Duro é que vi gente dizendo que o robô pinga direto o IP, por isso a mudança de DNS não faz efeito nenhum. Se pelo menos pingasse o domínio, aí sim resolveria (consegui desbloquear o ping no domínio usando um servidor de DNS local de fato, mas nada do robô funcionar).
O acesso a API é atraves do IP, mas o heartbeat pra ver se a internet ta funcionando é um acesso ao
www.baidu.com (especificamente). Nao é ping (pq ping funciona), o robo quer algum resultado do webserver que fica no
www.baidu.com. Eu apontei pro IP do meu servidor dns local (que responde um 403 Forbidden com acesso HTTP na porta 80) e o robo ta funcionando.
O problema é que com o "bloqueio" (nao sei direito como ta sendo feito, pq, como eu falei, ping pro IP que
www.baidu.com responde tá funcionando na minha rede, mas o robo nao conecta) o servidor nao responde nada (fica uma conexao aberta sem resposta), e aí o robo nao confirma que a internet ta funcionando.
Ainda nao dei snoop na rede pra saber qual request é, mas provavelmente é um HTTP GET, pq explica pq um 403 Forbidden de resposta funciona.
Nego vai reclamar do governo (pq é legal falar mal do governo), mas isso é uma limitação do firmware da Liectroux (pq a Kabum nao faz nada, só pediu pra colocar o logo deles na fabrica e revender). Existem maneiras mais legais e redundantes de descobrir se tem internet, que nao se limitam a uma rota internacional e a um servidor web em específico. Se explodirem o cabo submarino que conecta a Vivo à Espanha, o robo tambem vai parar de funcionar
Explica pq o meu robo perdia a conexao toda hora - qualquer instabilidade na rede internacional, no link, no servidor da baidu, ele se perde.