Olá,
Há alguns meses eu venho enfrentando diversos problemas em minha rede, principalmente jogar online no Xbox One que está conectado via cabo. Já tentei alterar MTU, abrir portas e etc. A maioria dos problemas era relacionado a manter um grupo aberto, mas ultimamente com a inclusão de mais um repetidor em minha rede eu estou com muitas travadas no no jogo, acredito eu que seja perda de pacotes.
Antes de mais nada, devo deixar claro que todos estes aparelhos (roteadores e repetidores) estão dentro do meu terreno e não divido nada com vizinhos. Acontece que tenho uma casa muito grande e com muita família.
Possuo uma internet de fibra ótica de 40 megas de download e 12 de upload e no momento apenas IPV4, mas teve um período que eles disponibilizaram IPV6 e meus problemas de abrir grupo no Xbox não ocorria. De qualquer forma, às vezes, eu tenho algumas "travadas" na rede em geral, principalmente quando tem muita gente usando a internet. Acredito que além das Smart Tv's, Xbox One e Pc Gamer, devo ter em horário de pico em torno de 15 aparelhos ligado em algum dos diversos aparelhos wi-fi.
Entre Roteadores e repetidores eu tenho 7 aparelhos, que acho que prejudica o processamento do "Roteador 1", todos os aparelhos tem o mesmo nome e senha wifi, ou seja, dentro do terreno as pessoas variam entre os aparelhos.
Pretendo futuramente ligar o Xbox One diretamente no "Roteador 1", além de comprar um Archer C9. E é exatamente este o motivo pelo qual estou postando tudo isso, será que só o Archer C9 vai resolver meus problemas? Quando eu não tinha tantos roteadores e usuários, eu não tinha esse problemas. Acredito que o C9 com um poder de processamento melhor irá dar conta desta rede.
Peço desculpa por este mapa abaixo, fiz na correria mas acredito que possa dar uma boa ideia de como é minha rede.
OBS: Atualmente minha câmera IP está ligada via wi-fi no roteador 3.
OBS 2: Apenas o roteador 1 distribui DHCP.
OBS 3: Já fixei um ip para o Xbox.
https://imageshack.com/a/img921/8439/dzPvZG.jpg