Peguei o Quest 3 de 512gb por 4200.
Mini review dele com alguns dias de uso:
Primeiras impressões foram meio negativas, o strap é bem ruim como todo mundo diz, me acostumei um pouco mais ainda sofro para acertar a posição na cabeça. Em relação a tela, preto é bem cinza mesmo, eu geralmente não me importo muito com o preto em telas LCD, mas aqui incomoda bastante. A resolução também é bem baixa no sentido absoluto, similar ao PSVR2, pixels são bem visíveis, eu diria que a resolução tem que dobrar para ficar em um nível onde isso não me incomodaria, e tem uma quantidade absurda de aliasing nos menus o que me deu uma impressão negativa de cara.
Agora algo que eu não vi ser mencionado muito, mas é algo que me incomodou demais, é o reflexo nas lentes. A quantidade de glare é absurda, parece que eu estou usando meu óculos de grau antigo que não tem camada antirreflexiva, de certa maneira é pior, por ser diretamente em frente ao display, e os desenvolvedores certamente não ajudam com isso, colocando telas pretas com logos claros para todo lado. Também achei o sweetspot da lente pequeno, horizontalmente é bom, fica pior perto das laterais, mas tudo continua legível, mas verticalmente o sweetspot é bem pequeno, o óculos escorregar levemente, coisa que acontece bastante com o strap padrão, deixa tudo com um efeito de aberração cromática bem forte, que dificulta muito a leitura de texto e afeta negativamente a experiencia em geral.
Passthrough é ruim, mas diferente do que eu vi algumas pessoas falarem em alguns lugares, eu não tive problemas de ler meu celular mesmo no meu quarto que é mais escuro.
Problemas de software também incomodaram logo de cara, não vejo porque eu tenho que usar o celular para fazer o setup, o meu celular por algum motivo não estava achando o quest, o que resultou em uns 30 minutos reiniciando o Quest e celular até que funcionou. Outros problemas que eu percebi é não ter como remover certos ícones da barra de tarefas, e pelo menos até agora eu não encontrei se tem como mudar quais são as janelas que abrem na inicialização. Para mim o Airlink fica em resolução e bitrate baixos, e mesmo assim tem travamentos, tentei forçar uma resolução mais alta e bitrate mais alto no Oculus Debug Tool, o que deixou a qualidade visual bem melhor, mas os travamentos continuaram, no final o melhor que eu consegui com Airlink foi usando H264 em 300mbps com resolução entre 3680~4064, mas travamentos de meio segundo independente da resolução fazem o uso ser meio inviável.
Os alto-falantes parecem ser bem sensíveis a posição das hastes laterais relativa as orelhas, para mim isso faz o som ser meio inconsistente. E eu achei eles meio fracos em volumes baixos.
A interface facial é meio desconfortável para mim.
Agora os pontos mais positivos, o rastreamento dos controles e movimento do headset são ótimos, o rastreamento das mãos não é tão bom mas é utilizável. Poder utilizar o óculos sem fio é algo realmente muito bom. E por mais que o Airlink (e o Steam Link) tenham deixado a desejar, com qualidade baixa e travamentos, ALVR está funcionando super bem aqui, com ótima qualidade de imagem, e sem travamentos, até quando eu usei ele enquanto eu tava baixando uns jogos no PC ele só teve uma pequena queda de performance. Se o Virtual Desktop entrar em uma promoção boa, ou aparecer um cupom legal talvez eu teste, mas por enquanto eu estou feliz com o ALVR, também por ter tantas opções de configuração mais avançada e suporte a Linux.
Poder assistir conteúdo em 3D sem ter dores de cabeça é algo bem legal, eu sempre gostei de 3D mas a TV 3D que eu tinha e o 3DS me davam dor de cabeça o que fazia que eu não usasse.
FOV foi uma surpresa agradável, mesmo com a interface configurada no máximo para acomodar meu óculos de grau, o FOV é decente, e configurado no mínimo fica ainda melhor, naturalmente poderia ser melhor, mas eu diria que já está em um ponto onde não me incomoda.
O processador do Quest é bom, naturalmente inferior ao que eu consigo no PC, mas é ótimo em jogos mais simples e uso normal.
Bateria não dura muito tempo, mas eu diria que é aceitável, o carregamento é meio demorado.
A experiencia em jogos é muito legal, é realmente uma experiencia completamente diferente de jogos normais.
Depois de alguns dias usando, eu diria que a resolução é ok, os pixels serem visíveis pararam de incomodar tanto, mas o preto ser cinza ainda incomoda, e o glare incomoda demais toda vez que tem algo claro contra um fundo escuro. O fato que eu ainda vou ter que pagar uns 250 reais para ter um strap decente + uma interface facial me incomoda bastante, além da lente de grau, que adiciona mais uns 200 nisso, por mais que esse seja um problema meu.
Se eu tivesse pago os $500 que o Quest 3 tá custando fora do Brasil, que com mais $70 compra os acessórios necessários, eu diria que é uma boa compra mas fica mais difícil de justificar quando ele tá custando R$4000+ sem garantia oficial por aqui e ainda tem que importar os acessórios do AliExpress pagando imposto alto em tudo, ou comprar localmente pelo dobro do preço.