Jason Schreier: Sony aposta sua linha de jogos de outono no estúdio pouco conhecido e vence
Com exclusividades do PlayStation muito esperadas como God of War e Horizon Forbidden West adiadas para o próximo ano , a editora de videogames Sony Group Corp. está encabeçando sua agenda de lançamentos de outono com um jogo de uma empresa pouco conhecida que nunca lançou um jogo antes.
É uma jogada incomum para a Sony, que tende a confiar em desenvolvedores com histórico comprovado, mas as primeiras análises sugerem que a estratégia é vencedora.
Kena: Bridge of Spirits é um colorido jogo de ação feito pela Ember Lab , uma empresa sediada em Orange, Califórnia, fundada em 2009 que começou como um estúdio de animação e conteúdo digital. Embora Kena se pareça com um filme da Pixar, foi feito por uma pequena equipe que é apenas uma fração do tamanho dos concorrentes deste outono.
O jogo, que está disponível apenas em computadores e consoles PlayStation, foi revelado no grande evento do PlayStation 5 da Sony no ano passado e teve destaque em outros eventos da fabricante japonesa de consoles, recebendo o tipo de suporte de marketing normalmente reservado para lançamentos maiores.
O PlayStation 5 está vendendo mais rápido do que pode ser feito, em parte por causa da estratégia da Sony de lançar sucessos de bilheteria exclusivos em seus vários estúdios internos, como Sony Santa Monica e Guerrilla Games . Mas jogos como God of War Ragnarok e Horizon Forbidden West podem levar mais de quatro anos para serem feitos e enfrentaram atrasos adicionais devido à pandemia, forçando a Sony a contar com desenvolvedores externos como Ember Lab para ajudar a preencher as lacunas. Kena se junta ao Deathloop , um console de grande orçamento mais tradicional e exclusivo feito pela Bethesda Softworks, de propriedade da Microsoft Corp. , para liderar a linha de PlayStation neste outono.
O esforço parece ter valido a pena. Kena saiu na terça-feira e recebeu uma resposta entusiasmada, recebendo 84 em 100 no site de agregação de análises Metacritic. O site de jogos IGN o chamou de “um primeiro jogo maravilhoso da Ember Lab”. Bloomberg passou algum tempo com o jogo e o achou lindo e charmoso.
O impacto de Kena foi significativo, especialmente considerando que é o primeiro título do Ember Lab, disse Lewis Ward, diretor de pesquisa para jogos da IDC. “Não é fácil sair do portão e acertar um sólido simples ou duplo, que é o que o Ember Lab fez, no mínimo.”
Esse ano tem muito jogo que muita gente apostou que iria flopar e foram muito bem, Kena, Returnal, Psychonauts 2, Deathloop e outros.
Não teve nenhum SUPER destaque como God of War, Red Dead 2 ou The Last of Us Part II, o jogo que muitos apostavam levar tudo em 2020 provavelmente não vai ser indicado a nada, então é um ano com muitos ótimos jogos mesmo sem nenhuma super produção.