Preços abusivos dos carros no Brasil. Ou a gente toma alguma atitude ou...

Ao pessoal ai do forum do "greenpeace", quer diminuir o numero de carros?

Não precisa colocar 5994% de lucro e impostos em cima do veiculo, é só CORTAR o crédito, quero ver se nego vai conseguir pagar o carro a vista ou em poucas parcelas (digo 10x), pronto acabou a farra.

De que adianta o carro custa 500 mil reais se o wedscleyton que mora na favela pode pagar em 1.000.000.000 de suaves prestações de 500 reais? Compreendem a logica?
 
A gasolina realmente está cara, mas a questão é que a maior parte do petróleo que o brasil produz não serve muito bem para fazer gasolina. Tem aquele negócio de petróleo fino e grosso, não lembro qual é bom para gasolina e qual é bom para diesel, mas acredito que seja respectivamente o fino e o grosso.

Aí eu não sei...

De qualquer forma, o diesel também é absurdamente caro aqui. Fora que existem países que ñ produzem 1 gota de petróleo e ainda assim o combustível é bem mais barato do que aqui no Brasil.
 
Velho, não é isso. Não interessa o preço do carro. Interessa gordura no preço do carro. Margem de lucro. [...]

VC, SEU PAI, SEU AMIGO ESTÁ PAGANDO PELO CONFORTO DA GRINGAIADA.

Legal, né?

Entendi. Realmente no momento atual as montadoras daqui estão socorrendo as matrizes.

Só não sei dizer se de 2008 pra cá o preço do carro subiu de forma tão expressiva assim, a ponto de ficar muito acima da inflação.

Aliás, é comum segmentos diferentes sofrerem variações diferentes de preço. A questão é o poder aquisitivo da população, e quanto isso tenho ctz que melhorou muito nas duas últimas décadas, e de 2008 pra hoje não sofreu redução!

Lá sim.

Tipo, eu não manjo muito de economia, e não estou aqui pra dizer que eu estou certo; só acho que a galera fica dando ênfase pra umas coisas nada a ver ao invés de tentar entender que não é questão de "brigar" por preços menores, e sim tratar de melhorar suas próprias condições financeiras se o sonho é ter um carro mais caro. Se lá a classe média tem um carro de nível muito superior, é pq lá eles tinham carros do nível dos nossos na década de 70. É pq é a economia que inventou 99% das coisas que você usa, e que investiu 99% do dinheiro para desenvolvê-las.

Quando eu leio que:

Povo é burro.
Na hora que o povo parar de comprar carro zero os preços irão cair.
Governo vai baixar impostos e empresas baixar os lucros sobre os carros.

eu vejo que por mais que eu não manje das paradas... o pessoal aqui ainda continua vendo somente o lado individual e de maneira extremamente errônea.


Se o povo parar de comprar pra forçar preços menores, a economia fica vulnerável a recessão.

Hoje o carro custa 30k.
Pessoas param de comprar.
Em 3 meses ele passa a custar 25k
Você vai comprar ele agora? ou vai esperar mais 3 meses pra ver se ele cai mais de preço?
Pode ter certeza, a maioria da população vai esperar.
Essa queda de preço não irá reduzir os lucros só da montadora. Toda a linha produtiva vai junto.
Se der o azar, e a hitória mostra que as vezes os países dão, vc tem a instalação de deflação.
 
Outro dia achamos aqui em casa a NF da Perua Escort que meu pai havia comprado em 1997, zero km na concessionária..1.8 16v completa, R$16.000.00 :haha:

Tudo bem que nessa época o slário mínimo era R$150...hoje em dia é maior, inflação é outra...mas mesmo assim com R$16 mil hoje, é capaz q compre o mesmo carro :seferrou:
 
Outro dia achamos aqui em casa a NF da Perua Escort que meu pai havia comprado em 1997, zero km na concessionária..1.8 16v completa, R$16.000.00 :haha:

Tudo bem que nessa época o slário mínimo era R$150...hoje em dia é maior, inflação é outra...mas mesmo assim com R$16 mil hoje, é capaz q compre o mesmo carro :seferrou:

de janeiro de 97 a agosto 2011 temos uma inflação acumulada de 244%. Usei o ipc-a. Talvez esteja errado, se alguém souber fazemos as contas para o correto.

Esse carro em "dinheiro de hoje" custaria por volta dos R$42 mil. Quase o preço de um astrinha.
 
Remove o credito , faz pagar a vista , chega de 500x
Quero só ver , vai ter beeeeem menos carro nas ruas.
 
Tanta gente honesta rala pra cacete, junta uma entradinha legal, fica perdurando uma negociação na agência durante um mês e no final nem aprovam...

Meu primo tá passando por isso, foda. Obviamente antes era muito pior, mas pros padrões atuais se vê que pouco evoluiu nesse sentido.

Falo da grande maioria; pra quem tem dinheiro de verdade independente de época/situação do globo isso nunca será um impedimento a ponto de nem conseguir adquirir o veículo.
 
Remove o credito , faz pagar a vista , chega de 500x
Quero só ver , vai ter beeeeem menos carro nas ruas.

Uma forma perfeita de obtermos uma excelente recessão.

Na vdd, tudo que deu certo e fez o país quadruplicar o PIB (obviamente, medido em dólares) desde a criação do plano real foi fazendo exatamente o oposto do que você disse.

Digitalizei um trecho do livro “Crash” do Alexandre Versignassi, que tem a ver com o tema:

No fim de 1994, havia R$ 10 bilhões em notas e moedas circulando no Brasil. É a quantidade total nas carteiras das pessoas e nos cofres dos Bancos. Na virada do século, já eram R$ 22,7 bilhões. Em fevereiro de 2011, R$ 140 bilhões. E olha só: entre 1994 e 2011, os preços subiram, em média, 300%. O que custava R$ 100,00 foi para R$ 300,00. Parece muito, mas essa impressão some diante do fato de o suprimento de moeda ter crescido 14 vezes.

A diferença entre o crescimento da quantidade de moeda em circulação e o aumento dos preços, na prática, mostra quanto a produção do país cresceu. Cada brasileiro de 2011 pode comprar mais coisas que em 1994, mesmo com tudo custando mais caro.

O efeito visível disso é que os preços diminuem ao longo do tempo. Não os preços em dinheiro. Por um mecanismo inerente ao modelo econômico que se firmou no mundo depois da Segunda Guerra, esses sobem sempre. Mas o número de dias que você precisa trabalhar para comprar alguma coisa diminui - pelo menos quando a economia cresce.

Um engenheiro civil que ganhasse a média salarial da categoria em 1989 precisava trabalhar 17 meses para comprar um Monza basicão – já um Classic, o Monza top de linha, custava 28 meses de trabalho (Folha de S. Paulo 22/1/1989). Alguém da mesma profissão hoje compra um Toyota Corolla com 12 meses de contracheque (FGV - Veja 11/11/2009). Isso pela média salarial do país todo - os engenheiros mais bem remunerados compram um carro desses com dois meses de salário ou menos.
 
Última edição:
Pagamos o carro mais caro do mundo, e mesmo assim vende pra kct, tanto que temos percentualmente uma das maiores frotas, e a cada ano vendemos mais e mais carros, principalmente devido a oferta de crédito, apesar dos juros altos.

Novamente, porém completando o que disse pra evitar equívocos:

Não é o carro que está caro... Tudo está "mais caro" que antigamente, porém dentro do nosso formato economico, perfeitamente normal e dentro do preço. Ou seja, não está caro, os malandrops querem com padrão de vida/emprego/estudo de classe média baixa, financiar carro de classe média alta.

O carro não está caro, o que custava 1000,00 em 1994, hoje custa 3900,00. Simples assim. Inflação. E acredite se quiser, este formato econômico adotado em 94 foi o melhor que estas terras já tiveram desde sua conquista.


Mas aí é que está, o carro está caro até mesmo para os nossos padrões cara, é exatamente isso que explica um dos tópicos que tem sobre isso aqui no adrena,é disso que eu estou falando entende. Tipo, vamos supor que uma TV LED 40'' aqui custe 40% a mais que lá fora, e que 70% do que se vende por qui também custe 40% a mais que lá fora. Já o carro está saindo a 130% a mais que lá fora. Esse é o ponto, o carro aqui está acima dos simples custos da nossa economia, da margem de repassar impostos e despesas de importação ao consumidor final, etc, em cima de tudo isso aí ainda estão incluindo um lucro desproporcional.
 
Jefersonbmx .
Ferrar com quem compra importado a vista também nao é a melhor opção .
O mais acertado mesmo seria diminuir o preco dos nacionais.
E pro povo do greenpeace sinto muito, mas para substituir o conforto de um carro seria necessário no mínimo quadruplicar a qualidade e as linhas de transporte atual.
Um dos poucos transportes decentes é o fretado , mas custa em media 30 reais ao dia ida e volta.
 
Após perceber que um carro no Brasil pode custar o dobro que um do mesmo modelo nos Estados Unidos, o Ministério Público Federal resolveu enviar ofício para o Ministério da Fazenda pedindo que uma investigação seja feita no setor. Os promotores querem saber se há lucro abusivo por parte das montadoras de automóveis ou se há regulamentação obsoleta do mercado.

O pedido de investigação ao Ministério da Fazenda partiu da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, um órgão de cúpula da instituição, responsável pela defesa dos direitos do consumidor.

Num voto coletivo, aprovado pela 3ª Câmara, além da investigação sobre lucro abusivo por parte das montadoras, os procuradores também solicitam que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolva estudos para verificar se a Lei Ferrari - que dispõe sobre a concessão comercial entre produtores e distribuidores de veículos automotores no país – deve ser mantida.

Devido à Lei Ferrari, concessionárias mantém exclusividade comercial em seus territórios - chamados de áreas operacionais. A lei também determina que montadoras que romperem o contrato com concessionárias de forma unilateral tenham que comprar o estoque de peças e veículos pelo preço de mercado.

"A Lei Ferrari pode ter tido algum papel, há 30 anos, na época da reestruturação dos mercados de veículos no Brasil, numa época em que vigia uma economia de controle de preços. Mas hoje existem fortes suspeitas de que essa lei é desnecessária e até prejudicial”, diz trecho do voto coletivo da 3ª Câmara.

O pedido feito ao Ministério da Fazenda também dá 180 dias para que a investigação seja concluída. “Dentro da atribuição de zelar pelos princípios constitucionais relativos à atividade econômica e à defesa do consumidor, cabe ao MPF provocar os órgãos federais competentes a voltar sua atenção para o tema”, disse o subprocurador-geral da República Antonio Fonseca.

Montadoras

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) informou ao iG, através de sua assessoria de imprensa, que só se manifestará se for notificada judicialmente a respeito do assunto.

MPF pede investigação
 
Há apenas 20 anos ter um carro era ter um artigo de luxo.
Crédito praticamente não existia, para comprar um carro zero ficava-se negociando um mês, carro era para poucos!

Hoje qualquer um pode ter carro, resultado é que toda hora morre gente de acidente, emissão de gases é recorde, queima de combustível fóssil então...., transito nas grandes cidades esta um inferno.

E vcs querem ainda querem carros mais baratos? Carro mais barato?Ninguém pediu carro mais barato, QUEREMOS CARRO POR UM PREÇO JUSTO, ASSIM COMO GRANDE PARTE DOS PAÍSES NORMAIS, SEM CUSTOS VIRTUAIS ALTÍSSIMOS E IMPOSTOS ABSURDOS, E SEM ESSAS PRESTAÇÕES DE 700MIL VEZES, PORQUE COMPRA QUEM PODE PAGAR PELO ITEM INTEIRO.

Olha, estaria na hora de clamarmos por metrôs descentes nas nossas cidades, sistemas públicos de transporte seguros, rápidos e eficientes.

Chega de achar que carro é solução de transporte.
Um carrinho popular por família é mais do que suficiente, e apenas para uma voltinha no fim de semana!!

Impossível cara, metrô não é viável no Brasil, essa jogatina política não permite esse tipo de mudança...
O Brasil tá um lixo, uma *****, só tem bosta em Brasília, nem com protesto a gente tira eles de lá.

MAIS BARATO NÃO, JUSTO, SOMENTE JUSTO!
 
Exatamente isso q queria dizer qdo abri esse tópico. Não é questão dos carros estarem caros ou baratos. Oq tem q pensar é q os carros aqui no Brasil é superfaturado. Montadoras colocam, em alguns casos, mais de 100% do custo total de produção. Isso é um roubo!
ë um absurdo pagar mais de 30mil por um Gol com acabamento porco e mal feito.
O governo fala tanto em investirem aqui no Brasil, mas todo esse lucro dessas montadoras estão indo pra cobrir o rombo das fábricas lá fora. Isso tá totalmente sendo mascarado pelos governantes. Não há investimento em melhorias nos carros aqui no Brasil. É só ver os salões de automóveis lá fora. Novos carros são lançados lá na Europa/EUA completo, bem feito, etc, e a versão brasileira, eles trazerm uma versão "capada" alegando custo alto (MENTIRA!) e ainda tem a cara de pau de dizer q é um bom negócio comprar.
Então, esse aumento de imposto tá sendo a pior manobra política de todos os tempos para nós consumidores, claro. Por isso q temos q ser unidos e tomar alguma atitude pra tentar barrar e mostrar a nossa revolta e não simplesmente deixar pra lá e aceitar a m**** q esse governo faz com o nosso dinheiro.

Isso q ainda não estou entrando numa discussão q os carros q começam a ser produzidos no Brasil, a qualidade fica infinitamente inferior aos importados. Eu tive um Peugeot fabricado na França e dps um nacional e sei do q estou falando...
 
Pois por mim aumentaria ainda mais os preços dos carros, elevava a idade mínima para tirar carta para 21 anos, aumentaria o valor das multas por excesso de velocidade e ultrapassagem proibida e daria cadeia inafiançável pra quem fosse pego dirigindo alcoolizado.

Tem carro demais nas ruas e trens de menos entre as cidades e Estados.

Todo mundo pode ter muita coisa hoje em dia, e os excessos estão não apenas destruindo o meio ambiente e nossos corpos, mas também nossos valores.

E o Brasil tem mais é que pagar royalties pros imperialistas mesmo. Quando começarmos a acordar para criar e fazer as coisas bem feitas por aqui mesmo, quem sabe nos tornemos menos dependentes do primeiro mundo.

Não adianta, começamos a ser alguma coisa parecida com um país industrial depois que as montadoras aportaram por aqui nas décadas de 50 a 70.

Ainda estamos muito longe de ser auto-suficientes em tecnologia, nossas faculdades são fraquíssimas, e dependemos quase que totalmente de importar tecnologia pra fazer nossas fábricas rodarem.

Temos que abrir as portas e as pernas pra eles. Se eles ganham muito, também nos dão muito.

São tais montadoras que ajudaram a mudar a cara do Brasil, principalmente da região Sudeste, de um país rural para um país que pensa que é moderno.

Eles tem ganância mas também tem coragem. Muita gente ainda está pensando se vale realmente investir num país corrupto e desestruturado como o nosso. Palmas para os que acreditaram em nós.
 
Última edição:
Pois por mim aumentaria ainda mais os preços dos carros, elevava a idade mínima para tirar carta para 21 anos, aumentaria o valor das multas por excesso de velocidade e ultrapassagem proibida e daria cadeia inafiançável pra quem fosse pego dirigindo alcoolizado.

Tirar o direito dos ouros usarem carro também não é legal.
È para ser individualista ? Então vamos brincar.

Andem de carro elétrico/hibrido e guardem a Gasolina para o meu V8
 
Também não concordo com o trecho abordado acima pois se trata apenas os sintomas, e não a causa do problema. Mas apoio o raciocínio que o Silvio deixou em seguida.

Eventualmente um segmento de mercado sofrerá inflações diferentes. Cada caso é um caso, mas na média o poder aquisitivo melhorou muito.

Como um colega falou, o pai dele pagou por um Escort em 1997 o equivalente ao que pagamos por um carro semelhante hoje, em dinheiro de hoje. A diferença é que tem muito mais pessoas (percentualmente) conseguindo comprar esse carro hoje, despendendo menos meses de trabalho para pagá-lo.

O fato de as montadoras estarem explorando lucros no Brasil, fato este que deveria ser levantado corretamente e não somente estipulado, não faz essa diferença gritante que as pessoas estão achando. É toma lá dá cá. Se o carro está mais difícil, só olhar as demais coisas que está mais fácil ter acesso.

Isso sem falar que nós estamos sim sustentando os "baixos preços" da gringaiada, que em um momento de tendência de recessão, de nada adianta baixos preços se a população está perdendo emprego e vendo seus investimentos virando pó.

Pessoalmente acho que há coisas muito mais importantes e relevantes do ponto de vista de "vamos fazer um manifesto e deixar-mos de aceitar imposições do governo".

Neste caso específico da, suposta, alta lucratividade das montadoras, a melhor solução ao meu ver é cada um contribuir para melhorias na economia do país, estudando mais, batalhando por empregos melhores, empreendendo mais.

Repito, destacando o post do Silvio,

a mudar a cara do Brasil, principalmente da região Sudeste, de um país rural para um país que pensa que é moderno.

Não há como ter uma economia sólida, e ainda comparável aos países de primeiro mundo do ponto de vista prático para a populção em geral, se há 2 décadas éramos uma economia semelhante aos dos gringos de 5 ou mais décadas atrás.

O que um cara que eu conheço (de vista só :okay:), fundador do blog dinheirama.com fala é:

"Não é possível financiar um carro de 30k ganhando R$500, logo vc não deveria tentar comprar um de 300k ganhando 5k"

Se a diferença o lucro da companhia faz o preço subir de 30k para 35k, inviabiliza você a comprá-lo, talvez seja pq vc não devesse comprá-lo nem se voltasse a 30k.

Como eu disse, a todo momento produtos sofre inflações diferentes, em amplitudes diferentes. Quando a demanda por carros aumenta em um curto espaço de tempo, as montadoras compram mais aços. As siderúgicas compram mais minérios. E é na mineradora que o gargalo ocorre. É comum com alterações pequenas mineradoras fazerem reajustes de 100% de uma tacada só, e esse 100% no minério reflete em 1% no preço de venda do carro. Some-se à isso o plástico, computadores, pessoas qualificadas dentro das montadoras, e dentro de toda a linha produtiva, da mineradora a empresa de estofado...
Some-se a isso a necessidade das montadoras terem de mandar mais lucros pra fora, e você tem a altas no preço dos carros que todos reclamam. Porém não se iludam. Seu poder aquisitivo na última década aumentou, e de 2008 pra cá não deve ter caído, o que já é excelente no atual cenário mundial.

É claro que é só minha opinião
 
Entendi. Realmente no momento atual as montadoras daqui estão socorrendo as matrizes.

Só não sei dizer se de 2008 pra cá o preço do carro subiu de forma tão expressiva assim, a ponto de ficar muito acima da inflação.

Aliás, é comum segmentos diferentes sofrerem variações diferentes de preço. A questão é o poder aquisitivo da população, e quanto isso tenho ctz que melhorou muito nas duas últimas décadas, e de 2008 pra hoje não sofreu redução!

Lá sim.

Tipo, eu não manjo muito de economia, e não estou aqui pra dizer que eu estou certo; só acho que a galera fica dando ênfase pra umas coisas nada a ver ao invés de tentar entender que não é questão de "brigar" por preços menores, e sim tratar de melhorar suas próprias condições financeiras se o sonho é ter um carro mais caro. Se lá a classe média tem um carro de nível muito superior, é pq lá eles tinham carros do nível dos nossos na década de 70. É pq é a economia que inventou 99% das coisas que você usa, e que investiu 99% do dinheiro para desenvolvê-las.

Quando eu leio que:



eu vejo que por mais que eu não manje das paradas... o pessoal aqui ainda continua vendo somente o lado individual e de maneira extremamente errônea.


Se o povo parar de comprar pra forçar preços menores, a economia fica vulnerável a recessão.

Hoje o carro custa 30k.
Pessoas param de comprar.
Em 3 meses ele passa a custar 25k
Você vai comprar ele agora? ou vai esperar mais 3 meses pra ver se ele cai mais de preço?
Pode ter certeza, a maioria da população vai esperar.
Essa queda de preço não irá reduzir os lucros só da montadora. Toda a linha produtiva vai junto.
Se der o azar, e a hitória mostra que as vezes os países dão, vc tem a instalação de deflação.


Eu entendo o seu ponto de vista e, veja, parar de comprar carros, ninguém vai. Isso é meio tipo "falácia da pirraça". Se o brasileiro não se mobiliza contra a violência e a corrupção que sofre diariamente, vai se mobilizar pra isso?

Mas quando o governo limita a livre concorrência, como sempre fez com impostos altos para os importados (35% de imposto de importação), e ainda agravou agora com sobrecarga de IPI, vc está sendo nocivo ao desenvolvimento da indústria do ponto de vista do consumidor.

Pra mim, não faz diferença se o carro sobe de preço ou baixa de preço, pq eu tenho o meu carro quitado, e o preço do usado flutua junto com o novo.

O problema todo é que, permitindo esse lucro abusivo, e dando "escudos" artificiais para as montadoras, que pegam o dinheiro e remetem pra fora, é sempre bom lembrar, o governo está atrapalhando a escalada de qualidade dos produtos.

Foi só a JAC oferecer carro completo a 39k que a ford baixou o preço do fiesta e incluiu airbag e abs no pacote.

Se era tão fácil baixar o preço e melhorar o produto, pq não fizeram antes? Pq não tinha concorrência, pq as montadoras atuam em sistema de "cartel velado"...

E o governo acha bonito e ajuda.

E o brasileiro continua pagando caro por carros inseguros, beberrões e limitados.
 
Olha ai

MPF coloca lucro das montadoras sob suspeita
http://adrenaline.uol.com.br/forum/papo-cabeca/364572-mpf-coloca-lucro-das-montadoras-sob.html

Esse aumento do IPI pode ser q dê resultado a médio prazo apesar de ser uma medida antipática a curto prazo. Outra q com certeza as montadoras fizeram lobby, mais dai acho q vão acabar dando um tiro no proprio pé.

Concorrência chegando
BMW escolhe SP para instalar fábrica no Brasil, diz jornal alemão

A BMW, maior fabricante de veículos de luxo do mundo, deve escolher a cidade de São Paulo para instalar sua primeira fábrica na América Latina, afirmou o jornal alemão "Handelsblatt" nesta quarta-feira.

Citando fontes da companhia, o jornal disse que o conselho deve aprovar em dezembro os planos para fabricar veículos em São Paulo "porque todos os fornecedores importantes de peças estão lá".

Um porta-voz negou que a BMW já tenha feito alguma escolha, dizendo: "ainda não há nenhuma decisão".

A BMW anunciou em março que aprovaria este ano planos para expandir sua produção para a América Latina, onde o Brasil já é um importante mercado em volume para montadoras como Fiat, General Motors e Volkswagen.

Para a BMW, o país ainda é um mercado novo, com previsão de vendas de 10 mil veículos este ano, número quase insignificante para a companhia, que prevê mundialmente um volume de mais de 1,6 milhão de unidades.

Folha.com - Mercado - BMW escolhe SP para instalar f

Renault vai aumentar fábrica no Paraná, afirma governo estadual

A Renault irá investir R$ 1,5 bilhão para aumentar a produção de sua fábrica no Paraná e implantar um centro de desenvolvimento de tecnologia no local. A informação é do governo do Estado.

A montadora francesa pretende ampliar sua participação no mercado brasileiro de automóveis --dos atuais 5% para 8% até 2013.

Com o investimento, a produção anual de veículos na fábrica paranaense, que é a única da Renault no país, pularia de 220 mil automóveis para cerca de 300 mil por ano.

Além do aumento na produção, haverá a criação de um centro tecnológico para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

O anúncio oficial deve ser feito na semana que vem pela montadora. A Renault, por enquanto, não comenta o assunto.

De acordo com o secretário estadual da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, o acordo foi acertado em troca da concessão de incentivos fiscais pelo governo estadual. Está prevista a prorrogação do prazo de recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A previsão é que a ampliação da fábrica seja iniciada ainda neste ano e crie cerca de 2.000 empregos.

Atualmente, a fábrica da montadora, que fica em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), emprega cerca de 6.000 pessoas.

CONCORRÊNCIA

Segundo a Renault, disputavam o investimento outros Estados e até mesmo países, especialmente Argentina e México.

Não se sabe se a opção pelo Paraná está relacionada ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados, anunciado pelo governo federal há duas semanas.

Fato é que, por enquanto, os automóveis vindos da Argentina e do México não foram afetados pela medida, já que o Brasil tem acordos comerciais com esses países.

=-=-=

Sem falar do fato q a Indiana ta querendo vir tbm e JAC ja confirmou abrir fabrica aqui.
 
Última edição:
Esses carros nacionais custam um absurdos de caros, metade da lataria é composta de plástico, o governo só faturando cobrando praticamente a metade de impostos.
A cobrança dos impostos tem que ser igual, nacional e importado.
 
O pior de tudo é que isso só atrapalha a classe média, por que os ricos , (digo ricos mesmo) não ligaram para isso.
Veja o exemplo do cara que bateu o Camaro Vermelho esses dias, cara mto novo, ganhou dos pais, matou um no acidente e pagou fiança de 250mil reais no outro dia.
 
Impossível cara, metrô não é viável no Brasil, essa jogatina política não permite esse tipo de mudança...
O Brasil tá um lixo, uma *****, só tem bosta em Brasília, nem com protesto a gente tira eles de lá.

MAIS BARATO NÃO, JUSTO, SOMENTE JUSTO!

Metro? :haha:

Se ninguém mais comprar pneu, gasolina, recapar asfalto, me diga quem vai financiar o governo? Essa historia começa antes mesmo de JK, onde as montadoras "patrocinaram" o governo, e foram feitas estradas ao invés de ferrovias.

E os caras ainda vem falar do meio ambiente... :yuno:
 
Essa velha história de que os automóveis foram priorizados contra as ferrovias é mais uma das máximas que só brasileiro acredita e leva a sério.

É que nem falar que somos o país do futebol e por isso não vamos bem em outros esportes.

A verdade é que não houve investimento em ferrovias e tampouco em estradas.

Nossas estradas são poucas e ruins, e se houve alguma pequena melhoria em algumas regiões nos últimos anos foi apenas porque se colocou nas mãos das empresas privadas e passou a se cobrar caro por isso, através de pedágios.

O que temos de problemas de infra-estrutura nesse país não é brincadeira.

Então, não vale dizer que se investiu em estradas ao invés de ferrovias, porque na verdade a prioridade do governo sempre foi investir na corrupção e deixar de fazer o básico.

Diga-se de passagem que se não conseguimos crescer agora como poderíamos crescer, não é porque nos falta mercado ou o mundo está em crise, mas é porque nos falta infra-estrutura, a qual, entre outras carências, barra o desenvolvimento das empresas e cidades.

Enquanto empresta dinheiro a fundo perdido para países da África e América central (bilhões de dólares) que vão voltar para as mãos dos corruptos brasileiros através das Camargos e Oldebretches da vida, não se investe nem em ferrovias, nem em hidrovias, nem em estradas e nem em aeroportos.

Esperem a copa de 2014 para assistir a mais um show de bizarrices que só um país do terceiro mundo latifundeado por corruptos de primeira linha consegue dar.
 
Última edição:
Essa velha história de que os automóveis foram priorizados contra as ferrovias é mais uma das máximas que só brasileiro acredita e leva a sério.

É que nem falar que somos o país do futebol e por isso não vamos bem em outros esportes.

A verdade é que não houve investimento em ferrovias e tampouco em estradas.

Nossas estradas são poucas e ruins, e se houve alguma pequena melhoria em algumas regiões nos últimos anos foi apenas porque se colocou nas mãos das empresas privadas e passou a se cobrar caro por isso, através de pedágios.

O que temos de problemas de infra-estrutura nesse país não é brincadeira.

Então, não vale dizer que se investiu em estradas ao invés de ferrovias, porque na verdade a prioridade do governo sempre foi investir na corrupção e deixar de fazer o básico.

Diga-se de passagem que se não conseguimos crescer agora como poderíamos crescer, não é porque nos falta mercado ou o mundo está em crise, mas é porque nos falta infra-estrutura, a qual, entre outras carências, barra o desenvolvimento das empresas e cidades.

Enquanto empresta dinheiro a fundo perdido para países da África e América central (bilhões de dólares) que vão voltar para as mãos dos corruptos brasileiros através das Camargos e Oldebretches da vida, não se investe nem em ferrovias, nem em hidrovias, nem em estradas e nem em aeroportos.

Esperem a copa de 2014 para assistir a mais um show de bizarrices que só um país do terceiro mundo latifundeado por corruptos de primeira linha consegue dar.

Esse comentário mereceu uma qualificação...
 
Hj eu vi uma entrevista com um presidente de uma montadora q vai investir na ampliação das fábricas aqui no Brasil. Perguntaram sobre a sindicância q o MPF abriu contra os preços abusivos dos carros no Brasil. Ele disse q os preços são justos e q os lucros daqui é o mesmo q lá fora. Isso é uma mentira descarada! Claro q ele não iria falar q os preços eram abusivos e iria baixar os preços. Se alguém viu essa entrevista, espero q não acreditem nisso...
 
Hj eu vi uma entrevista com um presidente de uma montadora q vai investir na ampliação das fábricas aqui no Brasil. Perguntaram sobre a sindicância q o MPF abriu contra os preços abusivos dos carros no Brasil. Ele disse q os preços são justos e q os lucros daqui é o mesmo q lá fora. Isso é uma mentira descarada! Claro q ele não iria falar q os preços eram abusivos e iria baixar os preços. Se alguém viu essa entrevista, espero q não acreditem nisso...

A melhor declaração já dada por um executivo de montadora no BR veio do presidente da FIAT.

Algum jornalista perguntou "por que a FIAT continua fabricando e vendendo um carro arcaico e inseguro como o Uno (o antigo) no Brasil?" e o cara simplesmente respondeu "porque o brasileiro continua comprando".
 

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