Então pessoal, não me canso de fazer testes de performance e descobri umas coisas diferentes. Novamente, eis o meu hardware:
i7 7700
GTX 970
8GB DDR4 (4GB x2)
O que fiz agora foi o seguinte: gravei duas corridas, uma com tempo limpo e outra com tempestade. Depois alterei somente os métodos de anti-aliasing, e em cada vez que executava o mesmo replay (na camera cockpit) eu anotava os frames em determinados pontos na pista. Assim, tive um comparativo do impacto na performance de cada método de AA. A corrida era de 1 volta em Long Beach, GT3, com 19 oponentes, largando do meio do pelotão.
FPS com tempo limpo:
FPS com tempestade:
O segundo teste foi diferente. Mantendo o mesmo método de AA e o mesmo replay testei três configurações base para entender qual o impacto de Low, Medium e High na performance.
Low vs Medium vs High
Conclusões:
Sobre o AA:
SMAA Ultra é o mais leve de todos e praticamente não impacta a performance. Para mim ele funciona bem em resoluções altas, acho que é um bom candidato a quem joga em 4K. O MSAA Low e Medium impactam mais que o SMAA e tem menos qualidade gráfica, basta ver que a parte de baixo do Audi R8 apresenta uma borda cinza esquisita nos screenshots MSAA. A surpresa aqui foi o
SuperSampling Low, que é mais bonito que MSAA High e tem menos impacto na performance. Se combinado com SMAA então fica excelente.
Sobre Low vs Medium vs High:
Nos meus testes a queda de performance entre Low e medium é praticamente idêntica a de medium para high. Dá pra dizer que Medium perde 10% e High perde 20% de performance em relação a Low. Quanto a percepção visual, achei o ganho de Low para Medium satisfatório, mas de Medium para High há pouca melhora.
Por isso minha sugestão final é utilizar a configuração Medium e investir em um bom AA, como o SuperSampling Low ou até mesmo o medium, se a sua placa aguentar (A GTX 970 não aguenta SS Medium).
Configurações Low/Medium/High
Métodos de AA
OFF
SMAA
MSAA Med
MSAA High
Supersampling Low + SMAA Ultra
É isso, espero ter ajudado alguém.