[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, preciso de ajuda.
Minha irmã pediu pra eu ajudar a montar uma rede mesh na casa dela. Ela possui um modem e um hub de 8 saídas que viram "tomadas" para vários pontos da casa.
Quando eu for colocar o roteador mesh, eu ligo o primeiro no modem e no switch, o segundo e o terceiro eu ligo na outra ponta do switch?

Algumas soluções mesh não aceitam backhaul por Cabot de rede.
E sim, por cabo é sempre mais indicado.

Alguém sabe porque não consigo um bom sinal com o roteador Xiaomi mi router 3 no meu apartamento, quarto não consigo um bom sinal dizem que tenho que colocar o modem no centro do apartamento mesmo assim sem resultado , coloquei um repetidor sem resultado também, meu roteador ta sinal com o sinal de 2.4 e 5 ghz divididos com nomes diferentes queria algum sinal de vocês , solucão seria trocar o modem ? tenho medo de trocar e da na mesma apartamento de 150 m2 .

Galera, preciso de ajuda, por gentileza.

Troquei para uma operadora regional e estou tendo problemas com meu novo modem (Technicolor TC7337TCH). Porém, não consigo desativar o Ipv6 de jeito nenhum. Já fiz o procedimento de desativar o Ipv6 em outros modens (operadora antiga - Vivo) que tive e me ajudou MUITO, pois praticamente 'consertava' minha internet.

Todos esses problemas que eu tinha antes (citados abaixo) voltaram a acontecer.

Os downloads eram interrompidos, existiam 'mini-quedas' de internet (de poucos segundos, o suficiente para interromper um download/chamada de video/jogo) e tinha problema de instabilidade nos wifis dos celulares/notebooks/tablets de casa.

Seguem fotos das configs do modem:

1 - situação padrão: link1
2 - quando desabilito a opção e dou Apply, aparece a 1º mensagem: link2
3 - após a 1º mensagem, aparece a 2º: link3

Já tentei uma solução da internet onde deixavam o 'User Defined Prefix' marcado e em 'System Delegated Prefix' escreviam "::1/64" (que equivale ao Ipv4 - dizem), mas não resolveu.
Não quero por em modo bridge nem abrir portas, apenas desativar esse Ipv6.

Agradeço desde já quem puder ajudar...

Última edição:
Alguém poderia me tirar uma dúvida? Aqui quando acesso o Google Drive para upload de arquivos, o servidor usado é um fora do Brasil ao invés de um servidor de São Paulo.
Fazendo um teste aqui com vários servidores DNS, todos estão retornando o IP do domínio drive.google.com como sendo 172.217.8.78 que é um IP de fora do Brasil e com isso a velocidade de upload é bem ruim.
Alguém mais com este problema?

Exemplo:
nslookup drive.google.com 8.8.8.8 (DNS Google)
Servidor: dns.google
Address: 8.8.8.8

Não é resposta autoritativa:
Nome: drive.google.com
Addresses: 2607:f8b0:4008:806::200e
172.217.8.78

nslookup drive.google.com 1.1.1.1 (DNS Clodflare)
Servidor: one.one.one.one
Address: 1.1.1.1

172.217.8.78

nslookup drive.google.com 4.2.2.1 (DNS Level 3)
Servidor: a.resolvers.level3.net
Address: 4.2.2.1

172.217.8.78

Galera, preciso de ajuda, por gentileza.

Troquei para uma operadora regional e estou tendo problemas com meu novo modem (Technicolor TC7337TCH). Porém, não consigo desativar o Ipv6 de jeito nenhum. Já fiz o procedimento de desativar o Ipv6 em outros modens (operadora antiga - Vivo) que tive e me ajudou MUITO, pois praticamente 'consertava' minha internet.

Todos esses problemas que eu tinha antes (citados abaixo) voltaram a acontecer.

Os downloads eram interrompidos, existiam 'mini-quedas' de internet (de poucos segundos, o suficiente para interromper um download/chamada de video/jogo) e tinha problema de instabilidade nos wifis dos celulares/notebooks/tablets de casa.

Seguem fotos das configs do modem:

1 - situação padrão: link1
2 - quando desabilito a opção e dou Apply, aparece a 1º mensagem: link2
3 - após a 1º mensagem, aparece a 2º: link3

Já tentei uma solução da internet onde deixavam o 'User Defined Prefix' marcado e em 'System Delegated Prefix' escreviam "::1/64" (que equivale ao Ipv4 - dizem), mas não resolveu.
Não quero por em modo bridge nem abrir portas, apenas desativar esse Ipv6.

Agradeço desde já quem puder ajudar...
::1/64 não equivale a IPv4, não sei de onde essas pessoas tiraram essa ideia, no máximo equivale a menor subnet possível em IPv6. Mas ali fala que não aceita supressão de zeros, só nisso já não seria possível escrever na forma ::, e só 0:0:0:0, logo pra escrever ::1/64 seria 0:0:0:1/64. Porém já que o roteador é teimoso te pergunto, já tentou usar em Stateless no lugar de Stateful?

::1/64 não equivale a IPv4, não sei de onde essas pessoas tiraram essa ideia, no máximo equivale a menor subnet possível em IPv6. Mas ali fala que não aceita supressão de zeros, só nisso já não seria possível escrever na forma ::, e só 0:0:0:0, logo pra escrever ::1/64 seria 0:0:0:1/64. Porém já que o roteador é teimoso te pergunto, já tentou usar em Stateless no lugar de Stateful?
Err... eu não faço idéia do que seja, eu só tava desesperado pra desativar isso. E desisti de mexer no modem, véi... quebrei cabeça pra kct e não resolvi, não tenho mais idade pra isso.. voltei tudo pro default. Parece que agora (desde 1 ou 2 dias atrás) a internet ficou 'estável', que foi o prazo que deram pra resolver os problemas "na região"... Vou esperar mais uns dias pra ter certeza, porque o prazo ainda tá curto pra tirar alguma conclusão. Só que agora é o telefone que não funciona kkkkkkkkk é rir pra não chorar...

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber dos conhecedores se vale a pena investir em uma placa de rede cara.

Atualmente com Oi Fibra e gostaria de saber se melhor a estabilidade da conexão e etc...

Exemplo: https://produto.mercadolivre.com.br...O-sqmtZoeoZvaJeKFEdLBoCVyYQAvD_BwE&quantity=1
A resposta curta é não. A longa é que se a sua placa está negociando o link corretamente, não está falhando nem nada, não é um placa mais cara que irá melhorar a sua estabilidade, isso depende exclusivamente da Oi.

Bom dia , pessoal !
Agradeço se puderem me sanar essa duvida quanto tracert ... é normal o primeiro e segundo salto terem o mesmo endereço ? Se não, como ajustar isso ?
Estou usando um roteador Tenda ao modem Arris TG 1692

1 192.168.0.1 0ms 0ms 0ms TTL: 64 (No rDNS)
2 192.168.0.1 9ms 9ms 10ms TTL:254 (No rDNS)
3 187.123.78.12 10ms 8ms 11ms TTL:253 (bb7b4e0c.virtua.com.br bogus rDNS: host not found [authoritative])
4 201.57.195.21 16ms 25ms 16ms TTL:252 (embratel-G0-2-0-10-uacc01.fla.embratel.net.br ok)
5 200.244.213.249 16ms 16ms 21ms TTL: 60 (ebt-P2-1-3-core01.fla.em

Bom dia , pessoal !
Agradeço se puderem me sanar essa duvida quanto tracert ... é normal o primeiro e segundo salto terem o mesmo endereço ? Se não, como ajustar isso ?
Estou usando um roteador Tenda ao modem Arris TG 1692

1 192.168.0.1 0ms 0ms 0ms TTL: 64 (No rDNS)
2 192.168.0.1 9ms 9ms 10ms TTL:254 (No rDNS)
3 187.123.78.12 10ms 8ms 11ms TTL:253 (bb7b4e0c.virtua.com.br bogus rDNS: host not found [authoritative])
4 201.57.195.21 16ms 25ms 16ms TTL:252 (embratel-G0-2-0-10-uacc01.fla.embratel.net.br ok)
5 200.244.213.249 16ms 16ms 21ms TTL: 60 (ebt-P2-1-3-core01.fla.em

é normal quando a rede foi configurada de forma errada, e pra varia vc ainda pode estar com doble nat(ou ate mesmo triple nat se vc estiver com conexão cgnat).

se vc não utiliza nem uma das funções do modem da net(wireless, liga outro dispositivo a cabo nele) coloca o mesmo em modo bridge.

Dudu ... meu modem esta configurado como bridge . Por isso que achei estranho os dois primeiros saltos para o mesmo IP.
dei um resete fisico no roteador, mudei o IP dele para 192.168.1.1 , fiz o teste e ficou do mesmo jeito . Os dois primeiros saltos idênticos.
O que eu poderia fazer ?

Ae caras me ajudem aqui por favor.
Eu tenho plano de 50mb de vivo fibra, e usava normal via cabo no not. Um tempo atras começou o problema de dar conexão limitada de repente, eu estou usando normal ai a internet "cai" e tenho que tirar o cabo e por novamente pra voltar.

Vocês acham que o problema pode ser onde ? O not é antigo então não sei se é ele, o cabo ou o modem.

No seu caso eu começaria trocando o cabo que é mais simples e barato. Problema persistindo eu faria o teste em um outro aparelho . Se continuasse , provavelmente seria o modem. Os sinais estao bons ?

No seu caso eu começaria trocando o cabo que é mais simples e barato. Problema persistindo eu faria o teste em um outro aparelho . Se continuasse , provavelmente seria o modem. Os sinais estao bons ?
Trocar todo o cabo ? Eu ia trocar os conectores primeiro, que sinais você diz ?

O cabo que liga o roteador ao note. Vc disse que seu note é antigo . Talvez uma limpeza na entrada do cabo de rede no seu note resolva o problema.

Olá,
Faltou luz aqui em casa e, quando voltou, o pc nao consegue mais conectar à rede. Na solução de problemas, diz que não encontrou adaptador de rede instalado corretamente e se eu o tiver, devo reinstalar o driver.

Quando tento instalar, da a mensagem de erro: realtek controller not found. If deep sleep mode enabled plug the cable.

E aí queimou mesmo ou vale a pena tentar alguma coisa?

Fala pessoal, tudo bem? Uma dúvida de iniciante aqui.

Tenho internet fibra da Vivo e sou obrigado a usar o modem/roteador deles.

As vezes quero assistir um filme que está no pc na TV da sala via wifi (uso a função do Windows de conectar a um monitor sem fio), e a imagem fica boa e fluída por uns 20/30 minutos, até que começa a travar. Uso a rede 5ghz para isso.
Acredito que é o roteador da vivo que é fraco e começa a esquentar muito. Daí se eu paro a transmissão wifi por uns 15 minutos, o roteador esfria e consigo assistir mais um pouco.

O que posso fazer? Posso conectar um outro roteador BOM no modem da vivo para espalhar o sinal com mais qualidade?

Qual recomendam?

Fala pessoal, tudo bem? Uma dúvida de iniciante aqui.

Tenho internet fibra da Vivo e sou obrigado a usar o modem/roteador deles.

As vezes quero assistir um filme que está no pc na TV da sala via wifi (uso a função do Windows de conectar a um monitor sem fio), e a imagem fica boa e fluída por uns 20/30 minutos, até que começa a travar. Uso a rede 5ghz para isso.
Acredito que é o roteador da vivo que é fraco e começa a esquentar muito. Daí se eu paro a transmissão wifi por uns 15 minutos, o roteador esfria e consigo assistir mais um pouco.

O que posso fazer? Posso conectar um outro roteador BOM no modem da vivo para espalhar o sinal com mais qualidade?

Qual recomendam?
Até quanto estaria disposto a gastar? Quantos dispositivos conectados? Velocidade da sua conexão?

Até quanto estaria disposto a gastar? Quantos dispositivos conectados? Velocidade da sua conexão?

300MB, apt de uns 90m2.
Tenho 2 TVs, um pc ligado no cabo no escritório onde fica o roteador (bem no centro do apt) e o meu celular.. Mas prefiro investir em algo bem mais parrudo e sobrar do que economizar e pegar algo no limite.

300MB, apt de uns 90m2.
Tenho 2 TVs, um pc ligado no cabo no escritório onde fica o roteador (bem no centro do apt) e o meu celular.. Mas prefiro investir em algo bem mais parrudo e sobrar do que economizar e pegar algo no limite.
Então, sem sombra de dúvidas, se você prefere longevidade pode investir em um Mikrotik RB 750gr3 + Unifi AC Lite (ou LR)
Terá equipamento para anos e sem dor de cabeça. É um pouco complicado de configurar, mas depois que pega o jeito... É o melhor investimento que você pode fazer na sua rede.

Então, sem sombra de dúvidas, se você prefere longevidade pode investir em um Mikrotik RB 750gr3 + Unifi AC Lite (ou LR)
Terá equipamento para anos e sem dor de cabeça. É um pouco complicado de configurar, mas depois que pega o jeito... É o melhor investimento que você pode fazer na sua rede.

Obrigado!

E isso funciona com o modem/roteador da vivo? Em termos mais grosseiros, e ligo o mikrotik via cabo de rede no meu modem atual e depois ligo via cabo de rede o unifi?

Tinha esquecido de mencionar também o laptop que quero usar para o mesmo fim, projetar direto na TV.

Obrigado!

E isso funciona com o modem/roteador da vivo? Em termos mais grosseiros, e ligo o mikrotik via cabo de rede no meu modem atual e depois ligo via cabo de rede o unifi?

Tinha esquecido de mencionar também o laptop que quero usar para o mesmo fim, projetar direto na TV.
Exatamente... Você só possui Internet ou outros serviços?

Outros serviços no caso TV a cabo?
Não.. Apenas internet!
Ótimo, sendo assim, colocaria o modem da operadora em bridge e deixaria o mikrotik gerenciando tudo. E o Unifi distribuindo o WiFi.
Não irá se arrepender amigo.

Users who are viewing this thread

Voltar