[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos PELO
  • Data de Início Data de Início
PlayStation 5
Poxa.. não estou sozinho nessa vida. \o/

Poxa.. é tão ruim assim comparada a dos consoles da atual gen?

O que ta podre? Os gráficos?
Disparado, uma das piores experiências que tive num lançamento. O jogo day one era sem condições alguma de jogar.

- crash e fechava o game
- framedrop extremo
- não carregava a textura das coisas
- andar de carro era um desafio pq não carregava o resto do mapa, então acontecia de bater numa parede

E mesmo assim eu zerei o game.

Quão digital será o mercado de videogames em 2024?​

Analisamos os dados do mercado europeu para revelar como os downloads de novos jogos aumentaram

A vasta maioria da indústria de jogos é digital. Isso já acontece há algum tempo.

No geral, quando consideramos downloads, microtransações, DLC, assinatura, PC, dispositivos móveis e assim por diante, o mercado de jogos físicos representa uma parcela muito pequena do mercado de videogames.

No entanto, quando falamos sobre a venda de videogames novos, o negócio físico pode realmente ser uma forma importante de distribuir e vender videogames.

Vamos pegar 2023. Em toda a Europa, de acordo com a GSD (que rastreia vendas físicas e digitais), 72,4 milhões de videogames foram vendidos por meio de varejistas físicos. E se olharmos apenas para jogos novos (jogos lançados apenas em 2023), podemos ver que 42% de todos os jogos novos vendidos em 2023 foram vendidos por meio de lojas físicas. Essa é uma grande fatia de mercado.

Mas como isso mudou em 2024?

Agora, os dados do GSD são muito bons, mas não são completos. Ele rastreia as vendas físicas no varejo para todos os principais países europeus, mas não rastreia todos os varejistas e há nações europeias menores que ele não rastreia (como a Grécia, por exemplo).

Além disso, enquanto seus dados digitais rastreiam as vendas da maioria das principais editoras (então Ubisoft, EA, Activision, Sega, Capcom, Microsoft, Sony, Plaion, Warner Bros etc…), eles não rastreiam os milhares de títulos autopublicados, e estão faltando algumas editoras – a mais significativa sendo a Nintendo. Para esta análise, tivemos que descontar os jogos first-party da Nintendo do relatório.

Então, quando digo afirmações como "42% dos jogos vendidos em 2023 foram vendidos em lojas físicas", estou falando principalmente de videogames AA e AAA (exceto aqueles feitos pela Nintendo).

Com essas ressalvas em mente, voltemos à análise.

Nas primeiras 40 semanas de 2024, vimos uma mudança drástica em direção ao digital quando se trata de vendas de novos jogos. Em toda a Europa, 75% dos "novos jogos" (jogos lançados este ano) foram vendidos como downloads digitais (25% por meio de varejistas físicos). Isso é uma mudança de 12 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas 63% dos jogos foram vendidos por meio de PSN, Xbox Live, Steam e eShop.
Observação: esses dados são apenas para as primeiras 40 semanas do ano. O último trimestre do ano é tipicamente um pouco mais "amigável ao físico" devido à troca de presentes perto do Natal (além de eventos de varejo como a Black Friday). É por isso que as primeiras 40 semanas do ano passado foram 63% digitais, e isso caiu para 58% quando o ano acabou.
A mudança é muito causada pela digitalização aumentada no PlayStation. Nas primeiras 40 semanas de 2023, 41% dos novos jogos do PS5 foram vendidos via varejo físico, mas este ano caiu para 32%. Pela primeira vez, as vendas de novos jogos físicos no PlayStation caíram para menos de um terço do mercado.

Também vimos uma digitalização maior no Xbox. O Xbox sempre foi o console mais digital, e neste ano apenas 19% dos novos jogos do Xbox Series S e X foram vendidos por meio de lojas de varejo. Em 2023, 26% das vendas de jogos do Xbox foram físicas.

As coisas são diferentes com o Nintendo Switch. Agora, devo enfatizar que estamos perdendo muitos dados do Switch porque a Nintendo não compartilha vendas digitais de primeira parte com a GSD. Isso significa que isso é puramente baseado em vendas de jogos de terceiros, o que não é um grande componente do mercado de software do Nintendo Switch.

No Switch, 65% dos novos jogos de terceiros vendidos na plataforma (em toda a Europa nas primeiras 40 semanas do ano) foram vendidos fisicamente . Isso mesmo, o Switch continua sendo uma plataforma predominantemente física para esse fim do mercado. No mesmo período do ano passado, 67% das vendas do Switch foram físicas. Então houve uma pequena mudança aí, mas não significativa.

Então o que está causando essa mudança drástica em 2024 em direção ao digital, particularmente no PlayStation e no Xbox?

Bem, a mudança pode não ser tão significativa quanto parece à primeira vista. A divisão digital/física para novos jogos pode variar muito de título para título. Se você olhar para os jogos de tiro multijogador recentes, por exemplo, verá que mais de 90% dos jogos vendidos são por meio de lojas digitais. Mas olhe para um jogo como Astro Bot no PS5, e na verdade esse jogo tem (até agora) sido vendido principalmente por meio de varejistas físicos. Em outras palavras, o quão digital um ano é ou não depende muito do cronograma de lançamento.

2023 foi um ano de sucesso para novos videogames, e foi encabeçado por Hogwarts Legacy. O jogo ambientado no universo de Harry Potter foi um grande lançamento popular que atraiu amplamente, e esses jogos geralmente se saem melhor fisicamente do que lançamentos mais hardcore. E, de fato, esse foi o caso de Hogwarts Legacy. O jogo da Warner Bros também foi muito popular no Nintendo Switch que, como estabelecemos, é uma plataforma predominantemente física. Em contraste, não tivemos um grande jogo de Switch de terceiros este ano (os dois maiores foram EA Sports FC 25 e Prince of Persia: The Lost Crown).

Não foi só Hogwarts. Jogos narrativos single-player também costumam ter um desempenho melhor fisicamente do que títulos multijogador, e tivemos alguns deles em 2023, como Star Wars Jedi: Survivor e o remake de Resident Evil 4. Então, a lista de lançamentos do ano passado foi bem amigável ao físico.

Em contraste, 2024 não teve esses jogos. Os maiores lançamentos foram coisas como Helldivers 2 e Warhammer 40.000: Space Marine 2, que se inclinam mais para o digital.

Dito isso, houve um movimento natural em direção às vendas digitais, e a maneira como podemos concluir isso é olhando para os lançamentos anuais. Especialmente, jogos esportivos.

Olhando para títulos esportivos como EA Sports FC 25, NBA 2K25, F1 2024 e WWE 2K24, podemos ver um aumento na digitalização. Para alguns jogos, é um aumento digital de 1% a 2%, enquanto para outros é em torno de 5%. Então houve uma mudança maior em direção ao digital, mas não exatamente os números que estávamos relatando mais acima no artigo.

Concluindo, se um desenvolvedor ou editor de jogos deve considerar um lançamento físico dependerá em grande parte do jogo, da plataforma, do público e do território. Você está fazendo um jogo de plataforma de ação AAA para o Switch? Você deveria estar olhando para um título físico. É um survival horror single-player para PlayStation? Pode valer a pena considerar o físico. Um jogo de tiro multijogador para Xbox e PC? Talvez não.

E com 32 milhões de jogos físicos vendidos na Europa nos primeiros nove meses do ano, o mercado de jogos em caixa continua sendo uma oportunidade viável para empresas de jogos em todo o mundo.

Jogo lindo, desde que foi lançado, agora então com o patch que saiu.... sem comentários!

Mas já tentei duas vezes jogar mais e me aprofundar. Não consigo. Sei lá, a jogabilidade não desce pra mim. Acho os movimentos do personagem muito estranhos. Não consigo achar esse masterpiece todo.

Mas respeito quem curte.
Impressionante como você descreveu exatamente a mesma sensação que tenho sobre este jogo (Witcher 3). Além das coisas que você já disse, acrescento o fato do jogo ter muitas conversas com NPCs o que acaba desmotivando pela quantidade que considero excessiva.
Já somos 03 pra fogueira 🔥 dos hereges por enquanto. 😂😂

TW3 é jogaço, joguei na geração passada, faltou apenas terminar as expansões, um dia ainda volto pra ele.

464107435_2903983703102765_360041409016019287_n.jpg

Impressionante como você descreveu exatamente a mesma sensação que tenho sobre este jogo (Witcher 3). Além das coisas que você já disse, acrescento o fato do jogo ter muitas conversas com NPCs o que acaba desmotivando pela quantidade que considero excessiva.
TW3 eu tentei jogar e achei um saco. Vai para o seleto hall de jogos grandes que eu não gosto ao lado de RDR2 kkkkk

Eu joguei TW3 depois de ter jogados GoT, e digo: TW3 pode ter sido bom, pra sua época. Mas GoT tem todos os refinamentos que faltaram no Witcher, o que faz GoT um jogo bem prazeroso de se jogar, não enjoativo, brilhante, sutil e cativante. Na minha análise The Witcher 3 supera em muitos aspectos Ghost of Tsushima, mas na soma dos fatores, o resultado de GoT é mais refinado do que TW3, o que faz GoT uma obra de rara precedência pra mim.

Nunca pensei em comparar os 2. Pra mim são coisas completamente diferentes, mas sim GoT é uma obra prima, até pq eu gosto da temática.

Modo de qualidade  

O modo PS5 Pro Quality conta com ray tracing, que não está disponível na versão base do jogo para PS5.

• 30 fps com traçado de raio
  • Reflexões traçadas por raios (opacas e transparentes)
  • Resolução de saída 3840 x 2160 (4K)
  • Resolução de renderização 2176 x 1224
Modo de desempenho 

O Modo de Desempenho no PS5 Pro apresenta resolução de saída significativamente maior e tem mais detalhes visuais em comparação ao PS5 base. O modo de Desempenho Pro usa aproximadamente as mesmas configurações de qualidade de imagem (renderização) que o modo de Qualidade do PS5 base.

A estabilidade geral da imagem, a neblina, a iluminação volumétrica e a precisão das sombras foram melhoradas no Pro.

• 60 fps
  • Usando aproximadamente as mesmas configurações de renderização (qualidade de imagem) do modo de qualidade base do PS5.
  • A versão básica do modo de desempenho do PS5 é executada em configurações de renderização (qualidade de imagem) mais baixas
  • Resolução de renderização 1536 x 864
  • Resolução de saída 3840 x 2160 (4K)
  • A versão base do PS5 reproduz em 1440p.

:bem: "Fácil" Hehehe, nem se Cyberpunk ficasse recebendo updates por 20 anos não ficaria melhor que TLOU 2.
Pra TLOU 2 perder um GOTY só se ele disputasse com Red Dead Redemption 2 (ou God of War, já que aconteceu esse absurdo dele ganhar de fato do RDR2).

Com todo respeito meu camarada, sou grande fã do original, mas TLoU Part II eu não acho nem bom, é um 6/10 pra ser generoso.

Allan Wake 2 Expansion com conteúdo de Control? :allgoods::magico:

Nunca pensei em comparar os 2. Pra mim são coisas completamente diferentes, mas sim GoT é uma obra prima, até pq eu gosto da temática.
Pois é.

GoT é um jogo de ação e aventura em mundo aberto. The Witcher 3 é um RPG de ação, com foco em escolhas, de mundo aberto.

Existe uma diferença bem grande entre os dois, que a dimensão RPG.

Vije Maria, é o irmão da Jessie
Sim, ele mesmo, vou jogar com certeza, e não vejo a hora de poder jogar Control 2, e também estão trabalhando em uma série de TV (acho) de Control, tomara que usem a mesma atriz do jogo.

Sim, ele mesmo, vou jogar com certeza, e não vejo a hora de poder jogar Control 2, e também estão trabalhando em uma série de TV (acho) de Control, tomara que usem a mesma atriz do jogo.
Remedy tá mandando bem demais...

3 semanas pros prozinho chegar 🙏🏻

Eu não sou um grande fã de rpg, mas os diálogos têm um equilíbrio muito bom.
Tem seriedade, humor e tiração de onda entre os personagens e npcs.
Não acho massivo e nem longos.

Diferente dos japoneses que parecem não sair do lugar.
Eu curtir o FF7 Remake e Rebirth, mas tem hora que parece "bobinho" e drama forçado,.

Adoro a Remedy, o primeiro Max Payne é um dos jogos da minha vida, joguei MUITO quando criança/adolescente. O 2 e 3 também são maravilhosos.
Ainda não joguei Control, nem os 2 Alan Wakes, mas estão na minha lista após finalizar SH2 Remake.

EFS_UafXoAEvktx.jpg

Disparado, uma das piores experiências que tive num lançamento. O jogo day one era sem condições alguma de jogar.

- crash e fechava o game
- framedrop extremo
- não carregava a textura das coisas
- andar de carro era um desafio pq não carregava o resto do mapa, então acontecia de bater numa parede

E mesmo assim eu zerei o game.

Eu confesso que comprei o PS5 só pra jogar Cyberpunk 2077 no lançamento. Eu não ia pegar o PS5 no lançamento, ia esperar um ou dois anos. No final, foi a melhor coisa que eu fiz, porque Cyberpunk 2077 no PS5 não estava tão ruim assim. Tive alguns poucos bugs, mas o único que me incomodou mesmo foi a missão dos táxis autônomos que estava bugada e não tinha como terminar. E me incomodou também a pouca densidade demográfica de Night City comparando com o PC. No centro da cidade tudo deserto. Estava estranho demais haha. (acho que arrumaram isso também).

Esses previews me fizeram comprar o jogo. Mais um lançamento.
Pelo menos usei um cupom no ML que deixou o preço bem justo.

@MVAP75, você acertou hahahaha. O ano não acabou.
Mas agora chega, não tem mais o que pegar hahahaha.

Última edição:
Eu confesso que comprei o PS5 só pra jogar Cyberpunk 2077 no lançamento. Eu não ia pegar o PS5 no lançamento, ia esperar um ou dois anos. No final, foi a melhor coisa que eu fiz, porque Cyberpunk 2077 no PS5 não estava tão ruim assim. Tive alguns poucos bugs, mas o único que me incomodou mesmo foi a missão dos táxis autônomos que estava bugada e não tinha como terminar. E me incomodou também a pouca densidade demográfica de Night City comparando com o PC. No centro da cidade tudo deserto. Estava estranho demais haha. (acho que arrumaram isso também).

Esses previews me fizeram comprar o jogo. Mais um lançamento.
Pelo menos usei um cupom no ML que deixou o preço bem justo.

@MVAP75, você acertou hahahaha. O ano não acabou.
Mas agora chega, não tem mais o que pegar hahahaha.
O game day one a cidade era muito densa, a cada patch foram tirando um pouco as pessoas.
CP2077 eu preciso jogar novamente

Users who are viewing this thread

Voltar