[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Talvez seja porque o SMBv1 vem desativado por padrão nas últimas versões do Windows 10.

Carai, fi! Era isso mesmo, valeu mesmo jovem!!!!

Só acho engraçado que ambos estão atualizados para a última versão do windows! Vai ter que ficar ativando manualmente agora para ter esse tipo de acesso?

Entrei no Recursos do Windows e ativei "Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS" e profit.

Olá excelente tópico, vai ajudar muitos usuários finais.
Qual o melhor canal para wifi ? E uma boa deixar tudo no automático ? Pergunto pq tem varias equipamentos conectados a minha rede e de vez em quando a lentidão nesse esquipamentos, ai penso que e o canal sobrecarregado tem alguma coisa haver ?

Para 2.4 GHz geralmente você deve usar o 1, o 5, o 9 ou o 13. Os demais sofrem problemas de sobreposição. Uma forma interessante de ver isso é com o Wi-Fi Analyzer. Pega e vai rodando pela casa para ver qual é o canal mais livre.

Se for 5 GHz, aí geralmente é mais fácil achar canal livre sem problema de sobreposição. Pessoalmente nesses casos eu prefiro os canais de numeração mais alta, na faixa de 149-165, já que eles têm limite de potência maior do que os de 36-48, mas dependendo do caso pode ser mais interessante deixar no auto caso você precise de uma boa velocidade, já que boa parte dos roteadores não deixam você setar preferencialmente canais DFS (se bem que se você morar perto de aeroporto ou de estação meteorológica equipada com RADAR, esqueça eles) ou configurar a largura de banda manualmente.

Última edição:
Pra jogar, com uma parede entre o roteador e o computador, quão melhor é utilizar uma placa PCI-E wireless em vez de um mero adaptador USB?

A quantidade de antenas em ambos muda muito? (Isto é, de uma pra duas ou pra três).

Pra jogar, com uma parede entre o roteador e o computador, quão melhor é utilizar uma placa PCI-E wireless em vez de um mero adaptador USB?

A quantidade de antenas em ambos muda muito? (Isto é, de uma pra duas ou pra três).
USB esquenta e cai

Eu montei um raspberry na minha rede interna para usar o pihole+vpn, para assim poder ter todos meus dispositivos livres de ads etc. No entanto, enquanto eu esperava chegar meu rasp, acabei comprando uma licença vitalicia no adguard (vpn), pro meu celular apenas. O lance é que to meio com uma impressao que o bloqueio de ads do adguard melhor que o do pi-hole... Mas tenho que investigar melhor ainda....~

Edit, foi impressão da primeira configuraçao mesmo, depois que adicionei os mesmos filtros do adguard no pihole (e alguns outros), está perfeito!

Bloqueia todos ads na minha rede interna, sem precisar usar adblock em navegador, e o mesmo pros meus dispositivos via vpn quando estou fora de casa.

P1Rrun1.png

Última edição:
Galera, para uso doméstico, quão necessário será o MU-MIMO?
Estou para decidir entre os Tp-link Archer C7 e o C2300. Esse último está quase o dobro do preço.

Pessoal, adquiri um C60 recentemente mas não acerto a configuração do QoS. A ideia é priorizar o meu computador e deixar os dispositivos em WiFi com baixa prioridade.

1° Cenário
Reservei um ip para cada dispositivo, no QoS, coloquei os dispositivos wifi em baixa prioridade e o meu pc em alta prioridade. Meu ping no cs que era 60 ~ 80 subiu para 150 ~ 200.

2° Cenário

Retirei o meu pc da regra e mantive os outros. Aí no caso parece que a regra não funciona. Tentei ver os tutoriais do @ts_bob mas as imagens já não existem mais.

Obrigado.

Pessoal, adquiri um C60 recentemente mas não acerto a configuração do QoS. A ideia é priorizar o meu computador e deixar os dispositivos em WiFi com baixa prioridade.

1° Cenário
Reservei um ip para cada dispositivo, no QoS, coloquei os dispositivos wifi em baixa prioridade e o meu pc em alta prioridade. Meu ping no cs que era 60 ~ 80 subiu para 150 ~ 200.

2° Cenário

Retirei o meu pc da regra e mantive os outros. Aí no caso parece que a regra não funciona. Tentei ver os tutoriais do @ts_bob mas as imagens já não existem mais.

Obrigado.
coloca o mac da sua placa de rede com um ip fora do QoS no roteador e deixa todo o resto no QoS
define um limite máximo pra cada um
mesmo colocando regras o ping sobe um pouco afinal o roteador tem que gerencia o trafego

Galera, para uso doméstico, quão necessário será o MU-MIMO?
Estou para decidir entre os Tp-link Archer C7 e o C2300. Esse último está quase o dobro do preço.
No momento não é tão necessário dependendo dos equipamentos que vc irá utilizar, lembre-se que eles também tem que ser compatíveis com MU-MIMO e não apenas o roteador.

Provavelmente eu ficaria num meio termo($) com um C8 ou C9 que já tem beamforming, algo mais útil nos dias atuais.

1° Cenário

2° Cenário

Obrigado.
QOS consome bastante recurso de CPU até em roteadores top de linha porque tem que analisar os pacotes que estão passando por ele.

Além do teste que o @manotroll indicou experimente alguns ajustes mais simples como limitar a banda geral (abaixo da nominal que vc tem, especialmente upload) sem priorizar dispositivos específicos.

[]'s

Galera, tenho um TP-Link Archer C20 (Dual Band), só que ele tá bem esquisito.
Na banda 2.4GHz, ele chega os 50mb de conexão que eu tenho, mas no 5GHz não passa de 5mb. Eu comprei esse roteador, justamente pra usar o 5GHz no PC, já que moro em apartamento e tem 3 bilhões de Wi-Fi aqui, mas todos no 2.4GHz, queria fugir pro 5GHz pra não sofrer com interferência, mas tá difícil assim. Tenho um adaptador TP-Link AC 600, que também é dual band.

Alguém sabe me dizer como melhorar isso?
Já tentei outros canais e outras larguras de canais, mas não muda nada.

Isso acontece tanto no PC, quanto no celular.

Galera, tenho um TP-Link Archer C20 e uso um TP-Link AC600 no PC pra receber o sinal. No 2.4GHz, eu consigo os 50mb que tenho de internet, mas no 5GHz não passa nem de 5mb.
Já tentei vários canais e larguras de canais diferentes, mas não resolveu.
Isso acontece tanto no celular, quanto no PC. Há momentos em que eu consigo a velocidade máxima da internet no 5GHz, mas na maior parte do tempo, não passa de 5mb.

Olá pessoal.
Tenho aqui o Modem Roteador ADSL TP-Link TD-W8961N e o Roteador TP-Link TL-WR740N, estou tentando colocar o TL-WR740N como repetidor utilizando o WDS mas não está funcionando.
Nos status do WDS no roteador TL-WR740N aparece escrito Run o que leve a crer que ele esteja funcionando, mas ele não está repetindo o sinal e quando ele está autenticando o WDS a Internet do TD-W8961N caí e em seguida volta.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocasionando esse problema?

Olá pessoal.
Tenho aqui o Modem Roteador ADSL TP-Link TD-W8961N e o Roteador TP-Link TL-WR740N, estou tentando colocar o TL-WR740N como repetidor utilizando o WDS mas não está funcionando.
Nos status do WDS no roteador TL-WR740N aparece escrito Run o que leve a crer que ele esteja funcionando, mas ele não está repetindo o sinal e quando ele está autenticando o WDS a Internet do TD-W8961N caí e em seguida volta.
Alguém tem alguma ideia do que pode estar ocasionando esse problema?
Não entendi bem o problema. Você desligou o DHCP do TL-WR740N?

Não entendi bem o problema. Você desligou o DHCP do TL-WR740N?
Sim, desliguei.
Vou explicar tudo que fiz.

No TL-WR740N eu mudei o ip pq era o mesmo do TD-W8961N, desativei o DHCP, configurei o WDS e coloquei ele no mesmo canal Wireless do TD-W8961N.

No TD-W8961N eu ativei o WDS pq veio desativado de fabrica, coloquei o endereço MAC do TL-WR740N e tive que colocar uma senha de acesso ao WDS tbm.

Mesmo depois de fazer todas essas configurações o TL-WR740N não esta repetindo a internet e não está conseguindo passar os IPs.

Essa foto eu tirei antes de configurar o TD-W8961N. No campo WDS Key eu coloco a mesma senha do Wireless ou pode ser outra?
Eu pensei que o WDS autenticasse pela senha do Wireless.

VpIIQj0.png

Galera, larguei de mão. Fica muito zuado. Valeu pela ajuda.

coloca o mac da sua placa de rede com um ip fora do QoS no roteador e deixa todo o resto no QoS
define um limite máximo pra cada um
mesmo colocando regras o ping sobe um pouco afinal o roteador tem que gerencia o trafego

No momento não é tão necessário dependendo dos equipamentos que vc irá utilizar, lembre-se que eles também tem que ser compatíveis com MU-MIMO e não apenas o roteador.

Provavelmente eu ficaria num meio termo($) com um C8 ou C9 que já tem beamforming, algo mais útil nos dias atuais.

QOS consome bastante recurso de CPU até em roteadores top de linha porque tem que analisar os pacotes que estão passando por ele.

Além do teste que o @manotroll indicou experimente alguns ajustes mais simples como limitar a banda geral (abaixo da nominal que vc tem, especialmente upload) sem priorizar dispositivos específicos.

[]'s

Boa noite, pessoal!

Tenho um roteador TP-Link TL-WR841N com um PS3 ligado até ele via cabo e ambos estão na sala. O pc fica no quarto e não deu pra passar cabo até ele. No momento estou usando um adaptador usb wifi nele. A dúvida é a seguinte: quando vou assistir no ps3, filmes e séries armazenados no pc, através do Universal Media Server, o vídeo fica travando, dando lags. Quando coloco um cabo de rede ligando o pc no roteador, o vídeo roda tranquilo. Só que não dá pra ficar um cabo de rede no chão da casa. Quero saber se tem algum tipo de configuração que eu possa fazer ou no roteador, ou no UMS, ou se eu colocar o kit roteador TP-Link Archer C60 AC1350 + placa de rede wireless TP-Link Archer T8E AC1750 irá resolver este problema. E aí, o que sugerem?

Boa noite, pessoal!

Tenho um roteador TP-Link TL-WR841N com um PS3 ligado até ele via cabo e ambos estão na sala. O pc fica no quarto e não deu pra passar cabo até ele. No momento estou usando um adaptador usb wifi nele. A dúvida é a seguinte: quando vou assistir no ps3, filmes e séries armazenados no pc, através do Universal Media Server, o vídeo fica travando, dando lags. Quando coloco um cabo de rede ligando o pc no roteador, o vídeo roda tranquilo. Só que não dá pra ficar um cabo de rede no chão da casa. Quero saber se tem algum tipo de configuração que eu possa fazer ou no roteador, ou no UMS, ou se eu colocar o kit roteador TP-Link Archer C60 AC1350 + placa de rede wireless TP-Link Archer T8E AC1750 irá resolver este problema. E aí, o que sugerem?
sair do adaptador usb e ir pro pci-e ja resolve 1000% isso ae
roteador 2.4 300mb ou 5.8 mais possante lembrando que o 5.8 tem o alcance menor

Galera, meu antigo roteador queimou. Preciso de um novo que seja dual band(Possuo velox e uma internet de fibra) e gigabit internet. Qual vocês me recomendam até R$ 300?

Galera, meu antigo roteador queimou. Preciso de um novo que seja dual band(Possuo velox e uma internet de fibra) e gigabit internet. Qual vocês me recomendam até R$ 300?
Archer C2

Agora mais uma pergunta:

Como faz pra juntar as 2 internets nesse roteador se o mesmo só tem uma porta WAN?

Para 2.4 GHz geralmente você deve usar o 1, o 5, o 9 ou o 13. Os demais sofrem problemas de sobreposição. Uma forma interessante de ver isso é com o Wi-Fi Analyzer. Pega e vai rodando pela casa para ver qual é o canal mais livre.
Cara, onde você aprendeu isso? Os únicos canais de 2.4 GHz que não sofrem sobreposição são 1, 6 e 11, esses canais quando estão operando de forma simultanea não sofrem sobreposição. Leia mais sobre isso nos links abaixo.

https://www.metageek.com/training/resources/why-channels-1-6-11.html
obs.: Metageek é bem conhecida no mundo de redes sem fio.

https://documentation.meraki.com/MR/WiFi_Basics_and_Best_Practices/Channel_Planning_Best_Practices
Obs.: Meraki é da Cisco...

1000px-2.4_GHz_Wi-Fi_channels_802.11bg_WLAN.svg_.png

Não acreditem em qualquer informação, pesquisem um pouco sobre o assunto.

Cara, onde você aprendeu isso? Os únicos canais de 2.4 GHz que não sofrem sobreposição são 1, 6 e 11, esses canais quando estão operando de forma simultanea não sofrem sobreposição. Leia mais sobre isso nos links abaixo.

https://documentation.meraki.com/MR/WiFi_Basics_and_Best_Practices/Channel_Planning_Best_Practices

como e digital não tem problema de fica "raspando" o que seria e como ver em casa
sintonize uma radio fm com o dial no modo manual o canal da radio fm e de 100Khz
se a radio for em 100,5 ela pega tanto em 100,6 como 100,4 isso seria a "raspagem"
por isso tem espaços de 100khz de uma radio para outra

Users who are viewing this thread

Voltar