[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Chegou meu N5105 com 8GB de Ram e 256GB de NVME ( Netac ).
Fonte Liteon de 12v 4A.
Primeira coisa que descobri, e não gostei, só dá boot em dispositivos EFI. Não dá boot em pendrives com FAT.
Desabilitei todos os turbos na BIOS. A temperatura parece ter baixado uns 10ºC, ficando em 54-55ºC no máximo. Vou fazer mais testes e depois informo as temperaturas.
Foi taxado no RS?

Última edição:
Chegou meu N5105 com 8GB de Ram e 256GB de NVME ( Netac ).
Fonte Liteon de 12v 4A.
Primeira coisa que descobri, e não gostei, só dá boot em dispositivos EFI. Não dá boot em pendrives com FAT.
Desabilitei todos os turbos na BIOS. A temperatura parece ter baixado uns 10ºC, ficando em 54-55ºC no máximo. Vou fazer mais testes e depois informo as temperaturas.
O teu é aquele com case fat né?

Compra uma seringa grande de gd900 e seja feliz
Essa pasta tem baixa condutividade térmica:

4,8 w/m-k

Em uma coisa que todo grau conta, eu só usuária kryonaut, essa mastergel maker e etc.

No showdown de pastas térmicas que um gringo fez, o resultado foi esse:

8kjhSr6.png

E a tampa inferior, é aquela com as aberturas de ventilação? E tem tbm as furações para colocar o fan de 40m?

E a tampa inferior, é aquela com as aberturas de ventilação? E tem tbm as furações para colocar o fan de 40m?
Só com a furação para o HD/SSD. Nenhuma entrada de ar.

Fonte de alimentação 12v 4A.

Última edição:

4,8 w/m-k

Em uma coisa que todo grau conta, eu só usuária kryonaut, essa mastergel maker e etc.

8kjhSr6.png
Interessante, em outros benchmarks que vi a diferença era bem pequena:

Tem como passar o link desse teste aí? Parece mais confiável.
De toda forma, no meu 5950x e ps3 uso a gd900 sem problemas, mas também tem coolers bem maiores né, talvez em ambiente mais restrito faça uma diferença maior mesmo.

Interessante, em outros benchmarks que vi a diferença era bem pequena:

Tem como passar o link desse teste aí? Parece mais confiável.
De toda forma, no meu 5950x e ps3 uso a gd900 sem problemas, mas também tem coolers bem maiores né, talvez em ambiente mais restrito faça uma diferença maior mesmo.

Peguei daqui o gráfico:

Quanto a longevidade eu posso atestar pessoalmente, pois 2 anos depois as temps aqui ainda estão boas usando kryonaut.

Agora cai em um problema, eu o sistema mais se reiniciar ele já era
A luz da Lan não liga e fica piscando da o Wan e sys
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô usando a friend 22.03
A 21.02 já este mesmo problema

GgEZ5bL.jpeg
Eu tenho esse mesmo problema quando reinicio pelo sistema... pra fazer a LAN subir só tirando da tomada... E isso que ocorre com todas as Builds que já usei (usando Friendly 22.3 também)... Com Opnsense isso não ocorre.
Falha gravíssima nesse nano, aconteceu comigo. Mas já tem um tempão que não aconteceu mais.
Gringo acabou de postar a mesma coisa que vcs relatam:

A2R9YPT.png

Parece alguns r4s tem esse problema com openwrt enquanto outros não? Algum de vcs tem que mandar os logs do system e kernel para a friendelec para eles darem uma olhada e resolver o problema.

Última edição:
Novo x86 do ali:

Com i5-1135G7 ou i7-1165G7.

Porém, alguém vai me crucificar e falar que esse ai nem rodar vai de tão quente, eis que:

S864e3997cb8d4bd49d6109788c2a9d13H.jpg

Se42542bac3da48ff8e2ba7b4d16a811bw.jpg

S95c3c4d6babc4a0e88379a6deeaf5eceF.jpg

Ou seja, começaram a botar heatpipe para espalhar o calor pelo chassi de metal :D
3K, viado. Dá não! Melhor comprar logo um mini PC desses da Lenovo, Dell e HP e meter um HUB Ethernet que sai mais barato.

E pq não colocar um AMD Embedded? Já tem com possibilidade de até oito núcleos consumindo mto pouco. Pra servir como tudo em um seria perfeito.

Peguei daqui o gráfico:

Quanto a longevidade eu posso atestar pessoalmente, pois 2 anos depois as temps aqui ainda estão boas usando kryonaut.

Gringo acabou de postar a mesma coisa que vcs relatam:

A2R9YPT.png

Parece alguns r4s tem esse problema com openwrt enquanto outros não? Algum de vcs tem que mandar os logs do system e kernel para a friendelec para eles darem uma olhada e resolver o problema.

Até mandaria mais nem consigo entrar na interface
Meu quando da isto já era tenho que instalar o openwrt denovo

3K, viado. Dá não! Melhor comprar logo um mini PC desses da Lenovo, Dell e HP e meter um HUB Ethernet que sai mais barato.
Mais hub tu não tem controle algum, fora que é caro porque é um i5 e i7 de 11 geração + 6 portas 2.5gb.

É aquele negócio, cada um com seu bolso e necessidade! Para o meu bolso e necessidade com certeza que não é rsrs.
E pq não colocar um AMD Embedded? Já tem com possibilidade de até oito núcleos consumindo mto pouco. Pra servir como tudo em um seria perfeito.
Só vejo desses roteador x86 do ali com intel, o porque deles não fazerem com AMD eu não tenho idéia.
Até mandaria mais nem consigo entrar na interface
Meu quando da isto já era tenho que instalar o openwrt denovo
Testa a minha snapshot só para ver se acontece o problema:

E testa com o immortalwrt e ve se da problema também:

Mais hub tu não tem controle algum, fora que é caro porque é um i5 e i7 de 11 geração + 6 portas 2.5gb.

É aquele negócio, cada um com seu bolso e necessidade! Para o meu bolso e necessidade com certeza que não é rsrs.

Só vejo desses roteador x86 do ali com intel, o porque deles não fazerem com AMD eu não tenho idéia.

Testa a minha snapshot só para ver se acontece o problema:

E testa com o immortalwrt e ve se da problema também:

a sua snapshot boot mais a lan não funciona
vou testar a outra

testei a rc4 funciona mais não instala alguns pacotes

esta do immortalwrt funciona muito bem, ja reiniciei varias vez de não deu problemas

A única coisa que não funciona é o adguard

Última edição:
Na verdade adguard funciona só não inicia para configurar ele, tem que fazer isto manualmente
Depois que instalei os pacotes e configurei meio por cima desliguei e reiniciei algumas vezes não deu problema

Gente, to com uma rede que é modem em bridge da operadora, ligando no wan do roteador asus 68u… fiz cfg de qos e melhorou mt pra minha finalidade que é jogos. Estava querendo dar um up nessa rede. O que vcs indicam, ouvi falar que o pfsense seria bom mas n tenho ctz

Ta usando qual imagem do opnsense? Instalou como? Até um dia tentei me aventurar mais não bootava de jeito nenhum o opnsense aqui, tava meio cansado de quebrar a cabeça de como grava o sistema no cartão SD e acabei desistindo kkkk
Na época usei a compilação OPNsense-22.1.6... usei por quase um mês... A instalação foi simples, queimei a imagem no SD e botei pra subir no Nano... sei que tem um enrosco na instalação inicial onde se tiver um Switch no meio o OPN não sobe, parece que o enrosco é no MAC (acredito que isso ja tenha sido resolvido), por garantia fiz a instalação inicial com Nano direto no PC, então a instalação foi de boa.

OPNsense

Botei pra rodar agora pela manhã pra gerar esse videozinho.

Como você realizou a instalação do Opnsense no NanoPi R4S?
Então, o processo é o mesmo do OpenWRT... Queima a imagem no SD e bota pra subir no Nano.

Baixo as imagens por aqui.

4,8 w/m-k

8kjhSr6.png
Tem outras pastas como a master gel maker que tem 11w

Na época usei a compilação OPNsense-22.1.6... usei por quase um mês... A instalação foi simples, queimei a imagem no SD e botei pra subir no Nano... sei que tem um enrosco na instalação inicial onde se tiver um Switch no meio o OPN não sobe, parece que o enrosco é no MAC (acredito que isso ja tenha sido resolvido), por garantia fiz a instalação inicial com Nano direto no PC, então a instalação foi de boa.

OPNsense

Botei pra rodar agora pela manhã pra gerar esse videozinho.

Então, o processo é o mesmo do OpenWRT... Queima a imagem no SD e bota pra subir no Nano.

Baixo as imagens por aqui.
Uhm, vou tentar aqui!

O que vc achou openwrt vs opnsense no r4s ?

Qual dessas imagens aqui vocês recomendam pro 5105?
vpkBdt8.png

Qual dessas imagens aqui vocês recomendam pro 5105?
vpkBdt8.png
Generic x86/64 porque é para cpu 64 bits:

Diferenças está aqui:

/\ Ai também diz o que cada imagem é \/

b7DDeNp.png

Só que eu iria na estável do openwrt atual, ou seja, iria na 21.02.03 e não na 22.03.0-rc5 :D.

E lembrando que vc tem que ir ali em personalizar pacotes embaixo e adicionar:

pmguqJE.png

kmod-igc

Pois esse kmod-igc é os drivers intel I225, como da para ver abaixo:

Generic x86/64 porque é para cpu 64 bits:

Diferenças está aqui:

/\ Ai também diz o que cada imagem é \/

b7DDeNp.png

Só que eu iria na estável do openwrt atual, ou seja, iria na 21.02.03 e não na 22.03.0-rc5 :D.

E lembrando que vc tem que ir ali em personalizar pacotes embaixo e adicionar:

pmguqJE.png

kmod-igc

Pois esse kmod-igc é os drivers intel I225, como da para ver abaixo:

da erro quando peço a compilação

da erro quando peço a compilação
É realmente o botão de request build não está funcionando, reportei la no forum e no github! Agora é esperar rsrs

Nesse caso vc iria precisar buildar vc mesmo o openwrt, ou se tu quiser dessa vez eu faço uma build aqui para vc poder usar até eles arrumarem o site do firmware selector.

Ou então testa outro sistema como:

Users who are viewing this thread

Voltar