• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Em sistemas avançados para roteadores como openwrt, pfsense, opnsense e etc... Vc escolhe via software qual porta faz o que :D

O problema aqui é que o R5S tem 3 portas, ou seja, seria perfeito para um load balance ou link aggregation, porém, vai ficar limitado a 1Gb apenas.


Não entendo a escolha desse CPU, quando o RK3588s seria muito melhor.
 
Última edição:
Nesses final de semana deu para dar um brincada com os sistemas , acabei instalado no pfsense instalei pfBlockerNG-devel, SourceGuardian e consegui instalar na mão o htop o bmon ainda não consegui instalar, porém esta tudo funcionando como estava no openwrt, ainda estou com alguns problemas mas adquirindo conhecimento, a respeito da temperatura não tem passado de 40C fica 38 39 nessa faixa mas Curitiba esta frio não tem como ter muita base, único problema que estou enfrentando não sei se pode ser algum hardware problema com memoria ou o nvme ou outra coisa ele só reinicia se estiver com cabo de hdmi conectado e o monitor ligado, não sei o que pode ser ou se estou esquecendo de algo, isso acontece apenas com o opnsese e o pfsense, se reiniciar sem o monitor ligado não reinicia, se alguém souber de algo , estou gostando bastante abraços pessoal e boa semana.

 
Nesses final de semana deu para dar um brincada com os sistemas , acabei instalado no pfsense instalei pfBlockerNG-devel, SourceGuardian e consegui instalar na mão o htop o bmon ainda não consegui instalar, porém esta tudo funcionando como estava no openwrt, ainda estou com alguns problemas mas adquirindo conhecimento, a respeito da temperatura não tem passado de 40C fica 38 39 nessa faixa mas Curitiba esta frio não tem como ter muita base, único problema que estou enfrentando não sei se pode ser algum hardware problema com memoria ou o nvme ou outra coisa ele só reinicia se estiver com cabo de hdmi conectado e o monitor ligado, não sei o que pode ser ou se estou esquecendo de algo, isso acontece apenas com o opnsese e o pfsense, se reiniciar sem o monitor ligado não reinicia, se alguém souber de algo , estou gostando bastante abraços pessoal e boa semana.


É config esse problema de reboot que vc relatou, solução:


dNLWut5.png
 
É config esse problema de reboot que vc relatou, solução:


dNLWut5.png
Muito obrigado @xShARkx vc ajuda demais o pessoal sou muito grato pela sua grande contribuição e ajuda.
 
Se o teu for um desses dois aqui:

rm2100-vs-r2100.jpg


Então sim, tem suporte a openwrt.
O meu é esse pretão comprido aí.. eu até estava afim de trocar a fw, mas pelos testes que vi n sei se terei ganhos expressivos fazendo essa troca.
 
NanoPi R6S preview:

7892ad217e3c6d3de674a636d6051758981e2e59.jpeg


Vai vim com o RK3388S:

85dbf69262176b9785711671eb27abf8258a3610.webp


9TH61Dp.png


Será que eles vão conseguir botar 3 portas 2.5 Gbe?

Pela imagem da placa me parece que são 2 PHY RTL8125BG + 1 PHY RTL8211F, mesma configuração da R5S, basicamente é igual a R5S só que com o RK3588S.
 
Em sistemas avançados para roteadores como openwrt, pfsense, opnsense e etc... Vc escolhe via software qual porta faz o que :D

O problema aqui é que o R5S tem 3 portas, ou seja, seria perfeito para um load balance ou link aggregation, porém, vai ficar limitado a 1Gb apenas.

(...)

Falando nesse assunto... Estou com meu R5S aqui dando bobeira. Depois que instalei a Vivo Fibra, e enquanto não cancelo a Claro, vou ver se faço um link aggregation. O problema é que o mwan3 faz o "load balance" por conexão IP (distribui as conexões IP entre as duas WANs). Ou seja, uma conexão pode sair pela Vivo Fibra (600/300) e outra pela Claro (350/35). Se uma conexão tiver o "azar" de sair pela Claro vai ficar prejudicada. O speedtest só dá valor mais alto nessa condição quando usa mais de um servidor. Se forçar "single connection" aí vai sair por uma ou por outra.

Para um link aggregation de verdade teria que usar uma solução Multi Path TPC (como o OpenMPTCPRouter), só que aí o setup é bem mais complexo.

Só por diversão agora peguei um Windows e coloquei dois gateways na mesma placa de rede (um apontando para o R4S na Vivo, meu roteador oficial, e o R5S com ligado na Claro só para testes). Isso é uma coisa que o Windows faz e o Linux não - permite adicionar dois gateways, e com a mesma métrica faz um load balancing no lado do cliente). Abaixo o resultado (apenas configuração no cliente).

Se tiver tempo no próximo final de semana vou entar configrar o mwan3 no R5S para comparar.

 
Falando nesse assunto... Estou com meu R5S aqui dando bobeira. Depois que instalei a Vivo Fibra, e enquanto não cancelo a Claro, vou ver se faço um link aggregation. O problema é que o mwan3 faz o "load balance" por conexão IP (distribui as conexões IP entre as duas WANs). Ou seja, uma conexão pode sair pela Vivo Fibra (600/300) e outra pela Claro (350/35). Se uma conexão tiver o "azar" de sair pela Claro vai ficar prejudicada. O speedtest só dá valor mais alto nessa condição quando usa mais de um servidor. Se forçar "single connection" aí vai sair por uma ou por outra.

Para um link aggregation de verdade teria que usar uma solução Multi Path TPC (como o OpenMPTCPRouter), só que aí o setup é bem mais complexo.

Só por diversão agora peguei um Windows e coloquei dois gateways na mesma placa de rede (um apontando para o R4S na Vivo, meu roteador oficial, e o R5S com ligado na Claro só para testes). Isso é uma coisa que o Windows faz e o Linux não - permite adicionar dois gateways, e com a mesma métrica faz um load balancing no lado do cliente). Abaixo o resultado (apenas configuração no cliente).

Se tiver tempo no próximo final de semana vou entar configrar o mwan3 no R5S para comparar.

MWAN3 tem pesos para balancear os links. Meu teste do fim de semana usou peso de 600 para a Vivo e 500 para a NET .
O Speedtest-cli usa um server apenas e consegui 1300Mb/s .
 
MWAN3 tem pesos para balancear os links. Meu teste do fim de semana usou peso de 600 para a Vivo e 500 para a NET .
O Speedtest-cli usa um server apenas e consegui 1300Mb/s .
Inclusive uma forma bem simples de colocar o peso correto é pela porcentagem que cada link representa do total. Aqui um tinha 52% da banda total e o outro 48, então usei exatamente esses valores e ficou perfeito.
 
Fui taxado uma só vez na compra de um switch tp-link com 8 portas 2.5 no Ali, mas sempre conto com essa possibilidade, embora torcendo que não 😬
foi taxado em quanto?
No meu x86 eu fui taxado em 145 reais
 
Video de um china mostrando o x86 v3 com n5105 de case fat em detalhes:


queria ver se o bloco é de cobre ou aluminio e ele não mostrou kk

Aqui o minipc sem modificações está rodando em idle a 45~50 graus. Com SQM em 500/50 fica uns 52 graus.
Nada a reclamar até o momento
 
Como que fica a questão do ip real usando load balance?
Ex:
Provedor 1 ipv4 real
Provedor 2 CGNAT
 
Consegue acesso externo normalmente?

Se for verificar o ip externo nos sites aparece qual deles?
pra conseguir acesso externo você precisa de um ip válido fora do CGNAT e precisa configurar no load balance que X porta vai ser usada pela internet com ip valido.
 
foi taxado em quanto?
No meu x86 eu fui taxado em 145 reais
Faz uns dias que joguei o PDF na lixeira e não encontrei mais. Dei uma olhada no extrato e fiquei confuso porque tem muitos boletos do Bradesco. Não vou saber mais te dizer, mas não foi muita coisa. O switch foi 587,67 em 28/3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

queria ver se o bloco é de cobre ou aluminio e ele não mostrou kk

Aqui o minipc sem modificações está rodando em idle a 45~50 graus. Com SQM em 500/50 fica uns 52 graus.
Nada a reclamar até o momento
Hoje vou modificar o meu N6005 porque a pasta para trocar o thermal pad demorou e depois tive que comprar a pasta térmica que chegou hoje. Já desmontei e o curioso é que agora estou achando o antigo J4125 tão quente quanto. Vou polir a peça de cobre que fica em contato com o processador porque não veio bem acabada.
 
Última edição:
Pessoal poderia me ajudar a sanar umas dúvidas, então estou pensando em colocar um DNS Recursivo no meu NanoPi R4S e queria ver se alguém já realizou essa configuração nele e se houve melhoras de performance em relação aos DNS da Operadora ou DNS Públicos.
Outra dúvida é se já realizou a configuração do Adguard Home com o Unbound para DNS Recursivo mais bloqueio de anúncios?

Se já realizaram a configuração parecida poderia passar o passo a passo.
 
Pessoal poderia me ajudar a sanar umas dúvidas, então estou pensando em colocar um DNS Recursivo no meu NanoPi R4S e queria ver se alguém já realizou essa configuração nele e se houve melhoras de performance em relação aos DNS da Operadora ou DNS Públicos.
Outra dúvida é se já realizou a configuração do Adguard Home com o Unbound para DNS Recursivo mais bloqueio de anúncios?

Se já realizaram a configuração parecida poderia passar o passo a passo.
Eu uso adguardhome no openwrt seguindo esse tutorial aqui https://openwrt.org/docs/guide-user/services/dns/adguard-home

As únicas mudanças que fiz foram nesses itens aqui
  1. Setup the Admin Web Interface to listen on 192.168.1.1 at port 8080. (Changing the web interface port is optional)
  2. Set DNS server to listen on 192.168.1.1 at port 53.

Ao invés de selecionar a interface do router (meu ip interno) eu deixei Todas as interfaces na porta 8081. E Todas as interfaces na porta 53 na parte de baixo da pagina.
Meu unifi controller usa a 8080 aí dá ruim.

To usando o google dns over https como servidor de consultas

Não fiz TODAS as configurações desse tutorial não. Eu fiz apenas a instalação e configuração do Adguardhome e a parte de Reverse DNS.
Lá no adguardhome em Configurações gerais, eu coloquei pra atualizar a lista de bloqueio de anuncios a cada 1h pois sempre que o router restarta ele não atualiza sozinho, aí 1h depois atualiza sozinho.
 
Faz uns dias que joguei o PDF na lixeira e não encontrei mais. Dei uma olhada no extrato e fiquei confuso porque tem muitos boletos do Bradesco. Não vou saber mais te dizer, mas não foi muita coisa. O switch foi 587,67 em 28/3.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Hoje vou modificar o meu N6005 porque a pasta para trocar o thermal pad demorou e depois tive que comprar a pasta térmica que chegou hoje. Já desmontei e o curioso é que agora estou achando o antigo J4125 tão quente quanto. Vou polir a peça de cobre que fica em contato com o processador porque não veio bem acabada.
Depois de finalizado a temperatura caiu de 48,49 para 39 a 41 com uso baixo e o processador em 800Mhz. Rodando o stress por 90 segundos com o processador a 3,3GHz chegou em 93 graus, depois a frequência caiu para 2,5GHz e a temperatura ficou em 59, 60. A temperatura ambiente está por volta de 28 graus hoje e bastante abafado. Pelas minhas contas caiu uns 8 graus e o limite é justamente a case que não tem mais metal para espalhar o calor. Quando coloco a mão sinto que está quente de forma mais homogênea e antes sentia algum ponto menos quente do que outro. Para ir além disso só com o fan.

Segue detalhe da peça de cobre e da parte da case que também lixei. Infelizmente não encontrei lixa mais fina do que 1200 aqui perto de casa, então o polimento não ficou tão bom.

 
Pessoal poderia me ajudar a sanar umas dúvidas, então estou pensando em colocar um DNS Recursivo no meu NanoPi R4S e queria ver se alguém já realizou essa configuração nele e se houve melhoras de performance em relação aos DNS da Operadora ou DNS Públicos.
Outra dúvida é se já realizou a configuração do Adguard Home com o Unbound para DNS Recursivo mais bloqueio de anúncios?

Se já realizaram a configuração parecida poderia passar o passo a passo.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo