Galera, eu tenho um roteador da Belkin modelo N600 a uns 04 anos (ele me atendeu bem até agora). Eu utilizava o desktop cabeado pra jogar CS e os outros devices no wifi tranquilamente.
Mudei de apartamento a uns 03 meses (NET 120MB instalada na sala) e infelizmente não vou conseguir cabear o escritório onde está o desktop (que fica do lado da sala a uns 3-4 metros do roteador), estou utilizando um adaptador wifi usb de entrada da tp-link (2.4Ghz) e a experiência tem sido (obviamente) ruim. Quando há poucos devices conectados na rede eu nem tenho tanto problema (utilizando o CS como referência, tenho ping baixo, constante e 0 drops no servidor), no entanto basta qualquer tipo de tráfego médio na rede (outro celular, tv ou note) que eu passo a ter problemas de queda de conexão no desktop (problema nem chega a ser pings altos, são desconexões mto rápidas que me derrubam do server).
Tendo em vista esse cenário, me ajudem nas ações que eu deveria tomar para mitigar ao máximo essa instabilidade na minha rede, frisando que a opção cabear está descartada.
Primeira grande dúvida é se o problema está no receptor do sinal (adaptador usb) ou no roteador, ou seja, o que eu troco primeiro;
Depois, qual infraestrutura vai me garantir (se é que vai) estabilidade razoável sem o cabeamento.
Outro ponto, vocês veem potencial na redução desses 'timeouts' se eu utilizar powerline ou colocar um repetidor wifi no escritório e conectar o desk via cabo neste repetidor?
Valeu!
O jeito é configurar algum tipo de regra de QoS para evitar os spikes subitos no seu ping.
Os roteadores Tp-Link possuem essa função, não se é o caso do seu Belkin.