[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Boa noite pessoal. Apareceu uma possível oportunidade de mudar minha internet, infelizmente na minha rua sou obrigado a usar 15mb da Vivo por não suportar mais r também não passar outro provedor de qualidade aqui.
A Brisanet está se instalando no meu bairro e gostaria de saber se é confiável e tem um bom retorno no uso diário.
Eu jogo bastante e preciso de um ping pelo menos estável, minha mãe e sobrinhos usam muito YouTube também e seria bom não dá lag enquanto usa tudo, por incrível que pareça com apenas os 15mb eu não tenho esse tipo de problema.
E o preço de 100mb é equivalente ao que eu pago hoje em 15mb.
Então, o que vocês podem dizer sobre esse provedor? É confiável?
Agradeço desde já aos feedbacks.
Sou usuário da Brisa aqui em João Pessoa. Cara, tirando a questão deles ainda não terem habilitado o IPV6 na rede aqui em João Pessoa e a questão do CGNAT (pode contratar um IP fixo), não tenho nada a reclamar.

Ping ok para meus jogos, velocidade acima do contratado...
 
Sou usuário da Brisa aqui em João Pessoa. Cara, tirando a questão deles ainda não terem habilitado o IPV6 na rede aqui em João Pessoa e a questão do CGNAT (pode contratar um IP fixo), não tenho nada a reclamar.

Ping ok para meus jogos, velocidade acima do contratado...

nada da brisa aqui, 3+ meses que solicitei instalação já :/
e tem um amigo que já vai aguardando uns 8 meses, mas pelo menos ja cabearam o prédio dele.
pode testar o ping/rota da brisa pra neolobby04.ffxiv.com? na net eu pego 160ms direto, 149ms com vpn
mas no docsis aqui o jitter é terrivel, fica dando pico em 200ms+
 
nada da brisa aqui, 3+ meses que solicitei instalação já :/
e tem um amigo que já vai aguardando uns 8 meses, mas pelo menos ja cabearam o prédio dele.
pode testar o ping/rota da brisa pra neolobby04.ffxiv.com? na net eu pego 160ms direto, 149ms com vpn
mas no docsis aqui o jitter é terrivel, fica dando pico em 200ms+
Assim que eu estiver em casa eu testarei. :joia:
 
Então, eu vi na barra de busca mas nenhuma resposta foi específica em qualidade de uso, só de espera sobre até mesmo o meu questionamento. Alguns foram positivos também, mas quero ver hoje como está, penso seriamente em trocar, porque VIVO está literalmente ralado. Obrigado pelo feedback, abraço.

Eu tenho contrato com a brisa e considero o serviço deles bom, o ping atualmente é bem estável, a velocidade muitas vezes chega a vir até um pouco mais que o contratado. As quedas de conexão também são bem raras. Só tenho duas reclamações, a primeira é que o modem/roteador deles você só consegue utilizar uma porta pra conexão direta no cabo (mas isso vc resolve com um switch? ou conectando um roteador próprio), e a outra reclamação, que eu não sei se é um problema isolado, é que muitas vezes a velocidade na rede sem fio cai, e só volta ao normal ao reiniciar a onu.
 
nada da brisa aqui, 3+ meses que solicitei instalação já :/
e tem um amigo que já vai aguardando uns 8 meses, mas pelo menos ja cabearam o prédio dele.
pode testar o ping/rota da brisa pra neolobby04.ffxiv.com? na net eu pego 160ms direto, 149ms com vpn
mas no docsis aqui o jitter é terrivel, fica dando pico em 200ms+
Código:
traceroute to neolobby04.ffxiv.com (204.2.229.10), 30 hops max, 60 byte packets
 1  _gateway (192.168.1.1)  0.403 ms  0.344 ms  0.310 ms
 2  100.98.32.1 (100.98.32.1)  3.817 ms  3.817 ms  3.712 ms
 3  172.16.132.93 (172.16.132.93)  3.148 ms  3.066 ms  3.017 ms
 4  172.16.130.170 (172.16.130.170)  16.630 ms  16.745 ms  17.638 ms
 5  172.16.130.25 (172.16.130.25)  15.564 ms  15.622 ms  15.561 ms
 6  172.16.127.50 (172.16.127.50)  15.373 ms  15.848 ms  14.904 ms
 7  100.64.4.53 (100.64.4.53)  14.848 ms * *
 8  172.16.127.41 (172.16.127.41)  18.741 ms  18.524 ms  18.456 ms
 9  138.204.238.149 (138.204.238.149)  99.130 ms  98.911 ms  98.708 ms
10  200.16.69.40 (200.16.69.40)  95.525 ms  92.483 ms  92.415 ms
11  xe-0-0-42-3.a01.miamfl02.us.bb.gin.ntt.net (128.241.4.193)  92.251 ms  92.162 ms  94.319 ms
12  ae-5.r05.miamfl02.us.bb.gin.ntt.net (129.250.3.166)  163.908 ms  163.074 ms ae-5.r04.miamfl02.us.bb.gin.ntt.net (129.250.3.209)  161.954 ms
13  ae-0.r21.miamfl02.us.bb.gin.ntt.net (129.250.4.20)  93.284 ms ae-1.r21.miamfl02.us.bb.gin.ntt.net (129.250.4.88)  93.105 ms  96.451 ms
14  ae-4.r22.dllstx09.us.bb.gin.ntt.net (129.250.2.219)  125.107 ms  123.723 ms  122.638 ms
15  ae-3.r23.dllstx09.us.bb.gin.ntt.net (129.250.5.21)  124.428 ms  122.425 ms  122.011 ms
16  ae-8.r23.snjsca04.us.bb.gin.ntt.net (129.250.4.154)  158.951 ms  159.688 ms  156.672 ms
17  ae-45.r01.snjsca04.us.bb.gin.ntt.net (129.250.3.175)  163.043 ms  163.707 ms  161.594 ms
18  ae-4.r00.scrmca02.us.bb.gin.ntt.net (129.250.7.57)  163.318 ms  161.058 ms  161.758 ms
19  xe-0-1-0-1-1.r00.scrmca02.us.ce.gin.ntt.net (192.80.16.2)  162.552 ms  163.365 ms  162.240 ms
20  204.2.229.234 (204.2.229.234)  161.037 ms  161.782 ms  162.568 ms
21  * * *
22  * * *
23  * * *
24  * * *
25  * * *
26  * * *
27  * * *
28  * * *
29  * * *
30  * * *
 
Será que é defeito? Lentidão na net


Já é o terceiro tipo de conexão de internet que tenho e sempre em horário de pico e quando passam jogo de futebol "importante"(mesmo nós Não assistindo), eu tenho que desligar modem e roteador e mexer no cabos

Eles trocam os aparelho, até melhoram pouco e com o tempo volta ocorrer do mesm

  • Minha atual internet é PPOE Provedor local e ja tive da Oi e via rádio(que acredito que não puxava da oi)


até reclamei algumas vezes na Anatel e consumidor gov, mas do que adianta né
Vamos lá:

Em primeiro lugar é difícil ajudar pois até agora você não disse ou evidenciou efetivamente qual é o nome do serviço que apresenta lentidão, se é legal, ilegal, app, site ou rede social.

Seguindo adiante, apesar do "comportamento" ser similar independentemente da operadora é preciso ter em mente que todos eles usam formas de entrega bem diferentes: Uma por par metálico (Oi), outra é "pelo ar" (rádio) e a atual por fibra óptica, a única coisa que elas tem em comum e a sua casa e a forma como você utiliza a internet.

No cenário atual (Fibra), partindo do principio que não seja algo dentro da sua casa (tipo um roteador fraco/ruim ou problemas com sinal) tudo leva a crer que o gargalo (por assim dizer) está no seu provedor (na rede interna dele ou na conexão com o destino que você quer acessar), mas sem maiores informações que tem que vir de você fica difícil ajudar melhor.

Não sei como fala direito
Mas vi nos testes de volocidade que o IP ou fonte do link ta sendo de um outro estado e longe
além que agora aparece o nome do provedor que liguei para contratar a internet
 
Última edição:
Contratariam? Usam PPOE na rede, Aparentemente usam PAC PON E FIBRA, recentemente chegou a oi e eles abaixaram o preço na fibra de 100mb.
Contratei 15/7para testar, e até hj tive so alguns probleminhas de rompimento de link e trava dos switchs deles... Veloc. 17,78 mb Down e 7,4 mb up.


 
Pessoal, o que acham das rotas que meu provedor ta utilizando?
Se puderem analisar, eu sinceramente não consigo interpretar muita coisa à partir das rotas utilizadas...


Ps: Recentemente parece que estão utilizando o link da Mob, depois dessa alteração, sinto frequentemente oscilações aleatórias no ping em alguns jogos...
 
Pessoal, o que acham das rotas que meu provedor ta utilizando?
Se puderem analisar, eu sinceramente não consigo interpretar muita coisa à partir das rotas utilizadas...


Ps: Recentemente parece que estão utilizando o link da Mob, depois dessa alteração, sinto frequentemente oscilações aleatórias no ping em alguns jogos...

O link da MOB é péssimo para jogos, é inclusive um fato bem comentado na área de redes/provedores.
 
fala ae galera, preciso fazer o redirecionamento de portas, mas não consegui por que a empresa Brisanet utiliza ipv4 CGNAT sem ao menos fornecer IPV6 para o cliente o que é errado segundo a ANATEL, fiz uma reclamação la na ANATEL mas tão botando muita banca para me fornecer um ipv4 valido, e o atendente da empresa falando até que ''não adianta reclamar'' vê se pode... alguém aqui deste topico conseguiu sair do CGNAT deles ?
 
Última edição:
Pessoal perdoem minha ausência. Mas vim agradecer os feedbacks sobre a Brisanet, aonde estou pegando informações estão falando que é uma internet boa, de qualidade e que não tem problema com ping ou com quedas. Agradeço o feedback de vocês e até uma próxima!
 
Alguém aqui que tem tixtelecom(AS269104) pode me dizer se tem ipv6? Se tem, os torrents
conectam normalmente e ficam com status ok quando tem peer ipv6?
A velocidade de Download e Upload é perto da contratada?
Tem ping alto para jogos?
 
Alguém aqui que tem tixtelecom(AS269104) pode me dizer se tem ipv6? Se tem, os torrents
conectam normalmente e ficam com status ok quando tem peer ipv6?
A velocidade de Download e Upload é perto da contratada?
Tem ping alto para jogos?
Essa Tix Telecom é do grupo WIRELINK, aqui na minha cidade tem um provedor que usa o Link deles. Parece ser um grupo bem organizado e com boa estruturada a nível Brasil.

Analisando o https://bgp.he.net/AS269104 da Tix Telecom eles usam como link principal outro braço da empresa Wirelink a: Fortel Fortaleza Telecomunicações que tem 2295 Peers IPV4 (Troca de tráfego com servidores) esse número é bem elevado, o que pode sugerir que a Tix Telecom tenha uma boa latência/estabilidade/velocidade com servidores dentro e fora do País.

Fora presença em diversos PTTs no Brasil/EUA/EUROPA o que é outro bom indicativo.
jY2AAmy.png


Eu ligaria para empresa e verificava se tem contrato de fidelidade, porque você não sabe se o serviço e bem prestado. Se não tiver vai fundo!
 
Última edição:
Pessoal perdoem minha ausência. Mas vim agradecer os feedbacks sobre a Brisanet, aonde estou pegando informações estão falando que é uma internet boa, de qualidade e que não tem problema com ping ou com quedas. Agradeço o feedback de vocês e até uma próxima!
E ela é tenho ela a 3 anos, ela é boa sim download perto do contratado e upload também, ping excelente, porém, fique sabendo que a Brisanet só esta entregando IPV4 CGNAT sem entregar IPV6 no começo não era assim eles me entregavam um ipv4 valido, essa sacanagem deve ter começado de 2019 pra frente quando eu alterei meu plano para aumentar a velocidade e ganhei um CGNAT de brinde, tu com Ipv4 CGNAT não consegue fazer redirecionamento de portas, sempre vai estar com NAT strict no teu xbox/playstation/pc, não vai conseguir jogar com amigos jogos que são peer to peer ex: black ops 2, mw 2. não consegue abrir server e etc. to tentando sair do CGNAT da Brisanet mas ta dificil, alguém aqui conseguiu ??
 
Última edição:
Alguém aqui que tem tixtelecom(AS269104) pode me dizer se tem ipv6? Se tem, os torrents
conectam normalmente e ficam com status ok quando tem peer ipv6?
A velocidade de Download e Upload é perto da contratada?
Tem ping alto para jogos?

Eu tinha a internet deles ate semana passada. Minha resposta é : Depende

Não sei se é somente na minha região, mas tive muita perda de pacote enquanto usava, o que deixava a maioria dos jogos injogável. Cs por exemplo, você tinha uma perda constante de 2% ate 5% no Loss pelo netgraph dentro do jogo, o que fazia que seus tiros não registrava e ate dava uns bug no áudio do jogo que atrasava. Porém não é todo jogo que atrapalha muito, jogava outros FPS que não tinha servidores dedicados e usava o antigo método de P2P e não dava para sentir muito esses problema, porém creio que depende do jogo nessa questão. Também para assistir transmissões ao vivo não era muito bom, dependendo do site. Uso muito a twitch para assistir e só conseguia assistir baixando a qualidade para 480p, porém na Mixer já rodava melhor.

Postei a algumas páginas atrás o tracert para o google e o servidor de Guarulhos da Valve e mostrava uma perda de pacote em praticamente todos os saltos, tirando o salto inicial do roteador.

Tem outro detalhe em questão da tecnologia utilizada na instalação, dependendo do seu bairro pode ser feita por Fibra ou Cabo UTP (PacPon). No meu caso foi pelo Cabo UTP. Pesquisando na internet vi que muita gente não gosta dessa tecnologia de PacPon, pode ser ate que meu problema com a internet deles se deu por causa disso.

Talvez vale a pena querer contratar para testar caso você tenha disposição de querer gastar um pouco na instalação e cancelamento caso se arrependa, não chega a ser caro. A instalação para min foi R$50 (porque era via Cabo UTP, porém a fibra creio que seja R$100) e a multa de cancelamento é R$100 para cabo UTP ou R$150 para fibra. Sobre o IPV6, não cheguei a testar.
 
É difícil encontrar provedor de ofereçe no IP fixo a preço bem acessivel(vamos dizer)?

Aqui os que oferecem, fica pelo menos o dobro do valor kkk
 
Essa Tix Telecom é do grupo WIRELINK, aqui na minha cidade tem um provedor que usa o Link deles. Parece ser um grupo bem organizado e com boa estruturada a nível Brasil.

Analisando o https://bgp.he.net/AS269104 da Tix Telecom eles usam como link principal outro braço da empresa Wirelink a: Fortel Fortaleza Telecomunicações que tem 2295 Peers IPV4 (Troca de tráfego com servidores) esse número é bem elevado, o que pode sugerir que a Tix Telecom tenha uma boa latência/estabilidade/velocidade com servidores dentro e fora do País.

Fora presença em diversos PTTs no Brasil/EUA/EUROPA o que é outro bom indicativo.
jY2AAmy.png


Eu ligaria para empresa e verificava se tem contrato de fidelidade, porque você não sabe se o serviço e bem prestado. Se não tiver vai fundo!
Eu tinha a internet deles ate semana passada. Minha resposta é : Depende

Não sei se é somente na minha região, mas tive muita perda de pacote enquanto usava, o que deixava a maioria dos jogos injogável. Cs por exemplo, você tinha uma perda constante de 2% ate 5% no Loss pelo netgraph dentro do jogo, o que fazia que seus tiros não registrava e ate dava uns bug no áudio do jogo que atrasava. Porém não é todo jogo que atrapalha muito, jogava outros FPS que não tinha servidores dedicados e usava o antigo método de P2P e não dava para sentir muito esses problema, porém creio que depende do jogo nessa questão. Também para assistir transmissões ao vivo não era muito bom, dependendo do site. Uso muito a twitch para assistir e só conseguia assistir baixando a qualidade para 480p, porém na Mixer já rodava melhor.

Postei a algumas páginas atrás o tracert para o google e o servidor de Guarulhos da Valve e mostrava uma perda de pacote em praticamente todos os saltos, tirando o salto inicial do roteador.

Tem outro detalhe em questão da tecnologia utilizada na instalação, dependendo do seu bairro pode ser feita por Fibra ou Cabo UTP (PacPon). No meu caso foi pelo Cabo UTP. Pesquisando na internet vi que muita gente não gosta dessa tecnologia de PacPon, pode ser ate que meu problema com a internet deles se deu por causa disso.

Talvez vale a pena querer contratar para testar caso você tenha disposição de querer gastar um pouco na instalação e cancelamento caso se arrependa, não chega a ser caro. A instalação para min foi R$50 (porque era via Cabo UTP, porém a fibra creio que seja R$100) e a multa de cancelamento é R$100 para cabo UTP ou R$150 para fibra. Sobre o IPV6, não cheguei a testar.


Valeu ai! Eu já tinha conversado com um dos atendentes da Tix Telecom, quando eu perguntei sobre ipv6, ele disse que tinha, quando peguntei
se era Dual-Stack, ele disse que sim, e nem precisei dizer o que é( :wat: normamente os atendentes nem sabem o que é isso?!) (Edit: Isso foi o que o atendente disse, ainda não tenho certeza se tem ipv6). Vou ver se tem período de
teste e vou pedir o contrato pra ver também, ficar preso em CGNAT e sem ipv6 denovo não dá:nooo:. O que eu gostei na Tix é que todos os planos são 1:1, muito melhor que a maioria das outras. Mas se tiver tanta perda de pacote daquele jeito, mesmo se tiver ipv6, vai ficar difícil.
Esse WIRELINK tem planos residenciais, vou dar uma olhada nele também.
 
Última edição:
É difícil encontrar provedor de ofereçe no IP fixo a preço bem acessivel(vamos dizer)?

Aqui os que oferecem, fica pelo menos o dobro do valor kkk
o provedor q eu utilizo (brisanet) cobra 50 conto, mas pelo o que eu pesquisei eu tenho direito a eles me fornecer free ja que eles não fornece ipv6
Valeu ai! Eu já tinha conversado com um dos atendentes da Tix Telecom, quando eu perguntei sobre ipv6, ele disse que tinha, quando peguntei
se era Dual-Stack, ele disse que sim, e nem precisei dizer o que é( :wat: normamente os atendentes nem sabem o que é isso?!) (Edit: Isso foi o que o atendente disse, ainda não tenho certeza se tem ipv6). Vou ver se tem período de
teste e vou pedir o contrato pra ver também, ficar preso em CGNAT e sem ipv6 denovo não dá:nooo:. O que eu gostei na Tix é que todos os planos são 1:1, muito melhor que a maioria das outras. Mas se tiver tanta perda de pacote daquele jeito, mesmo se tiver ipv6, vai ficar difícil.
Esse WIRELINK tem planos residenciais, vou dar uma olhada nele também.
é um inferno ficar somente em ipv4 CGNAT, to na briga com a brisanet pq eles só me fornecem ipv4 CGNAT, e de acordo com a anatel se eles não fornecem ipv6 eu tenho direito a um ipv4 valido.
 
Valeu ai! Eu já tinha conversado com um dos atendentes da Tix Telecom, quando eu perguntei sobre ipv6, ele disse que tinha, quando peguntei
se era Dual-Stack, ele disse que sim, e nem precisei dizer o que é( :wat: normamente os atendentes nem sabem o que é isso?!) (Edit: Isso foi o que o atendente disse, ainda não tenho certeza se tem ipv6). Vou ver se tem período de
teste e vou pedir o contrato pra ver também, ficar preso em CGNAT e sem ipv6 denovo não dá:nooo:. O que eu gostei na Tix é que todos os planos são 1:1, muito melhor que a maioria das outras. Mas se tiver tanta perda de pacote daquele jeito, mesmo se tiver ipv6, vai ficar difícil.
Esse WIRELINK tem planos residenciais, vou dar uma olhada nele também.

O bom que se quiser cancelar, só falar pelo whatsapp deles. Cancelam por lá mesmo sem muita complicação.

Uma das coisas que lembro do contrato deles é que eles não fazem redirecionamento de portas, fala que tem que comprar um IP fixo com eles para ser realizado esse procedimento. Não sei se isso é relevante para você mas fica o adendo.
 
O bom que se quiser cancelar, só falar pelo whatsapp deles. Cancelam por lá mesmo sem muita complicação.

Uma das coisas que lembro do contrato deles é que eles não fazem redirecionamento de portas, fala que tem que comprar um IP fixo com eles para ser realizado esse procedimento. Não sei se isso é relevante para você mas fica o adendo.
mas ai que ta o problema, por que pagar por algo que o cliente tem direito como consumidor ? as operadoras devem fornecer ipv4 valido caso não forneçam o ipv6 simultaneamente.
 
Alguém pode me auxiliar com esses dados? Não possuo entendimento para fazer a referida análise.


Provedor local, oferecendo 100Mbps por R$ 100,00, 200Mbps por R$ 139,00 e 300Mbps por R$ 189,00

No momento estou com a Vivo, sendo 50Mbps por R$ 99,90, querendo migrar devido à problemas recorrentes, somente no aguardo de cair uns créditos para pular fora.
 
Alguém pode me auxiliar com esses dados? Não possuo entendimento para fazer a referida análise.


Provedor local, oferecendo 100Mbps por R$ 100,00, 200Mbps por R$ 139,00 e 300Mbps por R$ 189,00

No momento estou com a Vivo, sendo 50Mbps por R$ 99,90, querendo migrar devido à problemas recorrentes, somente no aguardo de cair uns créditos para pular fora.
Com base nos dados deste provedor, posso te dizer que ele tem um bom fornecedor de link que é a Algar, mesma empresa que atende meu provedor. Porém este provedor não tem conexão direta com o IX.br (PPT) ainda e também possui apenas 1.024 endereços IPs válidos e portanto aplica CGNAT nos seus clientes residenciais. Seria bom você se informar se este provedor fornece IP válido para cliente residencial e por qual preço caso use programas que requeiram abertura de portas de comunicação.
 
Com base nos dados deste provedor, posso te dizer que ele tem um bom fornecedor de link que é a Algar, mesma empresa que atende meu provedor. Porém este provedor não tem conexão direta com o IX.br (PPT) ainda e também possui apenas 1.024 endereços IPs válidos e portanto aplica CGNAT nos seus clientes residenciais. Seria bom você se informar se este provedor fornece IP válido para cliente residencial e por qual preço caso use programas que requeiram abertura de portas de comunicação.

No tocante à redes sou extremamente ignorante, vou dar uma pesquisada sobre o que seria o CGNAT e o IX.br, mas... quanto à portas de comunicação... Nunca utilizei programa algum que precisei recorrer à essa medida, e... sobre o IP válido para cliente residencial eu vou entrar em contato para verificar essa informação também.
Bom, eu buscava uma alternativa ao provedor que estou utilizando no momento, porém vi pelo tópico que disponibilizavam justamente os links que eu repassei também, a pergunta seria mais referente à estabilidade e se seria um bom negócio mudar da vivo para esse provedor local, o que me impede de assinar para testar é a fidelidade de 12 meses que eles impõem.

De qualquer forma, agradeço pelas informações passadas e vou me aprofundar na pesquisa para verificar se isso seria um problema relevante para o meu uso, caso impacte, a solução é permanecer como estou.

No mais, Grato.
 
No tocante à redes sou extremamente ignorante, vou dar uma pesquisada sobre o que seria o CGNAT e o IX.br, mas... quanto à portas de comunicação... Nunca utilizei programa algum que precisei recorrer à essa medida, e... sobre o IP válido para cliente residencial eu vou entrar em contato para verificar essa informação também.
Bom, eu buscava uma alternativa ao provedor que estou utilizando no momento, porém vi pelo tópico que disponibilizavam justamente os links que eu repassei também, a pergunta seria mais referente à estabilidade e se seria um bom negócio mudar da vivo para esse provedor local, o que me impede de assinar para testar é a fidelidade de 12 meses que eles impõem.

De qualquer forma, agradeço pelas informações passadas e vou me aprofundar na pesquisa para verificar se isso seria um problema relevante para o meu uso, caso impacte, a solução é permanecer como estou.

No mais, Grato.
Para efeito de comparação, eu troquei uma conexão de 15Mb da finada GVT pelo provedor regional que uso atualmente e não me arrependo. O provedor tem um excelente atendimento, excelente qualidade de rede e sempre entrega a velocidade contratada e em breve irão fazer novo upgrade de velocidade dos planos. Torçopara que cheguem a 500Mb ou mais.
Seria bom você perguntar para a vizinhança que usam o serviço deste provedor sobre a qualidade do serviço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo