lembrei que eu nunca troquei a pasta térmica dela
essa aqui é uma boa? https://produto.mercadolivre.com.br...ermica-arctic-mx-4-4g-espatula-com-85-wmk-_JM

A Thermalright TFX é muito melhor.
O ideal para GPU seria a Honeywell PTM7950 que mencionei na minha postagem anterior.
A TFX é meio seca/dura e o ideal para aplicar é com a pasta aquecida, pode usar um secador de cabelo.
Prefiro esquentar o cooler e com um cartão de banco espalhar uma camada fina.
Curiosidade, a TFX tem cheiro de cravo-da-Índia.
Yu5xrvk.jpg

Relatando, o kit aqui é 13600k + AK620 branco + Snowdog + Montech X3 Mesh + 4 cooler master sickleflow ARGB (2 na frente, 1 encima e 1 atrás).

Máquina montada já há algumas semanas, tudo liberado pra chupar o máximo de energia, em testes sintéticos com Cinebench R20 120 minutos, Blender BMW, etc., temperatura não passa de 77 graus. Achei bom o resultado, e arrependido por não ter pego o 13700k pois esse kit deve segurar bem as tempo no 13700K.

Apliquei a mastergel maker pro na 980 e abaixou incriveis 10 graus no die, agora não ta passando de 60 graus com 65% de curva do fan , antes chega a 70 com facilidade e estabilizava em 68~69 , apliquei bastante e espalhei bem a quantidade acho que isso ajudou. Veremos daqui pra frente como ela fica.

Antes estava com mx4 aplicada a 6 meses atras

Ontem puxei todo o suspiro que tinha da minha Grizzly Kryonaut, a ultima gota.
Estou pensando em experimentar a Snowdog, ela é condutiva?

Ontem puxei todo o suspiro que tinha da minha Grizzly Kryonaut, a ultima gota.
Estou pensando em experimentar a Snowdog, ela é condutiva?
Tenho as duas e ambas tem o mesmo desempenho. A Snowdog não é condutiva.

Parece que essa GD-2 vai ser minha próxima pasta térmica...conseguiu superar a Mastergel Maker...só falta gastar um pote de 40g da Mastergel Maker, um de 30g da GD900, duas seringas de 7g da GD-007 e mais uma seringa de 4g da MX-4.🤣

Zoeiras a parte se ela tiver uma boa durabilidade é um dos melhores custo-benefício do momento: já vi 30g por 50 reais em promoção no Ali.

Última edição:
@Pictus muito feras seus posts, e sempre cheio de link referências.

Eu fui na indicação da Thermalright TFX, e lendo eu vi que o tempo de cura é de 7 dias, e menos de 75°.

Eu posso deixar esse tempo de cura, sem ligar o pc?
Aplicar a pasta, e esperar os 7 dias com ele desligado.

Obrigado

Voltando aqui pra reportar que, após 5 meses, precisei trocar a pasta térmica (CM Mastergel Maker) da RTX 2070 Super FE... Só sobrou óleo sobre o die, o composto cinza foi tudo pra borda hahaha

Dessa vez apliquei a Shin Etsu 7921... O negócio está mais pra massinha do que pasta rsrs

Mais pra frente vou aplicar a PTM7950, só falta chegar da China.

Voltando aqui pra reportar que, após 5 meses, precisei trocar a pasta térmica (CM Mastergel Maker) da RTX 2070 Super FE... Só sobrou óleo sobre o die, o composto cinza foi tudo pra borda hahaha

Dessa vez apliquei a Shin Etsu 7921... O negócio está mais pra massinha do que pasta rsrs

Mais pra frente vou aplicar a PTM7950, só falta chegar da China.

É foda mesmo. Tem pasta que é boa, mas que simplesmente não serve pra die de GPU. Uma outra que descobri isso recentemente: Noctua NT-H1. Após 2~3 meses o hotspot voltou a subir bastante. Estou com a 7950 aqui também. Esse fds ou no próximo eu aplico e faço o relato inicial aqui.

Users who are viewing this thread

Voltar