Assassin's Creed Origins
História
A história tem uma introdução muito boa, com uma motivação dos acontecimentos interessante, porém, seu desenvolvimento deixou um pouco a desejar.
O protagonista Bayek é bem carismático, fazendo você facilmente se apegar a ele. O grande problema são os outros personagens, que não são tão interessantes em questão de conteúdo (um exceção seria e esposa de Bayek) e não conseguem te cativar muito durante a trama.
O enredo passa por um período sem acontecimentos relevantes e reviravoltas, voltando e engrenar próximo ao final do jogo. A origem dos assassinos (que seria o principal acontecimento relevante) acaba sendo bem sem graça, por uma motivação meio sem sentido no meu ponto de vista. Somado a isso, o grande final poderia sem bem mais emocionante, tendo explorado melhor a superação e sentimentos do Bayek relacionados ao seu filho.
Um outro ponto que me incomodou um pouco, foi de terem colocado mais do que o normal, elementos de fantasia, o que normalmente nos Assassin's anteriores era presente, mas de forma mais limitada.
Gameplay
Eu particularmente acho a gameplay desse jogo polêmica.
Nesse Assassin's Creed, a mecânica foi alterada drasticamente se comparada com os jogos anteriores, tendo introduzido uma pegada predominantemente RPG.
Essa nova gameplay é boa, apresentando um combate bem funcional e fluido, mas que se torna repetitivo conforme você progride no game, principalmente pelas limitações relacionadas a mecânica, armas e habilidades. Durante uma luta, você basicamente repete os mesmos movimentos grande parte das vezes, podendo ter pequenas variações. Fora isso, os inimigos desse game são extremamente repetitivos, e com uma IA bem previsível em certo ponto.
O movimento de parkour foi simplificado, mas agora você pode subir em basicamente qualquer estrutura do mapa (incluindo montanhas), o que facilita bastante a movimentação.
Um outro ponto que poderia ter sido melhor são os eventos secundários. Esse jogo possui uma quantidade de side-quests gigante, trazendo muitas horas de gameplay. O problema é que essas missões são muito repetitivas, sempre se tratando de objetivos semelhantes, mudando apenas o background/contexo, tornando chato o fator exploração dessas missões/atividades. Em certo ponto, fazer essas missões é necessário para evoluir o nível do seu personagem e conseguir equipamentos melhores, e muita das vezes você não quer realiza-las pro conta desse fator (mas você é obrigado).
Gráficos/Arte
Esse sem dúvida é um dos games mais bonitos que a Ubisoft já fez.
O cenário desse jogo é muito lindo, sendo uma dualidade entre áreas vivas/ricas, com locais mortos (deserto).
É realmente incrível você passar em uma cidade e ver diversos NPC's realizando as mais diversas atividades possíveis naqueles local e interagindo com o ambiente. A última vez que me impressionei dessa forma foi em Assassin's Creed 3.
Os cenários urbanos, florestas, oásis, pântanos, deserto e mar, são todos muito bem feitos e caprichados, fazendo eu parar a gameplay e apreciar o ambiente ao meu redor.
O jogo tem um mapa gigante e muito bem feito, e por conta disso, eu senti falta de poder interagir mais com o ambiente, e ter mais locais para explorar. Certas regiões do mapa parece ter apenas cenários, e nada relacionado a conteúdo de gameplay.
Conclusão
Assassin's Creed Origins é um bom jogo de RPG, que não deveria ter "Assassin's Creed" no nome. A Ubisoft deveria ter criado uma nova IP de RPG, pois esse jogo descaracterizou muito a jogabilidade de todos os Assassin's Creed criados até então. Apesar dessa minha opinião, o jogo consegue entregar uma história interessante que poderia ter mais potencial, com uma gameplay boa, mas que se torna repetitiva com o tempo.
Nota: 7,5/10
Pontos que poderiam melhorar:
- História mais impactante e emocionante
- Personagens secundários sem carisma
- Grande final poderia ser melhor
- Gameplay se torna repetitiva
- Eventos secundários repetitivos (só para contabilizar mais horas de jogo)
- Maior interação com o cenário