[TÓPICO OFICIAL] Polaris - a próxima geração de GPUs da AMD

no caso do @_EagleMan_ acredito que é muito mais porque ele é mão de vaca (kkk) e quer poupar energia, ele ja tinha dito isso bem antes da vga chegar, no caso do outro usuario com uma 470 me parece que é por causa de instabilidade (não acompanhei direito o assunto).
em questão de desempenho a vga ta indo muito bem aqui.

Quando a tua conta de luz chegar a quase R$ 500 por mês, e tu quiser fazer undervolt pra tentar reduzi-la, ai tu vem conversar comigo pra saber como que faz procedimento :haha::haha3:

Não é " Preocupar tanto"... mas porra 80 graus é demais pra uma placa dual fan zerada de ultima geração que se orgulha tanto de ter 14nm.
Em relação a pegar msi...tou fora, garantia horrível.

Mas 80°C foi com a Sapphire Nitro+, rodando em overclock e com vcore a 1.2V. O cooler que a Sapphire botou na Nitro+ não consegue dissipar essa carga em tempo hábil, por isso que a temperatura chegou nesse nível. Além disso, dentro do Wattman, você pode configurar a temperatura alvo com a qual você quer que a placa trabalhe e ela fará de tudo para que a GPU permaneça nesse valor, como você pode perceber nos gráficos que eu fiz acima. Sem fazer undervolt, fiz o teste ontem com o RoTR e obtive o seguinte resultado:

ERKdjAw.jpg


Com tudo no Very High, SMAA, a temperatura atingiu 69°C (temperatura alvo da minha está configurada pra 70°C) com a fan rodando em 79%. Ou seja, a temperatura ficou baixa, porém a placa teve que sacrificar o silêncio em prol de manter a temperatura nesse nível. Portanto, a minha intenção com o undervolting era justamente reduzir o consumo da placa, porém, de quebra, consegui melhorar a dissipação térmica dela e a acústica do cooler, que agora trabalha abaixo dos 50%, valor que se mostra inaudível ou muito perto disso :joia:

Se você tem aversão à MSI, a Asus STRIX é outra opção que tem boa refrigeração, mas, assim como a MSI, não tem dual BIOS ou garantia de 2 anos :feelbad:
@_EagleMan_ é eu ia perguntar sobre o steep, valeu :joia:
ja bati a cauda dos helicópteros sim, mas sei la não acho eles frágeis não, nisso acho bem bacana. lembrei que o jc3 tem coisas do dx12, porem ainda não veio a atualização final programada toda em dx12, a empresa prometeu faz um bom tempo, acho que em fevereiro, sera que ainda vem?!?! eis a duvida rsrsrs, se for ficar pior melhor nem vir kkkk
é pega só a grana exata do frete e ja era, ta bom.

O Steep é aquela coisa: jogo de esportes na neve, com controle meio tosco no teclado/mouse. Algumas modalidades são boas e tal, mas a do paragliding definitivamente não é para mim... Até curti a proposta dele, pois a ideia é boa e parece ser bem executada, além de ter gráficos bem bonitos, mas se for comprar pretendo fazê-lo apenas quando estiver mais em conta.

Não acha eles frágeis? Já perdi quantas vezes acabei encostando numa árvore sem querer, achando que estava "alto o suficiente", e que o helicóptero explodiu imediatamente... Não deu tempo nem de perguntar "e aí, é pra tombar ou explode logo?" :mesa: Dá raiva demais nessas horas, principalmente no começo do jogo, onde você não tem tantos recursos, ainda não liberou certos veículos e depende dos veículos dos inimigos pra se deslocar e ter melhor ataque.

Quanto à promessa do DX12, difícil dizer se irão cumprir, mas eu realmente não estou mais esperançoso quanto à isso.

No tocante à grana, é o que eu quero mesmo, mas pelo visto devo passar ainda algumas semanas sem ver a cor desse quase R$ 40 :kidding:

Eu perco a garantia da XFX se abrir a placa pra trocar a pasta térmica ?

Bem, a minha veio com 2 adesivos exatamente em cima dos parafusos que fixam o cooler à GPU, então acredito que deva perder sim a garantia. De qualquer modo, o Buildzoid abriu a placa dele e viu que a pasta foi bem aplicada, mas não garantiu se era de boa qualidade.

PS: outra coisa que acabei esquecendo de falar é que o boost da AMD é bem mais fácil de estabilizar do que o da 1060, por exemplo. Acho que até hoje não vi uma placa sequer atingir um determinado clock e estabilizar nele, mesmo tendo a melhor refrigeração do mundo e recebendo alimentação de qualidade.

A minha XFX, como você pode ver no gameplay, manteve o boost boa parte do tempo, apresentando apenas 3 quedas durante o mesmo. Foram quedas minúsculas, que sequer impactaram na hora que estava jogando, tanto é que só fui perceber que tinha caído mesmo quando montei o gráfico.

Falouws :cool:
 
É porque tu nunca deve ter pousado com um helicóptero numa pista qualquer, onde veio um carro do nada, colidiu com ele, o helicóptero explodiu e tu morreu na hora... :haha3::poker::fuu::mesa:

O dano à bala que ele sofre realmente é muito baixo, o que dá a resistência maior e tal, mas o dano à veículos, principalmente helicópteros, putz... Importaram essa merda do 2 também! :kidding::mesa:

Mas realmente, se tivesse MP nesse JC3, seria show demais. Se GTA já é da zoeira, o JC3 é da zoeira sem limites! :bwahaha:

Fi, entrega ninja? O Nordeste NÃO EXISTE pra essas lojas, "entrega ninja" deles é o e-SEDEX e só! Até podem existir empresas de courier que entregam aqui, as nenhuma loja usa, nenhuma, nem mesmo a Kabosta... Por falar nela, depositaram minha grana no dia em que minha GTR chegou, mas, como de costume, não fizeram o trabalho completo: depositaram apenas o dinheiro do produto, sem considerar o frete. E lá se vai mais um tempo perdido pra reaver quase R$ 40 de e-SEDEX... :kidding::facepalm:



Basicamente o que obtive aqui, exceto pelo Rise, onde minha CPU deu ligeira vantagem pro resultado, mesmo trabalhando com clock mais baixo :true:



Pera, teu ASIC é de 83.9% (só perdendo pra um de 87.9% que vi no For Sale) e tu não conseguiu reduzir pra menos de 1080 no Wattman? :hmm2:

Eu pus 1040 no P7 lá no Wattman e rodei o JC3 por 1 ou 2h ontem e não deu nada, nem artefato nem crash do jogo. O clock realmente não ficou 100% estável, mas as quedas foram poucas, com leve intensidade, e nem mexi no PL. Só falta saber se esse troço está estável nos demais jogos, porque se estiver, partiu reduzir ainda mais :haha:

No final das contas, o vcore oscilou entre 3 valores, mas o "médio ficou em 1.031V senão me engano. O meu ASIC é só um ponto acima do ASIC da tua 470. Por falar nela, é o modelo single ou dual fan? :hmm:

Falouws :cool:
Quando começaram a sair as 480 o pessoal do reddit estava falando que as VGAs com um ASIC menor conseguiam um overclock maior (ou um undervolt melhor) do que as que tinham um ASIC maior porque essas tinham um leakage maior. Não sei se é o caso, mas na minha experiência limitada o ASIC não foi um retrato correto da qualidade do chip. A 480 (referência) quando estava com 1070mV não apresentava artefatos mas travava em questão de pouquíssimos minutos no RoTT, 1080 mV está 100% estável, não tive nenhum travamento depois que deixei nessa voltagem.

Veja se consegue baixar mais a voltagem da tua 480, é bem provável que você consiga baixar mais.

Ah, quase esqueço, essa 470 é a XFX RS com 2 fans.
 
satisfeito com minha rx480, meu objetivo foi conquistado, aliás no the witcher que eu queria jogar com configurações altas e 60fps, consegui jogar em ultra, só isso já valeu todo o investimento da placa. e no deux ex, consegui sair do 720p para o 1080p entre médio e alta, ainda com quedas mas muito mais suave.

como vocês lidam com o vsync nas placas da amd? eu sempre deixo ligado o do jogo, para evitar os screen tearings, vejo que tem a opção no crimson, mas nunca acho que resolve como o vsync do próprio jogo, era assim na nvidia e ainda acho que continua na amd.
 
Nem comprei celular nesse 11/11, e agora vou esperar a black friday, para ver se aparece alguma RX por um bom preço. Cade as RX 470? Queria ver mais comentários sobre ela.

E por falar em steep, quem quiser key manda MP, não vou ter amigos mesmo pra jogar:thatfeel:. Ainda vou rodar o jogo pra vê se presta.
 
Quando a tua conta de luz chegar a quase R$ 500 por mês, e tu quiser fazer undervolt pra tentar reduzi-la, ai tu vem conversar comigo pra saber como que faz procedimento :haha::haha3:



Mas 80°C foi com a Sapphire Nitro+, rodando em overclock e com vcore a 1.2V. O cooler que a Sapphire botou na Nitro+ não consegue dissipar essa carga em tempo hábil, por isso que a temperatura chegou nesse nível. Além disso, dentro do Wattman, você pode configurar a temperatura alvo com a qual você quer que a placa trabalhe e ela fará de tudo para que a GPU permaneça nesse valor, como você pode perceber nos gráficos que eu fiz acima. Sem fazer undervolt, fiz o teste ontem com o RoTR e obtive o seguinte resultado:

ERKdjAw.jpg


Com tudo no Very High, SMAA, a temperatura atingiu 69°C (temperatura alvo da minha está configurada pra 70°C) com a fan rodando em 79%. Ou seja, a temperatura ficou baixa, porém a placa teve que sacrificar o silêncio em prol de manter a temperatura nesse nível. Portanto, a minha intenção com o undervolting era justamente reduzir o consumo da placa, porém, de quebra, consegui melhorar a dissipação térmica dela e a acústica do cooler, que agora trabalha abaixo dos 50%, valor que se mostra inaudível ou muito perto disso :joia:

Se você tem aversão à MSI, a Asus STRIX é outra opção que tem boa refrigeração, mas, assim como a MSI, não tem dual BIOS ou garantia de 2 anos :feelbad:


O Steep é aquela coisa: jogo de esportes na neve, com controle meio tosco no teclado/mouse. Algumas modalidades são boas e tal, mas a do paragliding definitivamente não é para mim... Até curti a proposta dele, pois a ideia é boa e parece ser bem executada, além de ter gráficos bem bonitos, mas se for comprar pretendo fazê-lo apenas quando estiver mais em conta.

Não acha eles frágeis? Já perdi quantas vezes acabei encostando numa árvore sem querer, achando que estava "alto o suficiente", e que o helicóptero explodiu imediatamente... Não deu tempo nem de perguntar "e aí, é pra tombar ou explode logo?" :mesa: Dá raiva demais nessas horas, principalmente no começo do jogo, onde você não tem tantos recursos, ainda não liberou certos veículos e depende dos veículos dos inimigos pra se deslocar e ter melhor ataque.

Quanto à promessa do DX12, difícil dizer se irão cumprir, mas eu realmente não estou mais esperançoso quanto à isso.

No tocante à grana, é o que eu quero mesmo, mas pelo visto devo passar ainda algumas semanas sem ver a cor desse quase R$ 40 :kidding:



Bem, a minha veio com 2 adesivos exatamente em cima dos parafusos que fixam o cooler à GPU, então acredito que deva perder sim a garantia. De qualquer modo, o Buildzoid abriu a placa dele e viu que a pasta foi bem aplicada, mas não garantiu se era de boa qualidade.

powww 500 reais de energia aqui vai ser bem dificil de ser alcançado, como comentei esses dias deu 170R$ de energia, isso que foi um mês que eu estava de ferias e joguei muito, agora que voltei a trabalha esse valor deve estabilizar ao que era antes entre 80 e 100R$. Se vc gasta muito então faz bem tentar economizar, (se conseguir uns 40~50R$ de economia ta bom) desde que claro não perca nada de desempenho, achei que a vga consumiu bem pouco por conta do valor que veio nas ferias. A propósito informando a quem não saiba esse mês a tarifa de energia saiu da bandeira verde pra amarela.

MInhas duas antiga XFX tmbm tinnham adesivos sob os parafuso, a nitro+ eu não conferi se tem.
 
como vocês lidam com o vsync nas placas da amd? eu sempre deixo ligado o do jogo, para evitar os screen tearings, vejo que tem a opção no crimson, mas nunca acho que resolve como o vsync do próprio jogo, era assim na nvidia e ainda acho que continua na amd.
tmbm sempre deixo ligado, é bem ruim/feio jogar sem a tela fica dando quebra de imagem, pra mim tmbm nunca funciona ativar o vsync somente pelo crinsom, pelo jogo funciona normal.
 
underclock pra evitar throttling
underclock é mais para reduzir consumo (e temp.) para não dar throttling é só aumentar o power limit. Agora, com a vga sem nenhum power throttling o ganho de desempenho é de uns 2%.

Na real, se estiver satisfeito com o desempenho da placa nos benchmaks não tem que ficar se preocupando se está tendo power throttling ou não, duvido que nego fica fazendo ajuste fino em vga na hora de botar 32 VGAs na bancada.
 
Senhores, tive um sossego hoje à noite e aproveitei para ver o que conseguia de undervolt na 470. Rapaz, acho que dei muita sorte nesse chip, o vcore dela de fábrica estava em 1130 (ou um pouco menos, esqueci de anotar), a danada da 470 desceu até 1000mV, só não tentei baixar mais porque estou achando bom demais para ser verdade. Só vou tentar baixar mais depois de me certificar de que está estável em vários jogos, por enquanto o único jogo mais exigente que tenho instalado nesse PC é o witcher 3 que funcionou sem artefatos, o heaven também funcionou sem problemas aparentes. Só o undervolt já foi o suficiente para travar o clock na frequência máxima, com a minha 480 do PC principal só consegui chegar em 1080mV (tá certo que o clock da 480 é 1288mhz) e para travar o clock no máximo precisei aumentar o powerlimit em 10%.

segue ibagem

sjx.png


Reparem no GPU Power Draw, essa média foi tirada só com a gpu trabalhando, sem contaminação dela em idle, bom como a média do GPU Core Clock

Se alguém estiver curioso o asic da 470 é 77% e da 480 é 83,9%.

Quem se aventurar com undervolt solta ai o que conseguiram.
Bom resultado que conseguiu.
Depois vejo o que consigo por aqui com undervolt, por enquanto estou testando em overclock 1400/2100 vcore padrão e estável até o momento.

Basicamente o que obtive aqui, exceto pelo Rise, onde minha CPU deu ligeira vantagem pro resultado, mesmo trabalhando com clock mais baixo :true:
Sua CPU é mais recente também. Mas nos FPS mínimos O Q9550 ainda teve melhores resultados, sei que o clock estava um pouco maior a favor do Q9550 e a RX480, porém de maneira geral diria que foi empate vai.:bat::bwahaha:


Cris ja vi vc e mais alguem comentando umas 5x que a placa vindo com esse tal ASIC alto compensa esse atraso dos correios, na boa não conte com isso pois é totalmente loteria e uma coisa não tem ligação com a outra, a vga não ta atrasada porque estão escolhendo a melhor, só comento porque é perigoso ficar criando essa ideia de ligação do "atrasado porem ótimo" ;)
Pode gerar mais frustração, uma pelo atraso dos correios e outra caso o ASIC não seja o esperado.:mas:
E essa questão do asic é totalmente loteria e o que está ali não significa que um chip seja melhor que outro.:joia:

Mds, e eu pensava q a amd tinha passado dessa fase de ser esquentadinha, 81 graus pra mim é demais, é o que a 760 de um amigo meu faz, e a mesma coisa ta acontecendo com as XFX, os cara tendo q fazer underclock pra evitar throttling, tava pensando em pegar amd, tenho até o boleto aqui, mas desse jeito nao tem como
Não parece ser tao raro assim, onde 2 users com xfx gtr tendo q baixar a tensao. Acho q vou pular fora
A placa funciona perfeitamente sem throttling, parece que esse usuário que estava com algum problema.
E tem pessoas que estão tentando reduzir o consumo porque se importam com isso.

no caso do @_EagleMan_ acredito que é muito mais porque ele é mão de vaca (kkk) e quer poupar energia, ele ja tinha dito isso bem antes da vga chegar, no caso do outro usuario com uma 470 me parece que é por causa de instabilidade (não acompanhei direito o assunto).
em questão de desempenho a vga ta indo muito bem aqui.
Eu acho que no caso do _EagleMan_ é isso mesmo.:bwahaha::fag:

Mas 80°C foi com a Sapphire Nitro+, rodando em overclock e com vcore a 1.2V. O cooler que a Sapphire botou na Nitro+ não consegue dissipar essa carga em tempo hábil, por isso que a temperatura chegou nesse nível. Além disso, dentro do Wattman, você pode configurar a temperatura alvo com a qual você quer que a placa trabalhe e ela fará de tudo para que a GPU permaneça nesse valor, como você pode perceber nos gráficos que eu fiz acima. Sem fazer undervolt, fiz o teste ontem com o RoTR e obtive o seguinte resultado:
Aqui por exemplo por enquanto a VGA não passou dos 70°, isso que estou usando a 1400/2100 com vcore stock para testes :mr:
O que não achei legal foi os fans virem com uma curva muito ruim nas XFX. Em IDLE por exemplo já estava mais de 50° e os mesmos parados. :apelo: Fiz uma curva pelo afterburner e em idle fica nas casa dos 32° isso por que moro no Hell de Janeiro.

Com tudo no Very High, SMAA, a temperatura atingiu 69°C (temperatura alvo da minha está configurada pra 70°C) com a fan rodando em 79%. Ou seja, a temperatura ficou baixa, porém a placa teve que sacrificar o silêncio em prol de manter a temperatura nesse nível. Portanto, a minha intenção com o undervolting era justamente reduzir o consumo da placa, porém, de quebra, consegui melhorar a dissipação térmica dela e a acústica do cooler, que agora trabalha abaixo dos 50%, valor que se mostra inaudível ou muito perto disso :joia:
Isso é verdade, o cooler da placa não é silencioso para segurar a temperatura abaixo dos 70°, para os mais sensíveis que se importam com isso é melhor procurar outro modelo, mas estão longe de serem ruins.

PS: outra coisa que acabei esquecendo de falar é que o boost da AMD é bem mais fácil de estabilizar do que o da 1060, por exemplo. Acho que até hoje não vi uma placa sequer atingir um determinado clock e estabilizar nele, mesmo tendo a melhor refrigeração do mundo e recebendo alimentação de qualidade.
Não sei o que a AMD fez, mas na serie R9 300 tinham vários usuários reclamando disso, mas nas RX o clock fica realmente travado.

Uma coisa que o HANDROX comentou é estranho mesmo, a serie 300 está ficando para traz em relação as RX.:hmm2:

Alguém poderia fazer os benchmarks do Tomb Raider 2013 e o Rise of the Tomb Raider nas mesmas configuraçoes que o _EagleMan_utilizou, mas com CPU mais atual?

vlw
 
Senhores, tive um sossego hoje à noite e aproveitei para ver o que conseguia de undervolt na 470. Rapaz, acho que dei muita sorte nesse chip, o vcore dela de fábrica estava em 1130 (ou um pouco menos, esqueci de anotar), a danada da 470 desceu até 1000mV, só não tentei baixar mais porque estou achando bom demais para ser verdade. Só vou tentar baixar mais depois de me certificar de que está estável em vários jogos, por enquanto o único jogo mais exigente que tenho instalado nesse PC é o witcher 3 que funcionou sem artefatos, o heaven também funcionou sem problemas aparentes. Só o undervolt já foi o suficiente para travar o clock na frequência máxima, com a minha 480 do PC principal só consegui chegar em 1080mV (tá certo que o clock da 480 é 1288mhz) e para travar o clock no máximo precisei aumentar o powerlimit em 10%.

segue ibagem

sjx.png


Reparem no GPU Power Draw, essa média foi tirada só com a gpu trabalhando, sem contaminação dela em idle, bom como a média do GPU Core Clock

Se alguém estiver curioso o asic da 470 é 77% e da 480 é 83,9%.

Quem se aventurar com undervolt solta ai o que conseguiram.


Sou noob nessa area, você fez tudo pelo After burn ? Comprei na pichau a xfx rx470 single fan e estou satisfeito com ela e jogando BF1 a temperatura não passa de 70º ate ai tudo bem, deixei o Power limit em 15% pra travar o clock em 1226 e Temp. Limit em 75º agora estou querendo mexer nesse core voltage e tentar baixar, alguma dica porque não entendi muito bem o esquema, o ASIC dessa vga é 71.2% .
 
Sou noob nessa area, você fez tudo pelo After burn ? Comprei na pichau a xfx rx470 single fan e estou satisfeito com ela e jogando BF1 a temperatura não passa de 70º ate ai tudo bem, deixei o Power limit em 15% pra travar o clock em 1226 e Temp. Limit em 75º agora estou querendo mexer nesse core voltage e tentar baixar, alguma dica porque não entendi muito bem o esquema, o ASIC dessa vga é 71.2% .
Eu fiz tudo pelo crimson mesmo. Eu baixava a voltagem do state 7 e state 6 (e state 5 quando necessário) e dava uma passada no benchmark do heaven para testar a estabilidade. Se a passada foi tranquila, fechava o heaven e baixava mais um pouco a voltagem no crimson, de tempos em tempos dava uma rodada no Witcher só para ter mais confiança na estabilidade. Minha ideia era fazer isso até dar chrash ou aparecerem artefatos, mas isso não chegou a acontecer ainda, por isso quero verificar estabilidade em outros jogos antes de tentar baixar mais a voltagem.

Se quiser monitorar melhor a temperatura e consumo, abre o GPU-Z quando o heaven já estiver funcionando aí se você ver a média do consumo e média do clock os dados já vão ser coletados com a placa em load.

Na pratica o desempenho é MUITO próximo dela em stock se ganhou 2% foi muito, estou me aventurando no undervolt para reduzir o consumo e a temperatura da VGA, já que esse gabinete não é lá grande coisa...
 
Cris ja vi vc e mais alguem comentando umas 5x que a placa vindo com esse tal ASIC alto compensa esse atraso dos correios, na boa não conte com isso pois é totalmente loteria e uma coisa não tem ligação com a outra, a vga não ta atrasada porque estão escolhendo a melhor, só comento porque é perigoso ficar criando essa ideia de ligação do "atrasado porem ótimo" ;)
Eu sei, falo apenas como descontração. Sabe aquela frase: sorte no jogo, azar no amor? Então, brinco nesse sentido.
Liga pra lá e pede o reembolso de parte do frete por atraso. Deve dar uma mixaria, mas é melhor do que nada, pois acredito que o frete completo eles não irão te ressarcir, infelizmente :okay:



Não é a explosão em si, mas a forma que dá ignição à ela, que é MUITO TOSCA... Velho o carro só fez encostar no helicóptero e ele explodiu, preciso dizer mais alguma coisa? :poker: Tu nunca colidiu a cauda dele numa árvore ou numa montanha, sem querer? Aqueles bostas parecem feito de vidro: bateu, explodiu! :kidding:

Tô por fora desse Mecha aí, só tenho o jogo vanilla :okay: Mas se o jogo tivesse MP, tipo aquele mod gratuito que tem no JC2 (que nunca joguei por sinal), seria show de bola mesmo :gaming:

Temos não, infelizmente. Eles até podem mandar por transportadora, mas acaba ficando até mais caro que via SEDEX e demora tanto quanto um PAC... :facepalm: Transportadora FOLHA? Não sendo da Folha de SP, tá valendo :haha3:

É, devolveram não... Deram um prazo de 1 dia útil pra devolverem o frete + correção e advinha? Nadica de nada... Segunda terei mais outro contato com eles, infelizmente, e nem vou atrás mais dessa merda de correção: só quero meu frete mesmo e esquecer que um dia passei por isso...

Enfim, vamos ao que interessa:

Benchmark interno do jogo, com tudo no Ultra, incluindo filtro MSAA 4x/FXAA+:

vgOUhZK.jpg


Gráfico de Consumo/Temperatura/Uso/Fan %/Vcore:

qL28366.jpg


Consumo médio/máximo: 71,8W/117,3W.

Gráfico de Core Clock/Consumo VRAM/Fan RPM:

2R9sfCk.jpg


GPU-Z Indicando os máximos atingidos:

HBnUw5G.jpg

Não deu pra medir o uso da CPU e o FPS porque não usei o MSI Afterburner para tal, pois o jogos e recusava a carregar quando ele estava aberto, então teve que ser pelo GPU-Z mesmo. Os resultados ao meu ver são bem promissores, principalmente com relação à temperatura e à redução no consumo. O uso da GPU ainda me intriga, mas vou descobrir porque essa bixiga oscila tanto chegando até 0%, sendo que o gameplay do jogo, durante o tempo de pouco mais de 30 minutos, foi muito fluído. O consumo de VRAM também ultrapassou facilmente os 4GB, mas isso se deve provavelmente ao MSAA 4x que usei.

Ah sim, fiz todo o teste com o case aberto, porém com quarto fechado (sem ventilação externa) e apenas com o ventilador voltado para minha pessoa. Se tivesse usado o ar condicionado, teria tido resultados ainda melhores :true:



Se a temperatura te preocupa tanto, e você não deseja fazer undervolting (que é muito simples de fazer, só precisa ter tempo pra testar e paciência quando o jogo ficar instável), então compre a MSI Gaming X no lugar da GTR, pois essa sim refrigera tão bem quanto, porém com a produção mínima de ruído. Essa eu só não levei pra casa por conta da garantia de apenas 1 ano e da ausência de dual BIOS :true:

Falouws :cool:

Consegui uma configuração no Steep que deu para testar terrivelmente, mas testar. Também achei a jogabilidade teclado e mouse ruim, mas talvez com a pratica os comandos internalizassem e a coisa fluíssem.
Agora o uso da GPU oscilou muito, porem como o gameplay foi fluido, espero que seja uma coisa apenas do beta.
 
Que monitor vocês recomendam para ir junto da RX480 ? Estou esperando alguma promoção do LG29UM68, em outro tópico falaram que ele é um downgrade do UM67 a informação procede ?
 
Amigo, explique-me pls??? :vish:

Você baixou o refresh rate de 48 pra 35 com esse driver?
O seu monitor é o Sniper? (tenho um e gostaria de saber se foi esse o tramite), para que eu possa baixar também ;D;

OBS: Comentei acima que não tava conseguindo fixar um perfil de fan pelo msi afterburner, mas consegui desmarcando a primeira opção na aba de configurações gerais do MSI afterburner.

Agora sim, não passa de 60ºC. Apesar de não jogar nada pesadão, instalação limpa e com pc formatado e ultimo driver Hotfix. Depois faço uns testes.
opa, desculpe a demora, tava em viajem, o q eu tenho é o g2260wvq6, mas creio que funciona o driver beta tmb para ele, só baixar no site europeu da aoc, e desabilitar a assinatura de driver no windows, fiz o meu baseado justamente no tutorial do sniper q tem no youtube, pois n tinha pro meu.
 
Via dar over nela? :bwahaha::lol2:

Nah, talvez eu faça undervolt só. Aparentemente pra over as com asic mais baixo são melhores, dizem que por causa do leakage maior, mas vai saber..

Nossa, fui reiniciar o pc e deu aquele negocio das fans irem a 100% quando vai pra tela de login.
Deu um susto da porra KKKKKKKKKKKKKKKK
 
Quando começaram a sair as 480 o pessoal do reddit estava falando que as VGAs com um ASIC menor conseguiam um overclock maior (ou um undervolt melhor) do que as que tinham um ASIC maior porque essas tinham um leakage maior. Não sei se é o caso, mas na minha experiência limitada o ASIC não foi um retrato correto da qualidade do chip. A 480 (referência) quando estava com 1070mV não apresentava artefatos mas travava em questão de pouquíssimos minutos no RoTT, 1080 mV está 100% estável, não tive nenhum travamento depois que deixei nessa voltagem.

Veja se consegue baixar mais a voltagem da tua 480, é bem provável que você consiga baixar mais.

Ah, quase esqueço, essa 470 é a XFX RS com 2 fans.

Se for o caso, então graças à Deus pela minha ter um ASIC baixo! :haha: Se eu conseguisse estabilizar ela com 1V no clock stock, ficaria feliz demais, mas pelo visto não vai rolar :feelbad: De qualquer forma, a redução que fiz foi suficiente pra deixar o cooler abaixo dos 50%, que era tudo o que eu queria; silêncio acima de tudo :mr::megusta:

XFX RS? Como ficou as temperaturas/ruído nela, usando tudo em stock? hmm2:

satisfeito com minha rx480, meu objetivo foi conquistado, aliás no the witcher que eu queria jogar com configurações altas e 60fps, consegui jogar em ultra, só isso já valeu todo o investimento da placa. e no deux ex, consegui sair do 720p para o 1080p entre médio e alta, ainda com quedas mas muito mais suave.

como vocês lidam com o vsync nas placas da amd? eu sempre deixo ligado o do jogo, para evitar os screen tearings, vejo que tem a opção no crimson, mas nunca acho que resolve como o vsync do próprio jogo, era assim na nvidia e ainda acho que continua na amd.

Aqui eu deixo desativado no driver e ativo no jogo quando vejo que dá pra fazer isso sem comprometer a jogabilidade por causa do input lag excessivo.

Sua CPU é mais recente também. Mas nos FPS mínimos O Q9550 ainda teve melhores resultados, sei que o clock estava um pouco maior a favor do Q9550 e a RX480, porém de maneira geral diria que foi empate vai.:bat::bwahaha:

E essa questão do asic é totalmente loteria e o que está ali não significa que um chip seja melhor que outro.:joia:

Eu acho que no caso do _EagleMan_ é isso mesmo.:bwahaha::fag:

Aqui por exemplo por enquanto a VGA não passou dos 70°, isso que estou usando a 1400/2100 com vcore stock para testes :mr:
O que não achei legal foi os fans virem com uma curva muito ruim nas XFX. Em IDLE por exemplo já estava mais de 50° e os mesmos parados. :apelo: Fiz uma curva pelo afterburner e em idle fica nas casa dos 32° isso por que moro no Hell de Janeiro.


Isso é verdade, o cooler da placa não é silencioso para segurar a temperatura abaixo dos 70°, para os mais sensíveis que se importam com isso é melhor procurar outro modelo, mas estão longe de serem ruins.


Não sei o que a AMD fez, mas na serie R9 300 tinham vários usuários reclamando disso, mas nas RX o clock fica realmente travado.

Uma coisa que o HANDROX comentou é estranho mesmo, a serie 300 está ficando para traz em relação as RX.:hmm2:

Alguém poderia fazer os benchmarks do Tomb Raider 2013 e o Rise of the Tomb Raider nas mesmas configuraçoes que o _EagleMan_utilizou, mas com CPU mais atual?

vlw

Nah, ganhei por 2 FPS na média, e graças ao meu i5 que veio depois do teu Q9xxx. Lembre-se que a sua é a Black, que tem 50 MHz a mais, ou seja, seu resultado era pra ter sido melhor no final das contas, mas sua CPU segurou a onda :haha3:

O ASIC só é importante pra quem vai fazer overclock ou pra quem vai fazer undervolt. Se o cara for usar a placa em stock, o valor do ASIC é indiferente :true:

Fresco? Eu? Nem a pau, Juvenal! Fiz undervolting pra reduzir o consumo, pois sei que esse P10 pode ser mais eficiente do que a AMD inicialmente apresentou, e eu não quero ficar dando dinheiro de graça pra companhia elétrica :mao: Por sorte, ganhei redução na temperatura e no ruído, mas se tivesse só reduzido o consumo, já me daria por satisfeito :joia:

Não passou dos 70°C por causa do temp target que, pra essa placa, é setado para 70°C no Wattman. Se você subir ou descer esse valor, a placa vai alterar o resultado o cooler vai se adequar à nova realidade :true:

Realmente o perfil da XFX no idle é bem tosco, mas acho que a maioria das placas segue esse padrão também, ou seja, só faz as fans rodarem quando a temperatura atingir 60°C

Nas customs, o clock fica travado por causa da melhor refrigeração; infelizmente o mesmo não pode ser dito de quem adquiriu o modelo de referência :feelbad:

Eu só percebi essa "redução" de performance no Disonored 2, mas o port que fizeram tá muito cagado, mesmo pra quem tem nVidia:



Consegui uma configuração no Steep que deu para testar terrivelmente, mas testar. Também achei a jogabilidade teclado e mouse ruim, mas talvez com a pratica os comandos internalizassem e a coisa fluíssem.
Agora o uso da GPU oscilou muito, porem como o gameplay foi fluido, espero que seja uma coisa apenas do beta.

Pode ser que melhore também depois que você "evoluir" o personagem pegando roupas diferentes e equipamentos melhores, mas à princípio realmente é muito travado, principalmente o powergliding. Tava tão ruim os controles que até parei de jogar depois de 30 minutos, tempo esse que registrei os dados nos gráficos que fiz em um post anterior.

Também espero que seja algo do beta, mas se continuar assim e a performance se mantiver inalterada, então não vejo problema nisso. Eu só queria mesmo era entender o porquê disso acontecer...

A sorte sorriu pra mim hoje.

d358f1901c4b4c87a59cdc72861ad9e7.png


:mr:

[kidding mode on] quais os 6 números da mega sena? Diz aí que tô indo na lotérica fazer a "fézinha"! [kidding mode off]

Por que, Senhor, que eu o funcionário da Pichau não escolher essa placa pra mim, por quê?! :mas::bua:

A tua é a GTR ou a GTR Black? Bem, independente de qual seja, a julgar pelo meu resultado do undervolting que consegui com a minha GTR e o que o @lucao_87 obteve com a dele, se essa regra se consumar mesmo (ASIC pior, melhor undervolting), então eu agradeço a Deus por ter pego essa com ASIC de 78% :true:

PS: alguém sabe a diferença da "eficiência energética" pro "modo de compatibilidade", opções disponíveis nas configurações globais do Crimson?

wOcFuzk.jpg


Por falar nele, tenho 2 críticas a fazer: primeira, ainda não consertaram esse bug de você entrar no Wattman e ele travar o Crimson? Aqui, praticamente ele só abre na segunda tentativa :kidding: Segunda, ele foi uma evolução em relação ao Catalyst e tal, mas ainda pode melhorar com relação ao acesso à algumas funções, que dependem do acesso à vários menus/submenus até você encontrar a dita cuja. No mais, graças ao Wattman, estou acessando o driver bem mais do que eu fazia quando usava a 750 TI :true:

Falouws :cool:
 
Eu fiz tudo pelo crimson mesmo. Eu baixava a voltagem do state 7 e state 6 (e state 5 quando necessário) e dava uma passada no benchmark do heaven para testar a estabilidade. Se a passada foi tranquila, fechava o heaven e baixava mais um pouco a voltagem no crimson, de tempos em tempos dava uma rodada no Witcher só para ter mais confiança na estabilidade. Minha ideia era fazer isso até dar chrash ou aparecerem artefatos, mas isso não chegou a acontecer ainda, por isso quero verificar estabilidade em outros jogos antes de tentar baixar mais a voltagem.

Se quiser monitorar melhor a temperatura e consumo, abre o GPU-Z quando o heaven já estiver funcionando aí se você ver a média do consumo e média do clock os dados já vão ser coletados com a placa em load.

Na pratica o desempenho é MUITO próximo dela em stock se ganhou 2% foi muito, estou me aventurando no undervolt para reduzir o consumo e a temperatura da VGA, já que esse gabinete não é lá grande coisa...

Aí amigão to querendo baixar o consumo dela,em pelo menos 10W, eu to testando diminuíndo o vcore e o power Limit, está certo? a temperatura não me preocupa tanto já que vai baxar também como consequencia, aceito dicas.
 
Aí amigão to querendo baixar o consumo dela,em pelo menos 10W, eu to testando diminuíndo o vcore e o power Limit, está certo? a temperatura não me preocupa tanto já que vai baxar também como consequencia, aceito dicas.

Só precisa reduzir o vcore mesmo. Vai no Wattman, no Estado 7 (também conhecido como P7) e abaixe o valor de vcore existe de 5 em 5; toda vida que reduzir 5, rode um jogo pra ver se tá estável. Se não estiver, o jogo deve crashear nos primeiros 5-10 minutos de gameplay. Se passar no teste, ai tu reduz mais 5 e refaz o processo :joia:

Falouws :cool:
 
[kidding mode on] quais os 6 números da mega sena? Diz aí que tô indo na lotérica fazer a "fézinha"! [kidding mode off]

Por que, Senhor, que eu o funcionário da Pichau não escolher essa placa pra mim, por quê?! :mas::bua:

A tua é a GTR ou a GTR Black? Bem, independente de qual seja, a julgar pelo meu resultado do undervolting que consegui com a minha GTR e o que o @lucao_87 obteve com a dele, se essa regra se consumar mesmo (ASIC pior, melhor undervolting), então eu agradeço a Deus por ter pego essa com ASIC de 78% :true:


ASHUAHSIAH, é a GTR normal, a de 1288Mhz.

Em stock, ela fica em 1.05v já. Com 1.0v ela funciona tranquilo, mas qualquer coisa abaixo disso no wattman não parece ser aplicado .-.
Por enquanto só testei com Dirt 3 e com o kombustor. To baixando TW3 pra testar mais esse undervolt
Tu fez undervolt no wattman, ou usou outro programa, tipo o afterburner?

Como ficou a sua configuração das fans?
 
Última edição:
Aqui de ruim no Wattman é que ele nao salvava o over nas vezes que tentei por ele... (era reiniciar e voltava ao padrao)

Acabou que faço tudo pelo Afterburner mesmo, Vcore padrao aqui é 1.1625. (na Bios @1342mhz)

Com o over que faço @1400mhz e memórias @2100mhz, fica entre 1.1812 e 1.1875 (+24mV e +50PL). ASIC aqui é 73.3%...

Fazendo over pelo Afterburner, memória só sobe até isso sem dar erros, no Wattman até da pra subir mais, pq da pra por la da pra subir a voltagem delas tb... mas nao tentei mais por ele.


Assim nunca deu crash e/ou artefatos em jogo nenhum, roda o Valley, Heaven e o Stress Test do 3dmark sem problemas também.


A temperatura, jogando GTA V e ROTR, costuma ficar entre 60 e 66º, nos testes do Heaven e do 3dmark, chega a 70º e para nisso.

No perfil que deixei... a 60º, a fan fica a 60%, se chegar a 70º, vai pra 75%... se chegar a 75º vai a 100%.


Só ouvi a fan da Nitro+ a 100%, quando rodei o Furmark por minutos e nas vezes que o bug fazia a fan disparar a 100% do nada. (esse BUG parou de algumas versoes do driver pra cá, nao vejo ele a semanas)


E nao uso tb o modo 0%, mas só de configurar um perfil no Afterburner, esse modo ja nao existe mais... fan a 20% até chegar em 40º... em idle fica sempre entre 33 e 38º.

Sobre consumo e conta de luz, sai de uma R9 290 4gb pra RX480 Nitro, nesse tempo nao teve variações na conta de luz, só a de sempre mesmo.

Assim como nao fez diferença de uma GTX660TI pra HD7950, HD7970ghz a alguns anos. (só pode fazer diferença pra quem joga muitas horas por dia mesmo)


Uma coisa MELHOR é, com HD7950, HD7970ghz, R9 290... por usar monitor @120hz, os clocks nunca baixavam totalmente, a memória ficava sempre no maximo e o core clock nao ia pro minimo, ficava em 500mhz nas três, agora com a RX os clocks vao pra idle normalmente, que seriam 300/300.
 
Pessoal, alguém mais tem a XFX RX 480 RS ? Ela está bem quentinha aqui ... Com a rotação de fan padrão chegava em 83º, depois de customizar para 100% os fans chega em 81º agora. Será que está pior que uma blower ?
 
Pessoal, alguém mais tem a XFX RX 480 RS ? Ela está bem quentinha aqui ... Com a rotação de fan padrão chegava em 83º, depois de customizar para 100% os fans chega em 81º agora. Será que está pior que uma blower ?

eita ta quente mesmo!! aqui não lembro ter jogado com fans a 100%, essa temp de 81ºC ja chegou com fans a 70%.
esses 81ºC foi jogando ou apenas stressando a gpu com algum programa????

=============================================================================================================================================

http://www.hardware.com.br/noticias/2016-11/serie-radeon-pro-wx-amd-apresenta-tres-novas-placas-de-vieo-voltadas-para-publico-profisisonal.html
 
ASHUAHSIAH, é a GTR normal, a de 1288Mhz.

Em stock, ela fica em 1.05v já. Com 1.0v ela funciona tranquilo, mas qualquer coisa abaixo disso no wattman não parece ser aplicado .-.
Por enquanto só testei com Dirt 3 e com o kombustor. To baixando TW3 pra testar mais esse undervolt
Tu fez undervolt no wattman, ou usou outro programa, tipo o afterburner?

Como ficou a sua configuração das fans?

Como padrão já fica 1,05V?! :putz::medo: Então tá explicado porque os chips com ASIC alto não conseguem clocks maiores: limitação no aumento do vcore/PL na BIOS, que só vai até +100mV e 50%... Pra superar isso, só fazendo biosmod mesmo.

Com 1V funciona tranquilo? Bom demais! :megusta: Aqui não deve chegar nem a pau a ficar estável assim :feelbad: Depois faz um log de um gameplay de um jogo relativamente pesado usando o GPU-Z, que monto o gráfico e posto aqui :joia:

Não dá pra reduzir pra menos que isso no Wattman? Acabei de simular 995mV e foi, ele aceitou a mudança, mas não testei na prática por motivos óbvios. Tenta fazer com o Afterburner pra ver se surte algum efeito :joia:

Fiz o meu processo usando o Wattman mesmo, pois é o único que consegue alterar todos os estados da placa, diferente do Afterburner, que só mexe no Estado 7.

As fans eu deixei em auto mesmo, do jeito que veio configurado na BIOS. A placa chega em 70°C, mas a fan gira a, no máximo, 47%; a redução foi muito boa (de 80, com vcore stock, para 47%) e poderia ainda ser maior se eu afrouxasse um pouco o target da temperatura.

Sobre consumo e conta de luz, sai de uma R9 290 4gb pra RX480 Nitro, nesse tempo nao teve variações na conta de luz, só a de sempre mesmo.

Assim como nao fez diferença de uma GTX660TI pra HD7950, HD7970ghz a alguns anos. (só pode fazer diferença pra quem joga muitas horas por dia mesmo)


Uma coisa MELHOR é, com HD7950, HD7970ghz, R9 290... por usar monitor @120hz, os clocks nunca baixavam totalmente, a memória ficava sempre no maximo e o core clock nao ia pro minimo, ficava em 500mhz nas três, agora com a RX os clocks vao pra idle normalmente, que seriam 300/300.

Mas a 660 TI e a 7950 tem consumo bem parecido, então por isso não deve ter causado tanto impacto; no caso da 7970 GHz, existe um aumento em relação à 7950 perceptível, porém foi como você mesmo disse: o consumo final depende das horas de jogatina por mês. No caso da 290 x 480, a diferença pode não ter se mostrado expressiva pelo fato de tu ter feito overclock nela, o que aumenta consideravelmente seu consumo, fazendo com que o mesmo fique próximo do que a 290 consumia.

É, eu gostei dessa correção que a AMD fez, mas bem que ela poderia também ter mantido perfis dinâmicos pra GDDR5 também, ao invés de ficar nessa onda de 300-2000MHz; se ao menos ela deixasse a gente mexer o clock da memória pra cada P State, mas nem isso ela deixa :bua:

E tipo, aumentar de 150 pra 300 MHz o clock da GPU em relação à minha 270X? Pra que tudo isso se o chip já processa bem 2D com 150MHz? :chan:

Falouws :cool:
 
Pessoal, alguém mais tem a XFX RX 480 RS ? Ela está bem quentinha aqui ... Com a rotação de fan padrão chegava em 83º, depois de customizar para 100% os fans chega em 81º agora. Será que está pior que uma blower ?

O gabinete está cooperando? Não adianta a placa ter um bom cooler se o gabinete não tiver um bom fluxo de ar também.

83º em full load é ok, mas é a mesma temperatura que minha primeira XFX ref pegava.

Como padrão já fica 1,05V?! :putz::medo: Então tá explicado porque os chips com ASIC alto não conseguem clocks maiores: limitação no aumento do vcore/PL na BIOS, que só vai até +100mV e 50%... Pra superar isso, só fazendo biosmod mesmo.

Com 1V funciona tranquilo? Bom demais! :megusta: Aqui não deve chegar nem a pau a ficar estável assim :feelbad: Depois faz um log de um gameplay de um jogo relativamente pesado usando o GPU-Z, que monto o gráfico e posto aqui :joia:

Não dá pra reduzir pra menos que isso no Wattman? Acabei de simular 995mV e foi, ele aceitou a mudança, mas não testei na prática por motivos óbvios. Tenta fazer com o Afterburner pra ver se surte algum efeito :joia:

Fiz o meu processo usando o Wattman mesmo, pois é o único que consegue alterar todos os estados da placa, diferente do Afterburner, que só mexe no Estado 7.

As fans eu deixei em auto mesmo, do jeito que veio configurado na BIOS. A placa chega em 70°C, mas a fan gira a, no máximo, 47%; a redução foi muito boa (de 80, com vcore stock, para 47%) e poderia ainda ser maior se eu afrouxasse um pouco o target da temperatura.

Mas ele não disse que o Wattman impede de aumentar, disse que não passa disso, possivelmente porque a voltagem é dinâmica e para de subir se o chip não precisa, aqui mesmo subindo o limite pelo afterburner dificilmente a voltagem chega ao limite aplicado.

E outra, fazer undervolt é coisa de garoto, homem adulto gosta mesmo é de fazer over pra mais de 1400MHz :deal:.

Zoeiras a parte, aqui não vale a pena porque o monitor nunca deixa a placa ficar subutilizada, mas pra quem usa monitor de 60Hz vale muito a pena pra economizar energia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo