Ou seja, o negócio é deixar inviável para a grande maioria dos jogadores conhecer o end-game. Você realmente acha que é só uma pequena parcela dos jogadores que não conseguem "chegar no fim" e matar o Shaper? É bem o contrário, cara. E tudo isso por causa desse sistema escroto de drops.
O cara que joga com bot influenciaria no seu jogo se o sistema de drop fosse decente? Não. Ele proporcionaria que mais jogadores conhecessem mais a fundo o jogo? Com certeza?
E sobre ter raízes no D2.. caramba.. estamos em 2016 e não em 2000. O problema é que existem jogadores que apoiam esse tipo de coisa, encorajam os devs a fazer coisas no estilo "old-school" porque estão mais preocupados com o jogo dos outros do que com o seu. É sempre essa frescura de que o outro não pode em hipótese alguma ser melhor que eu, então vamos criar uma dificuldade ilusória e bem fajuta que afastam jogadores ao invés de atrair.
Se der uma lida no fórum deles vai ver uma galera "das antigas" pulando fora porque os devs tem o seu pensamento "nas antigas" também. O tempo passa e as coisas mudam. A mecânica do jogo é ótima, a árvore de talentos e o sistema de gemas e links é fenomenal, mas esse negócio de jogar como um condenado pra farmar currency e comprar seu item CASO você conheça o poe.trade porque jamais vai conseguir sua gear com SF dá no saco.
Se você conhece o poe.trade é fácil de jogar. Só farmar lixo, vender pra alguém ou fazer recipe de chaos e comprar seu equipamento. O que tem de difícil nisso? É como entrar no mercado e escolher o produto com o melhor preço. Mas, repetindo: se você conhece o poe.trade, fantástico. Se não conhece, e MUITA gente que joga não faz ideia que ele existe (só ficar lendo o trade chat) vai ver que o end-game só existe para poucos.
Primeiro tem que separar as coisas.
Endgame completo do poe é apenas para algumas builds e essas serão caras mesmo já que é certeza que vai conseguir fazer o endgame com certa build... e o valor delas simplesmente vai sempre seguir o quão rico a comunidade é. Tu acha mesmo que se os drops e etc fossem fáceis o preço iria diminuir? EM outros jogos sim, não no poe.
Basta jogar no Standard Softcore, por mais que lá tenha muita gente muito rica e saturação de itens o preço só aumentou com o tempo. Tudo que envolve builds que são meta são o olho da cara independente se tem 10 mil do mesmo item vendendo. Justamente porque tem quem pague.
Quem joga poe desde o beta sabe que 10 chãos na época tu era rico e os items custavam bem pouco com o tempo o drop melhorou, conseguir chaos ficou BEM mais fácil e o preço de tudo aumentou
Não adianta aumentar drop de nada, o preço de tudo que for item t1 pra endgame vai subir porque a comunidade fica mais rica e as pessoas que vendem sabem que tem quem pague porque é item core.
Isso também se deve com a baixa variedade de build que existe pro endgame. Espero que no 3.0 eles corrijam isso e faça build life based por exemplo ser comum fazer endgame.
Eu acho que o drop está certo, pior é no diablo 3 com aquele sistema de drop que matou o jogo, tu consegue tudo fácil, dropa unico como se fosse água e etc, não tem interação entre players. Se tu acha que tem gente parando de jogr poe por esses motivos te garanto que tem muito mais gente indo pro poe por esses motivos... basta ver as notas do poe no steam e gráfico de players.
Você tá querendo um ARPG casual e poe nao é esse tipo de jogo, simples.
Sinceramente para mim tá perfeito do jeito que tá, rewarding tá ótimo. Só tem horas que a sorte não tá do seu lado. ùnica coisa que reclamo sobre o jogo é que falta eles equilibrarem mais as coisas para variar as builds endgame e o clear speed meta