• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Gringo falando sobre o que há de novo no openwrt 22.03:



Já que fizeram a legenda em inglês para o video, a tradução automática fica boa para que não souber inglês.
 

Obrigado por compartilhar! Coloquei o video na lista para assistir. Porém em outra review esse YouTuber aí não sabia que o iperf3 -c (no lado do cliente) faz upload por default (para download tem que usar iperf3 -c -R no cliente). Na época valeu pelo review dele, mas as informações não foram precisas por causa desse erro dele.

Vou ver se nesse novo vídeo ele aprendeu ou não como usar o iperf3 corretamente... :rolleyes:
 
Vendo alguns vídeos de chineses que possuem X86 rodando OpenWRT, todos praticamente são inânimes: Ainda não vale a pena comprar o i226v da Intel.
Se trata mais como um i225v B4 do que uma nova placa de rede kkkk

 
Para 2+ links de internet, qual o hardware mais indicado? Pretendo fazer load balance e fail over.
 
Vendo alguns vídeos de chineses que possuem X86 rodando OpenWRT, todos praticamente são inânimes: Ainda não vale a pena comprar o i226v da Intel.
Se trata mais como um i225v B4 do que uma nova placa de rede kkkk


Essa é uma conclusão extremamente precipitada de um nic que acabou de sair para ser sincero.

Não vale a pena? Por que? Por causa de driver?Driver daqui a pouco fica redondo, o nic é literalmente novo e agora que está sendo disponibilizado.

7EctNLs.png


Só essa diferença de TPD X 4(já que são 4 nics no x86) em uma aparelho que fica 24 horas ligado, já é uma grande coisa já que da quase 3 W de diferença de consumo. Só por esse TPD ai na minha opinião, a i226 é melhor do que a i225 kkkkk
Fora que existem outras melhorias como a i226 ser pcie 3.1, inclusive tem chinês indagando que isso em teoria seria melhor ai nesse video(já eu não sei se essa diferença entre pcie 3.1 vs 2.0 realmente faz alguma diferença ou não) e outras coisas que devem estar apenas debaixo do capô já que o i225 foi extremamente problemático no lançamento para intel o que trouxe 3 revisões de diferentes(b1, b2 e b3) portanto a intel com certeza aprendeu a lição e deve ter arrumado os problemas todos que eles viram no i225.
Para 2+ links de internet, qual o hardware mais indicado? Pretendo fazer load balance e fail over.
Depende de quanto vc quer gastar, quanto de velocidade vai ser esse seu load balance e fail over e etc.
 
Última edição:
Essa é uma conclusão extremamente precipitada de um nic que acabou de sair para ser sincero.

Não vale a pena? Por que? Por causa de driver?Driver daqui a pouco fica redondo, o nic é literalmente novo e agora que está sendo disponibilizado.

7EctNLs.png


Só essa diferença de TPD X 4(já que são 4 nics no x86) em uma aparelho que fica 24 horas ligado, já é uma grande coisa já que da quase 3 W de diferença de consumo. Só por esse TPD ai na minha opinião, a i226 é melhor do que a i225 kkkkk
Fora que existem outras melhorias como a i226 ser pcie 3.1, inclusive tem chinês indagando que isso em teoria seria melhor ai nesse video(já eu não sei se essa diferença entre pcie 3.1 vs 2.0 realmente faz alguma diferença ou não) e outras coisas que devem estar apenas debaixo do capô já que o i225 foi extremamente problemático no lançamento para intel o que trouxe 3 revisões de diferentes(b1, b2 e b3) portanto a intel com certeza aprendeu a lição e deve ter arrumado os problemas todos que eles viram no i225.

Depende de quanto vc quer gastar, quanto de velocidade vai ser esse seu load balance e fail over e etc.
Exatamente... Se for ver pela questão de consumo energético, realmente o i226v vale a pena... Dependendo do preço em que este novo nic seja vendido. Pois esses 3W a mais, durante 30 dias subiria o que na conta de energia? 10,00?
Mas, se for por questão de velocidade, o pcie 2.0 já consegue passar a banda de 2.5G tranquilamente.
Na realidade, sempre os drivers de nic saem bons para Windows, mas a Intel caga para o Linux, então cabe a comunidade portar e corrigir os bugs de driver.
O maior problema que eu vejo mesmo, desses nics, é o fato de não terem drivers nativos dentro do ESXI por exemplo. Fui tentar instalar o ESXI 7.0 no meu minipc, porém deu erro na instalação justamente por não ter os drivers. Então tive que ir para o proxmox.
Se o i225v B3 não tem driver 100% pra ele, no Linux... Imagine o i226v?
 
Exatamente... Se for ver pela questão de consumo energético, realmente o i226v vale a pena... Dependendo do preço em que este novo nic seja vendido. Pois esses 3W a mais, durante 30 dias subiria o que na conta de energia? 10,00?
O problema é que ninguém vai usar um hardware que use esses nics por apenas 30 dias e sim por anos como o exemplo do x86, portanto quando se soma o tempo util do aparelho todo a diferença vai ser grande.

O preço dos x86 tanto com i225 e i226 é basicamente a mesma coisa:

V3 com i225 via topton:

rNFi9Pm.png


V4 com i226 via topton:

QcRyMG9.png


V3 com i225 via ChangWang:

xZA1oaz.png


V4 com i226 via ChangWang:

pLcfQmr.png

Mas, se for por questão de velocidade, o pcie 2.0 já consegue passar a banda de 2.5G tranquilamente.
Eu também não acho que o pcie 3.1 vai influenciar, porém, o chinês acha que vai ser mais eficiente? Eu já tenho minhas duvidas.
Na realidade, sempre os drivers de nic saem bons para Windows, mas a Intel caga para o Linux, então cabe a comunidade portar e corrigir os bugs de driver.
O maior problema que eu vejo mesmo, desses nics, é o fato de não terem drivers nativos dentro do ESXI por exemplo. Fui tentar instalar o ESXI 7.0 no meu minipc, porém deu erro na instalação justamente por não ter os drivers. Então tive que ir para o proxmox.
Se o i225v B3 não tem driver 100% pra ele, no Linux... Imagine o i226v?
Ué? Mais tem diversas pessoas usando ESXI com i225-V B3, acho que a imagem que tu usou que deveria estar com problema ou sem os drivers.

De qualquer forma, não da para afirmar nada no momento quando chegar o meu ai eu posso fazer o testes e dizer os resultados se já está funcionando bem com ESXI, promox e e etc.

Ao olhar os drivers da comunidade:

BJl6dc4.png


Já estão adicinando\adicionaram suporte para o i226.
 
Última edição:
O problema é que ninguém vai usar um hardware que use esses nics por apenas 30 dias e sim por anos como o exemplo do x86, portanto quando se soma o tempo util do aparelho todo a diferença vai ser grande.

Eu também não acho que o pcie 3.1 vai influenciar, porém, o chinês acha que vai ser mais eficiente? Eu já tenho minhas duvidas.

Ué? Mais tem diversas pessoas usando ESXI com i225-V B3, acho que a imagem que tu usou que deveria estar com problema ou sem os drivers.

De qualquer forma, não da para afirmar nada no momento quando chegar o meu ai eu posso fazer o testes e dizer os resultados se já está funcionando bem com ESXI, promox e e etc.

Ao olhar os drivers da comunidade:

BJl6dc4.png


Já estão adicinando\adicionaram suporte para o i226.
Não tinha visto essa página... Eu baixava o ESXI direto lá da VMware.
Mais pra frente acho que vou retirar o proxmox e ir pro ESXI, acho um pouco superior hehe
 
Não tinha visto essa página... Eu baixava o ESXI direto lá da VMware.
Mais pra frente acho que vou retirar o proxmox e ir pro ESXI, acho um pouco superior hehe
Eu não tenho ideia pois nunca usei para ser sincero, vai ser a primeira vez testando! Fora que eu não sei se eu vou usar eles ou não, eu planejava usar baremetal pois eu não tenho o que hostear além do sistema de roteamento?

Alias o que vc estão hosteando por ai?
 
Eu não tenho ideia pois nunca usei para ser sincero, vai ser a primeira vez testando! Fora que eu não sei se eu vou usar eles ou não, eu planejava usar baremetal pois eu não tenho o que hostear além do sistema de roteamento?

Alias o que vc estão hosteando por ai?
Proxmox com 3 VM
Openwrt
Pfsense
Ubuntu server com docker

Só to apanhando agora com o torrent no ubuntu server, mas de resto ta show.
 
O loco dois sistemas de roteamento, o que ta usando ai dos dois? Ou vc está em processo de migração do openwrt para o pfsense?

No docker está hospedando o que?
Eu só uso um de cada vez. Pro dia a dia eu uso openwrt por causa do SQM cake que aqui é essencial, já nos finais de semana que eu posso testar com mais tranquilidade eu desligo a VM do openwrt e ligo o pfsense pra mexer.

To hospedando Portainer, unifi controller, openspeedtest. Em breve pretendo hospedar um server de minecraft/valheim pra jogar de vez em quando. Não estou tendo problemas com temperaturas no slim v2.

To usando 8gb + 4gb do china. To aguardando chegar o SSD da kingston e em breve comprarei outro pente de 8gb de ram.
 
eu poderia usar esse slot de cartao TF para instalar o OS?
se tiver opção na bios pra dar boot, então acredito que dê sim.
Aqui eu fiquei um bom tempo usando cartão SD + leitor USB como boot do sistema de firewall no minipc.
 
Eu não tenho ideia pois nunca usei para ser sincero, vai ser a primeira vez testando! Fora que eu não sei se eu vou usar eles ou não, eu planejava usar baremetal pois eu não tenho o que hostear além do sistema de roteamento?

Alias o que vc estão hosteando por ai?
Aqui tenho rodando no Proxmox:
1 - pfSense
2 - Ubuntu Server 22.04 (Unifi Controller, No-IP, Zabbix e Grafana)
3 - Windows Server 2022 - File server

16Gb de ram + 128Gb nvme (dos chinas com o host Proxmox) + 500Gb nvme (para as máquinas) + 2Tb USB3.0 (file server)
 
Aqui tenho rodando no Proxmox:
1 - pfSense
2 - Ubuntu Server 22.04 (Unifi Controller, No-IP, Zabbix e Grafana)
3 - Windows Server 2022 - File server

16Gb de ram + 128Gb nvme (dos chinas com o host Proxmox) + 500Gb nvme (para as máquinas) + 2Tb USB3.0 (file server)
E a cpu está dando conta disso tudo? Está separando cores ou deixando as maquinas livres para usar os 4 ?
 
E a cpu está dando conta disso tudo? Está separando cores ou deixando as maquinas livres para usar os 4 ?
Está dando conta bem de boa.
Deixo todas as máquinas, usando todos os cores.
Fazendo speedtest com a velocidade total da minha rede, não passa de 35% de CPU (host)
O pfsense normalmente fica entre 2~15%
Ubuntu Server 1~10%
Windows Server 0.22~23%
 
Depende de quanto vc quer gastar, quanto de velocidade vai ser esse seu load balance e fail over e etc
Não sei se compro um Mikrotik ou outra coisa, terei mais de dois links de 1gbps cada, muita gente ao redor do estabelecimento, quero a melhor solução, independente do valor.
 
Não sei se compro um Mikrotik ou outra coisa, terei mais de dois links de 1gbps cada, muita gente ao redor do estabelecimento, quero a melhor solução, independente do valor.
eu acho mikrotik mais facil de mexer do que openwrt e pfsense, porém o hardware das RB que a mikrotik coloca não são grande coisa pelo valor cobrado.
A única RB que eu acho que valha a pena seria a RB5009. E mesmo assim ainda preferiria com esse dinheiro comprar um mini pc (como eu fiz).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo