Problemas de Conexão com o robo aspirador Kabum Smart 500 e 700

Estou com o mesmo problema. Entre os dias 08/12/23 (sexta) e 09/12/23 (sábado), ele perdeu a conexão e já tentei diversas coisas e nada deu certo. Comprei na CyberMonday ano passado e tudo estava indo relativamente bem. As vezes perdia conexão, perdia mapa, mas conseguia resolver.

Meu modelo: Robô Aspirador de Pó KaBuM! Smart 700, Preto, Mapeamento IR 360º, Controle via Aplicativo, Google Assistant e Alexa – KBSF003

OEM do Liectroux XR500

Plataforma / ecossistema que está por trás (e onde está dando o problema) é Tuya /SmartLife. O cérebro do robô é uma placa Tuya.

O App da Kabum é uma compilação personalizada da plataforma / ecossistema Tuya

Como tenho diversos outro dispositivos Tuya, optei em usar o app Tuya

Tenho a fechadura digital da Kabum (Fechadura Digital KaBuM! Smart 500 - Biometria, controle via aplicativo, Alumínio Escovado (Com maçaneta) – KBSG004) que também é Tuya

Interessante que a fechadura e todos os demais dispositivos Tuya que tenho continuam funcionando normalmente.

Para quem não sabe colocar em modo de pareamento:

- Modo EZ: manter o botão wifi pressionado até ouvir beeps e soltar. A luz do wifi piscará rápido. Mas comigo nunca consegui parear desta forma.

- Modo AP: manter o botão wifi pressionado até ouvir beeps e continuar MANTENDO o botão pressionado até ouvir novamente, após alguns segundos, os beeps e soltar. A luz do wifi piscará lento.

Já tentei:

- Zerar a bateria do robô para forçar um reset total

- Reset via botão trocentas vezes

- Colocar rede apenas 2G na rede mesh local

- Colocar WPA / WPA2

- Excluir o robô do app

Isto que me lembro agora

Obs.1: no sábado, 09/12/23, também tive problemas com a minha rede mesh que só consegui resolver no domingo. Pensei até em ser um ataque DEAUTH.

Obs.2: em abril23 tive problema semelhante com a fechadura Kabum / Tuya que durou alguns dias, cheguei a abrir chamado para envio para assistência técnica, mas quando recebi as orientações, alguns dias depois, fiz novo teste e voltou ao normal.
 
Última edição:
Pela vivo fibra não está conectando.
Eu usei meu celular pra rotear o 5G da TIM e aí conectei que consegui usar
Mas, isso não é solução.
Kabum 700.
 
+1 aqui com Kabum Smart 700 + Vivo Fibra. Desde esse final de semana não consigo conectar, já tentei tudo que foi dito nesse tópico e nada, tentei tambei pelo QR code (se alguem quiser tentar pode mandar pm que tenho a foto do QrCode do Manual) e NADA. Nem com vela e oração.

Comprei no dia 01/03 e é o Modelo na cor PRETO. Estarei acompanhando o tópico e tentando contribuir para a solução desse problema.
Ainda com o mesmo Problema, não conecta.

Estou usando no automático esses dias, sem o uso do APP. O problema e que não da pra fazer as programações quando não estou em casa.

Ainda tentando alguma solução
 
Automático segue funcionando bem.... o chato eh para quem tem casa de dois andares ou programações a fazer.... fora isso, sobrevivendo
 
Salve pessoal!
Enfrentando o mesmo problema por aqui.
Kabum 700 na rede da Vivo.
No meu caso eu ainda consegui piorar a situação.
Fui tentar um hard reset segurando os 3 botões por 6segundos e o robô voltou mudo depois disso. Não fala mais nada. Vocês sabem como fazer ele voltar a falar?

Outro problema que eu enfrento direto com esse robô também. O sensor infravermelho dele ficar bloqueado. Quando ele está falando, ele diz “o sensor está bloqueado”. Aí eu pego, dou umas giradas no sensor manual e ele volta. Alguém mais enfrenta isso?
 
Meu apresentou o problema no mês passado, aqui a internet é Loga, uma operadora do E.S. muito boa.
De pois de se negarem a me atender pois estava fora da garantia e me encaminhar para o Magazine Luiza, fui no Reclameaqui e esta foi a resposta:

"Como vai? Sou a Anaiara e vou fazer o acompanhamento de seu caso até que tudo seja resolvido, ok? Em análise ao ocorrido, verificamos que não há nenhum problema de conexão, sendo assim será necessário o envio do item a GARANTIA para ser verificado o ocorrido junto ao nosso setor técnico, para que assim seja analisado o erro, e corrigido. Casos que o produto está fora da garantia estamos realizando um levantamento para que possamos atender a todos. Mas preciso que aguarde um retorno meu. Agradeço a atenção. Atenciosamente, Anaiara. Marcas Exclusivas KaBuM! www.kabum.com.br"

Minha resposta foi:

"Aguardo retorno, pois existem muitas reclamações do mesmo problema com outras pessoas, que apresentaram problema no mesmo mês. Incrível não é? Fóruns como Adrenaline, Hardmob, Reddit, Clube do Hardware e etc. Centenas de reclamações do mesmo problema."


Até agora sem retorno.
 
"Como vai? Sou a Anaiara e vou fazer o acompanhamento de seu caso até que tudo seja resolvido, ok? Em análise ao ocorrido, verificamos que não há nenhum problema de conexão, sendo assim será necessário o envio do item a GARANTIA para ser verificado o ocorrido junto ao nosso setor técnico, para que assim seja analisado o erro, e corrigido. Casos que o produto está fora da garantia estamos realizando um levantamento para que possamos atender a todos. Mas preciso que aguarde um retorno meu. Agradeço a atenção. Atenciosamente, Anaiara. Marcas Exclusivas KaBuM! www.kabum.com.br"
As últimas respostas deles estão me levando a crer que vai ser necessário atualizar a placa dos robôs... E aí eles só vão atualizar/trocar para os que estão na garantia e vão soltar alguma gambiarra pra quem não tem garantia mais (tipo aquelas atualizações de firmware que precisa abrir o robô e ligar com cabo de rede).
 
Galera. Após análise, o aspirador fica pingando o www.baidu.com e como a vivo começou a bloquear o baidu (não tenho ideia do porquê, mas dá pra imaginar né).
Daí com reescrita dns de www.baidu.com pra www.google.com. O aspirador voltou a funcionar na cloud tuya. (não testei na cloud kabum. Mas deve ser a mesma...
Enfim. Se usa pi-hole, AdGuard e etc na sua rede, adiciona um registro de reescrita de dns que resolve o problema.
 
Galera. Após análise, o aspirador fica pingando o www.baidu.com e como a vivo começou a bloquear o baidu (não tenho ideia do porquê, mas dá pra imaginar né).
Daí com reescrita dns de www.baidu.com pra www.google.com. O aspirador voltou a funcionar na cloud tuya. (não testei na cloud kabum. Mas deve ser a mesma...
Enfim. Se usa pi-hole, AdGuard e etc na sua rede, adiciona um registro de reescrita de dns que resolve o problema.
Vish mano, consegue explicar para os leigos aqui como que faz isso?
 
Galera. Após análise, o aspirador fica pingando o www.baidu.com e como a vivo começou a bloquear o baidu (não tenho ideia do porquê, mas dá pra imaginar né).
Daí com reescrita dns de www.baidu.com pra www.google.com. O aspirador voltou a funcionar na cloud tuya. (não testei na cloud kabum. Mas deve ser a mesma...
Enfim. Se usa pi-hole, AdGuard e etc na sua rede, adiciona um registro de reescrita de dns que resolve o problema.
Sabe o que é estranho? Eu percebi que o Robo tava fazendo mil conexoes pro Baidu, mas eu nao me atentei a esse problema pq eu especificamente NAO uso o DNS da Vivo - eu uso o PiHole, que redireciona pro Google ou pro Level 3 DNS.

Inclusive, qualquer maquina da minha rede consegue pingar o Baidu normalmente - todos eles resolvem o DNS, mas a pagina em si nunca carrega. Eu imaginei que o Robo só tava pingando o www.baidu.com pra saber se tava com internet (como os devices do Google pingam google.com pra "detectar internet").

Vai ver o robo ta querendo alguma resposta do webserver, e nao simplesmente um ping? De qualquer maneira, eu mandei www.baidu.com resolver pro IP do proprio Pi-Hole e funciona. - mesmo o :80 do meu pihole dar um 403 - Forbidden, enquanto o www.baidu.com fica carregando pra sempre.


Edit:

Será que agora eu consigo controlar o robo localmente, atraves do home assistant, que simula as chamadas da API, mesmo quando nao tem internet? Seria um bom teste pra eu fazer depois
 
Última edição:
Robô amanheceu conectado aqui. Não precisei adicionar de novo nem nada. Vamos ver até quando.
 
Recebi essa resposta da Kabum no reclame aqui:

"Como vai? Pedimos desculpas primeiramente pelo ocorrido, é uma experiência que jamais queremos levar ao nosso cliente, porém queremos que saiba que estamos sempre dispostos a te atender da melhor forma possível e com a maneira mais rápida que tiver, para a solução do seu caso, pois a sua satisfação e felicidade como cliente, é a NOSSA MAIOR ALEGRIA. Sou o Anaiara do Time de Operações Especiais da Kabum e a partir de agora seu caso será verificado por mim em específico, e tomarei conta do mesmo até o final e sou eu quem estou responsável pela resolução e por te ajudar e te dar todo apoio. Em análise ao ocorrido, verificamos que não há nenhum problema de conexão, sendo assim desligue o roteador da vivo fibra ou de outra operadora. Com um celular com pacote de dados e habilite nonaparelho o roteador de internet por wifi. Com seu celular com o app da kabum/tuya/smartlife, conecte nesse wifi que foi roteado. E adicione o aspirador pelo método comum EZ. Teste as funções, mapas. Pois o problema, tanto com vivo e outras provedores, pode ser alguma rota, porta ou ip bloqueado. Agradeço a atenção. Atenciosamente, Anaiara. Marcas Exclusivas KaBuM! www.kabum.com.br"
 
Vish, e agora? Quem é o responsável por isso? A fornecedora do produto ou a da internet? Aposto que se começarem a reclamar com a Vivo ela vai dizer pra reclamar com a Kabum.
 
Aqui também voltou a funcionar pelo Vivo Fibra, agora fica a dúvida se será permanente ou vai cair de novo em alguns dias como ocorreu com outros.
 
Curiosamente o meu nao parou em nenhum momento.
o meu é o branco, comprado dia 28 de dezembro de 2022, mas nao vi qual versão é.
Minha internet é claro fixa hfc(antiga net).
 
As duas vezes que voltou a funcionar foi logo depois de alguém apontar aqui nesse fórum alguma coisa mais tecnica sobre a conexão do robô... A primeira vez foi quando estavam testando os ips que ele pingava... Depois foi qdo o amigo ali em cima postou que ele tava pingando o baidu e redirecionar pro Google resolveu.
Eles estão perdidos e acompanhando o fórum pra testar soluções kkk
 
Pessoal, voltou a funcionar aqui também!

Pensei em fazer um resumo da minha experiência até agora. O robô não conseguia se conectar à internet desde 09/12 (exceto dia 15/12, que funcionou por algumas horas e parou novamente). Parece que o problema acontecia em redes Vivo Fibra, ou provedores locais que usavam link deles. Aqui em casa, só funcionava roteando os dados móveis da TIM.

Ontem, resolvi investigar o que estava acontecendo. Verifiquei que o robô faz um ping para "www.baidu.com" para testar se a internet está funcionando (como o user "vaicarai" já descreveu ali acima). Por algum motivo, os servidores do "www.baidu.com" não respondiam aos pings do robô. Isso fazia com que o robô achasse que a internet estava ruim, e não conseguisse se conectar. Para resolver isso, fiz o mesmo truque de reescrita do DNS que o colega fez. Fazendo isso, o robô voltou a conectar normalmente.

Hoje, o robô voltou a funcionar sem precisar desse truque do DNS. Vi que o site "www.baidu.com" agora está com endereços IPs diferentes, que respondem aos pings do robô normalmente. Eu não sei por que isso aconteceu, se foi uma coincidência, ou se alguém percebeu o problema e resolveu consertar. Mas o fato é que o robô está funcionando perfeitamente agora, e espero que continue assim.
 
Pessoal, voltou a funcionar aqui também!

Pensei em fazer um resumo da minha experiência até agora. O robô não conseguia se conectar à internet desde 09/12 (exceto dia 15/12, que funcionou por algumas horas e parou novamente). Parece que o problema acontecia em redes Vivo Fibra, ou provedores locais que usavam link deles. Aqui em casa, só funcionava roteando os dados móveis da TIM.

Ontem, resolvi investigar o que estava acontecendo. Verifiquei que o robô faz um ping para "www.baidu.com" para testar se a internet está funcionando (como o user "vaicarai" já descreveu ali acima). Por algum motivo, os servidores do "www.baidu.com" não respondiam aos pings do robô. Isso fazia com que o robô achasse que a internet estava ruim, e não conseguisse se conectar. Para resolver isso, fiz o mesmo truque de reescrita do DNS que o colega fez. Fazendo isso, o robô voltou a conectar normalmente.

Hoje, o robô voltou a funcionar sem precisar desse truque do DNS. Vi que o site "www.baidu.com" agora está com endereços IPs diferentes, que respondem aos pings do robô normalmente. Eu não sei por que isso aconteceu, se foi uma coincidência, ou se alguém percebeu o problema e resolveu consertar. Mas o fato é que o robô está funcionando perfeitamente agora, e espero que continue assim.
Bom dia, estou com o mesmo problema, o meu provedor de internet aqui na cidade se chama Master Fibra, esta bloqueando tb o acesso ao Baidu, estou tentanto contato para ver se eles desbloqueam, vamos ver kkkk
O baidu mudou o IP?
Pra mim o ideal seria a KABUM e a LIECTROUX, atualizarem o sistema do robo para Pingarem no google, seria bem mais facil
 
Testei aqui e voltou a conectar também.
 
Testei a comunicação de manhã, conectei pelo modo AP (fiz todo o procedimento correto, ele conectava à rede Smart, ficava sem internet, voltava para procurar o robô, continuava não achando, porém, do nada o robô avisou: "conexão com a internet estabelecida").

Aproveitei para registrar novo mapa nele, editar o mapa, deixar tudo no jeito para caso dê novo problema ele já esteja todo configurado.

Agora, novamente, está apresentando instabilidade na rede, fica conectando e desconectando.

(o meu é o Smart 700, internet da VIVO)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera. Após análise, o aspirador fica pingando o www.baidu.com e como a vivo começou a bloquear o baidu (não tenho ideia do porquê, mas dá pra imaginar né).
Daí com reescrita dns de www.baidu.com pra www.google.com. O aspirador voltou a funcionar na cloud tuya. (não testei na cloud kabum. Mas deve ser a mesma...
Enfim. Se usa pi-hole, AdGuard e etc na sua rede, adiciona um registro de reescrita de dns que resolve o problema.

Poxa, da uma ajuda aos brothers e manda um tutorial for dummies para nos ajudar, por favor.

O problema CERTAMENTE é esse, é esse bloqueio às TV Boxes, muitas vezes, quando consigo parear o robô com a rede, paro de conseguir acessar alguns sites, como o Código Penal do Planalto ou o próprio IP do roteador.
 
Última edição:
Meu Robô voltou a funcionar desde ontem após eu mudar o DNS do meu roteador VIVO para o da Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo