Falando nesse assunto... Estou com meu R5S aqui dando bobeira. Depois que instalei a Vivo Fibra, e enquanto não cancelo a Claro, vou ver se faço um link aggregation. O problema é que o
mwan3 faz o "load balance" por conexão IP (distribui as conexões IP entre as duas WANs). Ou seja, uma conexão pode sair pela Vivo Fibra (600/300) e outra pela Claro (350/35). Se uma conexão tiver o "azar" de sair pela Claro vai ficar prejudicada. O speedtest só dá valor mais alto nessa condição quando usa mais de um servidor. Se forçar "single connection" aí vai sair por uma ou por outra.
Para um link aggregation de verdade teria que usar uma solução Multi Path TPC (como o
OpenMPTCPRouter), só que aí o setup é bem mais complexo.
Só por diversão agora peguei um Windows e coloquei dois gateways na mesma placa de rede (um apontando para o R4S na Vivo, meu roteador oficial, e o R5S com ligado na Claro só para testes). Isso é uma coisa que o Windows faz e o Linux não - permite adicionar dois gateways, e com a mesma métrica faz um load balancing no lado do cliente). Abaixo o resultado (apenas configuração no cliente).
Se tiver tempo no próximo final de semana vou entar configrar o mwan3 no R5S para comparar.