Quão digital será o mercado de videogames em 2024?
Analisamos os dados do mercado europeu para revelar como os downloads de novos jogos aumentaram
A vasta maioria da indústria de jogos é digital. Isso já acontece há algum tempo.
No geral, quando consideramos downloads, microtransações, DLC, assinatura, PC, dispositivos móveis e assim por diante, o mercado de jogos físicos representa uma parcela muito pequena do mercado de videogames.
No entanto, quando falamos sobre a venda de videogames novos, o negócio físico pode realmente ser uma forma importante de distribuir e vender videogames.
Vamos pegar 2023. Em toda a Europa, de acordo com a GSD (que rastreia vendas físicas e digitais), 72,4 milhões de videogames foram vendidos por meio de varejistas físicos. E se olharmos apenas para jogos novos (jogos lançados apenas em 2023),
podemos ver que 42% de todos os jogos novos vendidos em 2023 foram vendidos por meio de lojas físicas. Essa é uma grande fatia de mercado.
Mas como isso mudou em 2024?
Agora, os dados do GSD são muito bons, mas não são completos. Ele rastreia as vendas físicas no varejo para todos os principais países europeus, mas não rastreia todos os varejistas e há nações europeias menores que ele não rastreia (como a Grécia, por exemplo).
Além disso, enquanto seus dados digitais rastreiam as vendas da maioria das principais editoras (então Ubisoft, EA, Activision, Sega, Capcom, Microsoft, Sony, Plaion, Warner Bros etc…), eles não rastreiam os milhares de títulos autopublicados, e estão faltando algumas editoras – a mais significativa sendo a Nintendo. Para esta análise, tivemos que descontar os jogos first-party da Nintendo do relatório.
Então, quando digo afirmações como "42% dos jogos vendidos em 2023 foram vendidos em lojas físicas", estou falando principalmente de videogames AA e AAA (exceto aqueles feitos pela Nintendo).
Com essas ressalvas em mente, voltemos à análise.
Nas primeiras 40 semanas de 2024, vimos uma mudança drástica em direção ao digital quando se trata de vendas de novos jogos.
Em toda a Europa, 75% dos "novos jogos" (jogos lançados este ano) foram vendidos como downloads digitais (25% por meio de varejistas físicos). Isso é uma mudança de 12 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas 63% dos jogos foram vendidos por meio de PSN, Xbox Live, Steam e eShop.
Observação: esses dados são apenas para as primeiras 40 semanas do ano. O último trimestre do ano é tipicamente um pouco mais "amigável ao físico" devido à troca de presentes perto do Natal (além de eventos de varejo como a Black Friday). É por isso que as primeiras 40 semanas do ano passado foram 63% digitais, e isso caiu para 58% quando o ano acabou.
A mudança é muito causada pela digitalização aumentada no PlayStation. Nas primeiras 40 semanas de 2023, 41% dos novos jogos do PS5 foram vendidos via varejo físico, mas este ano caiu para 32%. Pela primeira vez, as vendas de novos jogos físicos no PlayStation caíram para menos de um terço do mercado.
Também vimos uma digitalização maior no Xbox. O Xbox sempre foi o console mais digital, e neste ano apenas 19% dos novos jogos do Xbox Series S e X foram vendidos por meio de lojas de varejo. Em 2023, 26% das vendas de jogos do Xbox foram físicas.
As coisas são diferentes com o Nintendo Switch. Agora, devo enfatizar que estamos perdendo muitos dados do Switch porque a Nintendo não compartilha vendas digitais de primeira parte com a GSD. Isso significa que isso é puramente baseado em vendas de jogos de terceiros, o que não é um grande componente do mercado de software do Nintendo Switch.
No Switch, 65% dos novos jogos de terceiros vendidos na plataforma (em toda a Europa nas primeiras 40 semanas do ano) foram vendidos
fisicamente . Isso mesmo, o Switch continua sendo uma plataforma predominantemente física para esse fim do mercado. No mesmo período do ano passado, 67% das vendas do Switch foram físicas. Então houve uma pequena mudança aí, mas não significativa.
Então o que está causando essa mudança drástica em 2024 em direção ao digital, particularmente no PlayStation e no Xbox?
Bem, a mudança pode não ser tão significativa quanto parece à primeira vista. A divisão digital/física para novos jogos pode variar muito de título para título. Se você olhar para os jogos de tiro multijogador recentes, por exemplo, verá que mais de 90% dos jogos vendidos são por meio de lojas digitais. Mas olhe para um jogo como Astro Bot no PS5, e na verdade esse jogo tem (até agora) sido vendido principalmente por meio de varejistas físicos. Em outras palavras, o quão digital um ano é ou não depende muito do cronograma de lançamento.
2023 foi um ano de sucesso para novos videogames, e foi encabeçado por Hogwarts Legacy. O jogo ambientado no universo de Harry Potter foi um grande lançamento popular que atraiu amplamente, e esses jogos geralmente se saem melhor fisicamente do que lançamentos mais hardcore. E, de fato, esse foi o caso de Hogwarts Legacy. O jogo da Warner Bros também foi muito popular no Nintendo Switch que, como estabelecemos, é uma plataforma predominantemente física. Em contraste, não tivemos um grande jogo de Switch de terceiros este ano (os dois maiores foram EA Sports FC 25 e Prince of Persia: The Lost Crown).
Não foi só Hogwarts. Jogos narrativos single-player também costumam ter um desempenho melhor fisicamente do que títulos multijogador, e tivemos alguns deles em 2023, como Star Wars Jedi: Survivor e o remake de Resident Evil 4. Então, a lista de lançamentos do ano passado foi bem amigável ao físico.
Em contraste, 2024 não teve esses jogos. Os maiores lançamentos foram coisas como Helldivers 2 e Warhammer 40.000: Space Marine 2, que se inclinam mais para o digital.
Dito isso, houve um movimento natural em direção às vendas digitais, e a maneira como podemos concluir isso é olhando para os lançamentos anuais. Especialmente, jogos esportivos.
Olhando para títulos esportivos como EA Sports FC 25, NBA 2K25, F1 2024 e WWE 2K24, podemos ver um aumento na digitalização. Para alguns jogos, é um aumento digital de 1% a 2%, enquanto para outros é em torno de 5%. Então houve uma mudança maior em direção ao digital, mas não exatamente os números que estávamos relatando mais acima no artigo.
Concluindo, se um desenvolvedor ou editor de jogos deve considerar um lançamento físico dependerá em grande parte do jogo, da plataforma, do público e do território. Você está fazendo um jogo de plataforma de ação AAA para o Switch? Você deveria estar olhando para um título físico. É um survival horror single-player para PlayStation? Pode valer a pena considerar o físico. Um jogo de tiro multijogador para Xbox e PC? Talvez não.
E com 32 milhões de jogos físicos vendidos na Europa nos primeiros nove meses do ano, o mercado de jogos em caixa continua sendo uma oportunidade viável para empresas de jogos em todo o mundo.
The vast majority of the games industry is digital. This has been the case for quite some time.
www.gamesindustry.biz