bom aqui ta uma pequena análise depois de zerar esse jogo 2 vezes, uma no modo patrulheiro (dificil) e pegar os 2 finais:
Eu diria que esse é o FPS mais imersivo que já joguei, a história é excelente, os documentos, bilhetes que vamos encontrando, que em diversos jogos nem lemos, aqui dá vontade de ler, da vontade de vasculhar cada canto do mapa para ver oque pode ter lá entre as ameaças de monstros e humanos, e sempre tem algo interessante, seja pra história, ou seja um upgrade.
já vi alguns falando que não gostam da gameplay desse jogo, e sinceramente, eu não consigo entender. Imagino que para dizer isso a pessoa deva ser jogador de COD multiplayer frenético (nada contra) e não sei oque ela esperava ao jogar uma obra prima como essa. Principalmente sobre a imersão do modo mais difícil, onde é necessário calcular sua munição, recursos, curas, trocar de arma quando conveniente ou necessário, e muitas vezes abordar situações com cautela e stealth visto que com 1 tiro você pode morrer. como se não bastasse os humanos, tem os monstros, a radiação, o uso da mascara para não morrer dependendo do ambiente, seu filtro de ar acaba, sua mascara quebra, sua arma falha se estiver suja, tem armadilhas no cenário, diversas combinações de armas, besta, ak, revolver, 12, com várias combinações de acessórios para cada uma, e é tudo extremamente bem feito com cenários lindíssimos inclusive para os dias de hoje mesmo o jogo sendo de 2019.
o som é outro ponto positivo, é muito melhor jogar de fone principalmente no difícil para identificar onde estão os inimigos, e as musica, pqp, são excelentes também.
um ultimo ponto são as DLC´s que também são muito boas, complementam muito bem a história que já é sensacional, e o final desse jogo é outra coisa magnifica. Enfim para mim é uma obra prima, jogo OBRIGATÓRIO para qualquer um que goste de FPS