Vamos simplificar então, falaremos daqui em diante apenas do V3, ou seja:
V3 Slim ->
https://www.aliexpress.com/item/1005003744743799.html
V3 Fat ->
https://www.aliexpress.com/item/1005004326534253.html
Vamos focar apenas nos modelos V3 devido as suas várias melhorias, sendo que ambos possuem a mesma placa mãe e as mesmas tampas inferiores com aberturas para ventilação + furação para fan 40x40x10mm, ou seja, essa tampa inferior abaixo:
Única diferença entre os dois x86 acima é o resto da case de metal, ou seja:
Modelo Fat
Modelo Slim
O meu ponto, é que quando eu comprar um desses, talvez eu opte pela case slim!
Por que? Porque ao comprar um desses, eu com certeza vou colocar um fan 40/40/10mm nele e a case slim por ter essas aberturas para ventilação na lateral, vai trabalhar mais eficientemente para resfriar os componentes, ou seja, o ar vai vir por baixo pelo fan, vai passar por toda a placa mãe e vai exaustar pelas aberturas da lateral! Já na case fat, a única saída do ar parece ser as aberturas da tampa inferior o que na minha cabeça não vai ser eficiente para exaustar o ar quente!
Porém, pode ser que eu esteja errado ou que tenha outras passagens na case fat, ou que as aberturas da tampa inferior exaustem bem também! Vou aguardar o
@Snk B postar os pareceres do V3 Fat que ele pegou.
Resumindo o meu pensamento:
1 - Case slim parece ser melhor quando se coloca um fan devido aberturas laterais que vai deixar o ar do fan passar por toda placa mãe e exaustar pelos lados com facilidade.
2 - Case fat parece ter temps em stock melhor, talvez não necessitando de um fan, porém, até o momento isso foi atestado apenas com case fat x case slim de fabricantes diferentes, com tampas inferiores diferentes(uma com aberturas de ventilação no fat e outra sólida no slim) e placas mãe diferentes.
Portanto fica difícil ter uma conclusão correta aqui, já que ambos tem de uma variáveis diferente que vão afetar o resultado! Agora se ambos tivessem as mesmas placas mãe, vindos do mesmo fabricante\loja e com a mesma tampa inferior, ai sim daria para dizer que a case fat em modo passivo é melhor do que a slim, porém, ainda sim gostaria de ver qual case tem\teria o melhor desempenho quando se coloca um fan.
Eu recomendo as pessoas que forem comprar um x86 desses daqui para frente, para comprarem os modelos v3 ou os seus sucessores(v4, v5 e etc e que vão ser lançados futuramente) e também verificar se a case vai vir com a tampa inferior nova que ai facilita bastante pois ai da para colocar um fan se a pessoa achar necessário, facilita quem quer conectar um SSD ou HD sata direto na placa do x86, porém, mantendo o mesmo fora da case e etc.
É, tem uma frase nos anúncios desses x86 do ali falando sobre ser apto para aplicação industrial...
Só que o uso original aqui dó tópico não é para aplicações industriais e nem nunca foi recomendado ou comentado sobre isso aqui para ser sincero, aqui na minhão visão são apenas usuários domésticos ou um pouco acima disso(pequena empresa?) procurando um roteador x86 com hardware bom, portas 2.5 Gbe e etc, por um preço CxB para fazer loadbalance, ou juntar várias aplicações em um hardware apenas, ou pensando no futuro aonde conexões 1 Gbit vão ser mais comuns e etc.
Porém, la no forum dos gringos temos pelo menos um relato de um usuário que talvez esteja utilizando nesse cenário?
I wonder if this will fix my issue seeing both Samsung 970 Eve Plus drives at the same time... Now I just have to work out how to do the BIOS upgrade. My Chinese is rubbish. Yep, as I suspected, it's actually the the PS5712TG from SDaPo Communication. I think it would be valid to send an...
forums.servethehome.com
Já que o gringo ai comprou 18 unidades desses x86 do ali com n5105 pelo visto e que estão funcionando bem...
Sim, eu também acho que o NVME que os gringos estão botando tem boa parte da culpa! Porque os caras estão botando NVME da mais alta performance como samsung 970 evo plus e etc... O que para mim não faz muito sentido, ou seja, colocar um SSD NVME desse nível em um aparelho que por padrão é passivo o resfriamento do mesmo, sendo que esses SSD NVME de alta performance literalmente fritam de tão quente, o certo mesmo é usar um NVME de menor performance se vc quiser usar um sistema totalmente passivo e é esse tipo de NVME que os chinas mandam nos bundles que vem com ram + SSD.
Porém, a minha conclusão desses x86 do ali é que eles precisam de um pouco de DiY para melhorar as temps deles, pelos menos alguns deles!
Ou seja:
1 - Trocar a pasta térmica por uma de excelente qualidade como Kryonaut ou aquela viscosa k5-pro.
2 - Talvez seja ideal também lapidar a peça de cobre que faz contato com o DIE do CPU, já que alguns relatos dizem que ela vem meio áspera da fabrica ao passar o dedo nela.
3 - Ajustar a bios pois pelo que da para ver, é que vem tudo setado no talo, ou seja, clock fica sempre no máximo, C-States vem desativado e etc. Talvez esse não seja mais o caso do v3 com a bios nova pois no changelog do update é dito que esse tipo de coisa foi ajustada e não parece vir com tudo setado no talo mais.
4 - Verificar outros componentes aonde pode ser colocado thermal pad entre o mesmo e case de metal.
5 - Colocar um fan 40/40/10mm de qualidade que basicamente não gasta energia e que melhora bastante as temps do NVME e Memória e que consequentemente melhora as temps no geral do x86 todo, inclusive do CPU. Isso se a pessoa que comprou, achar necessário é claro.
OBS: A pasta térmica k5-pro talvez seja até mais indicada do que a kryonaut devido a viscosidade da mesma! Seria maneiro se alguém testasse isso para ser sincero
As temps desses x86 do ali, não me assustam! Pois basta fazer um pouco de DiY que é resolvido facilmente devido as várias maneiras de melhorar as mesmas o que não é grandes coisas visto que o CxB desses x86 do ali é excelente e fora que eles preenchem uma lacuna no mercado que existe, ou seja, x86 com portas 2.5gbe, CxB e etc com finalidade de ser um roteador.
Pergunta, tu chegou a mudar algo no n5105? Ou está tudo em stock, digo pasta térmica, configs da bios e etc?
Configs que os gringos estão usando na bios devido a vir tudo setado no talo(clock fica no talo sempre e etc):
Advanced -> Power & Performance -> CPU
- Boot performance mode = Max non-turbo performance
- View/Configure Turbo Options
- Energy Efficient P-state = enabled
- Power Limit 1 override = disabled
- Power Limit 2 override = enabled
- Power Limit 2 = 20000 (= 20W)
- CPU VR Settings
- PSYS PMax Power = 176
- Acoustic Noise Mitigation = enabled
- Slow Slew Rate for Vccln Domain = fast/16
- C states = enabled
Outros estão abaixando mais o PL2 ao invés de 20w para 15w ou até 10w e também limitando o PL1, isso varia de acordo com cada um já que vai da necessidade de cada um e preocupação com gasto de energia de cada um.
Eu faria esses 5 passos que comentei acima ou pelo menos alguns deles para melhorar essas suas temps ai com o n5105, sendo os passos mais indicados o 1, 2, 3 e 5(com o 5 sendo o principal).
O
@xDaNte está usando no pen drive senão me falha a memória e parece funcionar sem problemas