Bom dia,
Juro que tentei entender tudo que está postado aqui, mas como a área de TI não é meu forte, as vezes passo uns perrengue para entender.
O que se passa comigo é o seguinte.
Tenho contratado um plano da NET de 35 Mpbs, e em casa somos apenas 2 (eu e minha esposa). 90% do tempo é suficiente para nosso uso. Consigo efetuar downloads via torrent à 3 MB/s, ou assistir Netflix e navegar normalmente na internet (Facebook, Instragram, etc...). O problema é o PING em jogos. Se apenas eu estiver usando a internet, o ping fica estável à 40 ms, perfeitamente aceitável dependendo da localização do servidor, talvez até dê para melhorar, mas não é o foco. Porém, quando estou jogando e minha esposa está somente navegando no Facebook ou Instagram pelo celular, o ping oscila demais, chegando à picos que chegam à assustadores 800 ms, e variando em torno de 100 ms. Para eu que jogo CS GO, onde se resolve uma partida em situações de décimos de segundos, é simplesmente impraticável um ping acima de 80 ms.
Até agora, eu compreendo o problema da rede pois todo setup de rede em casa é básico. O modem é o padrão NET, Technicolor TC7337, que não tem funcionalidade nenhuma (o máximo que ele tem de positivo é dual band, mas somente a TV possuí wifi 5 GHz, então acabo nem usando). Como o PC está em um comodo da casa que não possuí cabeamento de rede, ele está ligado via wifi (recetor USB, TP Link TL-WN725N). Considerando que quando jogo sozinho, sem que minha esposa utilize a internet, o ping é estável, suspeito que o problema não seja utilizar conexão wifi. Em raros momentos há oscilação do ping, mas é muito aleatório, podendo ser a wifi, mas podendo ser o servidor, ou até mesmo da própria NET. Nos últimos meses percebi o padrão de comportamento da instabilidade do ping. É 100% comprovado. Se estou jogando, e for navegado na internet (Facebook, Instagram, etc) já era.
Sendo assim, estou planejando adquiri um roteador que possua controle de banda, para que eu possa pelo menos tentar amenizar este problema, reservando boa parte da banda para mim, pois acredito que dos 35 Mbps, possa reservar 25 Mbps para o PC, e deixar os outros 10 Mbps para navegar (minha esposa não tem problema algum em assistir vídeos em 480p no celular, apesar de que acho que 10 Mbps seja suficiente para assitir em 720p).
Estou tendendo à adquiri o roteador TP Link TL-WR849N ou TL-WR940N.
Pergunta, um roteador com controle de banda ameniza o problema? Qual roteador recomendam com valor abaixo dos R$ 200,00? Estes modelos da TP Link atendem a minha necessidade?
Obrigado pela atenção.