Acho que o MVMe do PS5 só irá gerar alguma diferença perceptível nos jogos First Party exclusivos para PS5! E olhe lá!
A maioria dos PC's não tem MVMe! E dos PC's que tem MVMe, pouquíssimos tem banda de leitura acima de 3.000MB/s!
Até hoje era fácil portar o mesmo jogo para diferentes PC's e plataformas, porque bastava mudar as resoluções, filtros, texturas, etc.
Já um jogo feito pensando em um disco MVMe com alta taxa de leitura e gravação, muda completamente o "level design" do jogo! Muito mais difícil (ou até impossível!) portar para um HD ou SSD comum!
Acredito que os jogos multiplataformas (e possivelmente os da Microsoft que são lançados simultaneamente para PC) vão continuar usando como base na programação o HD mecânico (100 a 160MB/s) ou, na melhor das hipóteses, um SSD convencional com taxa de leitura de 500MB/s.
Quase nenhuma grande empresa, vai programar seu jogo usando como base um MVMe com 3.000MB/s, o qual pouquíssimos consumidores dispõe! Pelo menos não tão cedo!
Acho que essa é a chance dos jogos First Party da Sony brilharem, pois podem usar como base na programação um MVMe com 5.500MB/s, sem se preocupar em portar o jogo para outras plataformas!
![Rainbow puke :magico: :magico:](/styles/dark_responsive/xenforo/menes/magico.png)
Só o tempo dirá se toda essa largura de banda de gravação e escrita era realmente necessária e se vai gerar mudanças perceptíveis nos jogos, ou se acima de 500-1.000MB/s de taxa de transferência faz pouca diferença prática/perceptível nos jogos! Vamos aguardar....