Tentou verificar os logs do opnsense? E como eu falei, que tal tentar o pfsense? Pois opnsense e pfsense, não são a mesma coisa.
Tentou pesquisar algum forum gringo sobre isso?
No final das contas parte da economia que é o modelo slim, pois ele chega a ser entre 150 a 200 reais mais barato que o chassi fat com a mesma placa, tu acabou gastando com o fan da noctua!
Ai poderíamos concluir que acabou ficando quase o mesmo valor do chassi fat, não é mesmo? Porém, e na minha opinião a vantagem aqui é que agora tu tem um fan noctua, um fan que sabemos muito bem que é de uma tremenda qualidade, ou seja, um fan que vc pode reaproveitar para outra coisa futuramente como um outro x86 quando tu para de usar esse, outro equipamento e etc.
Portanto ainda acho que tu saiu com uma vantagem ai! Agora e para quem quer rodar ele no 100% passivo, então case fat parece ser a melhor escolha, porém, o fan de 40 mm da noctua consome pouca energia, faz pouco barulho e vai ajudar aumentar a vida util de todos os componentes já que o ar vindo ali da parte central vai passar pela placa toda!
Ainda sim me pergunto:
Usando um fan, qual chassi vai ser melhor para resfriar todos os componentes como um todo? O chassi slim que ao meu ver o ar vai entrar por baixo e sair facilmente pelas aberturas laterais e com isso o fan vai resfriar a placa com uma boa eficiência... Ou o chassi fat com um fan, se sairia melhor até do que o slim? Lembrando que o fat não tem essas aberturas laterais e sim apenas aquelas da tampa inferior, ou seja, no mesmo local que é instalado o fan só que nas bordas da tampa e não no meio, portanto na minha visão o ar quente não iria exaustar com facilidade do chassi fat fat! Porém, eu posso estar enganado...
Seria bom se o gringo la do STH comprasse os dois V3, ou seja, comprar um x86 v3 com chassi fat e um x86 v3 com chassi slim e comparar
OBS: Quanto aos outros gastos para melhorar as temps tidos pelo
@Hemerson Silva , eu considero o dissipador do SSD NVME como obrigatório e a troca da pasta térmica por uma de qualidade também!
Pois SSD NVME é uma coisa que esquenta bastante e é problemático, por isso que as placas mãe hoje em dia vem tudo com dissipador e até os próprios NVME já vem com dissipador de fábrica tbm... E a pasta térmica também é obrigação no meu ponto de vista porque os china gostam de economizar é nos detalhes, portanto é melhor colocar uma pasta de qualidade logo de uma vez.
@Hemerson Silva no final das contas, qual pasta térmica você usou? Marca e modelo?
Opiniões?