Esses dias p tras, eu finalmente fui pro Brasil visitar a familhada após 2 anos e meio na Europa. Como de praxe, peguei o Wi-Fi a bordo pra passar o tempo na viagem longa (quase 17 hrs no total).
Na KLM, que foi a compania aerea q usei, eles so possuem Wi-fi nos voos internacionais, a proposito. Eles usam a Inmarsat como provedor. Tambem, importante salientar que na ida eu peguei o plano full com streaming, pra liberar o maximo possivel da conexao nos testes.
Pra fins de informacao, os satelites da Inmarsat cobrem o planeta assim
No territorio europeu, a velocidade maxima q peguei foi essa:
Provavelmente o satelite q cobre a regiao tava sobrecarregado, e nao consegui uma velocidade mais alta que essa.
No territorio da AL, a velocidade subiu absurdamente. Teve um periodo de 10 minutos q a conexao caiu, provavelmente fazendo o handoff do satelite, e voltou absurdamente rapida:
Nao fiz traceroute pq e absurdamente bloqueado e nao passa do primeiro hop.
-------------------------------
Passei por Contagem ao chegar em BH, esse foi o teste da Vivo 5G la:
Esse e o provedor do vizinho do meu pai, em Esmeraldas, MG:
Casa do meu pai:
Vivo no hipercentro de BH (o unico lugar q tem cobertura 5G):
Fui pra praia, em Salvador, e essa foi a internet do hostel:
Na volta pra BH, eu usei o Wi-Fi onboard da TAM. E basicamente o mesmo provedor da KLM... Nesse caso, eu contratei o pacote basico, sem streaming:
Dica pra qm interessar: O pacote sem streaming da Inmarsat roda Youtube normalmente (apesar de a 144 ou 240p). O resto dos streamings basicamente morrem pq tem prioridade quase zero na conexao lol.