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Meu resumo da análise Coreteks dos próximos consoles de geração
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Primeiro e acima de tudo, aqui está o link para o episódio. Eu recomendo.
Spoiler: Possui informações sobre um possível exclusivo para o PS5.
Portanto, Coreteks fez uma análise dos consoles da próxima geração e como eles afetarão os jogos e, em particular, os jogos em PCs. Eu recomendo passar os 40 minutos completos dele. Ele deu boas razões para o PS5 ser um monstro e ainda vai mais longe para explicar por que ele tem a melhor arquitetura do sistema que a Série X e é de fato uma máquina superior. Embora eu discorde dele em algumas coisas, não aprendo muito. Aqui está o meu resumo com foco na comparação entre os dois consoles. Os outros bits interessantes (como o exclusivo PS5) você pode descobrir por si mesmo assistindo ao vídeo:
O PS5 venceu a batalha técnica contra a Série X por causa do SSD:
Ele afirma que a maior diferença entre os dois consoles é o SSD (a diferença de CPU e GPU é mínima). Sua razão é que ele não acredita que exista muita diferença em termos de desempenho entre as duas CPU / GPUs. Segundo ele, o maior gargalo no desempenho gráfico foi o desempenho de E / S e o fato de o SSD PS5 ter o dobro da velocidade de leitura de compactação do SSD Série X significa que ele superará o desempenho. Embora ele forneça um argumento convincente do motivo pelo qual isso oferece uma vantagem significativa sobre os PCs, ele não explica como o SSD PS5 supera a Série X. Tanto o PS5 quanto o X Series terão SSDs não rápidos, mas velocidades de leitura efetivas serão altas devido a E / S acelerada por hardware e a compactação não disponível em PCs (pelo menos nem todas as configurações). De acordo com Coreteks, a variabilidade no hardware do PC prejudicará sua capacidade de obter certos jogos que foram projetados para leituras efetivas de alta velocidade dos SSDs.
Ele oferece uma visão de como o simples fato de haver aceleração de RT no PS5 significa que ele permitirá que os desenvolvedores criem alguns jogos incríveis, com os quais eu concordo completamente. Além disso, o fato de a Sony estar deixando aos desenvolvedores a opção de ir diretamente para o hardware RT permitirá alguns jogos impressionantes.
Primeira edição (SSD Gap): Meu problema com isso é que o SSD da série X e a arquitetura Velocity combinados oferecem desempenho impressionante semelhante ao SSD do PS5. Não sabemos quais APIs a Sony tem para permitir E / S mais rápidas, mas, ao mesmo tempo, não sabemos tantas informações sobre todos os aceleradores que a Série X está usando para aumentar o desempenho de E / S, apenas a presença deles.
Ainda não sabemos quais APIs estarão disponíveis para desenvolvedores pela Sony. Muito provavelmente, dependerá menos de software do que a série X.
Mas, com base nos números disponíveis, o PS5 poderá carregar a maior parte da RAM com apenas dados que devem ser usados no segundo momento atual do jogo. Portanto, o SSD age como RAM virtual. Isso é incrível! Mas isso significa que a Série X será capaz de carregar pelo menos metade dessa quantidade de RAM com dados que precisam ser usados no jogo na mesma velocidade que o PS5. Efetivamente, ambos os sistemas seriam capazes de preencher as informações necessárias nessa instância do jogo.
Os consoles Gen atuais têm mais RAM preenchida com dados não utilizados
Se tiver 8 GB de RAM no PS5, ele terá 4 GB de RAM na Série X. Serão transmitidos instantaneamente por segundo. Ou, dito de outra maneira, se o PS5 conseguir preencher a RAM com 1 segundo de dados de jogo, a Série X não ficará muito atrás em 2 segundos. Esses números significam que ambos os sistemas podem ter jogos sem telas de carregamento, mundos mais ricos e o usuário não será capaz de dizer a diferença quando iniciar a jogabilidade real. Talvez se um personagem de videogame precisar percorrer um mapa, será um pouco mais rápido no PS5.
Impressionante que a RAM contenha dados que estão sendo usados. Efetivamente tornando o SSD RAM virtual. Explica por que apenas o dobro da RAM
Segunda edição (aceleração RT): Ele não tem certeza de quanto de vantagem o maior número de núcleos RT na série X levará a jogos com melhor aparência. Mas ele reconhece o menor número de núcleos RT no PS5 como uma possível desvantagem. Ele então afirma que o DXR funcionará como uma audição, enquanto os desenvolvedores terão acesso direto aos núcleos RT no PS5. Mas a série X também permitirá que os desenvolvedores acessem o RT diretamente. A outra afirmação é que a Série X não será capaz de RT avançado. Mas esse não é o caso, a Série X pode rastrear o caminho, embora em jogos mais simples, como o MInecraft. Mas isso deve apontar para um RT impressionante para jogos AAA. Em resumo, acho que ele está errado nesse ponto, porque o sistema da Série X fornece o equivalente a 13 tflop de desempenho em RT. O PS5 deve fornecer um desempenho de RT suficientemente bom, além de poder diferenciar seus jogos de primeira parte.
Terceiro problema com isso: as velocidades de relógio variáveis no PS5 ainda precisam ser abordadas. O console não poderá manter 3,5 GHz e 2,23 GHz ao mesmo tempo. De acordo com Cerny, o relógio da GPU de 2,23 GHz é destinado a certos jogos (mas isso reduzirá o relógio da CPU para que o consumo de energia fixo seja mantido). Embora eu concorde com ele sobre a existência de uma diferença mínima entre as CPUs, isso seria uma enorme diferença entre as GPUs.
A minha maior refeição. O PS5 pode realmente fornecer uma verdadeira experiência de próxima geração em exclusivos que o MSFT pode não conseguir igualar.