[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Novo x86 do ali:

Com i5-1135G7 ou i7-1165G7.

Porém, alguém vai me crucificar e falar que esse ai nem rodar vai de tão quente, eis que:

S864e3997cb8d4bd49d6109788c2a9d13H.jpg

Se42542bac3da48ff8e2ba7b4d16a811bw.jpg

S95c3c4d6babc4a0e88379a6deeaf5eceF.jpg

Ou seja, começaram a botar heatpipe para espalhar o calor pelo chassi de metal :D
Rapaz... Isso com um i5 ou i7 deve pegar fogo kkk
Não acho que somente essas aletas na parte superior irão conseguir dissipar o calor de forma efetiva em stress.
É uma melhora, mas não acho que seria TOP TOP.
Colocaram os heatsinks de cobre, porém removeram as aletas das laterais... Meio que ficou no 0 a 0

Rapaz... Isso com um i5 ou i7 deve pegar fogo kkk
Não acho que somente essas aletas na parte superior irão conseguir dissipar o calor de forma efetiva em stress.
É uma melhora, mas não acho que seria TOP TOP.
Colocaram os heatsinks de cobre, porém removeram as aletas das laterais... Meio que ficou no 0 a 0
Tem que aguardar testes de alguém, porém, também não acho que passivo será possível tirar 100% de proveito de um I5 ou I7 desse.

Acredito que minimo um fan vai ter que ser colocado :D

Última edição:
Agora cai em um problema, eu o sistema mais se reiniciar ele já era
A luz da Lan não liga e fica piscando da o Wan e sys
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô usando a friend 22.03
A 21.02 já este mesmo problema

GgEZ5bL.jpeg

Última edição:

Tô usando a friend 22.03

GgEZ5bL.jpeg
Eu tenho esse mesmo problema quando reinicio pelo sistema... pra fazer a LAN subir só tirando da tomada... E isso que ocorre com todas as Builds que já usei (usando Friendly 22.3 também)... Com Opnsense isso não ocorre.

Eu tenho esse mesmo problema quando reinicio pelo sistema... pra fazer a LAN subir só tirando da tomada... E isso que ocorre com todas as Builds que já usei (usando Friendly 22.3 também)... Com Opnsense isso não ocorre.
percebi isto mais ainda tenho vários outro problemas com Friendly
tentei fazer uma build mais não deu certo
bem não sei muito bem como fazer uma é um pouco diferente de fazer para Orange

pessoa ve se eu to fazendo certo para build

1 - wget -O - https://raw.githubusercontent.com/friendlyarm/build-env-on-ubuntu-bionic/master/install.sh | bash

2 - git clone https://github.com/friendlyarm/repo --depth 1
sudo cp repo/repo /usr/bin/

3 - mkdir friendlywrt-rk3399
cd friendlywrt-rk3399
repo init -u https://github.com/friendlyarm/friendlywrt_manifests -b master-v21.02 -m rk3399.xml --repo-url=https://github.com/friendlyarm/repo --no-clone-bundle
repo sync -c --no-clone-bundle

4 - make menuconfig
5 - make -j

é isto ou ta faltando alguma coisa

Última edição:
Falha gravíssima nesse nano, aconteceu comigo. Mas já tem um tempão que não aconteceu mais.

Até hoje to com a build antiga da friendlywrt funcionando de boas aqui. Zero vontade de dar update.

Tô usando a friend 22.03

GgEZ5bL.jpeg
Falha gravíssima nesse nano, aconteceu comigo. Mas já tem um tempão que não aconteceu mais.
Eu não tenho esse problema para ser sincero...

Reiniciando via interface:
1PqcBCP.gif

Reiniciando via shell:
MedDq90.gif

Aqui demora uns 20-30 segundos pare reiniciar.

Estou usando build própria da snapshot com kernel 5.15 + os patches do uboot do 300 até 308 daqui:

E o driver r8168 para os NIC's ao invés do driver r8169 + firmware 8169 que por padrão é usado, e peguei esse driver daqui:

Acredito que o problema é com OpenWRT... Com OPNsense o Nano funciona redondinho.
Ta usando qual imagem do opnsense? Instalou como? Até um dia tentei me aventurar mais não bootava de jeito nenhum o opnsense aqui, tava meio cansado de quebrar a cabeça de como grava o sistema no cartão SD e acabei desistindo kkkk

Ele chegou a fazer algo, ou está todo em stock? Por algo digo ajustar a bios e trocar a pasta térmica por uma melhor :D

Já eu acho que sim, ou seja, eu acho que essas furações na tampa de baixo fazem alguma diferença, porque mesmo que o ar quente não saia por elas o ar frio vai entrar por elas esfriando o ar quente dentro do aparelho.

Outra coisa é que se essas furações na tampa de baixo não fazem sentido\diferença, porque o fabricante da case iria perder tempo fazendo elas? Pois elas apenas aumentam o custo de produção por ter que cortar as mesmas e depois dar acabamento.

Agora com uma fan, eu acho que a case slim vai se sair melhor do que a case fat com o mesmo fan! E eu acho isso devido as aberturas nas laterais que a case slim tem, ou seja, o ar vai entrar por baixo pelo fan e vai sair pelas laterais facilmente enquanto passa por toda a placa mãe, já no modelo fat ele não vai ter por aonde sair a não ser pelas furações da tampa de baixo o que eu acho que não vai ser muito eficiente em tirar o ar de dentro! Pelo menos é assim pelas fotos, só que talvez tenha alguma outra passagem na fat também... O negócio é aguardar tu receber a tua unidade e tirar fotos detalhadas e fazer os testes rsrsrs

Porém, até agora e de acordo com o gringo que tem um modelo fat e um slim, o fat tem temps melhores tanto que para ele nem precisou de fan no fat enquanto no slim sim, só que o modelo fat dele tem a tampa de baixo nova, ou seja, a furada que tem as aberturas de ventilação e o slim dele não! E as placas mães também são de fabricantes diferentes o que influencia também devido ao posicionamento dos componentes e etc.
Acho que está correto. A fat deve ser mais eficiente sem fan e a slim com ele.

Eu comprei esse:

Shopee-fa3caf6220eb7e488d914cd0bc607e00.jpg

Shopee-b27acf3f3b657a5e12e09220b4d9f9a5.jpg

Para que serve essa porta de console?
A porta console é a saída serial RS232. Se você ligar um cabo serial dela pro PC pode dispensar um monitor, por exemplo. Na BIOS tem umas opções de redirecionamento da porta console, mas agora não lembro os detalhes.

Última edição:

Tô usando a friend 22.03

GgEZ5bL.jpeg

Esse problema já aconteceu comigo, e só foi com a build do Friendly.
Na época verifiquei que a LAN não era configurada no primeiro boot, porque um script que o chinês botou pra configurar no primeiro boot parece falhar, pra resolver isso dai basta colocar o arquivo network em /etc/config/network já pré configurado com um default
Código:
config interface 'loopback'
    option device 'lo'
    option proto 'static'
    option ipaddr '127.0.0.1'
    option netmask '255.0.0.0'

config globals 'globals'
    option ula_prefix 'fddd:a0e1:a8cd::/48'

config device
    option name 'br-lan'
    option type 'bridge'
    list ports 'eth1'
    option ipv6 '0'

config device
    option name 'eth1'
    option ipv6 '0'

config interface 'lan'
    option device 'br-lan'
    option proto 'static'
    option netmask '255.255.255.0'
    option ipaddr '192.168.1.1'
    option delegate '0'

config device
    option name 'eth0'
    option macaddr '00:00:00:00:00:01'
    option ipv6 '0'

config interface 'wan'
    option device 'eth0'
    option proto 'dhcp'
    option delegate '0'

config interface 'wan6'
    option device 'eth0'
    option proto 'dhcpv6'
    option auto '0'
    option reqaddress 'none'
    option reqprefix 'auto'
Desde o inicio eu sempre tive problemas com Ping Spike nessa build do FriendlyWrt (atualmente podem ter melhorado, não sei), atualmente uso a versão pura do OpenWRT.

Esse problema já aconteceu comigo, e só foi com a build do Friendly.
Na época verifiquei que a LAN não era configurada no primeiro boot, porque um script que o chinês botou pra configurar no primeiro boot parece falhar, pra resolver isso dai basta colocar o arquivo network em /etc/config/network já pré configurado com um default
Código:
config interface 'loopback'
    option device 'lo'
    option proto 'static'
    option ipaddr '127.0.0.1'
    option netmask '255.0.0.0'

config globals 'globals'
    option ula_prefix 'fddd:a0e1:a8cd::/48'

config device
    option name 'br-lan'
    option type 'bridge'
    list ports 'eth1'
    option ipv6 '0'

config device
    option name 'eth1'
    option ipv6 '0'

config interface 'lan'
    option device 'br-lan'
    option proto 'static'
    option netmask '255.255.255.0'
    option ipaddr '192.168.1.1'
    option delegate '0'

config device
    option name 'eth0'
    option macaddr '00:00:00:00:00:01'
    option ipv6 '0'

config interface 'wan'
    option device 'eth0'
    option proto 'dhcp'
    option delegate '0'

config interface 'wan6'
    option device 'eth0'
    option proto 'dhcpv6'
    option auto '0'
    option reqaddress 'none'
    option reqprefix 'auto'
Desde o inicio eu sempre tive problemas com Ping Spike nessa build do FriendlyWrt (atualmente podem ter melhorado, não sei), atualmente uso a versão pura do OpenWRT.
tem a build
as que eu tenho ou ta faltando algum ou não funciona muito bem ou não funciona

As que eu peguei não tem a custom rules
Ou não tem como instalar o nft-qos

Última edição:
@xShARkx apenas colocando dissipador no nvme, temperatura caiu de 65 para ~50 graus (sem estressar), e puxando 1650mbps, o que batia 94 graus, agora bate 70 graus +- .

Agora vamos ver quando trocar a pasta térmica e colocar o fan noctua, que ainda está com a Total Express, deve chegar até quinta.

@xShARkx apenas colocando dissipador no nvme, temperatura caiu de 65 para ~50 graus (sem estressar), e puxando 1650mbps, o que batia 94 graus, agora bate 70 graus +- .

Agora vamos ver quando trocar a pasta térmica e colocar o fan noctua, que ainda está com a Total Express, deve chegar até quinta.
Aposto que após o fan e pasta vai cair bem! porque com o fan o ar vai passar pela placa toda...

Qual pasta tu vai usar?

Aposto que após o fan e pasta vai cair bem! porque com o fan o ar vai passar pela placa toda...

Qual pasta tu vai usar?
Ainda não sei, as duas que foram recomendadas, custam muito caro.

Como você realizou a instalação do Opnsense no NanoPi R4S?

Tem essa aqui também:

Comprei para fazer a troca da placa mãe do PC que está dando uns bugs e o produto foi reconhecido como original conforme o código do cartão que veio dentro da embalagem.

Tem essa aqui também:

Comprei para fazer a troca da placa mãe do PC que está dando uns bugs e o produto foi reconhecido como original conforme o código do cartão que veio dentro da embalagem.
Sim, só que essa ai é 1g...

Portanto não sei se é o suficiente :D
Acabou de aumentar o preço lul

Eu paguei 68 nela no dia 12.

Chegou meu N5105 com 8GB de Ram e 256GB de NVME ( Netac ).
Fonte Liteon de 12v 4A.
Primeira coisa que descobri, e não gostei, só dá boot em dispositivos EFI. Não dá boot em pendrives com FAT.
Desabilitei todos os turbos na BIOS. A temperatura parece ter baixado uns 10ºC, ficando em 54-55ºC no máximo. Vou fazer mais testes e depois informo as temperaturas.

Sim, só que essa ai é 1g...

Portanto não sei se é o suficiente :D

Acabou de aumentar o preço lul

Eu paguei 68 nela no dia 12.
Compra uma seringa grande de gd900 e seja feliz

Users who are viewing this thread

Voltar