• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Uhm, acho então que vc não deve ter lido os meus posts direito rsrsrs, pois eu nunca falei que já tinha um x86... Alias sempre deixei bem claro que eu ainda usava um NanoPi.

Sim, são suposições! Porém, são suposições lógicas com base nas informações do forum STH(relatos), forum esse que eu li todo e acompanho desde do inicio já que eu fui um dos primeiros a postar la naquele tópico(só ver a primeira pagina) juntamente com informações daqui do adrenaline também e não são suposições com base em achismo...

E é por isso que mais de uma vez eu pedi opinião da galera para fazer um brainstorm para ver se alguém pensaria em alguma possibilidade diferente do que eu postei nos meus posts com textão, aonde eu botei muitas informações + a lógica por trás do meu pensamento... Só que parece que a galera só se interessa em ler posts ou postar quando tem algum problema que precisa de solução ou duvida que precisa de uma resposta, fora isso aqueles posts enormes com muita logica e informação + fotos e etc que eu postei, passaram bem batidos por aqui para ser sincero.


Isso, faz os testes com e sem fan! Estressando bem o NVME e medindo bem as temps dele e no dos outros componentes geral, principalmente quando usa sem fan.


Não é bem assim, tem muitos reclamando quanto a temp da case fat também(inclusive v3), é só ler o tópico por completo.

Novamente vou falar aqui:

A case fat tem mais massa, porém, é um fato consumado que essa massa só afeta a temp do CPU diretamente e nada mais, já que o CPU é a única coisa ligada nela, ou seja, dissipando calor diretamente para ela através de um contato físico!

E o problema aqui não é o CPU e sim os componentes do outro lado da placa que não tem contato algum com a massa da case, principalmente o NVME o que esquenta bastante e com isso gera muito ar quente, ar esse que fica preso dentro da case e como resultado tudo acaba esquentando muito inclusive o CPU já que como não existe troca de ar ou calor no lado aonde fica o NVME, o que vira um ciclo de mais e mais ar quente\calor que esquenta tudo inclusive a placa em si e esquenta também a massa da case e como resultado isso vai aumentar a temp do CPU que em retorno vai gerar um novo clico vicioso de calor!

O próprio relato do @Arris provou isso aqui no tópico mesmo, aonde o NVME dele está em IDLE(ainda sim produzindo calor pois um NVME fica no mínimo uns 35 graus + ou - em idle) e as temps dele estão excelentes na faixa dos 40 graus e chegando só na faixa dos 50 fazendo teste de 1Gb e ele está rodando fanless e a case dele é a slim com tampa inferior antiga que não tem abertura de ventilação nenhuma.

Portanto a minha lógica, é que NÃO da para rodar esses x86 do ali com um NVME sem usar um FAN!

E quando colocamos um fan, a case slim vai ser superior na minha visão lógica! Por que? Porque a mesma tem aberturas laterais que vão permitir a entrada de ar frio ou permitir a saída de ar quente com eficiência e porque a melhor posição para um fan em relação a case(independente se é a fat ou slim) é na parte inferior da mesma pois parece ser um fato comprovado, de que só existe problema de temperatura porque os componentes do outro lado da placa(principalmente o NVME) esquentam e não tem como dissipar o calor.


No aguardo.
O lance maior cara, é que normalmente precisamos ser mais diretos ao ponto.
Menos rodeios e mais informação assertiva.
Imagine que você no seu ambiente de trabalho, para explicar algo simples, demore 3 horas para chegar na mesma conclusão, sendo que em no máximo 3 linhas você conseguiria transmitir a mensagem.
Fórum é um lugar onde uma comunicação síncrona tem muito mais valor do que assíncrona.
 
O lance maior cara, é que normalmente precisamos ser mais diretos ao ponto.
Menos rodeios e mais informação assertiva.
Imagine que você no seu ambiente de trabalho, para explicar algo simples, demore 3 horas para chegar na mesma conclusão, sendo que em no máximo 3 linhas você conseguiria transmitir a mensagem.
Fórum é um lugar onde uma comunicação síncrona tem muito mais valor do que assíncrona.
O problema em sí envolve muitas possibilidades, variaveis e informações, como que vai ter uma conclusão correta e verificar todas as questões se as mesmas não forem levantadas nos maiores detalhes?

O que vc fala, estaria certo se fosse um uma questão simples e com poucas variáveis e poucas possibilidades, o que está longe de ser o caso!

Edit:

Por isso que eu resolvi postar um post textão levantando tudo sobre esse problema de temperatura e dai para frente discutir cada ponto separadamente, porém, é como eu falei galera só presta atenção quando é um problema que eles querem solução na hora ou uma duvida importante que precisa ser sanada também na hora, fora isso passa batido e é preciso ficar respostando a mesma coisa de novo.

Vou ser o mais conciso de agora em diante então, vou mandar se virar :limo: Como ser mais conciso do que isso? Um Forum de discussão que não quer usar para discutir?
 
Última edição:

Também pensei nisso. Mas ainda não achei um suporte pra fan de 12cm que eu tenho sobrando aqui.
Eu tinha um fan akasa de 12cm jogado aqui e fiz um teste. Coloquei só em cima da case para o ar quente subir e ficou outra coisa. A case inteira ficou muito fria e até os componentes internos, mesmo deixando na horizontal. No momento a temperatura ambiente está 29 e a cpu variando de 36 a 38. Se colocar a mão na case mal sente que está morno.
É uma opção para quem pode deixar o mini pc em algum local não visível porque fica meio estranho com o fan.
Faz um tempo que penso em organizar tudo num rack, mas nem sei se existe rack para uso em casa e não quero um tipo datacenter. Agradeço se alguém tiver alguma sugestão.
 
X86 V3 FAT na mão... Chegando em casa, começo os testes.
Vou colocar o Windows 11 primeiro, para verificar se o CPU é ES/QS, após isso, vou partir para o ESXI
 
Já fiz um dos testes... CPU 100% retail. Nada de ES ou QS
 
Saiu um V4 agora:


Pontos principais:

- Placa mãe é a mesma do V3, só que agora também com o N6005 disponível como cpu nessa placa.
- A novidade mesmo é que agora o controlador das portas ethernet é novo Intel i226-V enquanto no V3 e modelos anteriores era o é Intel i225-V B3.

Intel i225-V B3 -> https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/184676/intel-ethernet-controller-i225v.html
Intel i226-V -> https://www.intel.com/content/www/u...ethernet-controller-i226v/specifications.html

É bem novo esse controlador então a chance dos sistemas ainda não suportarem como pfsense, opnsense e etc é alta.
 
Cancelei o v3 slim e peguei um v4 fat:

UWUnbtY.png
 
O problema em sí envolve muitas possibilidades, variaveis e informações, como que vai ter uma conclusão correta e verificar todas as questões se as mesmas não forem levantadas nos maiores detalhes?

O que vc fala, estaria certo se fosse um uma questão simples e com poucas variáveis e poucas possibilidades, o que está longe de ser o caso!

Edit:

Por isso que eu resolvi postar um post textão levantando tudo sobre esse problema de temperatura e dai para frente discutir cada ponto separadamente, porém, é como eu falei galera só presta atenção quando é um problema que eles querem solução na hora ou uma duvida importante que precisa ser sanada também na hora, fora isso passa batido e é preciso ficar respostando a mesma coisa de novo.

Vou ser o mais conciso de agora em diante então, vou mandar se virar :limo: Como ser mais conciso do que isso? Um Forum de discussão que não quer usar para discutir?
Se vc parar com o textão aí é que a porrada come pro seu lado! :mao:
 
Nesse ritmo até o próximo mês já sai o v6.
:tom:
Rapaz... Cê tava com dúvida se o N5105 era capaz de rodar as VM's kkkkk
ESXI + Ubuntu Server + PFsense rodando LISO lá no minipc
Uso de CPU:
Topando meu link, ficou em 15% (500/250Mb) - Processador da VM do PF sense
Uso de processamento geral: 23%
CPU do Ubuntu Server: 4% (já rodando Unifi Controller, Adguard Home e Zabbix)
 
Em algum lugar o pessoal fala da durabilidade desses x86?

Eu sei que memo e nvme eles colocam qualquer porcaria, por isso até vou comprar separado, mas minha dúvida é sobre o restante.
 
Em algum lugar o pessoal fala da durabilidade desses x86?

Eu sei que memo e nvme eles colocam qualquer porcaria, por isso até vou comprar separado, mas minha dúvida é sobre o restante.
Essa é uma questão meio complicada de responder né...

Já que mesmo que no geral eles tenham uma durabilidade boa, vc pode acabar sendo "premiado" com um que pode vir a dar defeito por "N" razões possíveis.

O que sabemos e que é preciso fazer ao comprar um desses, é:

1 - Comprar apenas o modelo barebones(sem ram e sem ssd), pois comprar um dos combos, ou seja, que vem com ram + ssd é burrice pois além de pagar caro são colocados SSD e RAM de procedência duvidosa = jogar dinheiro fora.

2 - É obrigatório fazer alguns passos para se ter temperaturas boas nesses x86 como: Trocar a pasta térmica que vem de fábrica por uma de excelente qualidade, verificar se o bloco de cobre\alumínio precisa ser lapidado, colocar um dissipador no NVME caso for usar um e colocar um fan caso for usar um NVME.

3 - Comprar uma fonte de energia de marca boa e confiável, pois além de possivelmente economizar energia vc garante que a mesma funciona 100% dentro dos padrões, além de ter maiores garantias que podem ou não ajudar com a longevidade do x86 em si.

Aqui do tópico eu sei que o @RiX tem um com cpu j4125 já alguns meses, fora isso tu teria que de repente perguntar la no forum STH para ver se tem alguém com algum desses a mais tempo? Porém, vc só vai conseguir dados sobre as versões mais antigas, pois a placa V3 em diante tem pouco tempo que foi lançado.

Existem relatos la no forum do STH de pessoas que compraram em grandes quantidades como um gringo que disse que pegou 18 e estão funcionando:

SZBEumk.png


Fonte:

 
Acho a dúvida sobre durabilidade válida, pois no Brazil, ao comprar uma placa mãe por valores semelhantes, tem-se a preocupação com VRM, capacitores, oxidação, etc. Nos fóruns de promoções as pessoas "estudam" uma placa mãe de R$ 400,00 intensamente através de reviews, youtube, etc antes de comprar.

Comprar esses x86 sem garantia no Brasil é um risco, pois se oxidar a placa, começar a ter aqueles comportamentos estranhos, por ex, reiniciar sozinho, desligar do nada, travar...vai precisar jogar o combo placa+processador fora.

Por isso eu acho que deveria ter opções de mini ITX viáveis no Brasil, mas parece que as fabricantes abandonaram esse mercado por aqui.
 
Essa é uma questão meio complicada de responder né...

Já que mesmo que no geral eles tenham uma durabilidade boa, vc pode acabar sendo "premiado" com um que pode vir a dar defeito por "N" razões possíveis.

O que sabemos e que é preciso fazer ao comprar um desses, é:

1 - Comprar apenas o modelo barebones(sem ram e sem ssd), pois comprar um dos combos, ou seja, que vem com ram + ssd é burrice pois além de pagar caro são colocados SSD e RAM de procedência duvidosa = jogar dinheiro fora.

2 - É obrigatório fazer alguns passos para se ter temperaturas boas nesses x86 como: Trocar a pasta térmica que vem de fábrica por uma de excelente qualidade, verificar se o bloco de cobre\alumínio precisa ser lapidado, colocar um dissipador no NVME caso for usar um e colocar um fan caso for usar um NVME.

3 - Comprar uma fonte de energia de marca boa e confiável, pois além de possivelmente economizar energia vc garante que a mesma funciona 100% dentro dos padrões, além de ter maiores garantias que podem ou não ajudar com a longevidade do x86 em si.

Aqui do tópico eu sei que o @RiX tem um com cpu j4125 já alguns meses, fora isso tu teria que de repente perguntar la no forum STH para ver se tem alguém com algum desses a mais tempo? Porém, vc só vai conseguir dados sobre as versões mais antigas, pois a placa V3 em diante tem pouco tempo que foi lançado.

Existem relatos la no forum do STH de pessoas que compraram em grandes quantidades como um gringo que disse que pegou 18 e estão funcionando:

SZBEumk.png


Fonte:

O Meu j4125 continua em perfeitas condições vai durar anos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pô cara... Então tudo que você estava falando sobre a case FAT vs SLIM eram baseadas em suposições? Achei que tu já tinha o aparelho ai.
O meu V3 fat deve estar chegando entre hoje e amanhã, então farei alguns testes e postarei aqui.
No mais, vi em algumas postagens lá no server the home, que realmente a case slim, como possui menos material para dissipar o calor, não consegue temperaturas boas igual à fat.
Já tenho o fan de 40x40x10 e comprei outro nvme para instalar dentro do minipc.
Chegando aqui e configurando as coisas, já dou um feedback.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nova BIOS disponível para a V3 da ChangWang:

Correção 2022/8/9

  1. Corrigimos algumas incompatibilidades de memória.
  2. Otimize a velocidade de alimentação.
  3. Opção de wake-on-LAN adicionada, localização Chipset-> CONFIGURAÇÃOPCH-IO-&>Wake na LAN

Aproveitando hoje eu fiz atualização da bios do meu n5105 deu boa com sucesso
 
Acho a dúvida sobre durabilidade válida, pois no Brazil, ao comprar uma placa mãe por valores semelhantes, tem-se a preocupação com VRM, capacitores, oxidação, etc. Nos fóruns de promoções as pessoas "estudam" uma placa mãe de R$ 400,00 intensamente através de reviews, youtube, etc antes de comprar.

Comprar esses x86 sem garantia no Brasil é um risco, pois se oxidar a placa, começar a ter aqueles comportamentos estranhos, por ex, reiniciar sozinho, desligar do nada, travar...vai precisar jogar o combo placa+processador fora.

Por isso eu acho que deveria ter opções de mini ITX viáveis no Brasil, mas parece que as fabricantes abandonaram esse mercado por aqui.
Essa situação é no mundo inteiro para ser sincero, itx la fora também não é prioridade.

Inclusive não tem um fabricante sequer preenchendo essa lacuna que esses x86 do ali preenchem, a gigabyte senão me falha a memória lançou uma plaquinha de baixo tpd, mais só vem com uma porta ethernet gigabit(nem 2.5 gbe é) e vem com umas portas inúteis como COM, PS2 e etc. Vem com um slot PCIe Gen 3 x1, o que não vai dar bom se colocar uma plaquinha com várias portas 2.5 Gbe.

Edit:

Achei -> https://www.servethehome.com/gigabyte-n5105i-h-intel-celeron-n5105-mitx-motherboard-launched/

Só tem mesmo fabricante chinês cumprindo o papel de oferecer solução para todo o tipo de de necessidade e bolso.
 
Última edição:
@capa_da_gaita

Outra possibilidade também é comprar de fabricantes chineses que na teoria oferecem uma melhor "qualidade" e talvez até "garantia"?

Tipo a YangLing:


Só que ainda não tem uma versão sequer com portas 2.5Gbe e é bem mais caro também!

É da YangLing, que aquela Protectli americana compra os x86 dela e revende nos EUA pelo dobro do preço:


Exemplo:

Modelo FW4B da Protectli -> https://protectli.com/product/fw4b/

É esse modelo aqui da YangLing -> https://www.aliexpress.com/item/1005002344983999.html

Alguns dizem que quando a Protectli trazer os modelos com porta 2.5 Gbe a gente vai ter acesso a usar coreboot ao invés da bios do fabricante, igual acontece atualmente já com os modelos gigabit mais antigos:


Um post no forum STH sobre suporte do coreboot a cpus jasperlake:


 
O Meu j4125 continua em perfeitas condições vai durar anos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aproveitando hoje eu fiz atualização da bios do meu n5105 deu boa com sucesso
Opa, chegando em casa vou atualizar o meu também.
O seu também aparece a logo da AMI ao ligar o miniPC?
 
Tomei uma surra com proxmox hj.
Mas depois de muita luta consegui colocar openwrt, pfsense (apenas 1 deles como firewall ativo) e Ubuntu server.
Só não funcionou direito o docker do Ubuntu server aqui. Amanhã tento de novo.
 
ae comparsas. boa noite.
onde a gente acha update de bios para essas porras de mini pc?
valeuu
Se comprar o V3 ou o V4, vc acha no site do fabricante da placa que é a ChangWang:


V4 direto da loja da ChangWang no ali:


Uns 200 reais mais caro do que comprar da topton.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo