Playstation 5 [ TÓPICO PREVIEW ]

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Discordo, existem MUITOS jogos mal otimizados nos consoles, Control por exemplo, esse Marvel's Avengers, jogos que dão stuttering, quedas de fps sem motivos, cada dev sabe otimizar da sua forma, a as que mais brilham nisso são normalmente CDK, as da Sony (ND, Santa Monica, etc)...
Se for considerar que os consoles atuais rodam jogos com uma CPU jaguar, que é pior que um core2quad, até que fazem milagre sim, imagina AC Odyssey... rodou nesse cpu merda, com 8GB pro sistema todo.
 
Se for considerar que os consoles atuais rodam jogos com uma CPU jaguar, que é pior que um core2quad, até que fazem milagre sim, imagina AC Odyssey... rodou nesse cpu merda, com 8GB pro sistema todo.
A 30fps o Jaguar não limita tanto assim não. (Visto que vc citou PC e hardware de PC, vou citar tbm, espero não ser banido, pois se eu for banido por falar de PC, vários serão aqui) Não vejo milagre algum em console que não seja reproduzível no PC com o msm hardware equivalente, afinal os consoles são praticamente PCs. Que aliás a DF msm já provou diversas vezes PCs equivalentes aos consoles rodando igual/melhor. Mas não quero entrar nesse assunto aqui no tópico do PS5, já entrei uma vez e melhor focar outros assuntos.

(Reforçando, estou discutindo otimização e não flamewar, é bom sempre citar isso).
 
sim, existe jogos mal otimizados... e de fato quem tira proveito do potencial são os estúdios first mesmo.

e na verdade, pra esmagadora maioria, isso pouco importa. O cara só quer saber de comprar um PS5 e jogar o spiderman, ta poco ligando se a gpu ou cpu ta no maximo, muitos nem sabe o que é isso kkkkk
 
Curioso para ver o teardown do PS5 e os primeiros face-off dos multiplataforma.

O que penso é o seguinte: Será que desenhar um console com um clock tão extremo e um sistema de refrigeração tão avançado (Supostamente) ficou mais barato do que simplesmente aumentar as CUs para ter 18% mais performance? Será que a diferença de custo entre as GPUs do PS5 e Series X é tão grande que foi melhor para a Sony seguir um caminho alternativo?

Enfim, ao que tudo indica o PS5 tem o ao “Molho Secreto”, resta saber a diferença que isso irá fazer na prática.

Acredito que a solução tenha sido a alternativa em face a necessidade de manter através do hardware uma maior similaridade com o PS4.

Talvez na altura do campeonato em que se encontravam, tenha sido a alternativa para ficar mais próximo do XSX. Subir o clock e melhorar q solução de refrigeração é bem mais simples do que voltar pra prancheta e redesenhar um console do zero.

O SNES cortou o processador Motorola (igual ao do MD) de última hora por um mais barato para se tornar economicamente mais viável.

O PS3 recebeu uma GPU NVIDIA de última hora para não atrasar ainda mais.

O PS4 dobrou a ram de última hora.

O Xone sofreu um leve up nos clocks de última hora quando a Sony mostrou o seu hardware final, etc..

Etc..
 
sim, existe jogos mal otimizados... e de fato quem tira proveito do potencial são os estúdios first mesmo.

e na verdade, pra esmagadora maioria, isso pouco importa. O cara só quer saber de comprar um PS5 e jogar o spiderman, ta poco ligando se a gpu ou cpu ta no maximo, muitos nem sabe o que é isso kkkkk
se a maioria nao soubesse, pq a MS e Sony fizeram propagando com seus consoles como ''console mais poderoso'', estamos em 2020, todo mundo quer saber qual console é mais poderoso, qual vai rodar em 4k e entre outra coisas.
 
sim, existe jogos mal otimizados... e de fato quem tira proveito do potencial são os estúdios first mesmo.

e na verdade, pra esmagadora maioria, isso pouco importa. O cara só quer saber de comprar um PS5 e jogar o spiderman, ta poco ligando se a gpu ou cpu ta no maximo, muitos nem sabe o que é isso kkkkk
Questão que agora existe um negócio chamado Digital Foundry kkkkkkk
 
DF é coisa de nerd de fórum, as massas estão cagando pra isso aí.
Realmente, acho que a DF é mais pra quem quer ficar fazendo flamewar em fóruns e outros lugares, se tu reparar os comentários lá é tudo de nego indo tirar sarro de uma plataforma ou outra.
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Mas apesar que agora DF virou meio que ''mainstream'', Xbox One X foi enviado primeiro pra lá, pra eles testarem, parece que o PS5 vai ter algo assim lá tbm né? Enfim, pessoal hj em dia anda cada vez mais por dentro de termos, TFlops, resolução, framerate, mas é inegável que a grande massa nem liga ou não sabe o que é isso.
 
se a maioria nao soubesse, pq a MS e Sony fizeram propagando com seus consoles como ''console mais poderoso'', estamos em 2020, todo mundo quer saber qual console é mais poderoso, qual vai rodar em 4k e entre outra coisas.
Isso sempre teve, mas na maioria das vezes, o console que ganha geração não é o mais forte de todos. o que manda são os games.

ps: todo mundo não, só pessoas que fica em foruns de discussao e entusiastas, somos a minoria da minoria... o resto ta nem aí.
 
Última edição:
Realmente, acho que a DF é mais pra quem quer ficar fazendo flamewar em fóruns e outros lugares, se tu reparar os comentários lá é tudo de nego indo tirar sarro de uma plataforma ou outra.
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Mas apesar que agora DF virou meio que ''mainstream'', Xbox One X foi enviado primeiro pra lá, pra eles testarem, parece que o PS5 vai ter algo assim lá tbm né? Enfim, pessoal hj em dia anda cada vez mais por dentro de termos, TFlops, resolução, framerate, mas é inegável que a grande massa nem liga ou não sabe o que é isso.
Ficou "mais" mainstream, mas ainda assim é canal de nerd. A realidade do povão ainda é outra.
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Isso sempre teve, mas na maioria das vezes, o console que ganha geração não é o mais forte de todos. o que manda são os games.
Vai bem além disso. Fosse só isso era só comprar todos os estúdios e ver a coisa rolar.

O PS3 dominou desde o começo em face a um XBOX (360) em sua melhor fase. O Xone saiu na frente em "games" e mesmo assim viu o PS4 disparar na frente.

O PS3 e o One já antes do lançamento sofreram bastante com algumas declarações precipitadas.

Uma realidade mais de 110 milhões de PS4 vai permitir ao PS5, mesmo que o console fosse igual ao XSX abrir uma vantagem bem maior já desde o começo. Ninguém vai abandonar uma conta PS recheada de jogos, amigos e conquistas por uma conta na Live zerada. O PS3 veio custando fortunas, sem nenhum diferencial e apenas pelo legado do PS2, já saiu voando.

O PS5 até o momento não teve nada que fizesse o povo torcer o nariz, então vai se sair ainda melhor.
 
Última edição:
ah o 360 dominou no começo (ate 2010) em outras áreas, vendia mais jogos, era a plataforma base no desenvolvimento de games (ps3 recebia port quase sempre) online melhor e bem mais movimentado, deu muito trabalho pra Sony, não fosse o nome e legado do PS, tinha ido pro saco.
 
ah o 360 dominou no começo (ate 2010) em outras áreas, vendia mais jogos, era a plataforma base no desenvolvimento de games (ps3 recebia port quase sempre) online melhor e bem mais movimentado, deu muito trabalho pra Sony, não fosse o nome e legado do PS, tinha ido pro saco.
Mesmo com melhor online, jogos que inovavam e valor mais baixo, o PS3 ainda vendia mais. Aliás, o PS3 só não vendeu ainda mais porque o 360 teve uma febre chamada Kinect.

A Microsoft não esperava vender sequer 50 milhões. E esse já era o target otimista deles.
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Eu que sou uma pouco mais interessado que o povo mainstream só fui começar a realmente acompanhar DF esse ano. Uns 90% do povo só vai se importar com 4k e "roda melhor em x", de resto.
Pois é. Não dá pra levar a nossa realidade ao grande público, é muito diferente.
 
A 30fps o Jaguar não limita tanto assim não. (Visto que vc citou PC e hardware de PC, vou citar tbm, espero não ser banido, pois se eu for banido por falar de PC, vários serão aqui) Não vejo milagre algum em console que não seja reproduzível no PC com o msm hardware equivalente, afinal os consoles são praticamente PCs. Que aliás a DF msm já provou diversas vezes PCs equivalentes aos consoles rodando igual/melhor. Mas não quero entrar nesse assunto aqui no tópico do PS5, já entrei uma vez e melhor focar outros assuntos.

É sério?
Tu realmente acredita que um pc com componentes no mesmo nível do PS4 chegaria próximo de rodar Uncharted, The Last Of Us, Ghost of....
Chega a ser cômico.
 
Se não vai existir não faz sentido falar que algo é boost variável, deveria então ser sempre 2.23Ghz 10TFlops fixos pra todos cenários, a não ser que reduza o boost pra economizar energia e gerar menos calor quando não for necessário, aí é outra história. Eu sendo um desenvolvedor vou querer o máximo de performance pra fazer meu jogo o mais bonito possível e impressionar mais...

Não vai ser assim que a PS5 vai funcionar.

O smartshift da AMD nos notebooks funciona na base do calor, ele baixando e subindo o clock dos seus CPUs conforme a necessidade e ambiente.

A sony pegou a tecnologia do Smarshift e melhorou ela, agora é baseado na necessidade e energia, o jogo está demandando GPU? diminui a carga da CPU para garantir o clock no talo. O jogo demanda CPU? Faz o contrário, dito isso, o próprio cerny disse que o console é capaz de funcionar com o CPU e GPU no talo por muito tempo.
Recomendo ver o vídeo Road to PS5

Boost é frequência base e vc aumenta ele para ter performance.
O Ps5 tem perfil, logo o Dev escolhe um pré-definido ou escolhe como vaia alocar.

Então o cerny tá mentindo? Eu tenho certeza que não, o console trabalha com boost, e o desenvolvedor tem pode usar profiles para facilitar a vida dele no desenvolvimento, olha o que ele disse para o digital foundry:

"Regarding locked profiles, we support those on our dev kits, it can be helpful not to have variable clocks when optimising. Released PS5 games always get boosted frequencies so that they can take advantage of the additional power"

Mesmo com o profile no devkit, na hora de fazer o release para o console, o próprio vai fazer o boost automático( ele mesmo usou a palavra boosted)

 
Última edição:
É sério?
Tu realmente acredita que um pc com componentes no mesmo nível do PS4 chegaria próximo de rodar Uncharted, The Last Of Us, Ghost of....
Chega a ser cômico.

Creio que ele quis dizer de modo geral em jogos multiplataformas. Nos exclusivos todo mundo sabe que a Sony faz muito mais do que o hardware consegue no papel. Graças a otimização apenas para um sistema e equipes de desenvolvimento competentes
 
É sério?
Tu realmente acredita que um pc com componentes no mesmo nível do PS4 chegaria próximo de rodar Uncharted, The Last Of Us, Ghost of....
Chega a ser cômico.
Sim, provado diversas vezes multis rodando igual PS4/Xone em specs com TFlops próximos de ambos consoles no PC, na mesma qualidade de setting, resolução e framerate. Basta esses jogos serem feitos pra PC, o que nunca acontecerá, mas nos multis acontece.
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Não vai ser assim que a PS5 vai funcionar.

O smartshift da AMD nos notebooks funciona na base do calor, ele baixando e subindo o clock dos seus CPUs conforme a necessidade e ambiente.

A sony pegou a tecnologia do Smarshift e melhorou ela, agora é baseado na necessidade e energia, o jogo está demandando GPU? diminui a carga da CPU para garantir o clock no talo. O jogo demanda CPU? Faz o contrário, dito isso, o próprio cerny disse que o console é capaz de funcionar com o CPU e GPU no talo por muito tempo.
Recomendo ver o vídeo Road to PS5



Então o cerny tá mentindo? Eu tenho certeza que não, o console trabalha com boost, e o desenvolvedor tem pode usar profiles para facilitar a vida dele no desenvolvimento, olha o que ele disse para o digital foundry:

"Regarding locked profiles, we support those on our dev kits, it can be helpful not to have variable clocks when optimising. Released PS5 games always get boosted frequencies so that they can take advantage of the additional power"

Mesmo com o profile no devkit, na hora de fazer o release para o console, o próprio vai fazer o boost automático( ele mesmo usou a palavra boosted)

Mas se ele abaixa e sobe o clock conforme ambiente e necessidade já fica provado que existe um boost que quanto mais frio melhor ele sobe, isso é natural, nenhum componente funciona no seu potencial máximo independente da temperatura, alguns acontece de reduzir clocks e voltagem e outros simplesmente desligam, travam, mas seguram o clock até o fim, a questão que imune ao calor nada será, os consoles são projetados pra desligar e não fazer downclock, eu imagino que os dessa gen são assim, eles não comprometem a performance do jogo reduzindo clocks mas tbm não significa que pode esquentar a vontade que vai continuar seguro, ou desliga ou avisa, ou trava, nenhum componente é 100% imune ao calor. Eu entendo o PS5 abaixar os clocks se o jogo for mto leve e não precisar, e entendo o PS5 podendo ficar sempre nos 2.23Ghz 10TFlops se ele quiser, só desligando caso esquente mto mas NÃO abaixando o clock, o que eu não entendo é falar que é variável, dá a entender que é algo que não fica sempre por causa do calor e não por causa da necessidade, se for por causa da necessidade, show de bola, vai ter 2.23Ghz e 10TFlops a hora que quiser, pelo tempo que quiser e em ambiente que quiser, mas tendo um limite de temperatura pra operar.
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Isso de abaixar e subir clock conforme a exigência é algo bem velho, que acontece faz tempo em CPUs e GPUs, abaixar voltagem, etc, por sinal. Jogos que demandam pouca CPU, o CPU reduz o clock, esquenta menos, jogos que demandam mta GPU, a GPU sobe o clock, natural isso. Agora pelo que entendi é sempre uma energia e fornecimento fixo invariável que está distribuído entre a GPU e CPU, pela sua explicação, tira de um põe no outro, com isso o conjunto todo mantém um equilíbrio na questão de esquentar. Mas essa variação de clock, uso, calor, isso não é nada novo.
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Creio que ele quis dizer de modo geral em jogos multiplataformas. Nos exclusivos todo mundo sabe que a Sony faz muito mais do que o hardware consegue no papel. Graças a otimização apenas para um sistema e equipes de desenvolvimento competentes
Sim, na maioria com raríssimas exceções nos multis é a msm otimização dos consoles, sem tirar nem por, os exclusivos só existem pro PS4 e falar que um PC equivalente não faria igual é ignorar o fato que faz igual nos multis, e somente a ND da vida fazer pra PC que sai no msm peso, otimização, pessoal acha que o hardware de console é mágico, não entendo e mta gente tem esse pensamento. Nos multis esse papo não cola que a otimização pra um só hardware é superior, pq não acontece na prática quando comparamos no PC os multis (que é o que tem disponível)? O limite de um hardware está mto mais na capacidade da desenvolvedora e não no hardware em si, o que tem de jogo feio, pesado, mal otimizado pras duas/três plataformas não tá escrito. E se o hardware faz o que a ND faz não existe isso que de ele não consegue no papel, se fez o game nesse hardware o hardware é capaz, a diferença, novamente, é a competência em EXTRAIR da desenvolvedora.
 
Última edição:
Mas se ele abaixa e sobe o clock conforme ambiente e necessidade já fica provado que existe um boost que quanto mais frio melhor ele sobe, isso é natural, nenhum componente funciona no seu potencial máximo independente da temperatura, alguns acontece de reduzir clocks e voltagem e outros simplesmente desligam, travam, mas seguram o clock até o fim, a questão que imune ao calor nada será, os consoles são projetados pra desligar e não fazer downclock, eu imagino que os dessa gen são assim, eles não comprometem a performance do jogo reduzindo clocks mas tbm não significa que pode esquentar a vontade que vai continuar seguro, ou desliga ou avisa, ou trava, nenhum componente é 100% imune ao calor. Eu entendo o PS5 abaixar os clocks se o jogo for mto leve e não precisar, e entendo o PS5 podendo ficar sempre nos 2.23Ghz 10TFlops se ele quiser, só desligando caso esquente mto mas NÃO abaixando o clock, o que eu não entendo é falar que é variável, dá a entender que é algo que não fica sempre por causa do calor e não por causa da necessidade, se for por causa da necessidade, show de bola, vai ter 2.23Ghz e 10TFlops a hora que quiser, pelo tempo que quiser e em ambiente que quiser, mas tendo um limite de temperatura pra operar.
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Não é sobre ambiente, não tem essa de frio e calor no smartshift que a sony usa no ps5. É sobre necessidade, por isso um ps5 que vai ser usado no RJ vai ser igual a um ps5 que vai ser usado na Irlanda.

Isso de abaixar e subir clock conforme a exigência é algo bem velho, que acontece faz tempo em CPUs e GPUs, abaixar voltagem, etc, por sinal. Jogos que demandam pouca CPU, o CPU reduz o clock, esquenta menos, jogos que demandam mta GPU, a GPU sobe o clock, natural isso. Agora pelo que entendi é sempre uma energia e fornecimento fixo invariável que está distribuído entre a GPU e CPU, pela sua explicação, tira de um põe no outro, com isso o conjunto todo mantém um equilíbrio na questão de esquentar. Mas essa variação de clock, uso, calor, isso não é nada novo.

yep, mas vc pegou só a metade da história, o smartshift é algo novo: quando a gpu precisa ficar com o clock no talo e CPU não, este abaixa o clock e passar a consumir menos energia, essa energia extra que o console agora é passada direto para o gpu. Existe uma conversa entre os componentes saca ? Por isso que a versão do smartshift no ps5 é diferente.

O que vc disse ai acontece hoje em dia pq cpu e gpu tem sensor de calor, o componente esquenta demais e o outro começa esquentar também lol

Smartshift é um tecnologia nova da AMD, deste ano, não lembro de ver isso em algum outro lugar.
 
Não é sobre ambiente, não tem essa de frio e calor no smartshift que a sony usa no ps5. É sobre necessidade, por isso um ps5 que vai ser usado no RJ vai ser igual a um ps5 que vai ser usado na Irlanda.



yep, mas vc pegou só a metade da história, o smartshift é algo novo: quando a gpu precisa ficar com o clock no talo e CPU não, este abaixa o clock e passar a consumir menos energia, essa energia extra que o console agora é passada direto para o gpu. Existe uma conversa entre os componentes saca ? Por isso que a versão do smartshift no ps5 é diferente.

O que vc disse ai acontece hoje em dia pq cpu e gpu tem sensor de calor, o componente esquenta demais e o outro começa esquentar também lol

Smartshift é um tecnologia nova da AMD, deste ano, não lembro de ver isso em algum outro lugar.
Ah sim é que vc citou ambiente eu pensei que era temperatura ambiente na primeira vez. Sim então ao que tudo indica o 2.23Ghz variable boost é variável pela necessidade e não pelo calor, menos mal, assim é melhor, 10TFlops quando quiser, sem downclock, a primeira vista variable boost dá aquela impressão que se é variável é pq ficará menor por algum limitante, mas nesse caso é simplesmente por necessidade :joia:

Abaixar o clock, consumir menos quando não tendo necessidade de uso: ok, nada demais
Transferir essa economia de energia da CPU para a GPU, fazendo ela ter mais boost me parece algo novo msm, enfim, não é algo revolucionário ao meu ver, mas eu entendi como é. A CPU esquentaria menos e a GPU esquentaria mais, mas pelo fato da CPU esquentar menos, esquentando menos o dissipador (que deve ser em conjunto eu imagino), consequentemente tem mais margem pra GPU esquentar mais sem dar problema.

E sobre sensor de temperatura, certamente os consoles tem, pois eles devem sim desligar em uma situação extrema, msm que nunca aconteça naturalmente em qualquer país do mundo e precise ser simulada, exemplo: colocar numa caixa com temperatura ambiente controlada, subir essa temperatura sei lá pra 60 graus, ligar e começar a jogar, pra ele não pegar fogo ou dar merda ele vai desligar e pra isso ele deve ter um sensor pra saber como anda a coisa.
 
Ah sim é que vc citou ambiente eu pensei que era temperatura ambiente na primeira vez. Sim então ao que tudo indica o 2.23Ghz variable boost é variável pela necessidade e não pelo calor, menos mal, assim é melhor, 10TFlops quando quiser, sem downclock, a primeira vista variable boost dá aquela impressão que se é variável é pq ficará menor por algum limitante, mas nesse caso é simplesmente por necessidade :joia:

Abaixar o clock, consumir menos quando não tendo necessidade de uso: ok, nada demais
Transferir essa economia de energia da CPU para a GPU, fazendo ela ter mais boost me parece algo novo msm, enfim, não é algo revolucionário ao meu ver, mas eu entendi como é. A CPU esquentaria menos e a GPU esquentaria mais, mas pelo fato da CPU esquentar menos, esquentando menos o dissipador (que deve ser em conjunto eu imagino), consequentemente tem mais margem pra GPU esquentar mais sem dar problema.

E sobre sensor de temperatura, certamente os consoles tem, pois eles devem sim desligar em uma situação extrema, msm que nunca aconteça naturalmente em qualquer país do mundo e precise ser simulada, exemplo: colocar numa caixa com temperatura ambiente controlada, subir essa temperatura sei lá pra 60 graus, ligar e começar a jogar, pra ele não pegar fogo ou dar merda ele vai desligar e pra isso ele deve ter um sensor pra saber como anda a coisa.
É uma tecnologia usada em notebooks, ao meu ver o XSX será mt mais PC do q o PS5. Esse peak de 2.3 ghz ao meu ver foi só pra a diferença de TFLOPS não ficar grande perto do XSX, apresentação é uma só e uma falha nisso corrobora com o fracasso ou sucesso de um produto, no fim a mensagem passada para o povão foi dada, agora pouco importa se irá atingir ou não o clock.
 
É uma tecnologia usada em notebooks, ao meu ver o XSX será mt mais PC do q o PS5. Esse peak de 2.3 ghz ao meu ver foi só pra a diferença de TFLOPS não ficar grande perto do XSX, apresentação é uma só e uma falha nisso corrobora com o fracasso ou sucesso de um produto, no fim a mensagem passada para o povão foi dada, agora pouco importa se irá atingir ou não o clock.
Sim, A Sony se sentiu ameaçada pelo Xbox e fez um Overclock extremo, sem nem pensar que 2.3 não é possível normalmente, para ficar bonito.
Isso. Patente de resfriamento, design de produto, custo de produção de cooler não importa. Vou fazer um Overclock para não ficar feio.


Tipo a lider de mercado, referencia no mercado, com 20 anos de console nas costas está com medo do poderoso Gamepass.
 
galera se matando por besteira, certas coisas não tem o que discutir:

o playstation 5 NÃO vai ter o melhor hardware da proxima geração, isso é fato, não tem o que discutir. Mas isso não significa que ele vai ser pior ou vai vender menos etc. É só olhar a geração atual
E pra galera de pc que vem aqui tentar comparar, etc: quem usa console como principal, não quer saber de hardware, overclock, gpu, cpu, blablabla.

:folks:
 

estão especulando que demons souls remake é titulo de lançamento do PS5, se for... vai ser dificil resistir a comprar o console nos primeiros meses kkkk ou day one mesmo kkkk
 
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