[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde pessoal, meu n5105 v3 fat chegou sem ser taxado, segue algumas fotos:

Tô aguardando o meu chegar hahaha
É deste mesmo modelo que o teu.
Depois, se possível poste em relação às temperaturas pra nós!!

• Curtir
Reações: RiX
Vocês conseguem ver grafico de temperatura no openwrt x86? Não achei qual o pacote
--------
Achei :bem:

Última edição:
Vocês conseguem ver grafico de temperatura no openwrt x86? Não achei qual o pacote
--------
Achei :bem:
Instala esse:

HkjcMOb.png

Ai depois é só colocar na pesquisa collectd-mod:

3KyNQkA.png

Ai esses mod do collect que geram os gráficos e buscam as informações como temperatura! Ai tem o collectd-mod-thermal e o collectd-mod-sensors :D

Conseguiu resolver a questão de negociar a 10MB apenas?

Tudo que for luci-app- são pacotes para a interface web(luci) do openwrt.

Instala esse:

HkjcMOb.png

Ai depois é só colocar na pesquisa collectd-mod:

3KyNQkA.png

Ai esses mod do collect que geram os gráficos e buscam as informações como temperatura! Ai tem o collectd-mod-thermal e o collectd-mod-sensors :D

Conseguiu resolver a questão de negociar a 10MB apenas?

Tudo que for luci-app- são pacotes para a interface web(luci) do openwrt.
Consegui sim. Troquei de cabo e funcionou 2.5gb.
A temperatura pra 500mb com SQM cake ficou em 52 graus +-. Temperatura ambiente aqui ta 24 graus.
Agora falta instalar toda a caralhada de coisa q eu tinha no nanopi

Consegui sim. Troquei de cabo e funcionou 2.5gb.
A temperatura pra 500mb com SQM cake ficou em 52 graus +-. Temperatura ambiente aqui ta 24 graus.
Agora falta instalar toda a caralhada de coisa q eu tinha no nanopi
É acompanha a temperatura e vê a tua necessidade, se tu achar que a temp está ruim ai é trocar pasta térmica + dissipador no SSD + fan :D

Só que tem um detalhe, tu ta na 22.03-rc5 certo? Então tem vários pacotes que ainda não funcionam nela devido ao novo firewall4!

Segue a lista:

O que não está marcado ai, não funciona ou não funciona 100% ainda. Docker por exemplo não funciona, banip também não... Porém, no final da pagina dos comments ali tem uns comentários explicando como fazer para o docker funfar.

É acompanha a temperatura e vê a tua necessidade, se tu achar que a temp está ruim ai é trocar pasta térmica + dissipador no SSD + fan :D

Só que tem um detalhe, tu ta na 22.03-rc5 certo? Então tem vários pacotes que ainda não funcionam nela devido ao novo firewall4!

Segue a lista:

O que não está marcado ai, não funciona ou não funciona 100% ainda. Docker por exemplo não funciona, banip também não... Porém, no final da pagina dos comments ali tem uns comentários explicando como fazer para o docker funfar.
qual é a versão ainda com firewall 3?

Devo usar Squashfs ou ext4? A 21 não tem o kmod-igc pra eu usar, não vai reconhecer rede sem ele né? Eu não sei fazer build do openwrt

To usando openwrt com Adaptador de cartão SD com Extreme Pro 32gb

Última edição:
qual é a versão ainda com firewall 3?
A 21.02.03 que é a estável atual :miau:, passou dela foi migrado para o firewall 4, por isso que a 22.03 está demorando tanto para sair a estável e chuto que vai ter uns 10 build RC.

Tu tem que buildar ou se quiser eu buído uma para tu agora kkk vai levar 1 hora para ficar pronto kk

A 21.02.03 que é a estável atual :miau:, passou dela foi migrado para o firewall 4, por isso que a 22.03 está demorando tanto para sair a estável e chuto que vai ter uns 10 build RC.

Tu tem que buildar ou se quiser eu buído uma para tu agora kkk vai levar 1 hora para ficar pronto kk
Se possível, faz uma pra mim sim e manda um link com tutorial de como fazer

Da para buildar do 0 ai segue aqui:

1 - https://openwrt.org/docs/guide-developer/toolchain/install-buildsystem

e depois:

2 - https://openwrt.org/docs/guide-developer/toolchain/use-buildsystem

Ai buildar tu consegue costumizar tudo, assim o sistema já sai basicamente configurado do jeito que tu quer, tipo ip que vai ser, idioma da interface, time zone, config do firewal e etc, ou seja, da para personalizar tudo no openwrt ao fazer um buildo.

Precisa de uma maquina virtual linux com 8gb de ram e 100 gb de hd, recomendo ubuntu 22.04.

Ou pode usar o imagebuilder que é mais pratico e rápido pois ele já vem compilado ai tu só adiciona o pacote que vc precisa:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vou fazer uma aqui para tu.

@Arris

Só esperar:

o6r32Zx.png

@Arris

Ta ai:

Image builder é muito fácil e rápido de mexer :D

Última edição:

e depois:

Ai buildar tu consegue costumizar tudo, assim o sistema já sai basicamente configurado do jeito que tu quer, tipo ip que vai ser, idioma da interface, time zone, config do firewal e etc, ou seja, da para personalizar tudo no openwrt ao fazer um buildo.

Precisa de uma maquina virtual linux com 8gb de ram e 100 gb de hd, recomendo ubuntu 22.04.

Ou pode usar o imagebuilder que é mais pratico e rápido pois ele já vem compilado ai tu só adiciona o pacote que vc precisa:

@Arris

Só esperar:

o6r32Zx.png

@Arris

Ta ai:

obrigado, vou testar assim que possivel e retorno

e depois:

@Arris

Só esperar:

o6r32Zx.png

@Arris

Ta ai:

Essa sua build sempre da erro no boot
Error invalid sector size 65535

Última edição:
obrigado, vou testar assim que possivel e retorno

Essa sua build sempre da erro no boot
Error invalid sector size 65535
Qual da imagens tu usou quando baixou la do firmware selector e qual tu uso ai do google drive?

Qual o nome do arquivo quero dizer?

Qual da imagens tu usou quando baixou la do firmware selector e qual tu uso ai do google drive?

Qual o nome do arquivo quero dizer?
Do site do openwrt eu usei a ext4 combined EFI.
Do seu eu testei 4 imagens, squash com e sem efi, ext4 com e sem efi. Nenhuma funcionou

Então deve ser o jeito que tu ta gravando rsrs, tu ta usando via pen drive então? Ta usando qual software para gravar no pen drive?
Balena etcher. Você colocou mesmo o kmod igc? Nenhuma porta ethernet está reconhecendo

Essa é a thread do povo com tara em plaquinhas x86?

Imagino que essas nas versões Intel vão ser piores pra cooling do que as que estavam sendo discutidas à pouco. Já as Ryzen parecem interessantes porém extremamente overkill pro propósito aqui do tópico rs

Em termos de performance não senti diferença entre os dois... Já em termos de funcionalidades OPN é outro mundo... São propostas diferentes... O que me segura no Openwrt é apenas o SQM, caso contrário teria ficado no OPN.
OPNsense não possui SQM, Cake ou fq_codel?

Até tem, o Traffic Shaping (que é um SQM) em fq_codel... Mas é encardido fazer funcionar satisfatoriamente... Apanhei quase um mês pra deixar meia boca, daí desisti. 😂
Putz :/

Gringo botou um fan noctua no x86 dele com case slim, é aquela case nova que tem as aberturas na laterais para passagem de ar:

Cxf9HpV.jpeg

tXFuKNJ.jpeg

GVMTJvE.jpeg

Perguntei a ele como está o airflow, ou seja, se o ar está sendo exaustado por essa abertura laterais como deveria ser e ele disse que sim:

he1x4Pp.png

Inclusive postou que as temperaturas do x86 foram de 46°C para 32°C no SSD NVME e de 52°C para 37°C no N5105 em IDLE em um local que a temperatura ambiente está em 27°C.

Quando se coloca um fan, essa case slim me parece ser superior devido as grandes aberturas nas laterais para o ar quente escapar com facilidade! Agora sem um fan, ai não sei qual case de metal tem o melhor desempenho, se é a fat ou a slim?

O gringo lá postou que a case fat não precisa de fan enquanto a slim sim, porém, no caso dele a case fat dele veio com a nova tampa inferior, ou seja, a tampa nova tem muitos buracos de ventilação, tem também local para colocar o fan de 40 mm e mais buracos de ventilação ainda fica o fan e etc!

Essa tampa aqui é a nova:

w31IEIT.png

E a tampa antiga que veio na case do x86 slim dele, não tem esses buracos de ventilação! Ou seja, a antiga só tem os buracos dos parafusos para o SSD sata dos parafusos do suporte VESA.

uPQ4Rdj.png

1 - Essa é a case normal e não tem aberturas na lateral para ventilação, logo o ar quente não escaparia facilmente de dentro caso um fan fosse adicionado, pois o ar quente só teria como escapar através das aberturas da tampa de baixo.

oW4CXnd.png

b65Yyhy.png

cGcyUKA.png

OBS: Aberturas debaixo que eu falei, estão marcadas com o número 5 e 3.

2 - Essa é a slim, e a mesma possui diversas aberturas em ambos os lados e na tampa de baixo também.

qUCgkgB.png

jkUX9Lm.png

cGcyUKA.png

Outro detalhe, é que essa case slim é 26 dólares mais barata que a normal, ou seja, basicamente uns R$ 145,00 reais de diferença!

Opiniões?
Onde o fan é conectado na placa? Estou com o noctua em mãos, mas não vi a conexão que o gringo usou.

Onde o fan é conectado na placa? Estou com o noctua em mãos, mas não vi a conexão que o gringo usou.
Essa placa não tem um fan header nela?

Edit:

Olhando o que e gringo fez, parece que ele pegou o cabo de energia que ligaria um SSD sata e conectou naquele adaptador que vem com o noctua.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar