[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Você vai resolver este problema ligando os aparelhos a um no break assim eles não são afetados pelos problemas de energia que ocorrem já é muita sorte os aparelhos não terem estragado se isso ocorre com frequência lá, e outra coisa importante é você reservar o endereço de ip de cada aparelho no arris isso ajuda ele a se conectar mais facilmente aos outros routers.

Boa tarde.

Agradeço por sua postagem.

Ao que tudo indica, não houve pico ou queda de energia nas duas últimas vezes que o problema ocorreu.

Ademais, por que o WR841ND v.7.2 estaria ficando "incomunicável" (até que ele seja reiniciado) toda vez que isso acontece?

Lembrando, ele vira, temporariamente, um HUB: não é possível se conectar a ele via seu endereço de IP, nem ao sinal Wi-fi que ele transmite, mas ele distribui a internet normalmente via suas portas ethernet.

Única coisa que me passa pela cabeça é que o WR841ND v.7.2 já é um roteador bem "rodado"...

Teoricamente, isso não deveria estar ocorrendo, até porque o Archer C5 v4 não apresenta problema algum (assim como o WR841ND v.8 que está conectado nele) e o WR841ND v.7.2 funcionava normalmente quando a rede era composta apenas de TP-links (é claro, estamos diante de algum problema de incompatibilidade, mas além de tentar contorna-lo eu gostaria, bastante, de entender o que está acontecendo).

Isso me leva a uma outra questão:

Uma coisa é configurar os Roteadores como Pontos de Acesso alterando o IP deles para a mesma faixa do IP do roteador, mas fora da abrangência do DHCP.
Outra coisa é atribuir aos Pontos de Acesso um endereço interno ao DHCP do roteador e, então, reservar esses endereços para serem atribuídos, apenas, aos Pontos de Acesso.

Existe alguma diferença entre essas duas configurações?
 
Última edição:
Talvez seja problema na faixa dos endereços IP amigo, já tentou reservar faixar bem pequenas para cada um deles??? Cerca de 10 IPs para cada router pro DHCP usar.
Outra coisa que acho que valha a pena olhar (quando possível), seria tentar usar os outros roteadores como escravos e apenas o Arris como a configuração central. Tive problemas na casa do meu sogro também, por eles receberem a internet em uma casa, passando pelo Router de lá, vindo por cabo pra casa ao lado e entrando em um outro roteador, ambas as configurações estavam entrando em conflito e gerando quedas, e eu só percebi isso quando fui instalar a impressora lá e ela tentava criar uma subrede dentro do wifi atual (Wifi era 192.168.0.100 e a impressora criava um 192.168.1.101.
Tente deixar os outros roteadores apenas como Access Points ou então retire o roteador que vc está vendo que está com problemas quando tem problemas elétricos e coloque uma antena de maior potencia para cobrir a area perdida por ele.
 
Ao meu ver esse problema acabaria setando manualmente os endereços IPS de cada roteador e colocando eles como Access Points. Pode ser mais trabalhoso que deixar o DHCP rodando, mas acho mais dor de cabeça ainda ter que lidar com esse problema atual.
Eu preciso perguntar, porque utilizar dois caminhos dentro da residencia? E porque um dos caminhos não necessita passar pelo archer e outro sim??

Pelo que entendi, o Arris é o principal router da casa, que segue um caminho para o TG 1692, depois para o Archer e depois para o WR841. E outro cabo que sai do Arris vai para o TG1692 e em seguida, vai direto para o WR841. é isso mesmo??? Para que essas duas ramificações?
 
Talvez seja problema na faixa dos endereços IP amigo, já tentou reservar faixar bem pequenas para cada um deles??? Cerca de 10 IPs para cada router pro DHCP usar.
Outra coisa que acho que valha a pena olhar (quando possível), seria tentar usar os outros roteadores como escravos e apenas o Arris como a configuração central. Tive problemas na casa do meu sogro também, por eles receberem a internet em uma casa, passando pelo Router de lá, vindo por cabo pra casa ao lado e entrando em um outro roteador, ambas as configurações estavam entrando em conflito e gerando quedas, e eu só percebi isso quando fui instalar a impressora lá e ela tentava criar uma subrede dentro do wifi atual (Wifi era 192.168.0.100 e a impressora criava um 192.168.1.101.
Tente deixar os outros roteadores apenas como Access Points ou então retire o roteador que vc está vendo que está com problemas quando tem problemas elétricos e coloque uma antena de maior potencia para cobrir a area perdida por ele.
 
Ao meu ver esse problema acabaria setando manualmente os endereços IPS de cada roteador e colocando eles como Access Points. Pode ser mais trabalhoso que deixar o DHCP rodando, mas acho mais dor de cabeça ainda ter que lidar com esse problema atual.
Eu preciso perguntar, porque utilizar dois caminhos dentro da residencia? E porque um dos caminhos não necessita passar pelo archer e outro sim??

Pelo que entendi, o Arris é o principal router da casa, que segue um caminho para o TG 1692, depois para o Archer e depois para o WR841. E outro cabo que sai do Arris vai para o TG1692 e em seguida, vai direto para o WR841. é isso mesmo??? Para que essas duas ramificações?

Todos os outros três roteadores que estão ligados ao Arris (Acher C5 V4 e 2x WR841ND) estão configurados como Pontos de Acesso. Seus IPs também foram alterados para endereços que estão na mesma faixa de IP do Arris, que é o principal roteador (responsável pela distribuição da internet e dos IPs dos aparelhos conectados nela, porque o DHCP dos roteadores utilizados como Pontos de Acesso está desligado).

Os roteadores configurados como Pontos de Acesso seguem dois caminhos distintos por causa da configuração da residência no qual eles se encontram. Todos estão ligados ao Arris via rede Gigabit e dois estão no caminho Arris -> Archer -> WD e o outro está ligado direto ao Arris.

Acredito que o problema esteja no IP que atribui ao WR841ND v.7.2 que está configurado como 192.168.0.21.
Talvez, de alguma forma, ele esteja em conflito com a faixa de DHCP do Arris.

Na próxima vez que eu estiver na casa dos meus pais eu checarei melhor como o Arris foi configurado pela NET.
 
Sobre o C7 e C9 eu prefiro não opinar, meu último roteador doméstico foi um Archer C3150 e o achei terrível em todos os aspectos, vendi com menos de 1 mês de uso.

O Mikrotik faz discagem PPPoE sim, a configuração não é tão simples quando um roteador "doméstico" mas não é nenhum bicho de sete cabeças, tem muito material na internet e após configurado você esquece que ele está ali.

Moro em um sobrado com 3 pavimentos e +/- 200m² e um único AP (Unifi UAP-AC-LR) dá conta do recado chegando com rede 5ghz na casa toda, mas nada te impede de comprar mais de um ponto de acesso e instalá-los em pontos estratégicos, se for o caso.

Aqui na empresa também temos o mesmo Unifi e apesar de ser uma área térrea e bem maior ele aguenta uma média de 30~40 devices no dia a dia e nunca incomodou, foi justamente isso que me motivou a comprar um para casa e valeu muito a pena, até porque ele não custa mais que um roteador doméstico "comum"

Apenas tenha em mente que independentemente do equipamento usado o pulo do gato para ter um bom sinal com boa velocidade é a localização mais centralizada possível do ponto de acesso, de nada adianta gastar 1500 reais em um roteador top de linha e deixá-lo num extremo da casa em cima de uma mesinha e cheio de tralhas em volta enquanto você está do outro lado da casa, não vai ficar bom.

Importante: Um erro que muita gente comete é achar que para colocar um access point na rede obrigatoriamente precisa gastar em um roteador também, não é verdade. Nada te impede de continuar usando o equipamento da Vivo e apenas plugar o AP a ele, há grandes chances de ficar bom pois você tirará a responsabilidade do WiFi do equipamento fornecido pela operadora.

Enfim, melhor não avançarmos com o offtopic aqui, se tiver mais dúvidas sugiro dar uma passada pelos tópicos abaixo:

Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -
Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico


Espero ter ajudado.

@neo666
Estava pensando aqui, não sou um mega entendedor de redes e configurações, só configuro uns routers pra amigos e parentes, instalei algumas CPE ponto a ponto, não sou um noob total.
Mas, pelos que vejo nos vídeos na internet, um Edge Router seria mais amigável pra eu instalar. A pergunta seria a diferença de desempenho entre um edge é uma RB e considerável em um uso doméstico ou mesmo pequena empresa (até 5 PC's).
 
Última edição:
@neo666
Estava pensando aqui, não sou um mega entendedor de redes e configurações, só configuro uns routers pra amigos e parentes, instalei algumas CPE ponto a ponto, não sou um novo total.
Mas, pelos que vejo nos vídeos na internet, um Edge Router seria mais amigável pra eu instalar. A pergunta seria a diferença de desempenho entre um edge é uma RB é considerável em um uso doméstico ou mesmo pequena empresa (até 5 PC's).
Cara, de fato o EdgeRouter tem um setup um pouco mais amigável. O hardware de ambos (EdgeRouter X e RB750Gr3) é praticamente igual e ambos tem as mesmas 'features' então vai do gosto do fregues quanto ao sistema operacional.

Na ocasião cogitei pegar o EdgeRouter X para "casar" com meu Unifi mas na prática isso não faz diferença alguma, optei pelo MK por estar um pouco mais habituado ao RouterOS e por achá-la mais simples e prática, só isso.

Ambos conseguem lidar com velocidades (WAN->LAN e LAN->LAN) na casa do gigabit então mesmo em redes maiores eles irão aguentar bastante porrada sem qualquer tipo de gargalo, eu nunca vi o load do meu MK ir acima dos 35~40% mesmo em um link 300/150.
 
Cara, de fato o EdgeRouter tem um setup um pouco mais amigável. O hardware de ambos (EdgeRouter X e RB750Gr3) é praticamente igual e ambos tem as mesmas 'features' então vai do gosto do fregues quanto ao sistema operacional.

Na ocasião cogitei pegar o EdgeRouter X para "casar" com meu Unifi mas na prática isso não faz diferença alguma, optei pelo MK por estar um pouco mais habituado ao RouterOS e por achá-la mais simples e prática, só isso.

Ambos conseguem lidar com velocidades (WAN->LAN e LAN->LAN) na casa do gigabit então mesmo em redes maiores eles irão aguentar bastante porrada sem qualquer tipo de gargalo, eu nunca vi o load do meu MK ir acima dos 35~40% mesmo em um link 300/150.

Um desses meus amigos, acertei a instalação na casa dele e do pai dele.
Ele tem uma corretora de seguros e a instalação dele é uma nojeira, vive me pedindo pra ajeitar lá. Modem vivo vdsl no chão, junto com 1 switch intelbras de 5 portas, e 1 switch tp link de 8 portas, tudo no chão. filtro de linha ligado em outro filtro de linha com "T".
Ele queria tudo "naqueles armário bonitinho com porta" (rack "U"). "Faz a lista do que precisa pra ajeitar isso"
E como ele está disposto a pagar e a grana anda curta, penso seriamente em pegar esse trampo. Rack U, Edge Router, unifi ac lite.
 
Última edição:
Um desses meus amigos, aceitei a instalação na casa dele e do pai dele.
Ele tem uma corretora de seguros e a instalação dele é uma nojeira, vive me pedindo pra ajeitar lá. Modem vivo vdsl no chão, junto com 1 switch intelbras de 5 portas, e 1 switch tp link de 8 portas, tudo no chão. filtro de linha ligado em outro filtro de linha com "T".
Ele queria tudo "naqueles armário bonitinho com porta" (rack "U"). "Faz a lista do que precisa pra ajeitar isso"
E como ele está disposto a pagar e a grana anda curta, penso seriamente em pegar esse trampo. Rack U, Edge Router, unifi ac lite.
Ótima solução para incomodo zero por alguns anos. Dependendo do equipamento dá até pra prender na parede e economizaria no rack, apesar de nele ficar mais organizado e à prova de 'mãos bobas' :haha:

Só lembre-se que a recomendação é que o Unifi seja instalado no teto e em um local mais centralizado mas quem o alimenta é o cabo de rede então nem precisa de tomada por perto, pode dar um trabalhinho mas o resultado final vale a pena.
 
Ótima solução para incomodo zero por alguns anos. Dependendo do equipamento dá até pra prender na parede e economizaria no rack, apesar de nele ficar mais organizado e à prova de 'mãos bobas' :haha:

Só lembre-se que a recomendação é que o Unifi seja instalado no teto e em um local mais centralizado mas quem o alimenta é o cabo de rede então nem precisa de tomada por perto, pode dar um trabalhinho mas o resultado final vale a pena.

Posso colocar um switch tplink para rack U para as maquinas né? Não tem essa de imcompatibilidade... Seria para as máquinas, impressora e unifi direto no edge.
 
Posso colocar um switch tplink para rack U para as maquinas né? Não tem essa de imcompatibilidade... Seria para as máquinas, impressora e unifi direto no edge.
Claro que pode, as portas você usa como quiser e com o que quiser, se quiser dar uma renovada nisso aproveita e coloca um switch gigabit novo no orçamento também, um TP-Link de 8 portas deve estar saindo por uns 100~120 reais.

Acho que já postei essa foto aqui mas em casa minha infra está assim:

IMG-20181004-195905277.jpg


Plugados no RB750Gr3 (o EdgeRouter X tem a mesma quantidade de portas):

Porta 1 - WAN/Internet (VIVO Fibra 300/150)
Porta 2 - NAS (Asustor AS3202T)
Porta 3 - Unifi (vai pra fonte PoE atrás do rack energizar e sobe pro andar de cima onde o AP está instalado no teto).
Porta 4 - Switch TP-Link TL-SG1005D no rack (Xbox One, Receiver HT, WDTV Player, BD Player)
Porta 5 - PC da assinatura (fica no escritório, também no andar de cima)
E não existe obrigação de ser "1 WAN + 4 LAN", se quiser você pode colocar 4 links de Internet diferentes para balanceamento/failover e sair em apenas uma porta LAN ligada a um switch para sua rede interna, vai da necessidade :joia:
 
Claro que pode, as portas você usa como quiser e com o que quiser, se quiser dar uma renovada nisso aproveita e coloca um switch gigabit novo no orçamento também, um TP-Link de 8 portas deve estar saindo por uns 100~120 reais.

Acho que já postei essa foto aqui mas em casa minha infra está assim:

IMG-20181004-195905277.jpg


Plugados no RB750Gr3 (o EdgeRouter X tem a mesma quantidade de portas):

Porta 1 - WAN/Internet (VIVO Fibra 300/150)
Porta 2 - NAS (Asustor AS3202T)
Porta 3 - Unifi (vai pra fonte PoE atrás do rack energizar e sobe pro andar de cima onde o AP está instalado no teto).
Porta 4 - Switch TP-Link TL-SG1005D no rack (Xbox One, Receiver HT, WDTV Player, BD Player)
Porta 5 - PC da assinatura (fica no escritório, também no andar de cima)
E não existe obrigação de ser "1 WAN + 4 LAN", se quiser você pode colocar 4 links de Internet diferentes para balanceamento/failover e sair em apenas uma porta LAN ligada a um switch para sua rede interna, vai da necessidade :joia:

Os switches que ele tem serão aposentados, como vai ter o rack U, vou colocar um desse abaixo.

https://produto.mercadolivre.com.br...-gigabit-tp-link-tl-sg1016d-101001000mbps-_JM

portas-tp-link-switch-D_Q_NP_867866-MLB28126795937_092018-F.webp


EDIT: Na verdade seria esse @neo666

https://produto.mercadolivre.com.br...ts-tp-link-tl-sg1016-gigabit-p-rack-19-nf-_JM
 
Última edição:
Claro que pode, as portas você usa como quiser e com o que quiser, se quiser dar uma renovada nisso aproveita e coloca um switch gigabit novo no orçamento também, um TP-Link de 8 portas deve estar saindo por uns 100~120 reais.

Acho que já postei essa foto aqui mas em casa minha infra está assim:

IMG-20181004-195905277.jpg


Plugados no RB750Gr3 (o EdgeRouter X tem a mesma quantidade de portas):

Porta 1 - WAN/Internet (VIVO Fibra 300/150)
Porta 2 - NAS (Asustor AS3202T)
Porta 3 - Unifi (vai pra fonte PoE atrás do rack energizar e sobe pro andar de cima onde o AP está instalado no teto).
Porta 4 - Switch TP-Link TL-SG1005D no rack (Xbox One, Receiver HT, WDTV Player, BD Player)
Porta 5 - PC da assinatura (fica no escritório, também no andar de cima)
E não existe obrigação de ser "1 WAN + 4 LAN", se quiser você pode colocar 4 links de Internet diferentes para balanceamento/failover e sair em apenas uma porta LAN ligada a um switch para sua rede interna, vai da necessidade :joia:

massa. é bom esse nas da asus?
 
Quantas máquinas são ao todo?

Apesar de não serem modelos de rack provavelmente eu optaria por 2 switches de 8 portas pensando no custo-benefício, mas esse aí certamente irá atender bem também.

massa. é bom esse nas da asus?
Cara, no segmento SOHO pessoalmente e profissionalmente já mexi/tive: Synology, QNAP, Buffalo, Thecus, Netgear, TerraMaster, WD (eca), Seagate (eca), D-link (eca!) além dos "home made" e os Asustor não devem nada pra ninguém e tem um ótimo custo-benefício (lá fora).

Estou com o AS3202T há cerca de 1 ano e rodo Plex, uTorrent, VirtualBox, Docker, NVR e mais uma pancada de coisas simultaneamente, a lista de apps é gigante.
 
Quantas máquinas são ao todo?

Apesar de não serem modelos de rack provavelmente eu optaria por 2 switches de 8 portas pensando no custo-benefício, mas esse aí certamente irá atender bem também.

Entre PC's e notebooks (todos ligados via cabo de rede), 9 devices.
 
Senhores pelo roteador eu consigo bloquear um canal do YouTube? Não consigo achar nada relacionado na internet. Preciso vloqublo uns canais que vem aparevenda pro meu filho como o do Lucas Neto...
 
Senhores pelo roteador eu consigo bloquear um canal do YouTube? Não consigo achar nada relacionado na internet. Preciso vloqublo uns canais que vem aparevenda pro meu filho como o do Lucas Neto...
Esse canal é literalmente ridiculo, aqui com minha filha tento o maximo possivel deixar ela longe de celular, mas como uma garota muito obediente, de tanto falar e pedir, quando ela vê foto do dito cujo, ela mesmo diz que esse não pode. Obvio que de inicio foi complicado, birras em cima de birra, mas no fim deu tudo certo, assim foi com esse canal escroto e com o desenho da Peppa, que não acho nada interessante para crianças.

Uma alternativa seria logando no youtube, e bloquear o usuário, como padrão da função de bloqueio, todo o conteúdo do canal/usuário não será exibido.
 
Esse canal é literalmente ridiculo, aqui com minha filha tento o maximo possivel deixar ela longe de celular, mas como uma garota muito obediente, de tanto falar e pedir, quando ela vê foto do dito cujo, ela mesmo diz que esse não pode. Obvio que de inicio foi complicado, birras em cima de birra, mas no fim deu tudo certo, assim foi com esse canal escroto e com o desenho da Peppa, que não acho nada interessante para crianças.

Uma alternativa seria logando no youtube, e bloquear o usuário, como padrão da função de bloqueio, todo o conteúdo do canal/usuário não será exibido.
Eu já fiz o bloqueio dele pelo canal. Mas resolve?
 
Eu já fiz o bloqueio dele pelo canal. Mas resolve?
Não tenho certeza, pois nunca o fiz, mas por bloqueio eu entendo que deveria ocultar todo o conteúdo, teria que ver na prática.
Pelo roteador, creio não ser possivel, por não ter um padrão nas url para se bloquear.
 
Não tenho certeza, pois nunca o fiz, mas por bloqueio eu entendo que deveria ocultar todo o conteúdo, teria que ver na prática.
Pelo roteador, creio não ser possivel, por não ter um padrão nas url para se bloquear.
Para que o bloqueio so impede do canal comentar seus videos.
 
@neo666
Estou vendo vários vídeos sobre o unifi, uma dúvida, no caso de usar apenas 1 unifi na rede, eu não preciso ter o unifi controler rodando sempre, correto?
Perde-se alguma funcionalidade, usando o controler apenas para configurar o unifi e depois fechá-lo?
 
Para que o bloqueio so impede do canal comentar seus videos.
Então creio não ter muito o que se fazer, o jeito vai ser realmente fazer como eu faço, quando vejo algo que entendo não ser saudável para minha filha, corro e peço pra colocar outro desenho, digo que não é bom, sento e explico. Tem funcionado, apesar que é bem complicado em alguns momentos.
 
@neo666
Estou vendo vários vídeos sobre o unifi, uma dúvida, no caso de usar apenas 1 unifi na rede, eu não preciso ter o unifi controler rodando sempre, correto?
Perde-se alguma funcionalidade, usando o controler apenas para configurar o unifi e depois fechá-lo?
Correto, o controlador serve para configurar o equipamento, monitorar/salvar estatistificas gerais, disparar e-mails de alertas, etc e outras features que em um ambiente doméstico são dispensáveis.

Sem controlador ativo o AP trabalha de maneira autônoma, ele fica com as configurações salvas internamente e mesmo havendo uma queda de energia irá funcionar normalmente.
 
Correto, o controlador serve para configurar o equipamento, monitorar/salvar estatistificas gerais, disparar e-mails de alertas, etc e outras features que em um ambiente doméstico são dispensáveis.

Sem controlador ativo o AP trabalha de maneira autônoma, ele fica com as configurações salvas internamente e mesmo havendo uma queda de energia irá funcionar normalmente.


Muito obrigado!
 
Não sei se é válido pra vc amigo, mas no Adblocker do Samsung browser, quando vc bloqueia determinado item, nem a thumbnail carrega, já tentou bloquear pelo navegador e não abrir mais pelo YouTube?
 
Não encontrei um tópico ideal, porém esse foi o mais adequado que encontrei pra fazer uma pergunta.

Muitas vezes quando estou jogando no PS4, acontece de eu não conseguir me comunicar por erro de NAT. Eu entendo o conceito de NAT, porém gostaria de saber tecnicamente o porquê disso acontecer. Minha Internet é de um pequeno provedor e é obviamente CGNAT.

Obrigado!
 
Não encontrei um tópico ideal, porém esse foi o mais adequado que encontrei pra fazer uma pergunta.

Muitas vezes quando estou jogando no PS4, acontece de eu não conseguir me comunicar por erro de NAT. Eu entendo o conceito de NAT, porém gostaria de saber tecnicamente o porquê disso acontecer. Minha Internet é de um pequeno provedor e é obviamente CGNAT.

Obrigado!
Não sei se houve alguma mudança mas até um tempo atrás a PSN era a que mais "sofria" em cenários com CGNAT por culpa dela mesma: Não suportar IPv6.

https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/ipv6-e-playstation-4_z3ZaYmj7_QCVdroH/

https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/problema-com-ipv6_q0p-VI9GQ-7kXMjr/
 

Users who are viewing this thread

  • Ouji
Voltar
Topo