[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Pessoal me ajudem se possível, aconteceu algo muito curioso com minha placa de rede onboard.

Ela começou a simplesmente parar do nada as vezes e voltava depois de alguns minutos, tentando várias soluções não consegui nada e até cheguei a formatar o computador e ela não acendeu mais. (Só ficava acesa até aparecer a logo de boot do windows 7 e apagava).
Fuçando em algumas configurações da placa de rede no gerenciador de dispositvos acabei descobrindo que colocando essa opção desativada (como está na imagem) a luz volta a acender quando eu conecto o cabo.
O problema é que mesmo assim a internet não funciona da um erro de não encontrar DNS válido, alguém pode me ajudar?

https://i.imgur.com/DrhPopd.png
 
Amigos, preciso de uma ajuda.

Tinha um plano 40/12 e troquei para um plano 100/30. Até aí tudo certo!

AGORA VEM A TOTAL FALTA DE SENTIDO:

Sempre usei a rede 2,4GHz pois a velocidade batia o máximo e após a mudança do plano a velocidade fica 25/30, 22/30, 20/30 e etc. Não mudei nenhuma configuração ou a posição dos roteadores e em todos os roteadores agora só bate essa velocidade e antes todos chegavam no 40/12.

Ativando o único roteador 5GHz a velocidade bate 100/30.

Não quero que chegue 100 na rede 2,4GHz, mas não faz sentido diminuir a velocidade de download ou faz? Nunca li que acontecia algo do tipo. Estou completamente perdido aqui.

Ps: no cabo obviamente também bate 100/30


Edit: fiz dois testes seguidos e bateu 50/30 no 2,4GHz no terceiro teste deu 22/17. Não consigo entender de verdade isso aqui.
 
Última edição:
Amigos, preciso de uma ajuda.

Tinha um plano 40/12 e troquei para um plano 100/30. Até aí tudo certo!

AGORA VEM A TOTAL FALTA DE SENTIDO:

Sempre usei a rede 2,4GHz pois a velocidade batia o máximo e após a mudança do plano a velocidade fica 25/30, 22/30, 20/30 e etc. Não mudei nenhuma configuração ou a posição dos roteadores e em todos os roteadores agora só bate essa velocidade e antes todos chegavam no 40/12.

Ativando o único roteador 5GHz a velocidade bate 100/30.

Não quero que chegue 100 na rede 2,4GHz, mas não faz sentido diminuir a velocidade de download ou faz? Nunca li que acontecia algo do tipo. Estou completamente perdido aqui.

Ps: no cabo obviamente também bate 100/30


Edit: fiz dois testes seguidos e bateu 50/30 no 2,4GHz no terceiro teste deu 22/17. Não consigo entender de verdade isso aqui.
e por que a velocidade total e dividida entre dispositivos conectados
então se tem 10 e 10 devededo pela velocidade do roteador
 
Amigos, preciso de uma ajuda.

Tinha um plano 40/12 e troquei para um plano 100/30. Até aí tudo certo!

AGORA VEM A TOTAL FALTA DE SENTIDO:

Sempre usei a rede 2,4GHz pois a velocidade batia o máximo e após a mudança do plano a velocidade fica 25/30, 22/30, 20/30 e etc. Não mudei nenhuma configuração ou a posição dos roteadores e em todos os roteadores agora só bate essa velocidade e antes todos chegavam no 40/12.

Ativando o único roteador 5GHz a velocidade bate 100/30.

Não quero que chegue 100 na rede 2,4GHz, mas não faz sentido diminuir a velocidade de download ou faz? Nunca li que acontecia algo do tipo. Estou completamente perdido aqui.

Ps: no cabo obviamente também bate 100/30


Edit: fiz dois testes seguidos e bateu 50/30 no 2,4GHz no terceiro teste deu 22/17. Não consigo entender de verdade isso aqui.
Qual o link speed dos dispositivos conectados? provavelmente é 60mbps (single speed B mode), e ele tem que dividir isso entre download e upload + perda devido distancia ou potencia do router
 
e por que a velocidade total e dividida entre dispositivos conectados
então se tem 10 e 10 devededo pela velocidade do roteador


Estava testando com dois Iphone, antes ambos atingiam a velocidade normalmente.

Testei agora com um J5 e deu 50/30 e com um S9 e deu 80/30, ambos nos 2,4GHz. Aparentemente a velocidade diminuiu apenas nos IPhone e continua não tendo lógica.

Sobre essa divisão, isso pra falar a verdade não ocorre, os dispositivos utiliam a banda máxima a menos quem alguém esteja usando. Não fiz teste simultaneamente, fiz tudo individualmente.

Já aconteceu isso com alguém? Até reiniciei os dois IPhone, mas continua a mesma coisa.

Obs: meu Roteador principal é um C9.
 
Qual o link speed dos dispositivos conectados? provavelmente é 60mbps (single speed B mode), e ele tem que dividir isso entre download e upload + perda devido distancia ou potencia do router

Séra?! Mas parece fazer sentido! Esse “B mode” são aquelas opção que o roteador oferece? BGN e AC?
 
Estava testando com dois Iphone, antes ambos atingiam a velocidade normalmente.

Testei agora com um J5 e deu 50/30 e com um S9 e deu 80/30, ambos nos 2,4GHz. Aparentemente a velocidade diminuiu apenas nos IPhone e continua não tendo lógica.

Sobre essa divisão, isso pra falar a verdade não ocorre, os dispositivos utiliam a banda máxima a menos quem alguém esteja usando. Não fiz teste simultaneamente, fiz tudo individualmente.

Já aconteceu isso com alguém? Até reiniciei os dois IPhone, mas continua a mesma coisa.

Obs: meu Roteador principal é um C9.
 


Séra?! Mas parece fazer sentido! Esse “B mode” são aquelas opção que o roteador oferece? BGN e AC?
Isso, Mas nao é so os modos, a distancia, e se MIMO esta sendo usado influenciam o link speed negociado.

Notebook/android permitem ver direto nas configuracoes.
Usando um google rapido nao parece ter como ver no iphone, entao tu precisaria ver pela interface web do router qual o link speed que foi negociado
 
mais pra que a velocidade máxima nos smart se ele não aproveita tudo ?
meu router principal e dual porem como a adaptador pci-e deu ruim e agora ta no cabo a rede toda esta nos 2.4ghz somente e ainda repetindo um pra ligar no az2009+ ja que usar o usb direto nele fica uma lentidão suprema
e 2.4 e no máximo 300mbs total
 
mais pra que a velocidade máxima nos smart se ele não aproveita tudo ?
meu router principal e dual porem como a adaptador pci-e deu ruim e agora ta no cabo a rede toda esta nos 2.4ghz somente e ainda repetindo um pra ligar no az2009+ ja que usar o usb direto nele fica uma lentidão suprema
e 2.4 e no máximo 300mbs total
Wifi degrada velocidade com distancia, quanto maior o link speed do lado do modem, melhor longe do modem, e mais velocidade.
E sinceramente, eu pessoalmente uso mais que 20mbps no celular, ainda mais com youtube premium que fica sempre rodando
Agora se precisar trocar HW, entao nao vale a pena mesmo (dependendo o uso)
 
Wifi degrada velocidade com distancia, quanto maior o link speed do lado do modem, melhor longe do modem, e mais velocidade.
E sinceramente, eu pessoalmente uso mais que 20mbps no celular, ainda mais com youtube premium que fica sempre rodando
Agora se precisar trocar HW, entao nao vale a pena mesmo (dependendo o uso)
mais 20mbps ou 2mb/s ja e o suficiente pra 1080p na tela minúscula dele
pra ter velocidade mesmo so nos 5.0ghz mais o alcance e muito menor devido a frequência maior
 
mais 20mbps ou 2mb/s ja e o suficiente pra 1080p na tela minúscula dele
pra ter velocidade mesmo so nos 5.0ghz mais o alcance e muito menor devido a frequência maior
Mas se ele poder ter de graca mais velocidade ele nao deve... ?
Ainda acho 20mbps pouco sinceramente, coloca pra baixar ou enviar video do zap enquanto olha yt ou um vai lento ou outro demora, mas ai posso ser um heavy user
 
Tem a função System Log, com níveis de hierarquia de erro como "Critical, errors, warnings, debug", etc. Mas olhando pra todos esses logs não consigo extrair nada pra analisar melhor...
O Que consigo extrair desse tipo de info por aqui?? Ou será que teria outra aba pra isso????
02935839cda188ff9c05524eb0810fa40fc4a242732ab453fbb5fb0611bab76dded7600b.jpg
 
Isso, Mas nao é so os modos, a distancia, e se MIMO esta sendo usado influenciam o link speed negociado.

Notebook/android permitem ver direto nas configuracoes.
Usando um google rapido nao parece ter como ver no iphone, entao tu precisaria ver pela interface web do router qual o link speed que foi negociado

O que fiz:

- Mudei todos os roteadores para N

- No Roteador 1 melhorou, agora bate 50/30 no Iphone SE mas continua variando muito pra 30/30 (S9 continua com uma boa velocidade pra 2,4GHz)

- No Roteador 2 continua estranho, no Iphone melhorou mas continua ruim 30/30. No mesmo Roteador um Notebook está fazendo até 94/24 (up não tá dando 30 no notebook nesse router)

Acredito que seja alguma limitação do Iphone, o que é estranho já que o mesmo é um modelo até que novo, é um Iphone SE.
Sinceramente eu desisto por hoje hahaha Amanhã continuo os testes. Mas agora que finalmente consegui essa velocidade eu irei em breve trocar os roteadores que uso por AC.


mais pra que a velocidade máxima nos smart se ele não aproveita tudo ?
meu router principal e dual porem como a adaptador pci-e deu ruim e agora ta no cabo a rede toda esta nos 2.4ghz somente e ainda repetindo um pra ligar no az2009+ ja que usar o usb direto nele fica uma lentidão suprema
e 2.4 e no máximo 300mbs total

Wifi degrada velocidade com distancia, quanto maior o link speed do lado do modem, melhor longe do modem, e mais velocidade.
E sinceramente, eu pessoalmente uso mais que 20mbps no celular, ainda mais com youtube premium que fica sempre rodando
Agora se precisar trocar HW, entao nao vale a pena mesmo (dependendo o uso)

Eu só uso velocidade alta pra atualizar, amo ver carregar rápido hahaha
E sinceramente, acredito que boa parte dos usuários deste fórum pode nem usar tudo isso constantemente, mas somos interessados por tecnologia. Se sabemos que podemos atingir um limite a gente vai querer atingir hahahaha
Na real eu me sinto até bem sabendo que estou tendo o máximo de velocidade, mesmo sem uma real necessidade.

Provavelmente trocarei o HW apenas por sentir satisfação vendo a velocidade no pico, mas pegarei o mais básico com AC, meu roteador principal é um C9 e é um monstro! O roteador 2 é só pra wifi, não vou precisar desembolsar o mesmo valor de um C9.

mais 20mbps ou 2mb/s ja e o suficiente pra 1080p na tela minúscula dele
pra ter velocidade mesmo so nos 5.0ghz mais o alcance e muito menor devido a frequência maior

Mas se ele poder ter de graca mais velocidade ele nao deve... ?
Ainda acho 20mbps pouco sinceramente, coloca pra baixar ou enviar video do zap enquanto olha yt ou um vai lento ou outro demora, mas ai posso ser um heavy user

Tem casos que realmente usaremos mais, no momento é só os Iphones e acabei de testar um Motorola (não sei o modelo) e ele também está 30/30. Mas vai que isso também aconteça com um notebook no futuro.


--

Edit:

Acabo de conseguir 41/30 usando o Iphone SE no roteador 2.
Está melhorando, agora tenho os 40 de down da minha antiga velocidade e os 30 de Up da minha atual velocidade hahaha
Mas agora quero desvendar esse mistério! Se for limitação do Iphone ok! Já que dois Samsung se saem melhor, assim como o notebook.
 
Última edição:
O que fiz:

- Mudei todos os roteadores para N

- No Roteador 1 melhorou, agora bate 50/30 no Iphone SE mas continua variando muito pra 30/30 (S9 continua com uma boa velocidade pra 2,4GHz)

- No Roteador 2 continua estranho, no Iphone melhorou mas continua ruim 30/30. No mesmo Roteador um Notebook está fazendo até 94/24 (up não tá dando 30 no notebook nesse router)

Acredito que seja alguma limitação do Iphone, o que é estranho já que o mesmo é um modelo até que novo, é um Iphone SE.
Sinceramente eu desisto por hoje hahaha Amanhã continuo os testes. Mas agora que finalmente consegui essa velocidade eu irei em breve trocar os roteadores que uso por AC.






Eu só uso velocidade alta pra atualizar, amo ver carregar rápido hahaha
E sinceramente, acredito que boa parte dos usuários deste fórum pode nem usar tudo isso constantemente, mas somos interessados por tecnologia. Se sabemos que podemos atingir um limite a gente vai querer atingir hahahaha
Na real eu me sinto até bem sabendo que estou tendo o máximo de velocidade, mesmo sem uma real necessidade.

Provavelmente trocarei o HW apenas por sentir satisfação vendo a velocidade no pico, mas pegarei o mais básico com AC, meu roteador principal é um C9 e é um monstro! O roteador 2 é só pra wifi, não vou precisar desembolsar o mesmo valor de um C9.





Tem casos que realmente usaremos mais, no momento é só os Iphones e acabei de testar um Motorola (não sei o modelo) e ele também está 30/30. Mas vai que isso também aconteça com um notebook no futuro.


--

Edit:

Acabo de conseguir 41/30 usando o Iphone SE no roteador 2.
Está melhorando, agora tenho os 40 de down da minha antiga velocidade e os 30 de Up da minha atual velocidade hahaha
Mas agora quero desvendar esse mistério! Se for limitação do Iphone ok! Já que dois Samsung se saem melhor, assim como o notebook.
experimenta em forçar apenas o protocolo mais novo desabilitando os antigos pra ver se força a velocidade maior
 
Tem a função System Log, com níveis de hierarquia de erro como "Critical, errors, warnings, debug", etc. Mas olhando pra todos esses logs não consigo extrair nada pra analisar melhor...
O Que consigo extrair desse tipo de info por aqui?? Ou será que teria outra aba pra isso????
02935839cda188ff9c05524eb0810fa40fc4a242732ab453fbb5fb0611bab76dded7600b.jpg
desabilita e a melhor coisa que faz pro seu router
 
experimenta em forçar apenas o protocolo mais novo desabilitando os antigos pra ver se força a velocidade maior
 

desabilita e a melhor coisa que faz pro seu router
Kkkkkk consome mt poder de processamento isso é? Vou tirar msm, não estou usando.
 
Não é necessário fazer nenhum ajuste nos roteadores que estão trabalhando como AP, eles não tem nenhuma influencia nisso, a menos que estejam configurados errado.

Quem fornece o prefixo v6 é o provedor, no roteador deve ser ajustada a configuração para receber um prefixo dele (que geralmente é um /64).

No caso da VIVO, como o roteador não está em bridge provavelmente isso não vai acontecer da mesma forma, neste caso a configuração recomendada é de passthrough (caso haja).

Seu load-balance é um R470+ ? Talvez o ajuste recomendado seja DHCPv6 ao invés de SLAAC mas particularmente não conheço o equipamento.

Lembre-se que você deve ajustar corretamente cada WAN antes de esperar mágica acontecer na LAN, e geralmente um reboot nos dispositivos atrás dele se faz necessário para que as coisas funcionem, nem sempre a designação ocorre "on the fly".

PS: Você não disse se conectando um computador diretamente aos roteadores das operadoras o IPv6 funciona normalmente como o @manotroll te perguntou, é importante ter essa certeza.

neo, obrigado pelo feedback e desculpa pela demora para dar um report aqui no forum... seguinte.. realmente o problema era no load balance ... o meu load é um TP LINK TL-ER6020 ele possui suporte a IPV6 e portas gigabit. Eu consegui resolver deixando da seguinte forma:

* NET que esta em bridge deixei setada a configuração "Dynamic IP (SLAAC/IPV6).. navegando normalzinho.. belezinha.
* Vivo que esta em modo router deixei desativado por enquanto mas realmente funciona no modo sugerido por você (existe no meu load essa opção passthorough) mas preferi deixar desativado porque tenho a sensação de ficar meio lento quando ativo o ipv6 das 2 conexões... tipo.. ao iniciar o navegador na pagina inicial ou ao transitar entre um site e outro fica alguns segundos processando antes de navegar... sei lá.. não fica fluida a navegação.

obrigado pela ajuda de vocês... grande abraço!
 
Uma dúvida, fiz um teste com o MTR e acusou packet loss em um dos saltos, devo me preocupar? Testei por cabo.
 
Uma dúvida, fiz um teste com o MTR e acusou packet loss em um dos saltos, devo me preocupar? Testei por cabo.
Perdas no primeiro salto (seu roteador) ou no último (destino) podem indicar problemas, mas há ressalvas.
 
No caso ocorreu no 4º salto com perda de 70% e no 5º deu como sem resposta do host. Reclamo para a operadora?


Não é motivo para abrir um reclame, da mesma forma que servidores do Google não os melhores destinos para testes de ping/tracert, eles aplicam Rate-Limit no protocolo ICMP.
 
Eu pedi um ponto adicional na minha casa (foi de 3 para 4 pontos) e o técnico veio me falando que precisava trocar o modem (era um Arris excelente nunca tive problemas) e trocaram para um TC7337 (acho que Technicolor.. nem marca tem!!!) já troquei a WAN para Bridged mas.. como desliga o Wifi dele? Eu desmarco a opção de wifi ativo salvo mas continua lá ativa..
 
Eu pedi um ponto adicional na minha casa (foi de 3 para 4 pontos) e o técnico veio me falando que precisava trocar o modem (era um Arris excelente nunca tive problemas) e trocaram para um TC7337 (acho que Technicolor.. nem marca tem!!!) já troquei a WAN para Bridged mas.. como desliga o Wifi dele? Eu desmarco a opção de wifi ativo salvo mas continua lá ativa..
Se você não alterou a velocidade não haveria necessidade de troca do modem, e pelo que dizem que esse TC7337 é terrível.

Acho que você terá mais ajuda no tópico da NET.
 
Leigo na área.

Preciso descobrir quem está com problemas numa conexão entre Smart TV e Access Point (no caso, um roteator Mitrastar da VIVO, com Wi-Fi embutido).

O que está acontecendo? A televisão trava o streamming (NetFlix, Kodi, etc) e só volta a carregar algo relacionado à internet reniciando-a. O celular também perde constantemente a conexão com a TV - utilizo o App de controle nele.

Como tudo é novo (me mudei há pouco), desconfio mais do AP, visto que o meu ChromeCast em outra televisão também apresenta problemas - às vezes trava a música por muito tempo.
 
Galera, irei começar a montar uma rede Gigabit aqui em casa, quais equipamentos vocês me recomendam ? (Switch > 3 Pcs, 2 Tvs > 2 Roteadores).
Placa rede TP-Link TG-3468, Intel 82576EB ou Intel 82546 ? Obs: As Intel são Dual Port e iria comprar fora do Brasil pelo mesmo preço da TP-Link.
O ideal é utilizar um cabo de rede CAT 6 Furukawa, correto ?
Switch TP-Link TL-SG1008D 8 Portas ?
Mais alguma recomendações ?
 
Pessoal, passei um cabo de rede pela minha casa, ele é externo e blindado. Tem uns 20 metros. Só que não funciona. Já troquei as pontas várias vezes e estão perfeitas mas não da sinal do outro lado. O que pode ser?
 
Quem tem Archer usa aquela tecnologia Smart Connect?
Eu estou achando que piorou o funcionamento do whatsapp web dpois q ativei ela, fica perdendo conexão o tempo todo (já passou da hora do whatsapp ter algo para PC).
 

Users who are viewing this thread

  • Ouji
Voltar
Topo