É... até não tá ruim não

Eu vi CTO e propaganda deles nessa semana em um poste lá na Augusto dos Anjos, no Rio Branco.@gabriel_luiz @dudu1505
Tem uma operadora nova que vai cabear minha rua daqui uns 20 a 30 dias. Inclusive, o endereço de registro na Receita Federal consta que ela é daqui do Santa Mônica mesmo.
Estou tentando descobrir o ASN dela para ver os peers, faixas de IP, etc.
Veja se com estes dados abaixo, vocês conseguem descobrir mais detalhes e informações.
Site: ativatelecom.net.br
CNPJ: 26.500.067/0001-89
Nome Fantasia: ATIVA TELECOM
Razão Social: ROBSON LIMA DA SILVA PROVEDOR DE INTERNET
Pelo Anatel - Acessos, descobri que eles possuem 1.200 contratos de BL.
Eu vi CTO e propaganda deles nessa semana em um poste lá na Augusto dos Anjos, no Rio Branco.
Tem que ter muita coragem e cara de pau pra vender planos de 10/25/35/50/100 mega numa área dominada pela Oi Fibra e Claro. Até mesmo as outras pequenas que atendem por aqui (Valenet, LED, Blink) trabalham com velocidades compatíveis com o que as grandes oferecem.
Ah, eu acho que a Vivo desligou o VDSL. Pelo menos não estão vendendo novas assinaturas, eu consultei tanto para o meu CEP quanto para um CEP no Planalto dia desses e acusou indisponibilidade.
Sim, é que o site mostra esse monte de planos. Mas pelo que vi no Instagram, na prática trabalham somente com 100/200/500, compatível com o mercado.Mas eles tem velocidades maiores que isso, o portfólio de planos deles é bem grande.
10 / 25 / 35 / 50 / 100 / 200 / 300 e 500.
500MB está R$ 129,90
Inclusive, estou cogitando pegar o plano de 500MB mesmo.
To pensando se saio da Oi Fibra e mudo pra eles.
Chance nenhuma. Aki, eles tem 48 ports, pq 2 queimaram, e estavam todas ocupadas. Kem fosse contratar ia ter q pegar o ADSL2 DSLAM e ficar limitado ao 15Mbps.Ah, eu acho que a Vivo desligou o VDSL. Pelo menos não estão vendendo novas assinaturas, eu consultei tanto para o meu CEP quanto para um CEP no Planalto dia desses e acusou indisponibilidade.
Belo Horizonte também? Por aqui ainda não tem GPON, acho que simplesmente encerraram a venda para novos assinantes no bairro, não sei de desligaram os remanescentes.Chance nenhuma. Aki, eles tem 48 ports, pq 2 queimaram, e estavam todas ocupadas. Kem fosse contratar ia ter q pegar o ADSL2 DSLAM e ficar limitado ao 15Mbps.
No GPON estão colocando splitters enormes e de apenas 8 ports. É complicado fazer ideia de qts splitters eles colocaram na área coberta pelo DSLAM, mas no comércio em volta vejo uns modems DSL ainda, e o splitter q atende meu bloco tá lotado faz tempo e tecnico já disse q não estão colocando novos.
Há alguns anos vi falar q ela tinha colocado GPON lá, atualmente num faço ideia de como tá.Belo Horizonte também? Por aqui ainda não tem GPON, acho que simplesmente encerraram a venda para novos assinantes no bairro, não sei de desligaram os remanescentes.
Desculpa a demora em responder.Jogar console hoje em dia é complicado, ainda bem que cgnat não me da problemas.
Valeu pelo feedback, tirando a parte do modem seria 10 então. Aqui a americanet coloca um 121ac que é bem completo, tem 5g e da pra fazer de tudo, até traffic shaping em um dispositivo específico se quiser kkkk, único problema é ter só 2 saidas lan, tive que comprar um switch.
Como foi sua experiência com a fibra dessas grandes (tim, vivo/terra fibra)? Sabe dizer se difere algo por ser a terra ser fraquiada da vivo ou é a mesma coisa?
E você continua com a mesma utilização intensa da rede? O provedor nunca reclamou?Desculpa a demora em responder.
O modem é m Fiberhome HG6143D, Gigabit, Dual Band, mas de interface espartana, coisas simples como reserva de endereço não existem nele. Pelo menos a velocidade chega sem engasgos nele. Tenho um Archer C6 em outro cômodo, que não está chegado a velocidade, acredito ser crimpagem ou o cabeamento não ser Cat5e, pedi pra um colega passar e fazer a crimpagem, isso na época que eu tinha Vivo 15 megas VDSL, e o roteador lá era um D-Link DIR-615, caso for o cabeamento, vou trazer ele pra garagem e usar esse DIR-615 lá, pois o sinal do Fiberhome, não cobre a garagem nem mesmo o 2.4.
Experiência com a Tim, fui chutado em menos de 3 meses, por causa da clausula de abuso, disfarçado de franquia.
O uso intenso aqui é de torrent, o PC fica ligado 24/7 semeando, queimei os 17TB que era o limite da época, e desligaram o serviço.
O que ouço de quem ainda tem o serviço é de que piorou muito, além de quedas constantes, algumas barbeiragens andaram acontecendo, aqui na rua de casa mesmo, tem um drop saindo da CTO e indo em direção a rua de cima, usando a rede de iluminação da viela pra ancorar, kkkkkkk. Um colega me relatou que após uma queda no serviço e ele ter chamado técnico pra resolver, foi constatado que ligaram outro cliente na porta que ele estava usando, um absurdo!!! Hoje não reclamo de ter sido chutado da Tim. O que adianta ter 600 megas e não poder usar??? Me parece que o limite atual é de 2tb, estourou isso, pode dizer adeus ao serviço.
Sobre o Terra Fibra ainda não encontrei nenhum conhecido que tenha assinado pra eu fazer uns testes, mas como toda infraestrutura e equipamentos são da Vivo, acredito que não haja maiores problemas no uso. Estão com uma promoção boa aqui, 300/150 R$ 99,00 por um ano. A concorrente Desktop esta oferecendo 200/20 por 89,90 por um ano também.
Era pra eu estar no Terra Fibra, mas demoraram muito a cabear e iniciar as vendas, estratégia errada da Vivo, eles começaram a anunciar no site deles que a Vivo Fibra estava chegando na cidade, mas somente o centro foi contemplado, aí do nada passaram a oferecer os planos antigos VDSL, e a Terra Fibra assumiu a infraestrutura, eu já estava amarrado há mais de um ano com a Acessanet, e nada fazia eles se mexerem, liguei em todas as empresas e a única que me garantiu as coisas foi a World Wifi, mesmo eu tendo que acionar a Anatel por causa da velocidade e IPv6, prometido mas não cumprido na contratação, foram rápido em resolver.
Fiz uma série de testes aqui com o pessoal do tópico e a rapaziada elogiou as rotas que eles usam. Dizem ser melhores que as da Vivo, como tudo estava funcionando bem, nem cogitei a troca por Terra Fibra, e agora que apareceu esse plano com IPv4 público, só trocarei se houver muitos problemas em relação a quedas.
Nem a Acessanet, nem a World Wifi meu provedor atual, falaram nada.E você continua com a mesma utilização intensa da rede? O provedor nunca reclamou?
Essa é uma das vantagens que vejo dos pequenos provedores, dificilmente você tem notícia de traffic shaping ou esses limites absurdos. Hoje em dia com praticamente todo serviço de streaming oferecendo 4k, jogos pesando na casa dos 200GB, celulares fazendo backup, impor qualquer limite é absurdo. Esses dias mesmo troquei de celular, e só nessa troca foram quase 20GB de download de apps e backups. Aliás, quem vive pressionando a Anatel por limites na banda larga são as grandes operadoras.Nem a Acessanet, nem a World Wifi meu provedor atual, falaram nada.
Na época da Acessanet, o consumo mais alto foi de 4,5TB, considerando que a conexão era de 100/50.
Na época da Tim, eu tinha uns packs full set de emuladores, os campeões de upload, os culpados por estourar os 17Tb de limite, mas a conexão era de 300/180
Hoje não tenho mais esses arquivos, então o consumo não passa de 2TB, isso no PC.
Mas tenho o Xbox One S, jogos todos digitais,4 Smart TV com streaming, 5 celulares.
Eles estão utilizando como parâmetro a TIM, ela faz a mesma coisa, em nenhum momento ela se refere a limite e sim abuso. Provável que seja mensal que nem a mesma, se você ultrapassar 2 TB/mês eles podem cancelar seu contrato com eles.Eu assinei a Neorede por desespero aqui em floripa pq a Net/claro não veio fazer a mudança de endereço por quase 1 semana, e quando veio disseram q tinha outro assinante com uma casa de mesmo numero na rua.
Uma coisa interessante q achei no contrato deles foi isso: "O ASSINANTE declara que não fará uso excessivo dos serviços fornecidos pela CONTRATADA, assim considerado quando um equipamento utilizado por este tiver alto consumo de tráfego, leia-se 2 (dois) Tb (terabytes), sendo este o limite máximo. Eventual utilização acima do ora previsto, poderá ocasionar a rescisão do Contrato entre as partes"
lol, não tem franquia meu ovo.
Me lembrou daquela mateira sobre a redução de velocidade da NET com clientes q tem alto consumo, mas esse limite é muito mais baixo.
Mas pra mim não ficou muito claro isso, fala de consumo, mas em que período? 1 dia? 1 mes? 1 ano?
![]()
0952-E549-D41-D-46-F1-ACD4-0-A478-C491683 hosted at ImgBB
Image 0952-E549-D41-D-46-F1-ACD4-0-A478-C491683 hosted in ImgBBibb.co
![]()
9-BDBAD2-E-D101-40-DE-8-BA4-71-E003-D13-BBC hosted at ImgBB
Image 9-BDBAD2-E-D101-40-DE-8-BA4-71-E003-D13-BBC hosted in ImgBBibb.co
Pelo que você descreveu, a sua ONU é quem faz a autenticação da seção PPPoE e faz a distribuição de endereços IPV4 e IPV6 na rede (é o DHCP da rede), sendo assim qualquer outro roteador conectado a ela precisa estar em modo AP (com o servidor DHCP desligado) para poder receber os endereços IPV4/6 da ONU e distribuí-los aos aparelhos conectados ao roteador.Eu havia colocado lá no tópico da brisanet. Minha duvida é a seguinte :
meu plano me oferece IPv6 /56 numa onu Nokia g240 g “ desbloqueada”, porém quando coloco um roteador conectado a onu, ela não distribui o IPv6 pro roteador.
se eu coloco o outro roteador conectado a onu em AP , consigo IPv6 normalmente.
Vcs sabem se o problema é do meu provedor, da ONU ou do roteador ? ( twibi em mesh e tp link w940)
Quanto você paga por este plano? Achei o site do provedor pesquisando no Google mas lá só consta planos de até 300Mb.Tenho Brasil Digital.
Plano de 1 gbps / 500 mbps
Minha ONU (Ela autentica automaticamente) é bem simples nem sei a marca dela e o meu roteador é meu mesmo que comprei ja tem um tempo da china.. tenho o Xiaomi Mi Router 3 Pro
Essa ONU peguei ainda no tempo que só tinha plano de 20 Megas em 2019 e fui alterando os planos e continuando com ela mesmo ..
Aí fico imaginando se trocando ela nao ficaria melhor ainda principalmente no upload (minha grande decepção)
Meu roteador tem suporte a ipv6 e MU-MIMO/Beamforming.
Estou dentro de um CGNat no IPv4 mas eles já tem IPv6.
Uma reclamação que tenho mas que não sei até que ponto é culpa do provedor é com relação ao upload. Como no download eu consigo baixar segmentando o arquivo e tendo multiplas conexões sempre consigo o maximo da velocidade usando o Internet Download Manager. Já o upload não tem como pois não da pra segmentar e ai vai uma conexão apenas.
Ao fazer upload para o Google Drive, por exemplo, só consigo o maximo se enviar vários arquivos de uma vez. Se enviar apenas um dificilmente chego em 5 MB/s
Ah e o torrent (uso qBitTorrent) mesmo a porta estando aberta por uPNP do roteador o upload não fica legal já o download é muito bom. Tenho acesso a bons trackers privados com milhares de seeds. Acho que isso tem haver com o CGNat.
Se alguém tiver alguma dica pra resolver isso ...
Tenho placa de rede offboard de 1 gbps da TP-Link e já andei tentando mexer ali nas configurações avançadas tentando desligar os Offload da vida mas sem sucesso.
As vezes fico pensando que é o sistema operacional pois com Linux tudo fica melhor. Atualmente uso Windows 10 Pro original ativado ultima versão estavel.
Alguns testes:
![]()
![]()
![]()
![]()
Isso aí … é via pppoe mesmo. Não tenho como colocar em bridge pq fico sem internet. Se eu utilizar o novo roteador pra discar , da erro. O suporte disse que o serial MAC é atrelado ao OLT do provedor.Pelo que você descreveu, a sua ONU é quem faz a autenticação da seção PPPoE e faz a distribuição de endereços IPV4 e IPV6 na rede (é o DHCP da rede), sendo assim qualquer outro roteador conectado a ela precisa estar em modo AP (com o servidor DHCP desligado) para poder receber os endereços IPV4/6 da ONU e distribuí-los aos aparelhos conectados ao roteador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Quanto você paga por este plano? Achei o site do provedor pesquisando no Google mas lá só consta planos de até 300Mb.
Sim, é só clonar o MAC da ONU no seu roteador.Isso aí … é via pppoe mesmo. Não tenho como colocar em bridge pq fico sem internet. Se eu utilizar o novo roteador pra discar , da erro. O suporte disse que o serial MAC é atrelado ao OLT do provedor.
Tem algo que eu possa fazer ? Ouvi que se clonasse o Mac daria certo.
Poderia me indicar um tutorial e um roteador mesh que tenha suporte ? Serve pra qualquer provedora ? Minha provedora informou que não era possível o clone do Mac pra eu conseguir autenticarSim, é só clonar o MAC da ONU no seu roteador.
Você já sabe qual é o login e senha do PPPoE do seu provedor? Qual modelo de roteador você pretende usar? A clonagem de MAC é feita onde se configura o acesso PPPoE no roteador.Poderia me indicar um tutorial e um roteador mesh que tenha suporte ? Serve pra qualquer provedora ? Minha provedora informou que não era possível o clone do Mac pra eu conseguir autenticar
pra eu clonar o MAC eu teria que por todas as portas da ONU Nokia em bridge e plugar o roteador na porta 1 da onu ?
Sim tenho a senha e o login pppoe.Você já sabe qual é o login e senha do PPPoE do seu provedor? Qual modelo de roteador você pretende usar? A clonagem de MAC é feita onde se configura o acesso PPPoE no roteador.
Cara de que cidade você é ? Essa empresa acabou de chegar aqui na minha cidade. Eles tem uma boa estabilidade ? trouxeram um cabo lá de Porto-Velho(Ro) até aqui a minha cidade de Guajará-Mirim. Tô pensando em mudar pra eles, a empresa que me oferece a internet me oferece 50 megas por 100 reais e eles estão oferecendo 250 megas por 119 e instalação grátis. Aqui eu paguei 400 reais para instalarem na minha casa.Tenho Brasil Digital.
Plano de 1 gbps / 500 mbps
Minha ONU (Ela autentica automaticamente) é bem simples nem sei a marca dela e o meu roteador é meu mesmo que comprei ja tem um tempo da china.. tenho o Xiaomi Mi Router 3 Pro
Essa ONU peguei ainda no tempo que só tinha plano de 20 Megas em 2019 e fui alterando os planos e continuando com ela mesmo ..
Aí fico imaginando se trocando ela nao ficaria melhor ainda principalmente no upload (minha grande decepção)
Meu roteador tem suporte a ipv6 e MU-MIMO/Beamforming.
Estou dentro de um CGNat no IPv4 mas eles já tem IPv6.
Uma reclamação que tenho mas que não sei até que ponto é culpa do provedor é com relação ao upload. Como no download eu consigo baixar segmentando o arquivo e tendo multiplas conexões sempre consigo o maximo da velocidade usando o Internet Download Manager. Já o upload não tem como pois não da pra segmentar e ai vai uma conexão apenas.
Ao fazer upload para o Google Drive, por exemplo, só consigo o maximo se enviar vários arquivos de uma vez. Se enviar apenas um dificilmente chego em 5 MB/s
Ah e o torrent (uso qBitTorrent) mesmo a porta estando aberta por uPNP do roteador o upload não fica legal já o download é muito bom. Tenho acesso a bons trackers privados com milhares de seeds. Acho que isso tem haver com o CGNat.
Se alguém tiver alguma dica pra resolver isso ...
Tenho placa de rede offboard de 1 gbps da TP-Link e já andei tentando mexer ali nas configurações avançadas tentando desligar os Offload da vida mas sem sucesso.
As vezes fico pensando que é o sistema operacional pois com Linux tudo fica melhor. Atualmente uso Windows 10 Pro original ativado ultima versão estavel.
Alguns testes:
![]()
![]()
![]()
![]()
Você precisa colocar a ONU em modo bridge e configurar o PPPoE no seu roteador e na mesma tela especificar o MAC a ser clonado que no caso seria o MAC da ONU (deve ter uma etiqueta embaixo dela com o MAC). Mas a questão que fica é se você consegue manter a ONU em bridge pois seu provedor pode ter desabilitado esta função ou pode fazer a ONU voltar a configuração original com acesso remoto.Sim tenho a senha e o login pppoe.
o único roteador que eu tenho que permite a clonagem é um tp link w940 ( se funcionar a clonagem , irei trocar por outro melhor )
no caso , eu teria que colocar as portas da o u em bridge ?