Boa tarde pessoal, meu n5105 v3 fat chegou sem ser taxado, segue algumas fotos:
Tô aguardando o meu chegar hahaha
É deste mesmo modelo que o teu.
Depois, se possível poste em relação às temperaturas pra nós!!
Boa tarde pessoal, meu n5105 v3 fat chegou sem ser taxado, segue algumas fotos:
Instala esse:Vocês conseguem ver grafico de temperatura no openwrt x86? Não achei qual o pacote
--------
Achei![]()
Consegui sim. Troquei de cabo e funcionou 2.5gb.Instala esse:
![]()
Ai depois é só colocar na pesquisa collectd-mod:
![]()
Ai esses mod do collect que geram os gráficos e buscam as informações como temperatura! Ai tem o collectd-mod-thermal e o collectd-mod-sensors
Conseguiu resolver a questão de negociar a 10MB apenas?
Tudo que for luci-app- são pacotes para a interface web(luci) do openwrt.
É acompanha a temperatura e vê a tua necessidade, se tu achar que a temp está ruim ai é trocar pasta térmica + dissipador no SSD + fanConsegui sim. Troquei de cabo e funcionou 2.5gb.
A temperatura pra 500mb com SQM cake ficou em 52 graus +-. Temperatura ambiente aqui ta 24 graus.
Agora falta instalar toda a caralhada de coisa q eu tinha no nanopi
qual é a versão ainda com firewall 3?É acompanha a temperatura e vê a tua necessidade, se tu achar que a temp está ruim ai é trocar pasta térmica + dissipador no SSD + fan
Só que tem um detalhe, tu ta na 22.03-rc5 certo? Então tem vários pacotes que ainda não funcionam nela devido ao novo firewall4!
Segue a lista:
![]()
Certain upstream switch to `firewall4` aka `nftables` instead of `iptables` · Issue #16818 · openwrt/packages
Hi all, especially @openwrt/packages-write, for the next OpenWrt release firewall4 is considered as a replacement of the current iptables based firewall package. While the configuration stays withi...github.com
O que não está marcado ai, não funciona ou não funciona 100% ainda. Docker por exemplo não funciona, banip também não... Porém, no final da pagina dos comments ali tem uns comentários explicando como fazer para o docker funfar.
A 21.02.03 que é a estável atualqual é a versão ainda com firewall 3?
Se possível, faz uma pra mim sim e manda um link com tutorial de como fazerA 21.02.03 que é a estável atual, passou dela foi migrado para o firewall 4, por isso que a 22.03 está demorando tanto para sair a estável e chuto que vai ter uns 10 build RC.
Tu tem que buildar ou se quiser eu buído uma para tu agora kkk vai levar 1 hora para ficar pronto kk
Da para buildar do 0 ai segue aqui:Se possível, faz uma pra mim sim e manda um link com tutorial de como fazer
vou fazer uma aqui para tu.Se possível, faz uma pra mim sim e manda um link com tutorial de como fazer
Da para buildar do 0 ai segue aqui:
1 - https://openwrt.org/docs/guide-developer/toolchain/install-buildsystem
e depois:
2 - https://openwrt.org/docs/guide-developer/toolchain/use-buildsystem
Ai buildar tu consegue costumizar tudo, assim o sistema já sai basicamente configurado do jeito que tu quer, tipo ip que vai ser, idioma da interface, time zone, config do firewal e etc, ou seja, da para personalizar tudo no openwrt ao fazer um buildo.
Precisa de uma maquina virtual linux com 8gb de ram e 100 gb de hd, recomendo ubuntu 22.04.
Ou pode usar o imagebuilder que é mais pratico e rápido pois ele já vem compilado ai tu só adiciona o pacote que vc precisa:
[OpenWrt Wiki] Using the Image Builder
openwrt.org
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
vou fazer uma aqui para tu.
@Arris
Só esperar:
![]()
@Arris
Ta ai:
Image builder é muito fácil e rápido de mexer![]()
Da para buildar do 0 ai segue aqui:
1 - https://openwrt.org/docs/guide-developer/toolchain/install-buildsystem
e depois:
2 - https://openwrt.org/docs/guide-developer/toolchain/use-buildsystem
Ai buildar tu consegue costumizar tudo, assim o sistema já sai basicamente configurado do jeito que tu quer, tipo ip que vai ser, idioma da interface, time zone, config do firewal e etc, ou seja, da para personalizar tudo no openwrt ao fazer um buildo.
Precisa de uma maquina virtual linux com 8gb de ram e 100 gb de hd, recomendo ubuntu 22.04.
Ou pode usar o imagebuilder que é mais pratico e rápido pois ele já vem compilado ai tu só adiciona o pacote que vc precisa:
[OpenWrt Wiki] Using the Image Builder
openwrt.org
vou fazer uma aqui para tu.
@Arris
Só esperar:
![]()
@Arris
Ta ai:
Image builder é muito fácil e rápido de mexer![]()
Qual da imagens tu usou quando baixou la do firmware selector e qual tu uso ai do google drive?obrigado, vou testar assim que possivel e retorno
Essa sua build sempre da erro no boot
Error invalid sector size 65535
Do site do openwrt eu usei a ext4 combined EFI.Qual da imagens tu usou quando baixou la do firmware selector e qual tu uso ai do google drive?
Qual o nome do arquivo quero dizer?
vou tentar aqui novamenteDo site do openwrt eu usei a ext4 combined EFI.
Do seu eu testei 4 imagens, squash com e sem efi, ext4 com e sem efi. Nenhuma funcionou
Eu testei em outro pen drive e parece que deu boot no squash combined EFI do seuvou tentar aqui novamente
Então deve ser o jeito que tu ta gravando rsrs, tu ta usando via pen drive então? Ta usando qual software para gravar no pen drive?Eu testei em outro pen drive e parece que deu boot no squash combined EFI do seu
Balena etcher. Você colocou mesmo o kmod igc? Nenhuma porta ethernet está reconhecendoEntão deve ser o jeito que tu ta gravando rsrs, tu ta usando via pen drive então? Ta usando qual software para gravar no pen drive?
Botei de acordo com a documentação do imagebuilder, vou fazer uma build normal aqui sem ser via imagebuilder.Balena etcher. Você colocou mesmo o kmod igc? Nenhuma porta ethernet está reconhecendo
Em termos de performance não senti diferença entre os dois... Já em termos de funcionalidades OPN é outro mundo... São propostas diferentes... O que me segura no Openwrt é apenas o SQM, caso contrário teria ficado no OPN.O que vc achou openwrt vs opnsense no r4s ?
OPNsense não possui SQM, Cake ou fq_codel?Em termos de performance não senti diferença entre os dois... Já em termos de funcionalidades OPN é outro mundo... São propostas diferentes... O que me segura no Openwrt é apenas o SQM, caso contrário teria ficado no OPN.
Até tem, o Traffic Shaping (que é um SQM) em fq_codel... Mas é encardido fazer funcionar satisfatoriamente... Apanhei quase um mês pra deixar meia boca, daí desisti.fq_code
Putz :/Até tem, o Traffic Shaping (que é um SQM) em fq_codel... Mas é encardido fazer funcionar satisfatoriamente... Apanhei quase um mês pra deixar meia boca, daí desisti.![]()
Onde o fan é conectado na placa? Estou com o noctua em mãos, mas não vi a conexão que o gringo usou.Gringo botou um fan noctua no x86 dele com case slim, é aquela case nova que tem as aberturas na laterais para passagem de ar:
![]()
![]()
![]()
Perguntei a ele como está o airflow, ou seja, se o ar está sendo exaustado por essa abertura laterais como deveria ser e ele disse que sim:
![]()
Inclusive postou que as temperaturas do x86 foram de 46°C para 32°C no SSD NVME e de 52°C para 37°C no N5105 em IDLE em um local que a temperatura ambiente está em 27°C.
Quando se coloca um fan, essa case slim me parece ser superior devido as grandes aberturas nas laterais para o ar quente escapar com facilidade! Agora sem um fan, ai não sei qual case de metal tem o melhor desempenho, se é a fat ou a slim?
O gringo lá postou que a case fat não precisa de fan enquanto a slim sim, porém, no caso dele a case fat dele veio com a nova tampa inferior, ou seja, a tampa nova tem muitos buracos de ventilação, tem também local para colocar o fan de 40 mm e mais buracos de ventilação ainda fica o fan e etc!
Essa tampa aqui é a nova:
![]()
E a tampa antiga que veio na case do x86 slim dele, não tem esses buracos de ventilação! Ou seja, a antiga só tem os buracos dos parafusos para o SSD sata dos parafusos do suporte VESA.
![]()
1 - Essa é a case normal e não tem aberturas na lateral para ventilação, logo o ar quente não escaparia facilmente de dentro caso um fan fosse adicionado, pois o ar quente só teria como escapar através das aberturas da tampa de baixo.
![]()
![]()
![]()
OBS: Aberturas debaixo que eu falei, estão marcadas com o número 5 e 3.
2 - Essa é a slim, e a mesma possui diversas aberturas em ambos os lados e na tampa de baixo também.
![]()
![]()
![]()
Outro detalhe, é que essa case slim é 26 dólares mais barata que a normal, ou seja, basicamente uns R$ 145,00 reais de diferença!
Opiniões?
Essa placa não tem um fan header nela?Onde o fan é conectado na placa? Estou com o noctua em mãos, mas não vi a conexão que o gringo usou.