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Prince of Persia Warrior Within. Nota 8 ou 9. Mesma coisa que o Sands of Time. Eu diria que o jogo é uma evolução do anterior, mas deram mais ênfase em combate. Melhoraram os golpes e adicionaram mais poderes. O jogo é muito maior do que o anterior. É isso que eu não gostei muito. Por um lado tem mais jogo, mas por outro ficou é grande demais e cansativo. Eu quase dropei. Parei e fui jogar Killzone 2 e Silent Hill 2.
Esse jogo é o limite gráfico do PS2. Eu não sei porque a versão de windows fica mais opaca do que a de PS2. O tamanho dos cenários, a resolução das texturas, as acrobacias, física. Fizeram tudo isso no PS2 com 32MB. O SoT era estritamente linear. O WW é um mundo meio aberto. Depois que você chega no salão central pode ir e voltar nos mesmos lugares. Só a parte do navio (deve ser referência ao PoP 2) e a parte de fora da ilha que você passa uma vez e depois nunca mais.
O HUD ficou bem melhor do que o antigo que simulava uma ampulheta bem crua. O novo é um medalhão com bolinhas de areia e uma barra circular de vida. Ocupa menos espaço na tela inclusive. Eu prefiro o estilo gráfico mais realista do WW do que o estilo mais cartoon do SoT. Não tenho nada para criticar dos gráficos, música, os desafios, os poderes, história. Tudo é muito bom. Uma coisa que reclamei no SoT foi a câmera. Alguns lugares a câmera tinha ângulos ruins e ficava difícil saber a direção. No WW corrigiram isso.
O problema mesmo é que o jogo ficou exageradamente grande e cansativo. O level design é excelente. Os desafios são todos bem feitos. Nenhum é exageradamente difícil. Tem alguns que você precisa entender a acrobacia ou combinar com o poder de slow motion para passar. Na parte final tem várias serras circulares misturadas com pulos que tem que cronometrar a hora do pulo. Alguns upgrades de vida eu vi no YT porque não achava. Quando a mulher de vermelho diz para ativar as duas torres o jogo se transforma num mundo meio aberto. Tanto faz a ordem para seguir.
Essa ideia de passado e presente me lembra o Sonic CD. No passado o lugar é bem iluminado e um palácio. No presente a vegetação cobriu tudo, quebrou um monte de paredes e plataformas e tem pouca luz. Os caminhos mudam. Isso me confundiu o jogo inteiro porque não sabia se estava indo pra frente ou pra trás. É uma jornada muito longa até abrir a porta da sala do trono. Você luta contra o chefe e o jogo só está na metade. O príncipe vai sair da ilha, mas acaba tendo que passa por masmorras, prisão, biblioteca, um monte de lugar até voltar para a sala do trono. Depois de toda essa jornada o jogo tem mais ainda. Agora vem a parte da mudança do destino e da máscara.
Se inspiraram no filme "De Volta para o Futuro 2" acho, porque dali você de novo tem que passar pelos mesmos lugares. Você vê a história toda de novo, mas com cenas que não viu antes e vendo o que você mesmo já fez agora de longe. De novo os mesmos obstáculos e outra jornada longa pra voltar até a sala do trono outra vez. Alguns lugares são novos apesar disso.
A luta contra a Kaileena fica fácil se você entender o padrão de ataque. Ela sempre dá uma sequência fixa. Não defenda, só fique longe. Quando ela termina, corra e dê o combo de pular por cima da cabeça e dar um golpe duplo. Dá pra vencer sem tomar hit. Mas demora. Tem algum bug porque tentei várias vezes e quando chegava no final da vida ela começava a desviar de todos os ataques. Só venci economizando areia e deixando pra usar slow motion bem no final, aí deu e foi pra cinematic.
A luta contra o Dahka é fácil se você abusar do poder das areias do tempo. O padrão de ataque dele é muito apelativo. Os tentáculos saem do chão e parece que o único jeito de desviar é correndo em zigue zague. O ataque dos tentáculos de frente é muito rápido, quase impossível de dar cambalhota e desviar. Ele também pula na sua cabeça e pode te jogar pra fora da arena, o que dá game over na hora. Só teve um jeito de vencer que foi fazendo a mesma coisa que no vídeo. Vai dando golpes e usando slow motion ou fúria até a mulher jogar o Dahka na borda. Na hora que ele fica pendurado você tem que ter as bolinhas da areia cheias porque só assim você consegue usar slow motion e fúria e vence ali mesmo. Se não tiver areia suficiente ele volta e regenera. Dali pra frente ele fica pulando sem parar e usando tentáculos, fica impossível de vencer. Tentava pegar as bolinhas de areia mas não adiantava nada porque tinha que gastar voltando no tempo.
O grifo não é tão apelativo. O gigante de areia é fácil se você usar slow motion e evitar que ele te agarre e jogue pra longe.
Prince of Persia é um modelo para jogos de plataforma com armadilhas. Mas no WW exageraram na duração. Não sei se era limitação do hardware, mas passar 3x ou 4x no mesmo lugar foi um exagero. Canseira. Acho que queriam mais cenários mas não dava, aí inventaram de reciclar e de ter o mesmo cenário mas com versão do passado e do presente.