[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Desculpe a ignorancia, mas esses mikrotik são bolados mesmo? Dá pra ter acesso externo ao painel, limitar banda, fazer vlan e tudo mais?
---
To vendo uns modelos aqui e o bixo é bão memo, hein?!
Vi um de 599 no mercadolivre mas foge do meu orçamento...

São muito bons sim, pow.
Tem as soluções da Ubiquiti tbm (o nome é edgerouter). E dá pra fazer tudo que você falou.
Pra uma solução doméstica tem opções mais baratas: hAP AC se quiser wireless, RB750GR3 (vulgo hEX) se quiser apenas roteador, sem WiFi. Ambos abaixo dos 300 reais.
 
A RB ainda não foi adquirida, neste caso acho que vou sugerir uma melhor então, alguma até uns R$ 300,00.

Muito obrigado amigo pelas sugestões e disposição em ajudar.

Se vocês quiserem apenas uma RB para fazer o roteamento (sem WiFi), tente ver a possibilidade do hEX (RB750GR3). Ele tem cpu quad core de 880MHz, 256MB de RAM.
 
São muito bons sim, pow.
Tem as soluções da Ubiquiti tbm (o nome é edgerouter). E dá pra fazer tudo que você falou.
Pra uma solução doméstica tem opções mais baratas: hAP AC se quiser wireless, RB750GR3 (vulgo hEX) se quiser apenas roteador, sem WiFi. Ambos abaixo dos 300 reais.
 


Se vocês quiserem apenas uma RB para fazer o roteamento (sem WiFi), tente ver a possibilidade do hEX (RB750GR3). Ele tem cpu quad core de 880MHz, 256MB de RAM.
Tô estudando comprar o RB750GR3
O que mais me interessa é o controle de banda e abrir portas pra acesso externo
 
Tô estudando comprar o RB750GR3
O que mais me interessa é o controle de banda e abrir portas pra acesso externo

Como router, vai ser muito bom pra ti.
Mas se quiser wifi, espera até abril e compra hAP AC2, vai ser ESTRONDOSO.
 
USO FTTH AQUI EM CASA.
Minha ONU/MODEM está discando o PPPoE e ela também tem WI-FI, mas é muito ruim, então coloquei meu roteador TP-Link como meu router WI-FI, pra não ter o risco de duplo NAT desativei o DHCP do router e conectei o RJ45 na sua porta LAN. Está funcionando muito bem.
Mas aí vem minha dúvida, o IP do router era 192.168.10.2 mas como desativei o DHCP não consigo acessar o mesmo por esse endereço.
Alguem consegue me ajudar pra eu conseguir acessa-lo?
 
USO FTTH AQUI EM CASA.
Minha ONU/MODEM está discando o PPPoE e ela também tem WI-FI, mas é muito ruim, então coloquei meu roteador TP-Link como meu router WI-FI, pra não ter o risco de duplo NAT desativei o DHCP do router e conectei o RJ45 na sua porta LAN. Está funcionando muito bem.
Mas aí vem minha dúvida, o IP do router era 192.168.10.2 mas como desativei o DHCP não consigo acessar o mesmo por esse endereço.
Alguem consegue me ajudar pra eu conseguir acessa-lo?

Não vai funcionar mesmo, pois você está recebendo um ip entregue pelo DHCP da própria ONU, que deve estar diferente da do router.
Funcionaria você alterar a faixa de ip da WAN do seu router pra uma mesma faixa de ip da ONU, ex: 192.168.10.100.

Teste e veja.

EDIT: pra conseguir voltar a acessar o router você vai ter que setar um ip manual na sua placa, na mesma faixa do router pra conseguir entrar.
 
To querendo fazer um setup de rede com raspberry pra implementar um ssh/VPN Server + Ad-Blocker. Eu deixaria meu modem em modo bridge e o rasp faria o resto,a autenticacao e o servidor+adblock.
Atualmente eu estou com um xiaomi mi 3 (padavan), que quase faz tudo isso, exceto o adblocker nele que não consigo fazer funcionar muito bem, mas a funçao de router dele é razoável, então devo mante-lo para distribuir o sinal wifi na minha casa.

Vai demorar um pouco meu projeto porque estou esperando o rasp 3 b+ (1400MHz) chegar ainda na gearbest ou banggood, mas já tipo comprei um case+adaptador usb-ethernet no banggood e enquanto isso ando lendo/assistindo uns tutos sobre o assunto. Alguem poderia relatar experiencia/recomendaçao pra fazer algo do tipo???
 
To querendo fazer um setup de rede com raspberry pra implementar um ssh/VPN Server + Ad-Blocker. Eu deixaria meu modem em modo bridge e o rasp faria o resto,a autenticacao e o servidor+adblock.
Atualmente eu estou com um xiaomi mi 3 (padavan), que quase faz tudo isso, exceto o adblocker nele que não consigo fazer funcionar muito bem, mas a funçao de router dele é razoável, então devo mante-lo para distribuir o sinal wifi na minha casa.

Vai demorar um pouco meu projeto porque estou esperando o rasp 3 b+ (1400MHz) chegar ainda na gearbest ou banggood, mas já tipo comprei um case+adaptador usb-ethernet no banggood e enquanto isso ando lendo/assistindo uns tutos sobre o assunto. Alguem poderia relatar experiencia/recomendaçao pra fazer algo do tipo???

Estou montando algo mais ou menos na linha. Até tinha considerado fazer em um raspberry pi mas optei por montar um sempron bem simples pra rodar um servidor FreeBSD com serviços de Transmission torrent, samba e DNS Unbound (inclusive com esse intuito de bloquear ads).

O meu roteador (cisco rv340) permite configurar servidores de DNS na rede local, então posso usar ele separado do roteador principal da rede.

Acho que isso pode te ajudar:

http://blogdocardoso.com/freebsd-servidor-dns-unbound/
 
Estou montando algo mais ou menos na linha. Até tinha considerado fazer em um raspberry pi mas optei por montar um sempron bem simples pra rodar um servidor FreeBSD com serviços de Transmission torrent, samba e DNS Unbound (inclusive com esse intuito de bloquear ads).

O meu roteador (cisco rv340) permite configurar servidores de DNS na rede local, então posso usar ele separado do roteador principal da rede.

Acho que isso pode te ajudar:

http://blogdocardoso.com/freebsd-servidor-dns-unbound/

Eu até tenho uma cpu celeron 1600mhz sobrando, no entanto como faltaria uma mobo+gabinete etc pra ele, a soluçao mais barata pra mim acabou sendo o raspberry mesmo, ainda mais se eu for considerar o gasto de energia...

Mas eu comprei tudo já, só estou esperando chegar... Eu tava até querendo comprar uma telinha pra deixar nele com as info de rede, ads bloqueadas etc, mas acabei descartando essa idéia... Vou usar um monitor com hdmi que tenho sobrando pra isso.
 
Eu até tenho uma cpu celeron 1600mhz sobrando, no entanto como faltaria uma mobo+gabinete etc pra ele, a soluçao mais barata pra mim acabou sendo o raspberry mesmo, ainda mais se eu for considerar o gasto de energia...

Mas eu comprei tudo já, só estou esperando chegar... Eu tava até querendo comprar uma telinha pra deixar nele com as info de rede, ads bloqueadas etc, mas acabei descartando essa idéia... Vou usar um monitor com hdmi que tenho sobrando pra isso.

O raspberry vai te atender com certeza. Depois me fala sobre o andamento do projeto.

Aqui o transmission e o samba estão rodando 100%. O dns é que tive problemas pra configurar e fiquei meio empacado. Por hora tá um pouco de lado até.
 
Pessoal na opinião de vocês mantenho o tplink tl-wr841n ou uso o wifi do techinocolor td5336? Pergunto pq o modem é novo, tem 4 meses e o router é de 2015 e como n manjo muito fico com medo de estar perdendo algo.

Tenho velox 20mb e na rede estão ligados diariamente 3 celulares, 1 smartv, 1 chromecast em outra tv (pouco usado) e um desktop (via cabo), é um apartamento o modem e o roteador estão no ponto central, digo que o tp link está 1mt mais pro meio que o modem, mas ambos na mesma altura e bem centralizados, pegando com o sinal cheio em 90% do apto.

Ws_Uq_NJGu.jpg

Já testei com o app do speedtest em 2 celulares diferentes e quase não há queda na velocidade pela casa, nos dois wifis. Uso o app wifi analyzer para vê o canal dos vizinhos e setar o meu em um diferente (atualmente to no mais alto q tem, o 13). Minha dúvida é se estou perdendo algo, ou se está bom assim e se mexer posso a ter problemas quando tiver muita gente conectada (falam isso pq o tplink tem 2 antenas externas e o techinocolor não) e como n manjo tanto de redes, queria a opinião de vcs.
 
Pessoal, só por curiosidade, alguém usa proteção contra flood de ICMP, TCP ou UDP? Estou com um Archer C7 V2 aqui, e é interessante notar que ele tem essas opções, bem como proteção contra DoS...

iLOTeQV.png

 
Pessoal na opinião de vocês mantenho o tplink tl-wr841n ou uso o wifi do techinocolor td5336? Pergunto pq o modem é novo, tem 4 meses e o router é de 2015 e como n manjo muito fico com medo de estar perdendo algo.
[spoiler
Tenho velox 20mb e na rede estão ligados diariamente 3 celulares, 1 smartv, 1 chromecast em outra tv (pouco usado) e um desktop (via cabo), é um apartamento o modem e o roteador estão no ponto central, digo que o tp link está 1mt mais pro meio que o modem, mas ambos na mesma altura e bem centralizados, pegando com o sinal cheio em 90% do apto.

Ws_Uq_NJGu.jpg

Já testei com o app do speedtest em 2 celulares diferentes e quase não há queda na velocidade pela casa, nos dois wifis. Uso o app wifi analyzer para vê o canal dos vizinhos e setar o meu em um diferente (atualmente to no mais alto q tem, o 13). Minha dúvida é se estou perdendo algo, ou se está bom assim e se mexer posso a ter problemas quando tiver muita gente conectada (falam isso pq o tplink tem 2 antenas externas e o techinocolor não) e como n manjo tanto de redes, queria a opinião de vcs.[/spoiler]

O modem pode ser "novo", mas vai saber se o hardware dele realmente é. Difícil entretanto achar infos sobre o hardware desse Technicolor (SOC, memória, etc), e pra mim, modem de operadora é culpado até prova em contrário. Pessoalmente prefiro usar roteador próprio do que usar esses negócios...
 
Acabei de comprar um Archer C7. Alguém aí pode me dar dicas de posicionamento das antenas do roteador? Com 2, eu já li que é ideal colocá-las perpendiculares em relação a cada uma, por causa da polarização, mas o que fazer com 3? 2 na vertical e 1 na horizontal? 1 na vertical e 2 na horizontal? A central na vertical e as outras com ângulo de 45 a 60 graus em relação a ela, como na imagem abaixo?

RGkBYfl.jpg


Eu quero fazer uns testes, mas estou usando um celular reserva, que não pega 5GHz. :X Aí não rola o WiFi Analyzer.

Sei que é uma merda isto, porém, por questão de espaço, eu vou precisar prender o roteador na parede, com a parte de conexão de cabos para baixo, ou seja, as antenas também. O ideal é tentar colocar o roteador mais alto ainda então, né?

Sei que isso foi perguntado há mais de 2 meses, mas acho bem interessante isso... Eu aqui botei as três em perpendicular, no meu caso, o roteador está em cima de uma mesa... Até aqui, nada a reclamar, o sinal em 5 GHz realmente ainda degrada consideravelmente com os obstáculos, mas ainda é o suficiente para pegar o contratado de internet (15 Mb) em praticamente todo o apartamento.

Queria inclusive fazer um teste rodando pela vizinhança para ver até que ponto o sinal chega e para tentar me certificar de que a rede não está por algum acaso concorrendo com alguma outra rede no mesmo canal, mas a chuva aqui não está ajudando...
 
PessoALL, me ajudem por favor. Não sei se foi uma atualização do windows ou coisa parecida, o acontece agora é que eu consigo acesso ao meu Wi-Fi mas diz que estou sem internet. Como estou usando um adaptador de Wi-Fi, achei que fosse ele e habilitei o adaptador nativo do Notebook só que dá o mesmo problema, "sem internet".
Já busquei ajuda, fiz tudo que sugeriram e nada. Será que terei que usar o disco de recuperação do windows?
 
Boa Noite galera , a uns 3 meses eu adquiri um archer C60 e começei notar algumas coisas estranha nele. Toda vez que eu abro um torrent o roteador perde a conexao , As vezes ele reinicia outras vezes a luz fica vermelha por alguns segundos e depois volta funcionar internet. Isso tambem acontece quando eu utilizo aqueles VPN(tunnelbear,Hola) de extensao que tem Firefox/Chorme. Alguem sabe me dizer pq acontece isso ? Se é alguma configuraçao no roteador,Firewall ou mesmo problemas tecnico no roteador.
 
Pessoal que tem wi-fi em 5 GHz, vocês deixam os canais no automático ou costumam setar os canais manualmente? Notam diferenças no desempenho (um ponto interessante a saber é que existem diferenças regulatórias a depender do canal)?

Dando uma caminhada na quadra em que eu moro e com o notebook na mão com o Wi-Fi Analyzer, eu notei que existe uma quantidade razoável de wifis 5 GHz pelas redondezas. Mas praticamente nenhuma delas chega no meu apartamento, a única que chega aqui é da minha vizinha de porta (e que cada hora está em um canal diferente). E a minha rede wifi não chega longe, saiu do prédio, a menos que eu fique próximo em relação ao quarto onde ficou o roteador, ela morre. Beleza.

Mas o curioso que eu captei ao andar pela quadra foram duas redes wifi em canais onde o DFS é obrigatório, uma no 112 e outra no 128. É interessante notar que esses canais geralmente não ficam disponíveis para seleção manual. Fiquei curioso para saber se tem alguém que usa esse tipo de canal e se não tem algum problema com ele.

Como eu só estou com um notebook simples, a conexão é de 15 Mb e essencialmente só queria tirar vantagem dos 5 GHz, deixei a minha rede wifi restrita ao modo n, e joguei a minha rede de forma fixa no canal 165, restringindo à largura do canal de 20 MHz, mesmo sem ter redes concorrentes e com o relativo curto alcance da minha rede. E só achei uma outra rede nesse canal ao rodar pela quadra, e já fora da área de alcance da minha. É interessante notar que esse canal não sofre de overlapping de canais de 40 ou 80 MHz, diante dos meus requerimentos e de não querer incomodar a vizinhança que eventualmente precisar de mais espectro nem ser incomodado por eles, acho que é uma boa escolha.
 
Boa Noite galera , a uns 3 meses eu adquiri um archer C60 e começei notar algumas coisas estranha nele. Toda vez que eu abro um torrent o roteador perde a conexao , As vezes ele reinicia outras vezes a luz fica vermelha por alguns segundos e depois volta funcionar internet. Isso tambem acontece quando eu utilizo aqueles VPN(tunnelbear,Hola) de extensao que tem Firefox/Chorme. Alguem sabe me dizer pq acontece isso ? Se é alguma configuraçao no roteador,Firewall ou mesmo problemas tecnico no roteador.

O roteador trava e reinicia automaticamente? Consegue ver alguma mensagem de erro no System Log?
 
Galera qual seria o melhor roteador ate R$ 200. Que tenha um bom alcance... Não existe a necessidade de dual band.
 
O roteador trava e reinicia automaticamente? Consegue ver alguma mensagem de erro no System Log?

Entao as vezes o Roteador Reinicia , mas na maioria das vezes ele só perde a conexao com Internet Led fica vermelha por um preve momento (5-10 segs) , Ja chequei o Log do Roteador mas não mostra nenhuma mensagem de erro.
 
Pessoal, boa noite.
Estou com uma dúvida DE LEIGO, meu PC tem placa de rede 10/100/1000 (que é tb chamada de Gigabit, correto?). Meu NAS tb tem essa mesma placa de rede (10/100/1000).
Quando transmito um arquivo entre o NAS e o PC, o Windows 10 me informa que a velocidade é de 11 MB/s
Procurei no google por um conversor que calculasse o quanto isso equivale em gigabits e o resultado foi: "11 Megabyte por segundo = 0,088 Gigabit por segundo".

Pergunto:
Isto está correto?
A velocidade equivalente em gigabits/s não deveria ser maior?
O que está errado, o meu calculo ou a minha rede?

Obrigado!!
 
Pessoal, boa noite.
Estou com uma dúvida DE LEIGO, meu PC tem placa de rede 10/100/1000 (que é tb chamada de Gigabit, correto?). Meu NAS tb tem essa mesma placa de rede (10/100/1000).
Quando transmito um arquivo entre o NAS e o PC, o Windows 10 me informa que a velocidade é de 11 MB/s
Procurei no google por um conversor que calculasse o quanto isso equivale em gigabits e o resultado foi: "11 Megabyte por segundo = 0,088 Gigabit por segundo".

Pergunto:
Isto está correto?
A velocidade equivalente em gigabits/s não deveria ser maior?
O que está errado, o meu calculo ou a minha rede?

Obrigado!!

Provavelmente seu cabo de rede. Recomenda-se Cat5e ou superior.

Entao as vezes o Roteador Reinicia , mas na maioria das vezes ele só perde a conexao com Internet Led fica vermelha por um preve momento (5-10 segs) , Ja chequei o Log do Roteador mas não mostra nenhuma mensagem de erro.

E como está feita a ligação dele no modem?
 
PessoALL, me ajudem por favor. Não sei se foi uma atualização do windows ou coisa parecida, o acontece agora é que eu consigo acesso ao meu Wi-Fi mas diz que estou sem internet. Como estou usando um adaptador de Wi-Fi, achei que fosse ele e habilitei o adaptador nativo do Notebook só que dá o mesmo problema, "sem internet".
Já busquei ajuda, fiz tudo que sugeriram e nada. Será que terei que usar o disco de recuperação do windows?
RESOLVIDO

Rodei a recuperação do windows 10, a cortana me ajudou e tudo voltou ao normal com o wi-fi.
 
De repente meu celular e do pessoal aqui não conecta mais no wifi do roteador, pesquisei e vi que era problema de DNS, mas não sei onde mudar exatamente, nas configurações do DHCP ou do WAN.
No do DHCP eu coloco o 8.8.8.8/8.8.4.4 e continua na mesma
No WAN eu teria que por IP Estático, mas não sei o que exatamente colocar ai
 
bom dia pessoal, eu tenho uma net de fibra 10mega aqui e um Roteador Wireless N Linksys E1200-BR,
queria pegar uma promocao de upgrade pra 100mega de velociade, saberiam me dizer se essa router segura essa velocidade?
 
Estou com um problema que não consigo resolver. Tenho um modem/roteador wifi da vivo e ele tem entrada usb. Conectei nele um HD externo de 4TB para usar como armazenamento para todo mundo lá em casa. Eu consigo detectar e acessar ele de todos os computadores, tanto via cabo quanto via wifi, porém as velocidades de transferência para o HD estão muito lentas. A escrita está na faixa de 2 MB/s enquanto leitura está na faixa de 6 MB/s. Não consigo achar onde está o problema visto que consigo velocidades maiores do que essa de escrita mesmo para dowloads via wifi (consigo geralmente 2,5-3 MB/s). O gargalo também não pode ser o usb, já que mesmo 2.0 já seria muito mais rapido que isso, e nem o HD, pois conectado a uma porta usb 3.0 consigo 100 MB/s. Alguém tem ideia do que possa estar limitando a velocidade? Valeu!
 
Alguém mais com problemas em aparecer os computadores no painel explorador de arquivos com a atualização Windows 1803? Stream de mídia funcionando perfeitamente, porém, não tenho acesso as pastas compartilhadas para transferir arquivos!
 
Olá excelente tópico, vai ajudar muitos usuários finais.
Qual o melhor canal para wifi ? E uma boa deixar tudo no automático ? Pergunto pq tem varias equipamentos conectados a minha rede e de vez em quando a lentidão nesse esquipamentos, ai penso que e o canal sobrecarregado tem alguma coisa haver ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo