[TÓPICO DEDICADO] Qual a velocidade da sua internet e a velocidade reportada no teste?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos rphit
  • Data de Início Data de Início
Down com uma sobrinha maior hoje.

13791265878.png

Claro melhorou upload aqui.

8750933202.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora a Vivo continua morta mo 5G.
top usando placa de rede de 2.5 gbps e claro forneceu modem com essa saida é tal do sagecom?

Com um pouquinho de sagacidade, eu já consegui 3 gbps em loopback. :p

PeuXw2A.png

Com um pouquinho de sagacidade, eu já consegui 3 gbps em loopback. :p

PeuXw2A.png
Assim tem nem graça:
YC930ZO.png

E tenho certeza que tô com um monte de gargalos aqui pq só rodei as configs padrão no docker, acho que tem algo de errado com seu sistema aí.

E tenho certeza que tô com um monte de gargalos aqui pq só rodei as configs padrão no docker, acho que tem algo de errado com seu sistema aí.

Bom, acredito que podem ser várias coisas.

Pode ser um probleminha no próprio Debian que eu uso como sistema host, pode ser o meu sistema de arquivos BTRFS que está configurado pra compressão transparente, enfim, podem ser várias coisas.

Eu também não descartaria a hipótese de ser uma limitação dos meus SSDs.

Bom, acredito que podem ser várias coisas.

Pode ser um probleminha no próprio Debian que eu uso como sistema host, pode ser o meu sistema de arquivos BTRFS que está configurado pra compressão transparente, enfim, podem ser várias coisas.

Eu também não descartaria a hipótese de ser uma limitação dos meus SSDs.
Disco e sistema de arquivos não deveriam ser relevantes pra isso, a limitação é mais memória e CPU mesmo.
Se quiser verificar que o problema não é com o software em si, poderia rodar um iperf3 pra própria máquina (com zero-copy por garantia):
iperf3 -s & iperf3 -Z -c localhost

Aqui deu o seguinte resultado:
[ 5] 0.00-10.00 sec 106 GBytes 90.9 Gbits/sec

Mais que 4x mais rápido que o librespeed.

Se quiser verificar que o problema não é com o software em si, poderia rodar um iperf3 pra própria máquina (com zero-copy por garantia):
iperf3 -s & iperf3 -Z -c localhost
Bom, se o problema for CPU e memória, eu tenho um Ryzen 7 1700 stock e 2 pentes de memória DDR4 que atualmente estão sendo executados em dual channel a 2800 MHz.

Segundo o iperf3, neste comando que tu passou, varia de 40,5 a 45 gbps.

Bom, se o problema for CPU e memória, eu tenho um Ryzen 7 1700 stock e 2 pentes de memória DDR4 que atualmente estão sendo executados em dual channel a 2800 MHz.

Segundo o iperf3, neste comando que tu passou, varia de 40,5 a 45 gbps.
Tá no esperado pra esse setup, a bronca deve ser algo do librespeed mesmo então.

Tá no esperado pra esse setup, a bronca deve ser algo do librespeed mesmo então.
Eu já descobri qual é o problema.

Por alguma razão que não sou capaz de entender, o teste de velocidade fica com uma velocidade bastante inferior no Mozilla Firefox, refiz o teste no Chromium e o resultado saiu diferente.

Agora tá 10 gbps de download e 6 gbps de upload.
EQFMCEN.png

Eu já descobri qual é o problema.

Por alguma razão que não sou capaz de entender, o teste de velocidade fica com uma velocidade bastante inferior no Mozilla Firefox, refiz o teste no Chromium e o resultado saiu diferente.

Agora tá 10 gbps de download e 6 gbps de upload.
EQFMCEN.png
Ainda é pouco se comparado com o resultado do iperf, mas tá em linha com os ~4x de diferença que vi no meu teste também.

Claro HFC 1 Gbps:

8f397d1f-c0c4-4d23-a333-0fb498395d3e.png

Vivo Fibra 1 Gbps:

e6f228e1-e18c-4c33-951b-cd693157c715.png

Os testes acima foram realizados em procedimento padrão, com 1 porta ethernet.
Com duas portas, Claro chega em 1030 Mbps e Vivo chega em 980 Mbps (no caso da Vivo, existe o inconveniente da porta óptica da HGU ser apenas gigabit, além da agregação de portas precisar ser realizada via router, gerando duplo NAT, já que PPPoE só dá pra discar uma vez).

Conforme relatado nos tópicos de cada operadora, o plano de 1 Giga da Claro bate o contratado a qualquer momento, 24/7. Na Vivo, entre 18h e 22h30, a velocidade tem ficado entre 900-920mbps mesmo espremendo a HGU, o que indica possível início de saturação na região do teste.

Nos dois testes, aparecem o nome Vivo pois estou com a rede gerenciada pelo pfsense, em um mini pc appliance, e no momento do teste, ele pega um ip para registrar o mesmo.

Claro HFC 1 Gbps:

Vivo Fibra 1 Gbps:

Com duas portas, Claro chega em 1030 Mbps e Vivo chega em 980 Mbps (no caso da Vivo, existe o inconveniente da porta óptica da HGU ser apenas gigabit, além da agregação de portas precisar ser realizada via router, gerando duplo NAT, já que PPPoE só dá pra discar uma vez).

Conforme relatado nos tópicos de cada operadora, o plano de 1 Giga da Claro bate o contratado a qualquer momento, 24/7. Na Vivo, entre 18h e 22h30, a velocidade tem ficado entre 900-920mbps mesmo espremendo a HGU, o que indica possível início de saturação na região do teste.

Nos dois testes, aparecem o nome Vivo pois estou com a rede gerenciada pelo pfsense, em um mini pc appliance, e no momento do teste, ele pega um ip para registrar o mesmo.
Se nao for pedir muito posta speedtest internacional de cada uma delas .

Claro HFC 1 Gbps:

Vivo Fibra 1 Gbps:

Ping mais que dobrou em kkkkkkk

Ping mais que dobrou em kkkkkkk
Normal, qualquer pessoa sabe que no DOCSIS, sempre tem diferença nesse salto.

Na prática, sem usar testes sintéticos, o ping é praticamente o mesmo, a não ser que realmente teste para algum ponto muito próximo de quem está testando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se nao for pedir muito posta speedtest internacional de cada uma delas .
O da Claro eu tenho algumas páginas atrás, o da Vivo eu nem faço pois geralmente apanha pra Claro rsrs

400/200? (honestamente a Predialnet é misteriosa)
WgJBMTU.png

Tá simétrico basicamente.

Users who are viewing this thread

Voltar