Leia a analogia abaixo para vc entender melhor

e verificar se vc acha necessário investir realmente ou não.
Quando vc usa o QoS do asus então vc sempre sente que está melhor? E sem QoS vc sente sempre que fica pior? Vc chegou a fazer algum teste?
SQM trabalha a todo o momento, mesmo que a rede ainda não esteja saturada que é quando o bufferbloat realmente pega pesado, ainda sim o sqm tem o seu efeito em evitar ping spikes, manter o ping mais baixo possível e priorizar as coisas.
Agora claro que SQM não vai resolver nada se fora da casa do usuário tiver algum problema da casa dele até o destino.
Uma analogia:
"Um tempo atrás, tentei uma explicação leiga sobre Bufferbloat.
Comparei com uma loja de esqui. Foi bastante malsucedido: simplesmente não tinha nenhum apelo intuitivo.
É por isso que fiquei encantado que
Waveform.com publicou o que acredito ser a
Melhor Analogia de Bufferbloat – Ever . (Estou satisfeito por ter contribuído para a versão final de sua descrição.) Essa página também tem um
testador de Bufferbloat baseado na web bem projetado (em pé de igualdade com o
DSLReports Speed Test ).
Eles perguntaram:
Você pode explicar bufferbloat como se eu tivesse cinco anos? e notou que os fluxos de líquidos eram como fluxos de pacotes. A analogia foi quando um amigo despeja um balde de água em uma pia com um ralo estreito, isso retarda outros fluxos (como uma colher de chá de óleo) de esvaziar.
Leia toda a descrição…
Isso me fez pensar em ter um
SmartSink™ para dar uma imagem visual para entender como um roteador bem projetado pode diminuir a latência.
O que é um SmartSink™? (O que o gringo quis dizer, ou seja, SmartSink = PiaInteligente = SQM)
Em vez de aceitar um balde cheio de água de uma só vez, um SmartSink controla o balde de água com uma válvula. Permite a entrada de água suficiente na pia para manter o ralo cheio. Se a água ficar muito baixa, o SmartSink abre a válvula: se ficar “muito cheia”, fecha-a um pouco.
Um SmartSink também funciona quando muitos amigos têm seus próprios baldes, despejando água colorida – rosa, azul, etc. As válvulas do SmartSink controlam cada cor. Se o SmartSink notar muita água rosada, ele fecha um pouco a válvula para trazer de volta o equilíbrio, de modo que cada cor receba sua “parte justa” da capacidade do dreno. E porque nunca há muita água (de qualquer cor) na pia, um pequeno fluxo novo sempre escoa rapidamente.
Verificação da realidade: Esta é apenas uma analogia. Eu percebo que um SmartSink é uma ideia ridícula. Mas isso me ajuda a visualizar como pequenos fluxos podem drenar rapidamente enquanto grandes fluxos compartilham a capacidade de drenagem de forma justa.
O que isso tem a ver com roteadores?
O algoritmo Smart Queue Management (SQM) em um roteador funciona como o SmartSink. Quando um dispositivo começa a enviar muitos dados (talvez um telefone comece a enviar fotos para a nuvem), o SQM controla a quantidade de dados enfileirados para cada fluxo (cada upload separado, videoconferência, chamada de voz, sessão de jogo, Youtube, Bittorrent, etc.) para evitar que qualquer fluxo use mais do que sua parte. Em vez de operar válvulas para controlar o fluxo de água, o SQM controla o tamanho da fila de cada fluxo:
- Colocar pacotes de cada fluxo em uma fila separada.
- Removendo um pequeno lote de pacotes de cada fila, no estilo round-robin, e enviando esse lote “para fora do dreno” através do link de gargalo (lento) para o ISP. Quando cada lote for totalmente enviado, ele recupera outro lote da próxima fila e assim por diante.
- Oferecendo contrapressão aos fluxos que estão enviando “mais do que sua parcela” de dados.
Este processo fornece estes efeitos desejáveis:
- Mais importante ainda, o SQM fornece baixa latência. Pequenos fluxos (com apenas um ou alguns pacotes pequenos) são enviados imediatamente em seu próximo lote “round robin”.
- Compartilhamento igual do gargalo: se houver vários remetentes, cada um poderá enviar uma quantidade igual de dados com cada oportunidade de round-robin.
- Sem desperdício do gargalo: Se houver apenas um remetente (uma fila com dados), esse recebe a capacidade total do link.
- Oferecer contrapressão aos remetentes em massa minimiza a perda de pacotes e retransmissões, tornando a rede globalmente mais eficiente."
Podemos ver em efeitos desejáveis, pelo menos dois dos quatro "efeitos" sendo realizados até quando a rede não é saturada.
Fonte:
My friends frequently ask, “Why is my network so slow?” And often, the answer is “latency” or the screwy term, “Bufferbloat” – the “undesirable laten…
randomneuronsfiring.com