[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Conversando com um ex funcionário da NOC da Loga ele falou que é impossível a implementação do IPv6 nos próximos 10 meses... isso mesmo!
Problema segundo ele é mais embaixo, já fizeram alguns testes em alguns clientes e não obtiveram sucesso.
Como está previsto uma renovação de infra no segundo semestre de 2022 eles irão aproveitar para um novo teste do IPv6.
Mas sei lá, isso tá parecendo ser falta de conhecimento deles. Não tem condição! Tem operadora muito menor que oferece e funciona bem.

E aí, voltou pra Sumicity?
Esse negócio do teste eles me falaram..
Voltei para a sumicity estou com 500/250 o problema é o modem todo bloqueado e o Ping ser um pouco mais alto em relação a loga, não estou tendo problemas com quedas de conexão nada do tipo igual acontece com uns e o ipv6 funciona de boa…
Até que agora no teste de velocidade está batendo o contratado com alguns servidores daqui do ES se eles colocarem um servidor aqui o Ping diminui um pouco

Além de clonar o mac vc precisa de um roteador com opção de VLAN e setar no roteador qual é, aqui é 3301.
Eu não consegui mesmo fazendo isso... tanto que utilizo meu AX6 como AP na opção: wired relay mode of operation (extending existing networks)
Aqui já tentei de tudo, Clonar MAC e também colocar a mesma VLAN configurada. Mas sem sucesso, a discagem não é feita.

Imagino que tenha alguma outra restrição que esteja em vigor e não temos ciência, pois os relatos são de que ninguém consegue utilizar o modem em Bridge.

Aqui já tentei de tudo, Clonar MAC e também colocar a mesma VLAN configurada. Mas sem sucesso, a discagem não é feita.

Imagino que tenha alguma outra restrição que esteja em vigor e não temos ciência, pois os relatos são de que ninguém consegue utilizar o modem em Bridge.
Complicado! Se conseguir um dia aviso por aqui! Por enquanto está atendendo bem meu roteador como AP.

Acabei contratando o plano da Vip dps que uma atendente me ligou retornando pra desmentir o que o pessoal do Face me falou sobre não ter viabilidade no meu bairro:

262322862_3121422454769993_6264578265039817422_n.jpg

Agora é esperar Sábado onde o técnico irá vir até aqui em casa ver a estrutura e possibilidade de passar o cabo pelo conduíte dedicado a fibra aqui no prédio.

A única coisa que não gostei tanto foi que o upload é de 60MB. A minha atual consigo alçançar aprox. 50MB sendo que minha net é de 50MB. Vou pagar pelo msm preço que estou pagando aqui na Yep, ou seja, 120 reais. Acho que foi um bom negócio, mas vou testar o máximo que puder para ver a estabilidade da Vip, se for boa até 7 dias eu mantenho o contrato.

Galera, uma pergunta meio meh.

Mas aqui no trabalho as páginas abrem muito rápido na oi fibra.
Lá em casa tenho 200mb de provedor pequeno mesmo e não tenho nenhum problema.
Rotas ótimas pra qualquer game, rota para miami com ping 100-98 (rio de janeiro), porém para abrir página de internet não é a mesma fluidez que aqui no trabalho.

O que pode influenciar nisso?

O cabo pode influenciar? to usando o cabo que vem no roteador RG1200 da intelbras e que veio no AC1200 da tenda.

Onu -> roteador -> pc

Tenho 2 cat5e homologados pela ANATEL que vinha nos modens VDSL da oi que tenho em casa, melhor que usar esses dos roteadores?

Naxi está oferecendo 6Gb
naxi.com.br/

@Mosqueteirors você tem conhecimento de que tipo de ONU este provedor está utilizando para entregar esta velocidade?

Já achei:

Última edição:

Rotas ótimas pra qualquer game, rota para miami com ping 100-98 (rio de janeiro), porém para abrir página de internet não é a mesma fluidez que aqui no trabalho.

O cabo pode influenciar? to usando o cabo que vem no roteador RG1200 da intelbras e que veio no AC1200 da tenda.

Onu -> roteador -> pc

Tenho 2 cat5e homologados pela ANATEL que vinha nos modens VDSL da oi que tenho em casa, melhor que usar esses dos roteadores?

Aproveitando q tem o RG1200, ta na versão mais recente do firmware? tem algum problema pra receber ipv6?

@Mosqueteirors você tem conhecimento de que tipo de ONU este provedor está utilizando para entregar esta velocidade?

Já achei:
Essa NAXI parece ser muito boa, queria ter oportunidade de testar.

Já achei:
Problema agora é ter link que disponibiliza tudo isso num download hehehe
Essa NAXI parece ser muito boa, queria ter oportunidade de testar.
Tenho usado ela aqui, sem problemas até agora.

• Curtir
Reações: gkz
Problema agora é ter link que disponibiliza tudo isso num download hehehe

Tenho usado ela aqui, sem problemas até agora.
Qual plano você tem ai? E como é o desempenho deste provedor no Brasil e para fora dele?

• Curtir
Reações: gkz
Esse plano da Naxi de 6Gbps eu queria mto testar apesar de ser quase impossível utilizar isso de forma natural, seria apenas pra tirar onda no SpeedTest kkkkkk Mesmo assim acharia gostoso demais! rsrsrsr

Bem pessoal, na quinta o pessoal da VIP veio instalar a internet deles aqui em casa. Quase que o técnico dá uma de malandro pq ele não tinha visto a caixa pra puxar a fibra pra minha casa. Minha mãe teve que ir no síndico pra mostrar a ele onde ficava ela. Por sorte deu tudo certo e agora estou utilizando a net deles há três dias. O que me impressionou foi que o upload foi bem maior do que eu tinha falado. Fiz um teste usando o celular na rede 5GHz pq meu router só suporta portas fast e o resultado foi esse:

7963102663.png

Por R$120 acho que está bem bão, né?! Só preciso agora ir em busca de um router Giga que seja configurável.

Onu -> roteador -> pc

Não acho que o problema seja o cabo.
Descobrir isso é uma missão, o "problema" pode estar em vários lugares (dns, rota que o provedor faz, roteador etc.).

O mais simples e fácil de testar seria pegar o GRC DNS Benchmark, ver o servidor que responde mais rápido aí pra ti e forçá-los na sua máquina. Se ficar top, passar essa info para o roteador (para que toda a rede usuflua).

Esse plano da Naxi de 6Gbps eu queria mto testar apesar de ser quase impossível utilizar isso de forma natural, seria apenas pra tirar onda no SpeedTest kkkkkk Mesmo assim acharia gostoso demais! rsrsrsr

Os regionais podem ter vantagens...kkkk..embora eu recomende o regional a assinar link dedicado, eles poderiam facilmente assinar esse plano e deixar como redundância, pelo valor certamente compensaria.

Não tô incentivando a quebrarem contrato, visto que residencial não pode ser utilizado para essa finalidade, mas sabemos como os pequenos as vezes usam esse expediente.

Ao meu ver planos acima de 600 Mbps deveriam ser entregues em XGS-PON (já que XG-PON não compensa investi), porém tem a questão da homologação e das maiorias das fibras que tem na rua não terem sido implementadas pensando na frequência dessa tecnologia (ou de DWDM) o que faz com que o sinal do GPON para o XGS-PON seja BEM diferente.Mas QUALQUER coisa acima de 600 Mbps não vejo vantagem, já que o próprio YouTube (e muitos sites) limitam a velocidade de upload a eles (ou de DOWNLOAD dependendo da rota). Ou seja: tu está LITERALMENTE enchendo o bolso do provedor contratando algo acima disso. Por mais que seja um usuário EXTREME de internet.

A grande moral da história é que nem aquela moça que fica vendendo aquele produto com "degustação" no mercado. Você leva por que ela te pegou em um momento que as vezes está com fome, ou simplesmente pela situação que estava naquela hora. Mas quando chega em casa, muita das vezes experimenta e o "produto" fica ali do lado sem uso. E acabou pagando por algo que não precisaria.

Com a Internet da Coisas por ai batendo sua porta. Considere uma conexão estável, IPv6, excelente rotas, atendimento um bom custo x beneficio. Velocidade? Claro, tem que se evoluir e não se estagnar, porém não a deixe definir como base de contratação. Quem trabalha em provedor e consultoria como eu - e dentre outros, sabe que a velocidade é apenas Marketing. No mundo real tem tanta "maquiagem" para aquilo bater os valores "corretamente" que não faz idea. Desde os "burst" até prioridade das rotas de testes de velocidade e o resto limitado a "100 mbps".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Onu -> roteador -> pc

Isso ai amigo chamasse: "pacote por segundo/pps" a rede da operadora não foi desenhada para que o pacote passe rapidamente pela rede e vá em direção a internet. O seu roteador - e os das operadoras entendem apenas pacote, banda é um anseio de switch. Por isso na Oi tem essa sensação, por que lá os roteadores são de boas fabricantes - geralmente Cisco e Nokia, e a própria arquitetura da rede ajuda a seu pacote ir em direção a internet.

Em provedores regionais geralmente ( 99% dos donos de provedores que tem Hilux ) existe um unico equipamento inclusive que faz todas as autenticações. Se ele falhar: tchau.

Última edição:
Ao meu ver planos acima de 600 Mbps deveriam ser entregues em XGS-PON (já que XG-PON não compensa investi), porém tem a questão da homologação e das maiorias das fibras que tem na rua não terem sido implementadas pensando na frequência dessa tecnologia (ou de DWDM) o que faz com que o sinal do GPON para o XGS-PON seja BEM diferente.Mas QUALQUER coisa acima de 600 Mbps não vejo vantagem, já que o próprio YouTube (e muitos sites) limitam a velocidade de upload a eles (ou de DOWNLOAD dependendo da rota). Ou seja: tu está LITERALMENTE enchendo o bolso do provedor contratando algo acima disso. Por mais que seja um usuário EXTREME de internet.
Na minha experiência, o Youtube não limita upload. O que acontece mais comigo é rota ruim que me faz trocar de DNS temporariamente, e oscilações por conta do upload ser por navegador; mas se eu fizer mais de um upload facilmente satura minha banda.

Acho que aqui só usaria algo acima de 600mb pra rotacionar instalações de jogos, já que não tenho muito espaço; mas já ando tendo problema com os downloads pela Akamai (basicamente todos) caindo pra 300-200mb depois de um tempo, ou indo pra São Paulo pois eles não têm servidores com ipv6 em Fortaleza, aparentemente.

A grande moral da história é que nem aquela moça que fica vendendo aquele produto com "degustação" no mercado. Você leva por que ela te pegou em um momento que as vezes está com fome, ou simplesmente pela situação que estava naquela hora. Mas quando chega em casa, muita das vezes experimenta e o "produto" fica ali do lado sem uso. E acabou pagando por algo que não precisaria.

Com a Internet da Coisas por ai batendo sua porta. Considere uma conexão estável, IPv6, excelente rotas, atendimento um bom custo x beneficio. Velocidade? Claro, tem que se evoluir e não se estagnar, porém não a deixe definir como base de contratação. Quem trabalha em provedor e consultoria como eu - e dentre outros, sabe que a velocidade é apenas Marketing. No mundo real tem tanta "maquiagem" para aquilo bater os valores "corretamente" que não faz idea. Desde os "burst" até prioridade das rotas de testes de velocidade e o resto limitado a "100 mbps".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso ai amigo chamasse: "pacote por segundo/pps" a rede da operadora não foi desenhada para que o pacote passe rapidamente pela rede e vá em direção a internet. O seu roteador - e os das operadoras entendem apenas pacote, banda é um anseio de switch. Por isso na Oi tem essa sensação, por que lá os roteadores são de boas fabricantes - geralmente Cisco e Nokia, e a própria arquitetura da rede ajuda a seu pacote ir em direção a internet.

Em provedores regionais geralmente ( 99% dos donos de provedores que tem Hilux ) existe um unico equipamento inclusive que faz todas as autenticações. Se ele falhar: tchau.
Inclusive deu uma falha dessa nessa semana, não abria nenhuma página de Internet.
Aí o que aconteceu? Eles tiraram o dns primário deles do roteador, mantiveram o gateway e o IP válido que me deram.

Como dns primário botaram o do Google e secundário da cloudflare

Os regionais podem ter vantagens...kkkk..embora eu recomende o regional a assinar link dedicado, eles poderiam facilmente assinar esse plano e deixar como redundância, pelo valor certamente compensaria.

Não tô incentivando a quebrarem contrato, visto que residencial não pode ser utilizado para essa finalidade, mas sabemos como os pequenos as vezes usam esse expediente.
Na vdd pequenos provedores utilizam de muitas "Vantagens" em relação a normas naturalmente, essa seria mais uma! Insano pensar em um link residencial servindo de redundância kkkkk

Na vdd pequenos provedores utilizam de muitas "Vantagens" em relação a normas naturalmente, essa seria mais uma! Insano pensar em um link residencial servindo de redundância kkkkk

Sim, usar banda larga para prover internet é arriscado tanto contratualmente como também pela qualidade, é fácil pendurar 500 em um bairro nesse link e começar a ter problemas de dimensionamento. Mas o pequeno as vezes corre o risco com banda larga de 100 mega...imagina com uma de 6Gbps 🤣🤣🤣

alguem pode falar se esse ip esta em rede interna ou e cgnat do provedor ..
207.xxx.xxx.255 olhando no site meu ip esta como ip reverso alguem sabe o que e isso ?
Pra saber se está em CGNAT tem que olhar no WAN IP do roteador, outro indício forte de CGNAT é fazer tracert pra qualquer ip e ver se o segundo salto começa com 100.64.x.x, alguns provedores não colocam, mas a primeira opção nunca falha

207.xxx.xxx.255 mas esse ip e o que esta no wam ip, antes era cgnat pq estava com inicio de 100.. reclamei e colocaram esse ip 207.xxx.xxx,255. so que, no meu ip so fica dando ip reverso ...esse ip nao muda posso desligar o roteador mas esse ip nao muda entao nao e ip publico.que eu saiba ip publico nao comeca com 207.xxx.xxx.255.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar