[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Quem tem Archer usa aquela tecnologia Smart Connect?
Eu estou achando que piorou o funcionamento do whatsapp web dpois q ativei ela, fica perdendo conexão o tempo todo (já passou da hora do whatsapp ter algo para PC).
Cheguei a fazer alguns testes no C3150 que tive mas na pratica não não mudou muita coisa pois eu já costumo usar o mesmo SSID para as redes 2.4 e 5ghz desde sempre, e é basicamente isso que essa função faz.

Se a cobertura 5Ghz na sua casa estiver boa experimente baixar um pouco a potência do sinal 2.4Ghz, assim o seu dispositivo irá priorizar a conexão na rede com sinal mais forte e provavelmente irá evitar as desconexões recorrentes.

Em último caso use da forma como estava funcionando bem, esses Archer tem umas funcionalidades que prometem muita coisa e na pratica não servem pra nada.

Pessoal consegui utilizar meu cabo de rede que crimpei, mas ele apresenta MUITO mal contato, só funciona se deixar bem parado em uma posição. Onde está o erro? já gastei uns 6 RJ45 e ainda persiste o mal contato.

Pessoal consegui utilizar meu cabo de rede que crimpei, mas ele apresenta MUITO mal contato, só funciona se deixar bem parado em uma posição. Onde está o erro? já gastei uns 6 RJ45 e ainda persiste o mal contato.
Use outro alicate :true:

Use outro alicate :true:

Comprei este alicate novo chegou ontem do ML. Mas percebo que os dentes dele não entram no conector.

Agora não sei se peço a troca do alicate ou faço mais tentativas.

É um modelo deste aqui:

kit-50m-cabo-rede-cat5e-blindado-alicate-16-rj45-blind-D_NQ_NP_681835-MLB25533379266_042017-F.jpg

Última edição:
Comprei este alicate novo chegou ontem do ML. Mas percebo que os dentes dele não entram no conector.

Agora não sei se peço a troca do alicate ou faço mais tentativas.

É um modelo deste aqui:

kit-50m-cabo-rede-cat5e-blindado-alicate-16-rj45-blind-D_NQ_NP_681835-MLB25533379266_042017-F.jpg
Esses aí são os melhores para serviços domésticos, desde que estejam em condições. Se algum dos dentes não entra corretamente no conector obviamente não vai apertar direito e vai dar problema.

Já passei por situação similar ao seu usando alicates profissionais tipo esse abaixo, ou ficava com mal contato ou não dava link em gigabit nem a pau.

alicate-crimpar-profissional-rj45-rj11-rj12-8p-6p-4p-catraca-D_NQ_NP_920601-MLB20353002964_072015-F.jpg

Não sei se era porque fazia tempo que eu não crimpava um cabo ou o alicate ruim mas bastou migrar para um barateza que nunca mais perdi nenhum cabo.

Esses aí são os melhores para serviços domésticos, desde que estejam em condições. Se algum dos dentes não entra corretamente no conector obviamente não vai apertar direito e vai dar problema.

Já passei por situação similar ao seu usando alicates profissionais tipo esse abaixo, ou ficava com mal contato ou não dava link em gigabit nem a pau.

alicate-crimpar-profissional-rj45-rj11-rj12-8p-6p-4p-catraca-D_NQ_NP_920601-MLB20353002964_072015-F.jpg

Não sei se era porque fazia tempo que eu não crimpava um cabo ou o alicate ruim mas bastou migrar para um barateza que nunca mais perdi nenhum cabo.
Consertei o alicate, ele tinha parafusos de ajuste e alinhei o encaixe, apertei os conectores e eliminou 100% do mau contato.
Agora estou na dúvida se instalo um Switch na minha rede pra distribuir pra outros equipamentos ou passo um cabo pra cada equipamento desde o roteador (+ou- 9 metros de trajeto). Já está bem difícil passar o segundo cabo pelo conduíte. Será que eu teria alguma perda de latência com uso de Switch?

Consertei o alicate, ele tinha parafusos de ajuste e alinhei o encaixe, apertei os conectores e eliminou 100% do mau contato.
Agora estou na dúvida se instalo um Switch na minha rede pra distribuir pra outros equipamentos ou passo um cabo pra cada equipamento desde o roteador (+ou- 9 metros de trajeto). Já está bem difícil passar o segundo cabo pelo conduíte. Será que eu teria alguma perda de latência com uso de Switch?
Que bom que conseguiu dar um jeito no alicate.

Cara, no meu caso optei por passar um 2º cabo entre os andares por motivos que não tem relação direta com latência ou velocidade:

1 - Eu não queria colocar um switch no corredor, apesar de haver uma caixa de disjuntores no local não há nenhuma tomada então eu teria que instalá-la, além de um suporte e eventualmente cabos aparentes;
2 - É um cabo de rede que vai para um Access Point Unifi que é alimentado via PoE, meu objetivo era centralizar as fontes (Modem+Roteador+AP+NAS) para ligá-las a um nobreak.

Vou ser sincero em dizer que percebi alguma oscilação de latência quando NAS + PC ficavam juntos mesmo comodo e ligados a um switch pelo mesmo cabo que seguia para o roteador, mas foi uma situação bem atípica (imagine um link 300/150 sendo consumido quase que totalmente e nos dois sentidos por p2p e eu querendo jogar online ao mesmo tempo no PC, na ocasião cheguei a cogitar gargalo na VIVO).

Recentemente resolvi levar o NAS para perto do roteador e conectá-lo diretamente a ele, eliminando o switch dessa equação. Coincidência ou não, já fiz o mesmo teste descrito acima e não percebi mais este comportamento, oscilação quase nula mesmo com tráfego bem alto (Note que me refiro apenas a oscilação de latência (5~10ms, se muito) e não perda de pacotes, ou seja, preciosismo puro meu mesmo).

Para ilustrar, hoje a minha infra (rack na sala) está assim:

home-infra.jpg

Mikrotik RB750gr3 (branco)

Porta 1 - Internet;
Porta 2 - NAS;
Porta 3 - Access Point (fonte está atrás do rack e cabo PoE vai pro andar de cima);
Porta 4 - Switch 5 portas (Xbox One + Receiver HT + WDTV + BD Player)
Porta 5 - PC (cabo vai para o andar de cima);

Enfim, se a sua ideia é ter o cabo somente para permitir a conexão com a internet certamente um switch já vai resolver. Provavelmente eu começaria por este cenário que teoricamente é o mais fácil de resolver, e se lá na frente perceber algum tipo de gargalo aí sim você parte para outro cabo, e deixo um aviso em spoiler.

Eu resolvi puxar o 2º cabo de rede quando o primeiro cabo já estava instalado e "por bem" não teve jeito.

Além do conduíte ser relativamente apertado já há um cabo coaxial da minha Oi TV passando por ele também. Acabei tendo que condenar o primeiro cabo que estava funcionando bonitinho há cerca de 1 ano e tive que usá-lo como guia para puxar um novo par de cabos juntos entre um andar e outro.
Pra resumir: Deu um trabalhão danado e até certo ponto foi trabalho dobrado :haha:

Desculpe o texto longo :melior4:

Boa noite, pessoal. Hoje, um técnico da Vivo veio aqui em casa resolver o problema das quedas com chuvas que eu estava tendo, então ele trocou os fios externos e internos e também trocou o powerbox GVT que tinha por um Mirastar da Vivo que já suporta 5ghz etc.
Bom, até aí tudo bem. Só que a conexão entre o novo modem e o roteador não funciona! Simplesmente o modem não reconhece o roteador, ele nem acusa que a porta LAN está sendo usada. Ou seja, não dá internet. Eu preciso desse roteador, pois como minha casa é grande, eu aumento o alcance da rede wifi para a casa toda através de um cabo de rede que passa pelo meio da casa até o final. Mas o fato de não estar conectando apenas por este bendito cabo é muito estranho, pois ele funciona normalmente se eu conectar o roteador ao modem através de um outro cabo mais curto que eu tenho.
Já fiz diversos testes para tentar fazer funcionar, já reconfigurei o roteador, já desliguei ambos e religuei, já configurei novamente a rede, já troquei IP, clonei MAC, atualizei firmware... Mas nada resolveu. O único jeito que consegui foi fazendo uma gambiarra com um repetidor que eu tinha aqui. Primeiro eu conectei ele ao wifi da Vivo e deixei ele ligado junto do modem e usando o MESMO FIO passei a internet pro roteador normalmente. Ou seja, o problema também não estava no fio!
Não sei mais o que fazer e também não vou conseguir conviver com a gambiarra por muito tempo por motivos de toc haha. Preciso muito da ajuda de alguém.
(Também criei um tópico, mas vi esse depois.)

--
Modelo roteador: TPLink Archer C50
Modelo modem: Mirastar DSL-2401HNA-T1CC

Um roteador comum tem a mesma função de um Switch? Pois além de criar novos pontos pra cabo seria interessante eu ter um ponto adicional de Wifi, aqui em casa o Roteador fica na sala mas o WIFI não chega nos quartos. Já puxei um cabo para o primeiro quarto agora preciso distribuir.

Um roteador comum tem a mesma função de um Switch? Pois além de criar novos pontos pra cabo seria interessante eu ter um ponto adicional de Wifi, aqui em casa o Roteador fica na sala mas o WIFI não chega nos quartos. Já puxei um cabo para o primeiro quarto agora preciso distribuir.

Sim, desde que desative o servidor DHCP do roteador e ligue os cabos de rede nas portas LAN (a porta WAN não deve ser utilizada).

Assim você distribui a internet por cabo de rede e adiciona um ponto wireless.

Pessoal,
Estou com NET 35Mb, e com o Router TP-Link 941ND (atualmente).

Alguém teria uma sugestão para trocar por um router de qualidade? Até R$ 350 MAX

No meu AP de 109m², com diferença de 2 ou 3 paredes, mesmo o sinal estando com 4/5 ou 5/5, o tráfego de DL/UP está horrível! Precisava de auxílio. Somente uma orientação de como resolver o problema.

No Desktop#1 utilizo o USB TL-WN727N 150mbps, mas mesmo os dispositivos em Wi-Fi ficam com uma velocidade péssima.

Agradeço pela ajuda. Se quiserem meu contato, posso informar no privado.

Pessoal,
Estou com NET 35Mb, e com o Router TP-Link 941ND (atualmente).

Alguém teria uma sugestão para trocar por um router de qualidade? Até R$ 350 MAX

No meu AP de 109m², com diferença de 2 ou 3 paredes, mesmo o sinal estando com 4/5 ou 5/5, o tráfego de DL/UP está horrível! Precisava de auxílio. Somente uma orientação de como resolver o problema.

No Desktop#1 utilizo o USB TL-WN727N 150mbps, mas mesmo os dispositivos em Wi-Fi ficam com uma velocidade péssima.

Agradeço pela ajuda. Se quiserem meu contato, posso informar no privado.
Usa wifi em desktop?
Porque não passa cabeamento? Estou com mesmo problema de wifi no meu AP de 50 metros e o que penso é passar cabos e em cada quarto colocar um novo ponto de wifi. Ainda custaria menos do que estes 350 e com garantia de qualidade. É muito fácil passar cabos, geralmente os apartamentos tem um conduíte exclusivo das antenas de TV que da pra passar facilmente o cabo de rede junto.

Última edição:
Usa wifi em desktop?
Porque não passa cabeamento? Estou com mesmo problema de wifi no meu AP de 50 metros e o que penso é passar cabos e em cada quarto colocar um novo ponto de wifi. Ainda custaria menos do que estes 350 e com garantia de qualidade. É muito fácil passar cabos, geralmente os apartamentos tem um conduíte exclusivo das antenas de TV que da pra passar facilmente o cabo de rede junto.

Quando fizeram a instalação da NET com o proprietário anterior, a tubulação teve problema (a tubulação foi quebrada), ou seja, teria que usar como guia o único cabo da NET para passar outro cabo + o de rede, e torcer para não romper nada no processo.

Sim, desde que desative o servidor DHCP do roteador e ligue os cabos de rede nas portas LAN (a porta WAN não deve ser utilizada).

Assim você distribui a internet por cabo de rede e adiciona um ponto wireless.

Amigo desativando o DHCP do roteador e ligando o cabo de rede do modem na LAN do roteador, como ele funcionária o Wi-Fi? Seria automático ou teria que configurar mais alguma coisa no roteador?

Amigo desativando o DHCP do roteador e ligando o cabo de rede do modem na LAN do roteador, como ele funcionária o Wi-Fi? Seria automático ou teria que configurar mais alguma coisa no roteador?

Desativa o DHCP e configura o wifi com o mesmo nome e senha do seu wifi principal. Vai funcionar normalmente.

Primeiro verifique o IP do roteador principal e coloque o segundo roteador com um IP na mesma faixa do range. Se o IP do roteador principal for 192.168.1.1 então coloque o secundário como 192.168.1.2.

Feito isso, ligue o roteador secundário no seu computador e configure o wireless. Depois desative o servidor DHCP (IPv4 e IPv6) e os serviços desnecessários (como firewall, UPnP, etc). Nesse ponto você terá o roteador como um mero Access Point onde as portas LAN operam como um switch e distribuindo o sinal wireless a partir do roteador principal. Lembre-se que nesse caso o roteamento é feito pelo roteador principal.

Como comprovar que a operadora está fazendo traffic shaping? Os sites netmede.pt nao funciona mais..
MTR/WinMTR, prints dos testes que você já fez... Ficou com alguma dúvida na minha resposta no outro tópico (link) ? No post #1 deste tópico também há algumas dicas.

Não comentei mais porque fui advertido. Estou lendo o fórum e me dedicando a aprender porém ssã muitas coisas para um leigo compreender (MTU, DMz, QoS, sites e sistemas de testes, configurações no roteador, etc.)

Vou aprender para conseguir argumentar com a operadora e reinvindicar meus direitos como consumidor junto aos órgãos competentes.

Confesso que cogito pagar um técnico que estivesse disposto a me ensinar o básico fundamental para configurar tudo e ajudar a confrontar a operadora.

Boa noite gente, Algum de vocês me indicam um "Repetido/powerline/roteador super potente em relação a distância" ?

Uso uma internet FTTH, super top, não é dos mais velozes o meu plano, apenas 25/5, contudo muito boa, sem variações, velocidade contratada chega perfeitamente.
Assim que me mudei ja senti dificuldades em deixar meu singelo roteador da asus que não tem um bom alcance e pedi pro provedor colocar uma ONU com wi-fi, melhorou bastante o sinal, porém a casa é um pouco grande e não há possibilidades imediatas para passar cabos... então ja repeti o sinal por Wi-Fi ( Sem fio ) não ficou tão legal a qualidade do acesso, na garagem de casa ou na sala a internet só fica com 1 ponto e fica impossível até falar no whatsapp sem ficar desconectando o wifi.. Vocês conseguem me indicar algo?

Boa noite gente, Algum de vocês me indicam um "Repetido/powerline/roteador super potente em relação a distância" ?

Uso uma internet FTTH, super top, não é dos mais velozes o meu plano, apenas 25/5, contudo muito boa, sem variações, velocidade contratada chega perfeitamente.
Assim que me mudei ja senti dificuldades em deixar meu singelo roteador da asus que não tem um bom alcance e pedi pro provedor colocar uma ONU com wi-fi, melhorou bastante o sinal, porém a casa é um pouco grande e não há possibilidades imediatas para passar cabos... então ja repeti o sinal por Wi-Fi ( Sem fio ) não ficou tão legal a qualidade do acesso, na garagem de casa ou na sala a internet só fica com 1 ponto e fica impossível até falar no whatsapp sem ficar desconectando o wifi.. Vocês conseguem me indicar algo?

Qual seu orçamento?

Users who are viewing this thread

Voltar