Às considerações:
Testei o HS antes e depois de atualizar seu firmware. O primeiro jogo a testar foi Days Gone. De início, o impacto foi grande. Logo na introdução percebi coisas que até então nunca -- repito: nunca -- havia ouvido. A forma como o som me envolveu foi simplesmente impressionante. Entrei no jogo e fiz um teste de pouco mais de um minuto em combate com arma de fogo em dois modos: Áudio 3D e Fones de ouvido 5.1. De cara, dá pra perceber que o áudio 5.1 tem uma vantagem muito clara sobre o 3D. Ainda assim, achei o som um pouco baixo, embora encorpado e definido. Voltei ao aplicativo no computador, troquei a chave para PC, coloquei o HS na base, fui em "Transmissão" e aumentei todo o volume "Jogo". Meu amigo... A brincadeira começou aí.
Voltei ao Days Gone e o som já estava muito mais alto. Os graves ressaltaram de modo que eu sentia a minha orelha vibrando conforme atirava. Os gritos dos frenéticos não só estavam muito alto, como bem delineados e profundos. Isso tudo no modo Áudio 5.1. Sucede que o A50 trabalha com Dolby Surround até 7.1, e no jogo há a opção Surround 5.1 e 7.1. Coloquei na 7.1. Puta que me pariu... Eu estava à pé e abatendo um ninho. Dei às costas e comecei a correr, e que susto do caralho. Os bichos gritavam e gruniam e eu tinha a mais clara sensação de que eles estavam literalmente atrás de mim. Foi bizarro. O impacto dos tiros, a profundidade do som no mapa, os passos, o motor da moto... Enfim, é uma experiência simplesmente indescritível.
Cara, eu já zerei o jogo duas vezes, sendo uma com o meu Pulse, e NUNCA havia experenciado isso. Nunca! Testei Spider-Man e o som também é sensacional, mas por alguma razão o áudio em inglês fica MUITO melhor. Testei todos os modos de áudio dentro do jogo por uns 2 minutos cada e no fim acabei decidindo pelo "Máximo". Por algum motivo, o som me pareceu mais orgânico e causou uma sensação espacial mais precisa do que nos outros. Também testei Sackboy, mas somente em português. Som muito alto, encorpado, pesado e definido. Fantástico.
A construção do HS é primorosa. Mas é um produto Premium, então não esperava nada diferente. Ele é um pouco mais pesado que o Pulse. Se for usar só para jogar ou assistir algo, é perfeito. Ele não fica dançando na cabeça; é muito estável. Diferente do que acontecia comigo quando usava o Pulse até um tempo atrás, esse, em nenhum momento, pressionou a minha cabeça. O Pulse chegou a me causar dor por causa disso, e estou falando aqui de 15/20 minutos de jogatina. Era irritante. Joguei/testei com esse por quase 2 horas e é simplesmente incrível. Excepcionalmente confortável.
Ainda sobre conforto, eu PRECISO dizer uma coisa: a primeira coisa que me veio à mente no minuto em que as earcups encostaram nos meus ouvidos foi que eu estava colocando a cabeça entre os seios de uma mulher. Sem piada. Não é meme. Não estou forçando. Essa porra desse HS é MUITO CONFORTÁVEL. É tão gostoso de usar e tão natural que depois de um tempo eu já nem lembrava mais que o estava usando. Eu ajustei a altura uma única vez e não mexi mais, diferente do Pulse, que ficava indo pra cima depois de um tempo, mesmo quando já estava "laceado". E eu não estou nem perto de ser cabeçudo.
Essas são as primeiras impressões. Pra se adequar mesmo vai um tempo, mas, em princípio, somente elogios. Uma coisa que precisa ser dita: é claro que por ser um equipamento mais caro e etc. ele oferecerá uma experiência mais aprimorada em se tratando de frequências e altura do som. Ok. Dito isso: eu não sei, honestamente, até que ponto é pura e simplesmente vantagem do HS pelas suas especificações técnicas e onde começa a diferença entre Dolby Surround e Tempest 3D. A diferença é gritante. É claro que a Sony vai aprimorar isso, mas, sinceramente, eu não sei se é algo que pode ser nitidamente melhor ou se oferecerá, no máximo, a mesma experiência. Seja como for, estarei preparado, pois esse HS também é compatível com o Tempest se desabilitado o "Áudio de bate-papo" na parte de saída de áudio dentro das configurações do PS, como vocês podem ver nas fotos abaixo.
Vale lembrar que eu não estou usando o splitter desenvolvido pela Astro. Eu jogo o sinal de vídeo e áudio do meu PS5 direto para a minha TV pelo HDMI, e como a CX faz passthrough de Dolby Digital, seja por HDMI ou cabo ótico, eu habilito a opção na parte de configurações de áudio e já era. A base fica conectada ao PS5 pelo cabo USB, que é o meio pelo qual 1) o console reconhecerá o dispositivo, permitindo as melhores configurações e 2) ocorrerá o som do microfone. Assim, com o passthrough pelo cabo ótico, o sinal chega limpo e puro à base do A50, que trata o áudio e envia ao HS, e o USB cuida do áudio do microfone. Não há delay algum. A resposta é instantânea. Se bobear, o áudio chega antes da imagem.
Tomei a liberdade de publicar as fotos do setup para caso alguém tenha interesse ou curiosidade de saber quais são as configurações ideais.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Caraca Gois, esse seu entuasiasmo era tudo que eu esperava ler nos reviews do Tempest 3D e que
infelizmente no final mostrou-se somente para alavancar as vendas do Pulse 3D, não duvido do seu potencial,
tem tudo para ser aperfeiçoado nas mãos certas e na boa vontade dos devs, entretanto, ainda não me convenceu.
Eu tenho um Cloud Flight (recomendação do @CoRnELL) e o considero um dos fones mais confortáveis para jogar, já tive
um Gold e um Platinum que apesar de terem um bom isolamento esquentavam demais as orelhas ao ponto de ficarem
com muito suor (jogar sem ar condicionado em dias mais quentes era impossível).
Tenho também um WH-1000XM3 e o conforto também impressiona, então fico mais tranquilo lendo o seu relato sobre o conforto
dos seios de uma mulher, que delícia!!!
![Fanboys... :fanboys: :fanboys:](/styles/dark_responsive/xenforo/menes/fanboys.png)
Sobre a qualidade do áudio do A50 não duvido das suas palavras, quem critica esse H7 é igual a galerinha do burn in ou
da pré-venda do PS5, nunca tiveram uma experiência real e sempre querem justificar a escolha de suas compras.