Deathloop
História
A história é inicialmente bem confusa, introduzindo diversos mistérios logo de cara, que não são muito bem esclarecidos com o decorrer da campanha. Na verdade, para você ter um melhor entendimento do jogo, é necessário não só prestar atenção nos diálogos, mas também nas anotações e mensagens que aparecem no cenário. No meu ponto de vista, não foi uma das melhores formas de dirigir um enredo que levantou diversos questionamentos, sendo que o próprio final não foi muito bem claro com o desfecho, deixando bastante furos.
A trama é abordada de uma forma mais cômica, que em certos momentos me incomodou (o humor não funcionou muito comigo). Acredito que se eles tivessem abordado os mistérios da ilha com mais seriedade, e menos diálogos e interações banais, teriam conseguido entregar algo melhor.
O protagonista e sua rival são bem carismáticos, e ambos tem uma relação interessante, que parece ser uma mistura de "amor e ódio". Eu joguei com a dublagem português inicialmente, mas ela não me agradou, tendo mudado posteriormente para a original (que é muito boa inclusive).
Os chefes da ilha tem suas personalidades próprias, mas não conseguem convencer e são pouco carismáticos. Senti falta de uma melhor interação com eles, para poder entender melhor suas motivações e ligações com o "antigo" personagem.
Gameplay
A gameplay foi fortemente inspirada em Dishonored, só que infelizmente não conseguiu entregar algo a altura.
O jogo inova introduzindo um sistema de loop, onde você tem 4 momentos do dia (manhã, meio-dia, tarde e noite) para poder explorar 4 mapas. Cada momento do dia em determinado mapa terá diferenças na ambientação, na estrutura do mapa e nos inimigos. Se você passar da noite ou morrer, o loop acontece, e você volta para o período da manhã (como se tivesse voltado no tempo). Esse conceito inicialmente é interessante, só que a forma como ele foi aplicado não ficou bom, pois deixou o jogo bem repetitivo. Você acaba que várias vezes joga no mesmo mapa, no mesmo momento do dia para poder fazer objetivos para prosseguir na história, e isso acaba deixando a jogabilidade maçante.
Somado a isso, o sistema de combate apesar de ser inspirado em Dishonored, é muito mais simples, trazendo um número pequeno de armas e poderes, que não diversificam muito a gameplay, com uma furtividade muito ruim e inimigos repetitivos.
Gráficos/Arte
Graficamente o jogo é muito bonito, entregando uma parte técnica muito acima da média e uma ambientação e desing agradável.
O problema é que o jogo tem basicamente 4 mapas, e como você joga neles múltiplas vezes, você acaba enjoando do level desing, por mais que tenha alterações quando você visita uma região em horário diferente.
Acho que eles poderiam ter alterado mais a estrutura do mapa, para não deixar esse sentimento de repetição.
Conclusão
Deathloop é um jogo que trouxe um conceito inovador em sua gameplay, que infelizmente não foi muito bem explorado, com uma gameplay que apesar de inspirada em Dishonored, conseguiu ser bem inferior. Possui uma história confusa, que não é levada muito a sério pelo próprio jogo, mas que consegue te entreter até o final.
Nota: 6,5/10
Pontos que poderiam melhorar:
- História confusa, com furos
- Final pouco esclarecedor
- Humor forçado em alguns momentos
- Personagens secundários rasos
- Gameplay repetitiva
- Furtividade não funciona muito bem
- Mapas repetitivos