[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
boa noite, estou precisando de uns 100 metros pra passar por aqui, esse cabo é bom ?

aqui na cidade está por volta de 2 reais o metro do cabo do mais simples, sem essa blindagem, e nem sei se são de marcas boas os que encontro por aqui, esse cabo é bom do link da amazon ? a blindagem acredito n ser necessária pois n tem rede elétrica por perto de onde sera passado, mas esse valor esta bem mais em conta que por aqui.

ele aguentaria tomar sol e chuva ? ou essa blindagem e só para interferências eletromagnéticas ? estava vendo recomendacoes do furukawa soho plus ele aguenta sol e chuva ?

Pessoal, um bom servidor DNS faz muita diferença na hora da navegação? Explico!

Ontem, meu provedor estava péssimo, coisa que estar virando rotina, infelizmente, hoje até que está melhor. Vereficando as configurações tanto da ONT/modem, vi o dns do google que uso neles e me veio a dúvida: usando outros dns a navegação não se tornaria mais rápida? Aqueles carregamentos chatos diminuiriam só por mudar de dns?

Dando um ping no dns da cloudfire, tanto o 1.1.1.1 ou o 1.0.0.1, os dois variam entre 9~10ms, enquanto os da google é de 52ms pra cima, uma baita diferença se comparado com os da cloudfire.

Fiz esse teste pelo dns jumper e foi o mesmo resultado, me recomendando usar os da cloudfire, pois são melhores, mas minha dúvida é: ao usar os da cloudfire, terei problemas pra acessar algum site? Ele não tem aqueles "filtros" que sai bloqueando sites a rodo? Pelo menos o da google não tem essas frescuras, é só acessar e usar.

Pessoal
Estou tentando adicionar mais um roteador na minha rede como repetidor de sinal para melhorar a cobertura no quintal da minha casa mas estou tendo um problema na rede deste repetidor no qual a rede wireless dele não esta conseguindo atribuir ip para os dispositivos que se conectam a ele.
Não sei se influencia em algo mas a internet que eu uso aqui é rádio, ou seja, meu receptor ja é um AP(não sei se realmente é configurado como AP nesses casos e eu não tenho acesso a ele, somente a empresa) instalado na antena externa, de lá ele é conectado via cabo ao meu roteador dentro de casa que é um D-link DIR-610 e agora eu estou querendo adicionar mais um repetidor.
Este D-link tem o Dhcp ativado e acesso ele pelo 192.168.0.1, já o AP da antena eu acesso pelo 192.168.2.1 este novo roteador que quero adicionar eu sempre atribuo um ip dentro do 192.168.0.X. (não sei se é o correto no caso de internet a rádio).
Configurei este novo roteador no modo Bridge e deixe o DHCP desabilitado.
Configurei dessa forma seguindo orientações desse video:

Sei somente o basicão de redes, então não sei se essa configuração seria a melhor para operar como repetidor.
O estranho é que pela porta LAN eu consigo receber IP e navegar na internet mas pelo wireless dele sempre fica tentando obter IP e nunca consegue. Por conseguir conectar via cabo acredito que seja um detalhe que estou deixando passar despercebido.
O que vocês acham que fiz de errado ou pode ser um defeito do roteador?
O meu roteador principal é um d-link DIR-610 e o roteador que estou tentando configurar é um OIWTECH OIW-2421APG (Este OIW era utilizado por uma empresa de internet rádio que fui cliente e depois que cancelei fiquei com o modem, até pensei que ele poderia estar com o firmware modificado mas não consegui encontrar versão de firmware para esse roteador nas minhas buscas).

Última edição:
Boa noite pessoal.

Tenho uma internet fibra da vivo de 300mb + iptv da vivo. Ganhei um router da ASUS AC86U, qual a melhor forma de conectar ele ao modem da VIVO?visto que não posso usar ele em modo bridge já que o iptv iria parar de funcionar.

As conexões são:
porta lan do modem para porta wan do asus.
Porta lan do modem para porta lan do asus.

Gostaria de fazer o router asus gerenciar melhor a rede desafogando o modem da vivo.

Vou desabilitar o wifi do modem e deixar apenas no router.

Boa noite pessoal.

Tenho uma internet fibra da vivo de 300mb + iptv da vivo. Ganhei um router da ASUS AC86U, qual a melhor forma de conectar ele ao modem da VIVO?visto que não posso usar ele em modo bridge já que o iptv iria parar de funcionar.

As conexões são:
porta lan do modem para porta wan do asus.
Porta lan do modem para porta lan do asus.

Gostaria de fazer o router asus gerenciar melhor a rede desafogando o modem da vivo.

Vou desabilitar o wifi do modem e deixar apenas no router.
Eu acho que não exista uma "melhor forma" pois cada tipo de instalação tem seus prós e contras para uma determinada necessidade.
NMHO, a mais simples e "menos pior" instalação que eu testaria seria criar uma rede separada pro Asus ligando-o por DMZ..
Assim, apesar do duplo NAT, os acessos externos seriam redirecionados para o IP do Asus.
O lado ruim é que equipamentos plugados no roteador da vivo não seriam acessados pela rede do Asus, e algumas vezes o equipamento da VIvo precisa ser resetado para que o DMZ funcione..

Eu acho que não exista uma "melhor forma" pois cada tipo de instalação tem seus prós e contras para uma determinada necessidade.
NMHO, a mais simples e "menos pior" instalação que eu testaria seria criar uma rede separada pro Asus ligando-o por DMZ..
Assim, apesar do duplo NAT, os acessos externos seriam redirecionados para o IP do Asus.
O lado ruim é que equipamentos plugados no roteador da vivo não seriam acessados pela rede do Asus, e algumas vezes o equipamento da VIvo precisa ser resetado para que o DMZ funcione..

Eu cheguei a fazer por DMZ mas senti um aumento de latency no jogo world of warcraft. Com DMZ também não consegui fazer funcionar meu hd externo conectado ao router asus.

Eu cheguei a fazer por DMZ mas senti um aumento de latency no jogo world of warcraft. Com DMZ também não consegui fazer funcionar meu hd externo conectado ao router asus.
É isso aí.. DMZ causa um segundo ponto de tráfego na sua conexão.. e como comentei qualquer coisa no dentro de uma rede não será acessível pela outra rede diretamente. São os contras desse tipo de instalação.

A melhor latência interna você terá ligando por cabo diretamente no router da Vivo.

Sua Vivo Fibra possui ONT separada ou é tudo em um?
Se for separada existe uma possibilidade de colocar o Asus entre o ONT e o router da Vivo.. mas implicaria em separar as VLANs de Internet pro Asus e de TV pro equipamento da Vivo.

É isso aí.. DMZ causa um segundo ponto de tráfego na sua conexão.. e como comentei qualquer coisa no dentro de uma rede não será acessível pela outra rede diretamente. São os contras desse tipo de instalação.

A melhor latência interna você terá ligando por cabo diretamente no router da Vivo.

Sua Vivo Fibra possui ONT separada ou é tudo em um?
Se for separada existe uma possibilidade de colocar o Asus entre o ONT e o router da Vivo.. mas implicaria em separar as VLANs de Internet pro Asus e de TV pro equipamento da Vivo.

O meu é o sistema da gvt sem a ONT separada :/

O meu é o sistema da gvt sem a ONT separada :/
Então não há muito o que fazer na minha humilde opinião.. A melhor condição talvez fosse colocar o equipamento em bridge, mas você teria que tentar replicar todos os ajustes de IPTV dentro do Asus.. Há um tempo a Vivo alterou a forma de conexão da IPTV para Dynamic IP.. pode ser que consiga seguir algum tutorial para fazer a IPTV funcionar numa VLAN dentro do Asus..

Então não há muito o que fazer na minha humilde opinião.. A melhor condição talvez fosse colocar o equipamento em bridge, mas você teria que tentar replicar todos os ajustes de IPTV dentro do Asus.. Há um tempo a Vivo alterou a forma de conexão da IPTV para Dynamic IP.. pode ser que consiga seguir algum tutorial para fazer a IPTV funcionar numa VLAN dentro do Asus..

Valeu, obrigado pela ajuda

Alguém poderia me dar uma ajuda?
Hoje tenho o seguinte cenário:

Cable Modem + TP Link Archer C9

Devido a problemas com a operadora (Lentidões e Quedas), estou para contratar uma segunda conexão (possivelmente GPON).
Pensei em usar a seguinte configuração:

Cable Modem + ONU -> Roteador -> Archer C9 (Access point)

A dúvida é qual a melhor opção para usar de roteador ? Mikrotik?
Lembrando que os itens (Cable Modem, ONU, Archer C9) todos são Gigabit Ethernet.
A ideia é para um arranjo que consiga processar até uns 400/500 Mbps de download (somatórios das conexões).
Em algum momento também precisarei incluir um Switch.

Alguém poderia me dar uma ajuda?
Hoje tenho o seguinte cenário:

Cable Modem + TP Link Archer C9

Devido a problemas com a operadora (Lentidões e Quedas), estou para contratar uma segunda conexão (possivelmente GPON).
Pensei em usar a seguinte configuração:

Cable Modem + ONU -> Roteador -> Archer C9 (Access point)

A dúvida é qual a melhor opção para usar de roteador ? Mikrotik?
Lembrando que os itens (Cable Modem, ONU, Archer C9) todos são Gigabit Ethernet.
A ideia é para um arranjo que consiga processar até uns 400/500 Mbps de download (somatórios das conexões).
Em algum momento também precisarei incluir um Switch.
Como respondido no outro tópico, mikrotik.

Pessoal, tem algum meio de testar qual servidor dns faz a resolução dos nomes mais rápido? Aqui, em testes tanto de tracert e ping, o cloudflare é melhor, sempre abaixo de 20ms. O do google vem em segundo, variando entre 50~70ms, os outros é sempre acima de 100ms, então meu provedor se dar melhor com esses dois.

Mas pesquisando um pouco mais a fundo sobre o assunto, entendi que isso de ping não importa muito, pois o que importa é a velocidade na resolução dos nomes de endereços, pois as vezes um servidor dns pode pingar acima de 100ms e ter uma velocidade de resolução de endereços superior ao servidor que teve ping abaixo de 20ms.

Tem algum meio de testar isso?

Pessoal, tem algum meio de testar qual servidor dns faz a resolução dos nomes mais rápido? Aqui, em testes tanto de tracert e ping, o cloudflare é melhor, sempre abaixo de 20ms. O do google vem em segundo, variando entre 50~70ms, os outros é sempre acima de 100ms, então meu provedor se dar melhor com esses dois.

Mas pesquisando um pouco mais a fundo sobre o assunto, entendi que isso de ping não importa muito, pois o que importa é a velocidade na resolução dos nomes de endereços, pois as vezes um servidor dns pode pingar acima de 100ms e ter uma velocidade de resolução de endereços superior ao servidor que teve ping abaixo de 20ms.

Tem algum meio de testar isso?
Sim... Usando o aplicativo DNSBench.
Com ele, você consegue saber qual o melhor dns ai na sua região.

Tenho uma internet da net em modo bridge com um archer c6 e quando entro no ip pra configurar ele demora muito pra responder. Não sei se é isso mas minha internet ta intermitente, hora funciona, hora trava tudo e não entra em nada, quando volta fica uns 10 minutos dando erro de SSL em qualquer site que eu entro.
3jpzdhE.png

Quando eu desconecto o cabo wan que vem do modem da net, o archer responde na hora!
dQp1wIF.png

Alguém sabe me dizer o que possa ser?

Tenho uma internet da net em modo bridge com um archer c6 e quando entro no ip pra configurar ele demora muito pra responder. Não sei se é isso mas minha internet ta intermitente, hora funciona, hora trava tudo e não entra em nada, quando volta fica uns 10 minutos dando erro de SSL em qualquer site que eu entro.
3jpzdhE.png

Quando eu desconecto o cabo wan que vem do modem da net, o archer responde na hora!
dQp1wIF.png

Alguém sabe me dizer o que possa ser?

Coloca o IP do Archer em outro range (ex. 192.168.68.1) ou coloca no .0.1 mesmo e acessa o da NET pelo .100.1

Pessoal, vcs poderiam me ajudar a configurar IPv6 na ont da Huawei? A minha é uma eg8145v5, acho que a parte de IPv6 dela não seja muito diferente das demais, como o modelo fornecido pela oi fibra, por exemplo. Queria configurar IPv6 nela pra ter certeza se meu provedor fornece ou não endereços IPv6, pois não estou aguentando mais cgnat, essa droga finalmente começou a me atrapalhar, é ban por cima de ban em alguns serviços que uso,. Não dá pra continuar assim, sou mais voltar pra Velox, com seus 35mb sofríveis, pelo menos não e cgnat.

Boa noite pessoal
Tenho Net Virtua 240MB em um modem Arris 1692a tá RoutedWithNAT.
Nele Ligados nas portas Gigabit dele 3 roteadores.
WR741N - Portas 10/100 - 192.168.0.100
WR941ND - Portas 10/100 - 192.168.0.2
HGW250G1GNP - Portas 100/1000 - Esse desliguei no momento, mas ele vai voltar pra rede
Me tirem uma dúvida agora como ligar eles no Arris?
Liguei todos eles na mesma faixa de IP do Arris 192.168.0.1 e desliguei o DHCP.
Tem algum outro jeito melhore preciso de todos ligados pra cubrir todos os comodos, principalmente com cabos.

Última edição:
Boa noite pessoal
Tenho Net Virtua 240MB em um modem Arris 1692a tá RoutedWithNAT.
Nele Ligados nas portas Gigabit dele 3 roteadores.
WR741N - Portas 10/100 - 192.168.0.100
WR941ND - Portas 10/100 - 192.168.0.2
HGW250G1GNP - Portas 100/1000 - Esse desliguei no momento, mas ele vai voltar pra rede
Me tirem uma dúvida agora como ligar eles no Arris?
Liguei todos eles na mesma faixa de IP do Arris 192.168.0.1 e desliguei o DHCP.
Tem algum outro jeito melhore preciso de todos ligados pra cubrir todos os comodos, principalmente com cabos.
Qual problema está tendo???

Só atualizando... dps que troquei o ip do Archer minha net não caiu e o modem não trava no acesso. Vamos ver quanto vai durar.
Valeu pela dica! @DuoLEd e @lucas_alex

Qual problema está tendo???
Estava ficando sem internet, qdo desligava um dos roteadores a internet voltava.
Fiz esse procedimento acima e aparentemente melhorou.
Mas queria saber qual configuração deixar, pra evitar esses problemas.

Estava ficando sem internet, qdo desligava um dos roteadores a internet voltava.
Fiz esse procedimento acima e aparentemente melhorou.
Mas queria saber qual configuração deixar, pra evitar esses problemas.
Onde o cabo está ligado nestes roteadores? WAN? Se tiver, troque pra uma porta LAN..

Users who are viewing this thread

Voltar