[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Galera, nunca assinei nenhum plano e quero assinar o plano Extra que vem no mês que vem, mas queria resgatar o FIFA 22 que tá disponível esse mês na Plus. Eu assinando o plano Extra, já vem junto os jogos da plus? E esse valor que eles colocam de R$339 é em uma vez só ou é mensal?

Fifa é jogo da Plus, se não tiver no catálago você não conseguirá resgatá-lo se não pegar agora... Assim um mês só de Plus pra não perder já que quer o jogo.
339 é anual.
 
Vejo com tristeza esses investimentos em microtransações. A Sony nunca abraçou isso e agora está investindo com força! :nooo:

Mas estou ciente que a regra é "money talks"! A indústria vai aonde está o dinheiro. E nesse momento é mobile e microtransações quem domina o mercado! :feelbad:

Jogou GT 7?

Já voltaram atrás de tudo. E qual outro jogo da Sony tem microtransações pesadíssimas ?

Agora ninguém é bobo, os caras olham Genshin Impact que faturou 2 BILHÕES só nos celulares no primeiro ano, olham EA vendendo cartinha de FIFA e a galera gastando fortunas nisso, o povo jogando dinheiro na tela com Fortnite. É claro que ela vai tentar o mesmo.

Agora existe um exagero absurdo, investir nisso não quer dizer que tudo vai ser assim, Horizon FW, Returnal, Ratchet & Clank, Demon´s Souls, Spider-Man, Uncharted, Days Gone, Ghost of Tsushima, The Last of Us Part II e tantos outros não tem nada disso. Agora isso não impede a criação de jogos com foco nisso, o Multiplayer do Uncharted 4 era lotado de microtransações, o modo fações de TLOU 2 com certeza vai ser. Microtransação cosmética não tem problema nenhum, gasta quem quer e pronto. O foda é como foi no caso de GT7 que os caras subiram absurdamente o preço de tudo, ai deu merda e voltaram atrás.

Investir em jogos com microtransação não é problema desde que os singleplayer continuem saindo com qualidade, seria um problema se amanhã TODOS os jogos fossem focados nisso.

FTHhyLvXwAAP6sw
 
A "vida real" ocorre além da famosa "guerra de consoles", sabe-se lá se o modelo de negócios que a MS assim como outras empresas vem trazendo lucro apesar dos famosos jargões de "Xbox não tem jogo", "EA pior editora do mundo" e por aí vai. Uma gurizada fala do fracasso do One comparando ao PS3, entretanto os problemas enfrentados pelo PS3 não chegam nem perto do fiasco e dos problemas que a MS enfrentou com o Xbox One e mesmo assim a MS ainda conseguiu ter lucro. Será que se a Sony enfrentasse uma maré de MS com One conseguiria se reerguer ?

Jogos single player com foco em narrativa como The Last of Us, Horizon, Ghost of Tsushima dentre outros custa uma grana preta para saírem do plano das ideias, e demoram anos pra se pagar, já um jogo como GTA V, COD, Battlefield, Fortnite se pagam e mais que isso, geram lucro. Nunca vi uma news ou algo parecido falando da "lucratividade" desse jogos single player de alto orçamento, já o contrário.

Jogos como esses que eu citei da Sony são uma boa janela de apresentação, mas não dão dinheiro, que é o que uma empresa precisa pra pagar as contas. Com certeza veremos mudanças no modelo de negócios da Sony nos próximos três anos, ela tá vendo a concorrência correr pra cima das micro, GAAS e ganhando grana, os últimos movimentos dela como tu trouxe na notícia é a prova disso. Só se perguntar, qual o próximo grande exclusivo de PS5(não cross-gen) first party da Sony anunciado por ela depois de God of War para 2023 ? Só Wolverine e Spider-Man 2.

E ainda peguemos os fatos que nenhum foi nem apresentado com gameplay, então nem se dá certeza de quem vem pra 2023. Pra esses jogos single o que ela tem feito é comprar exclusividade de third contando com isso pra repor esse gap. Aí fica a pergunta, até quando essa estratégia vai funcionar em manter os clientes leais, e até quando será que ela consegue deixar vantajoso pras third ficar mantendo exclusividade pra ela ? É como o @Guns citou, tem que fazer deles "Sony Games subscribers" , esse comentário foi irretocável.

A questão não é dar lucro ou não.

Todos esses jogos First Party da Sony que você citou foram bastante lucrativos. Não tenho notícia de nenhum jogo First Party da Sony mais recente que tenha dado prejuízo.

A questão é que todo mundo quer ter o seu GTAV, FIFA, COD, Fortnite e joguinhos mobile absurdamente lucrativos. Muitas empresas não querem apenas lucro, querem ter uma máquina de imprimir dinheiro fácil.

Não tem como uma empresa de jogos ver esses joguinhos de microtransações e não pensar: - Eu estou ralando um bocado para ter um lucro sofrido e esse pessoal lucrando valores surreais de dinheiro com joguinho de microtransação de baixo orçamento!

Microtransações são um câncer para a indústria, mas a culpa é do mercado que consume isso a ponto disso se tornar a parte mais lucrativa de toda indústria. :true:
 
A questão não é dar lucro ou não.

Todos esses jogos First Party da Sony que você citou foram bastante lucrativos. Não tenho notícia de nenhum jogo First Party da Sony mais recente que tenha dado prejuízo.

A questão é que todo mundo quer ter o seu GTAV, FIFA, COD, Fortnite e joguinhos mobile absurdamente lucrativos. Muitas empresas não querem apenas lucro, querem ter uma máquina de imprimir dinheiro fácil.

Não tem como uma empresa de jogos ver esses joguinhos de microtransações e não pensar: - Eu estou ralando um bocado para ter um lucro sofrido e esse pessoal lucrando valores surreais de dinheiro com joguinho de microtransação de baixo orçamento!

Microtransações são um câncer para a indústria, mas a culpa é do mercado que consume isso a ponto disso se tornar a parte mais lucrativa de toda indústria. :true:
A questão é que o lucro é baixo. Você ganha por unidade vendida e fica por aí, isso é "pouco" para jogos que se penduram em modelos de assinatura ou microtransações.

SP = anos sustentando algo, torcendo que dê certo para daí tirar o lucro e apostar de novo em um modelo que está em decadência perante o modelo online e de microtransações.

Não gosto de microtransações (pq será, rs) e não sou ávido por games online, mas hey, video game outrora foi fliperama e tinha louco pra "comprar um video game", acho que microtransações são o 2.0 disso.

Nem tenho idade pra falar de flipers, mas é a leitura que faço disso.
 
Jogou GT 7?

Já voltaram atrás de tudo. E qual outro jogo da Sony tem microtransações pesadíssimas ?

Agora ninguém é bobo, os caras olham Genshin Impact que faturou 2 BILHÕES só nos celulares no primeiro ano, olham EA vendendo cartinha de FIFA e a galera gastando fortunas nisso, o povo jogando dinheiro na tela com Fortnite. É claro que ela vai tentar o mesmo.

Agora existe um exagero absurdo, investir nisso não quer dizer que tudo vai ser assim, Horizon FW, Returnal, Ratchet & Clank, Demon´s Souls, Spider-Man, Uncharted, Days Gone, Ghost of Tsushima, The Last of Us Part II e tantos outros não tem nada disso. Agora isso não impede a criação de jogos com foco nisso, o Multiplayer do Uncharted 4 era lotado de microtransações, o modo fações de TLOU 2 com certeza vai ser. Microtransação cosmética não tem problema nenhum, gasta quem quer e pronto. O foda é como foi no caso de GT7 que os caras subiram absurdamente o preço de tudo, ai deu merda e voltaram atrás.

Investir em jogos com microtransação não é problema desde que os singleplayer continuem saindo com qualidade, seria um problema se amanhã TODOS os jogos fossem focados nisso.

FTHhyLvXwAAP6sw

A Sony acabou de comprar a Bungie por quase U$ 4 bilhões. Isso para Sony é MUITO dinheiro!

A Sony não tem dinheiro infinito como a Microsoft. Se está direcionando bilhões para jogos de microtrasanções, esse dinheiro deixará de ser investido em outras áreas.

É notório que a Sony está promovendo profundas mudanças na empresa e acho improvável que isso não afete em nada a futura entrega dos jogos singleplay (que atualmente é o cargo chefe da empresa).

Obviamente isso não ocorre do dia para noite, especialmente com tempo de desenvolvimento de jogos superando os 5 anos. Mas os sinais são bem claros!


 
É o mais certo a se fazer.

E digo mais, ele tem que aproveitar esse momentum para traduzir os Playstation players em "Sony Games subscribers", do contrário fica muito difícil reverter o cenário (vide PS2 para 360 e 360 para PS4).

No final das contas todas as devs vão entrar nos gamepass da vida sendo o diferencial algum game online febre exclusivo daquele console. Quem deter o "proximo WOW" toma a dianteira e vira o Netflix.

Apostaria minhas fichas em "Destiny 3" e Elders VI. Mas quem sabe que surpresas vem pelo caminho....
Comentário cirúrgico.

A Sony já falou que os gastos com singleplayer estão cada vez mais absurdos (devido a qualidade) e o retorno não está sendo tão bom quanto eles gostariam.
Eles precisam de receita e vão se adequar ao mercado, infelizmente (para gamers) o mercado é assim atualmente e seria até "burrice" da Sony, com sua grande fama no mercado, não aproveitar.

A Microsoft foi mais visionária e entrou antes, já está consolidada com seu gamepass e está buscando se consolidar mais ainda. A Sony, também esperta, se mexeu e vai entrar forte.

A Sony deve manter o mesmo negócio : PS5, PC e Mobile. E pelos rumores...vai fazer exatamente a mesma coisa que a concorrente, launcher, jogos e serviços em todas plataformas, até mesmo em cloud, como o xCloud.
 
Última edição:
A questão é que o lucro é baixo. Você ganha por unidade vendida e fica por aí, isso é "pouco" para jogos que se penduram em modelos de assinatura ou microtransações.

SP = anos sustentando algo, torcendo que dê certo para daí tirar o lucro e apostar de novo em um modelo que está em decadência perante o modelo online e de microtransações.

Não gosto de microtransações (pq será, rs) e não sou ávido por games online, mas hey, video game outrora foi fliperama e tinha louco pra "comprar um video game", acho que microtransações são o 2.0 disso.

Nem tenho idade pra falar de flipers, mas é a leitura que faço disso.

O ponto é que todas querem um um Fortnite, FIFA ou Genshin Impact da vida, o problema que são muitos jogos tentando ser esses novos jogos 1 vai conseguir esse mercado. Para 1 jogo conseguir esse feito outros 500 floparam.

A Sony acabou de comprar a Bungie por quase U$ 4 bilhões. Isso para Sony é MUITO dinheiro!

A Sony não tem dinheiro infinito como a Microsoft. Se está direcionando bilhões para jogos de microtrasanções, esse dinheiro deixará de ser investido em outras áreas.

É notório que a Sony está promovendo profundas mudanças na empresa e acho improvável que isso não afete em nada a futura entrega dos jogos singleplay (que atualmente é o cargo chefe da empresa).

Obviamente isso não ocorre do dia para noite, especialmente com tempo de desenvolvimento de jogos superando os 5 anos. Mas os sinais são bem claros!



É claro que vai ser tornar, ela comprou um estúdio que é multiplataforma e afirmou que os jogos dele vão continuar multi. Além disso os jogos estão chegando no PC um tempo depois, não tem novidade nenhuma nisso. Vc acha que se amanhã sair Destiny 3 ela vai tirar do PC e do Xbox? Seria burrice, Destiny é um jogo gigante e ela vai ganhar com ele de todos os lados.

Agora existe um alarde muito grande que ao meu ver é totalmente desproporcional para o que está acontecendo, não para de sair jogo singleplayer de qualidade, o erro que cometeram em GT7 durou menos de 1 semana e já voltaram atrás.

Os sinais que eu vejo é que vão investir em mais uma frente, apenas isso e já deixaram claro, é só olhar os investimentos. Ela não tá simplesmente pegando a Sucker Punch, Guerrilla, Santa Monica e outros estúdios e colocando para fazer um jogo serviço, ela comprou ou fez parceria com vários estúdios para focar nisso e expandiu os estúdios internos para trabalharem em mais jogos.

Bungie (Um estúdio que sabe fazer GaaS)
Firesprite (Tá trabalhando em VR e o rumor de um jogo multiplayer de terror para PS5)
Deviation Games (Provalmente um FPS SP e MP, são devs veteranos de Call of Duty)
Firewalk Studios (Confirmado que vai ser um multiplayer, esses cara são veteranos que trabalharam em Destiny, Call of Duty, Diablo, Bioshock e Mass Effect)
Haven Studios (Jogo da Jade Raymond, ninguém sabe do que se trata e falaram que vai ter elementos sociais)
 
Fifa é jogo da Plus, se não tiver no catálago você não conseguirá resgatá-lo se não pegar agora... Assim um mês só de Plus pra não perder já que quer o jogo.
339 é anual.
Fechou, vou assinar um mês só da plus pra resgatar o jogo, valeu! Do valor do planto Extra, esses 339 eles cobram em 1x só ou é diluído em 12x?
 
A sony tocando do jeito que tá, criando de 2 a 3 times por estúdio, mantendo uma frente single e outra MP nao me preocupa nao, acho justo ela querer diversificar tanto o portfolio como os próprios investimentos. E sobre "multiplataforma" foi o que falaram, sony vai investir tanto em PC quanto mobile
 
Meio que tanto faz os propósitos de tudo isso, ninguém aqui tem poder pra mudar nada, simplesmente aceitar e seguir a vida. O futuro é incerto, e muitas mudanças que estão sendo discutidas aqui, sequer serão possíveis de serem observadas pela maioria (considerando que a vida é um sopro e vc pode ler isso sofrendo um infarto)

O pensamento que fica é: como me sentirei no leito de morte, lembrando do tempo desperdiçado digitando mensagem em fórum?

@Gois me pediu pra deixar essa reflexão, peçam o seu banimento e aproveitem a vida.
 
A questão não é dar lucro ou não.

Todos esses jogos First Party da Sony que você citou foram bastante lucrativos. Não tenho notícia de nenhum jogo First Party da Sony mais recente que tenha dado prejuízo.

A questão é que todo mundo quer ter o seu GTAV, FIFA, COD, Fortnite e joguinhos mobile absurdamente lucrativos. Muitas empresas não querem apenas lucro, querem ter uma máquina de imprimir dinheiro fácil.

Não tem como uma empresa de jogos ver esses joguinhos de microtransações e não pensar: - Eu estou ralando um bocado para ter um lucro sofrido e esse pessoal lucrando valores surreais de dinheiro com joguinho de microtransação de baixo orçamento!

Microtransações são um câncer para a indústria, mas a culpa é do mercado que consume isso a ponto disso se tornar a parte mais lucrativa de toda indústria. :true:
Me fiz entender errado, eu não quis dizer que eles não foram lucrativos ou que não geram lucros, mas sim que demoram mais pra gerar lucro e que param mais rápido de gerar lucro e que o investimento é bem maior, até porque eles estão disponíveis somente no PS o que agrava ainda mais. E reforçando, jogos singleplayer são os meus favoritos.

Peguemos GTA V como exemplo, gastaram somente uma vez na produção e o jogo já foi lançado pra PS3/360, PS4/One e agora pra PS5/XbxS, o jogo em poucas semanas já tinha vendido milhares de cópias, trazendo lucro em um tempo muito mais curto pra empresa e de uma maneira bem mais rápida e até hoje continua gerando lucro. Comparemos agora com GOW 3, foi lançado no PS3 e depois no PS4, quanto tempo demorou pra que o jogo se pagasse e depois gerasse lucro vs tempo e custo pra se fazer ?

Fora que além de estar somente no PS, se você pegar a base de jogadores de GTA V somente no PS e comparar com a base de GOW 3 vai ver que a diferença é absurda, não quer dizer que GOW 3 não deu lucro, ou foi um jogo ruim ou que não trouxe marketing, mas sim que é muito mais complicado se manter somente de GOWres 3 ou dar uma atenção muito maior a jogos como ele.

E até mesmo comparando com um "exclusivo", a gente pegar por exemplo Halo no seu auge, Halo 3, ele com certeza custou bem menos pra se fazer, ficou anos a fio dando lucro com praticamente só um investimento inicial, deu lucro por assinatura de Live Gold, microtransações e ainda hoje anos de depois ainda dá lucro nos seus relançamentos tendo seu multiplayer bastante jogado. Foi essa a diferença que eu quis dizer.
 
O ponto é que todas querem um um Fortnite, FIFA ou Genshin Impact da vida, o problema que são muitos jogos tentando ser esses novos jogos 1 vai conseguir esse mercado. Para 1 jogo conseguir esse feito outros 500 floparam.



É claro que vai ser tornar, ela comprou um estúdio que é multiplataforma e afirmou que os jogos dele vão continuar multi. Além disso os jogos estão chegando no PC um tempo depois, não tem novidade nenhuma nisso. Vc acha que se amanhã sair Destiny 3 ela vai tirar do PC e do Xbox? Seria burrice, Destiny é um jogo gigante e ela vai ganhar com ele de todos os lados.

Agora existe um alarde muito grande que ao meu ver é totalmente desproporcional para o que está acontecendo, não para de sair jogo singleplayer de qualidade, o erro que cometeram em GT7 durou menos de 1 semana e já voltaram atrás.

Os sinais que eu vejo é que vão investir em mais uma frente, apenas isso e já deixaram claro, é só olhar os investimentos. Ela não tá simplesmente pegando a Sucker Punch, Guerrilla, Santa Monica e outros estúdios e colocando para fazer um jogo serviço, ela comprou ou fez parceria com vários estúdios para focar nisso e expandiu os estúdios internos para trabalharem em mais jogos.

Bungie (Um estúdio que sabe fazer GaaS)
Firesprite (Tá trabalhando em VR e o rumor de um jogo multiplayer de terror para PS5)
Deviation Games (Provalmente um FPS SP e MP, são devs veteranos de Call of Duty)
Firewalk Studios (Confirmado que vai ser um multiplayer, esses cara são veteranos que trabalharam em Destiny, Call of Duty, Diablo, Bioshock e Mass Effect)
Haven Studios (Jogo da Jade Raymond, ninguém sabe do que se trata e falaram que vai ter elementos sociais)

Entendo e concordo em parte.

Só destacaria que a Sony não tem dinheiro infinito e está investindo quantias enormes (para o tamanho da empresa) em jogos de microtransações.

Ou seja, os tradicionais jogos singleplay não são mais o único foco da empresa nesse momento.

Se todo esse colossal investimentos em jogos de microtrasações não vai reduzir em nada o foco/quantidade/qualidade dos jogos singleplay no futuro, isso é algo que só saberemos com certeza daqui a pelo menos 5 anos. :true:

Penso que em empresas com caixa limitado, quando se investe muito em uma área, está reduzindo o investimento em outra.

Enquanto gastou U$ 300 milhões para expandir todos seus estúdios First Party (e ainda afirmando que parte desse valor ainda é para o multiplataforma), está gastando incomparavelmente mais dinheiro em setores de jogos com microtransações.


“Planejamos aumentar as despesas de desenvolvimento de software destinadas a fortalecer o software primário em nossos estúdios existentes em aproximadamente ¥ 40 bilhões [US$ 308 milhões]. No futuro, nosso objetivo é expandir o negócio de jogos, fortalecendo nosso software primário e implantando esse software em várias plataformas”.



 
Meus dois dual sense tao com problema de drift e a po*** da sony nao faz nada pq ta fora da garantia, alguem sabe o que eu faço? tem algum lugar no brasil que faz esse reparo do joystick?
 
Meus dois dual sense tao com problema de drift e a po*** da sony nao faz nada pq ta fora da garantia, alguem sabe o que eu faço? tem algum lugar no brasil que faz esse reparo do joystick?

Algumas conseguiram resolver apenas abrindo e fazendo a limpeza, eu tentaria.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho dois convites do beta fechado do jogo Multiversus, caso alguém queira só dizer que mando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendo e concordo em parte.

Só destacaria que a Sony não tem dinheiro infinito e está investindo quantias enormes (para o tamanho da empresa) em jogos de microtransações.

Ou seja, os tradicionais jogos singleplay não são mais o único foco da empresa nesse momento.

Se todo esse colossal investimentos em jogos de microtrasações não vai reduzir em nada o foco/quantidade/qualidade dos jogos singleplay no futuro, isso é algo que só saberemos com certeza daqui a pelo menos 5 anos. :true:

Penso que em empresas com caixa limitado, quando se investe muito em uma área, está reduzindo o investimento em outra.

Enquanto gastou U$ 300 milhões para expandir todos seus estúdios First Party (e ainda afirmando que parte desse valor ainda é para o multiplataforma), está gastando incomparavelmente mais dinheiro em setores de jogos com microtransações.


“Planejamos aumentar as despesas de desenvolvimento de software destinadas a fortalecer o software primário em nossos estúdios existentes em aproximadamente ¥ 40 bilhões [US$ 308 milhões]. No futuro, nosso objetivo é expandir o negócio de jogos, fortalecendo nosso software primário e implantando esse software em várias plataformas”.




300 milhões? pera isso é a grana que pagaram num pedaço da square, que safada essa sony, criou uma empresa de nome embracer e comprou um pedaço da square. :fag:
 
Me fiz entender errado, eu não quis dizer que eles não foram lucrativos ou que não geram lucros, mas sim que demoram mais pra gerar lucro e que param mais rápido de gerar lucro e que o investimento é bem maior, até porque eles estão disponíveis somente no PS o que agrava ainda mais. E reforçando, jogos singleplayer são os meus favoritos.

Peguemos GTA V como exemplo, gastaram somente uma vez na produção e o jogo já foi lançado pra PS3/360, PS4/One e agora pra PS5/XbxS, o jogo em poucas semanas já tinha vendido milhares de cópias, trazendo lucro em um tempo muito mais curto pra empresa e de uma maneira bem mais rápida e até hoje continua gerando lucro. Comparemos agora com GOW 3, foi lançado no PS3 e depois no PS4, quanto tempo demorou pra que o jogo se pagasse e depois gerasse lucro vs tempo e custo pra se fazer ?

Fora que além de estar somente no PS, se você pegar a base de jogadores de GTA V somente no PS e comparar com a base de GOW 3 vai ver que a diferença é absurda, não quer dizer que GOW 3 não deu lucro, ou foi um jogo ruim ou que não trouxe marketing, mas sim que é muito mais complicado se manter somente de GOWres 3 ou dar uma atenção muito maior a jogos como ele.

E até mesmo comparando com um "exclusivo", a gente pegar por exemplo Halo no seu auge, Halo 3, ele com certeza custou bem menos pra se fazer, ficou anos a fio dando lucro com praticamente só um investimento inicial, deu lucro por assinatura de Live Gold, microtransações e ainda hoje anos de depois ainda dá lucro nos seus relançamentos tendo seu multiplayer bastante jogado. Foi essa a diferença que eu quis dizer.
Detalhe que um MP bem sucedido permite anos de tentativas e erros. Um SP mal sucedido muitas vezes já foi sinal de bankrupt.
 
Detalhe que um MP bem sucedido permite anos de tentativas e erros. Um SP mal sucedido muitas vezes já foi sinal de bankrupt.

Se o MP for o primeiro da franquia pode acabar em bankrupt também. :pensa:
 
Se o MP for o primeiro da franquia pode acabar em bankrupt também. :pensa:
Também... mas se fosse dono de alguma dev e tivesse bala na agulha para investir em alguma coisa visando a saúde da minha softhouse e o meu bolso, SP não seria o meu foco.
 
Entendo e concordo em parte.

Só destacaria que a Sony não tem dinheiro infinito e está investindo quantias enormes (para o tamanho da empresa) em jogos de microtransações.

Ou seja, os tradicionais jogos singleplay não são mais o único foco da empresa nesse momento.

Se todo esse colossal investimentos em jogos de microtrasações não vai reduzir em nada o foco/quantidade/qualidade dos jogos singleplay no futuro, isso é algo que só saberemos com certeza daqui a pelo menos 5 anos. :true:

Penso que em empresas com caixa limitado, quando se investe muito em uma área, está reduzindo o investimento em outra.

Enquanto gastou U$ 300 milhões para expandir todos seus estúdios First Party (e ainda afirmando que parte desse valor ainda é para o multiplataforma), está gastando incomparavelmente mais dinheiro em setores de jogos com microtransações.


“Planejamos aumentar as despesas de desenvolvimento de software destinadas a fortalecer o software primário em nossos estúdios existentes em aproximadamente ¥ 40 bilhões [US$ 308 milhões]. No futuro, nosso objetivo é expandir o negócio de jogos, fortalecendo nosso software primário e implantando esse software em várias plataformas”.




Mas ela não precisa de dinheiro infinito, sem o dinheiro infinito ela entrega muito mais que empresas trilionarias.
Hoje a Sony expandiu vários estúdios, além disso fez parcerias e comprou estúdios novos, com custo muito baixo e lotados de veteranos do mercado. Novamente, Firesprite, Deviation Games, Firewalk Studios e Haven Studios são estúdios novos que devem ter custado uma merreca para Sony e tem muita gente boa.

Insomniac é outro exemplo, custou uma merreca e hoje deve ser um dos melhores estúdios da Sony. tem duvida que Spider-Man 2 e Wolverine vão fazer rios de dinheiro?

Naughty Dog hoje tem quase 700 funcionários.
Insomniac 450.
Guerrila e Santa monica tem quase 400.

São estúdios que estão crescendo muito, sem falar Bend, SP e outros que estão crescendo. Dinheiro é muito importante, só que planejamento tbm, não adianta gastar bilhões e bilhões comprando deus e o mundo sem planejamento. Tirando a Bungie ela não fez nenhuma loucura, todas essas compras de estúdios menores são promessas interessantes, principalmente por ser tratarem de estúdios formados por veteranos de outros estúdios.

Só resta aguardar, eu acho que é um enorme exagero dizer que o foco vai ser só esse, que tudo vai ser microtransação e etc. É claro que Sony e MS mesmo com a grana infinita dela querem um Fortnite da vida, só que achar que ela vai arriscar tudo nisso e esquecer de investir nos jogos de consagraram ela é muita inocência.

Eu vejo claramente que a expansão dos estúdios internos, aquisição de estúdios novos e a compra da Bungie é justamente para isso. Neil já disse que a ND está trabalhando em 3 jogos simultaneamente, isso era impossível alguns anos atrás, provavelmente todos os estúdios devem ir pelo mesmo caminho, trabalhar em 2 jogos pelo menos.

Sempre existiu a reclamação que a Sony não investia em Multiplayer, agora ela tá fazendo isso, indo atrás desse mercado e sinceramente se não afetar os jogos single eu to nem ai. Pelo que parece não vai afetar justamente porque os estúdios estão crescendo para isso, para que consigam trabalhar em 2 jogos pelo menos.
 
Detalhe que um MP bem sucedido permite anos de tentativas e erros. Um SP mal sucedido muitas vezes já foi sinal de bankrupt.

Todo mundo quer ter seu GTAV, FIFA, COD, Fortnite, joguinho de microtransação de sucesso! Todo mundo quer ter sua máquina de imprimir dinheiro fácil!

Mas poucos efetivamente conseguiram e existe um limite desse tipo de jogo que o mercado consegue absolver. São jogos que viciam demais e tomam um tempo gigantesco do jogador, não deixando muito tempo disponível para ele tentar outras jogos. É um mercado bem saturado, difícil de entrar, conquistar seu espaço e efetivamente vingar. Também precisa de alguma sorte!

Não faltam exemplos de jogos que tentaram e falharam feio.

Apesar do lucro absurdo que esses joguinhos de microtransações de sucesso geram, é um mercado saturado aonde bem poucos tem a sorte de conseguir vingar.

Em outras palavras, não obstante os jogos com foco em microtransações representarem o maior lucro da indústria, são bem poucas empresas que conseguem o seu espaço nessa fatia do mercado.

Enquanto sempre vai existir mercado, bem menos saturado, ainda que menos lucrativo, em outras áreas!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só resta aguardar, eu acho que é um enorme exagero dizer que o foco vai ser só esse, que tudo vai ser microtransação e etc. É claro que Sony e MS mesmo com a grana infinita dela querem um Fortnite da vida, só que achar que ela vai arriscar tudo nisso e esquecer de investir nos jogos de consagraram ela é muita inocência.

Mas ninguém afirmou isso.

Só está se dizendo que a Sony só na compra da Bungie (empresa que faz jogos com foco em microtransações) investiu quase U$ 4 bilhões. Enquanto, nos estúdios internos investiu apenas U$ 300 milhões, sendo que parte desse dinheiro ainda foi destinada para lançar seus jogos em outras plataformas.

Ninguém está dizendo que a Sony vai parar de fazer jogo singleplay. Só está se afirmando que a Sony está fazendo investimentos maciços em multiplataforma, mobile e microtransações.

O singleplay claramente deixou de ser o único foco da empresa.

O que isso significará a longo prazo? Só o futuro poderá responder!
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo